Os produtores de carne de aves de capoeira, com sede em dois estados do México, colocam sua produção sob uma luz não muito favorável. Como resultado, especialistas russos introduziram um tabu no fornecimento dessa carne ao território da Federação Russa. A proibição entrará em vigor na próxima segunda-feira, 25 de março de 2019.
A principal razão pela qual os compradores da Rússia se recusaram a aceitar o frango mexicano foi a situação epizoótica que se desenvolveu nos estados de Aguascalientes e Tlascala - a maioria das aves agrícolas ali infectadas por um vírus perigoso. Estamos falando da doença de Newcastle, que supera periodicamente as aves em todo o mundo.
A doença de Newcastle é conhecida por ser uma doença aviária viral. Para salvar o estoque de aves do patógeno insidioso, os criadores de aves de diferentes países tentam tomar medidas preventivas oportunas: vacinar galinhas e outros representantes do estoque de aves agrícolas e também executar outras medidas sanitárias.Quanto à proibição russa, deve-se esclarecer que os especialistas introduziram um tabu não apenas na carne de aves de dois estados mexicanos, mas também na incubação de ovos, aves vivas e em outros produtos fabricados por funcionários de dois estados que não foram expostos ao calor processamento.
Não será errado observar que a proibição também se aplica à alimentação de aves, aditivos alimentares, bem como equipamentos para granjas de aves de capoeira que estavam em uso nos estados de Aguascalientes e Tlascala. Isso se aplica ao equipamento de corte e abate de aves, bem como ao equipamento de criação de aves.
Vale ressaltar que não apenas a importação de produtos avícolas mexicanos para a Rússia é proibida, mas também transita pelo território da Federação Russa.