No campo ou em uma casa particular, muitas vezes você pode assistir a varandas abertas, onde a família passa tempo com a família e amigos, organiza um lazer agradável. O telhado ajuda a se proteger do sol ou da chuva, o que permite que você aproveite a natureza, o ar fresco em quase qualquer clima. Para condições confortáveis e aconchegantes, eles recorrem a um elemento de design de decoração de interiores, como cortinas para a varanda, que não apenas decora a sala, mas também pode protegê-la de vários fatores ambientais adversos.
Tipos de cortinas de rua
As cortinas na varanda da rua são um atributo multifuncional e sua escolha é feita com base no estilo geral da sala e do prédio. Para determinar a aparência, você precisa conhecer os recursos dos materiais e sua finalidade.
Com hora marcada
Você pode criar condições confortáveis dentro da varanda ou mandris com diferentes tipos de cortinas. Suas características funcionais são a proteção do sol, vento, chuva e insetos. Além disso, certos tipos de cortinas são usados para preservar o calor em ambientes fechados, o que possibilita a exploração do espaço no outono ou no inverno.
Durante as férias de verão durante o dia, você deseja se esconder do sol e do ar quente, que carrega poeira, pólen e pode provocar alergia. Obviamente, a vidraça da varanda será uma boa escolha, mas existem maneiras mais baratas de acrescentar estética e praticidade. Para isso, uma cortina é adequada.
As cortinas desempenham certas funções, a saber:
- Não permita que as pessoas se molhem dentro da varanda, objetos próximos às aberturas das janelas.
- A tela protege o interior da luz solar e das correntes de ar quente.
- Tecido ou outro material (PVC, bambu, etc.) praticamente elimina a entrada de insetos na sala.
- As cortinas complementam ou completam parcialmente o design da sala, adicionando decoratividade.
- A tela densa esconde o interior de olhares indiscretos.
Construções fechadas, onde existem paredes e vidro, também podem ser complementadas com cortinas. No entanto, as cortinas funcionarão mais como um elemento decorativo do que funcional.
Importante! Os mandris e varandas do verão são frequentemente abertos, portanto, é necessário determinar o objetivo das cortinas, o grau de propriedades de proteção e aparência - a fixação futura depende disso.
Para salas externas, as cortinas de enrolar são frequentemente escolhidas, nas quais existem as funções das persianas e a beleza das cortinas de tecido clássicas. Durante a produção, são utilizados vários materiais, mais frequentemente são oferecidas versões à base de poliéster com impregnação com cloreto de polivinila. A principal diferença de outros tipos de cortinas é a complexidade do design.
Essas cortinas são feitas por um único pano, localizado no eixo, e montado acima das janelas, por outras aberturas. O controle estrutural pode ser manual ou usar um sistema automático. As cortinas de rolo estão equipadas com todas as peças para instalação e podem ser instaladas em grampos de PVC ou elementos pegajosos.
Por material
Atualmente, as lojas oferecem uma ampla gama de materiais. O terraço pode ser decorado em estilos diferentes, usando cortinas de tecido delicadas e macias ou lona densa à base de bambu, filme de PVC, etc.
O visual mais popular são as cortinas de tecido fino, montadas nas bordas das aberturas ou acima das janelas. Eles são ideais para casas de verão. Tais cortinas ajudam a excluir o golpe do sol, portanto, no interior, haverá um lugar fresco para relaxar no verão. Eles podem ser usados para decoração durante as férias.
Importante! Como proteção adicional do espaço interno contra mosquitos, recomenda-se a aplicação de compostos especiais nas cortinas que repelem os insetos.
- Entre as principais vantagens das cortinas de tecido para a varanda e a casa estão as seguintes:
- Resistência à umidade e proteção contra poeira, pois o material é impregnado com meios especiais.
- Cuidado fácil, que consiste em lavar panos e secagem rápida. Basta pendurá-los na borda e, sob seu próprio peso, eles se endireitam.
- Proteção confiável contra insetos.
- Resistência à luz solar, que ajuda a preservar a cor, características externas, estrutura dos fios por muitos anos.
- A capacidade de proteger a varanda e seu espaço de vários fatores externos.
Além disso, materiais de tecido (macio, leve e transparente) podem ser revestidos. É fácil fazer dobras ou dobras a partir delas em várias etapas. Perfeito para cortinas inglesas ou romanas.
A partir de materiais de tecido, recomenda-se usar:
- Pregas de acordeão - Adequado para decoração de aberturas de janelas de qualquer forma. Essas cortinas parecem fora do padrão, complementam perfeitamente os arcos. As cortinas são caracterizadas pela presença de uma pulverização especial, devido à qual a sujeira não permanece nelas, e a cor é protegida da radiação ultravioleta.
- Tule - adequado ao estilo provençal, a cortina será leve, pode imitar a estrutura de pedra ou madeira. A leveza e a leveza do material criam uma atmosfera favorável para beber chá ou conversar com uma xícara de café.
- Apagão - Um material moderno que difere em suas características de outros tecidos. As telas são feitas especificamente para escurecer o interior da casa ou na varanda. O apagão protege do sol, rascunhos, absorve parcialmente o ruído, permite economizar calor em ambientes fechados.
O último tipo de matéria pode ser de 2 ou 3 camadas. Opções de duas camadas - com uma superfície leve ou metalizada para refletir a radiação ultravioleta. O verso, que fica dentro da varanda ou terraço, é feito de fios de cetim densos, que ajudam a repelir a poeira, elimina a transmissão de luz.
Para proteção adicional contra a umidade, os fabricantes impregnam o material com acrílico. Na produção de espécies de três camadas, uma adição decorativa é usada na forma de padrões de jacquard, a impressão de fotos é uma excelente opção para uma residência de verão. O blecaute é caro, mas suas características externas são melhores que outros materiais de tecido.
- As principais vantagens do apagão:
- Absorção de ruído na rua. A densidade e as propriedades do material ajudarão a suprimir os sons da rua em 50%, para que a varanda fique muito mais silenciosa e mais confortável, o que é importante para uma residência de verão ou uma casa perto de estradas.
- Parâmetros de isolamento térmico para proteger a sala do sol escaldante no verão ou no tempo frio.
- Segurança contra incêndio, devido à falta de lona queima em caso de incêndio. As cortinas derreterão sem emissão de substâncias nocivas.
- Cuidado fácil com a lavabilidade da máquina.
- Durabilidade do material.
- Panos são facilmente cobertos, você pode fazer independentemente persianas, cortinas.
O próximo material preferido para a fabricação de cortinas na varanda é o bambu - um material natural que pode ser usado para cortinas retas e enroladas com tecelagem fora do padrão. Esta opção é adequada para proteger janelas, portas e outras aberturas no país. Telas com tons quentes de madeira complementam os móveis de vime, adequados ao estilo ecológico.
- Entre as vantagens das cortinas de bambu, destacam-se:
- Simpatia ambiental.
- Antiestático, que elimina a atração de poeira.
- Cuidado fácil, o material pode ser limpo com uma esponja úmida.
- Originalidade, especialmente em combinação com itens de interior feitos de materiais naturais.
O bambu ajuda a esconder-se dos raios abrasadores do sol no verão, protege a sala de pequenas chuvas, insetos e vento. O material é simplesmente montado, durante a operação é torcido em rolos. O melhor design do gazebo é cortinas de PVC (cloreto de polivinil). É um material que idealmente protege de muitos fatores externos.
Usando opções transparentes para a varanda ("janelas suaves"), os proprietários obtêm muitas vantagens:
- efeito de vidro;
- proteção contra umidade;
- força e flexibilidade;
- ampla faixa de temperatura de operação;
- vida útil - mais de 5 anos;
- preço razoável;
- simplicidade de partida, instalação e desmontagem.
Importante! Ao encomendar cortinas de PVC, é recomendável cuidar imediatamente da presença de uma pequena janela na tela para executar a função de ventilação.
As cortinas de PVC transmitem perfeitamente a luz praticamente sem refração dos raios, o que cria o efeito da vidraça clássica. O material não é desbotado pela radiação ultravioleta, tolera facilmente a entrada de gorduras, óleos etc. "Janelas macias" são fortes, portanto, não são deformadas pelo vento. A troca de ar é difícil ao fechar as aberturas com filme de PVC, mas isso permite economizar uma certa quantidade de calor na estação fria; no entanto, sem ventilação no verão, é criado um efeito estufa.
Para a varanda, “janelas suaves” são a melhor opção de preço, funcionalidade e praticidade. No entanto, sem folga adicional no interior, será desconfortável. Para resolver o problema, telas de tecido feitas de materiais leves e arejados são usadas.
Como costurar com suas próprias mãos
Costurar cortinas por conta própria não será um problema se você optar por uma opção adequada em estilo para uma residência ou terraço de verão. Você pode organizar independentemente as janelas com filme de PVC para proteger contra intempéries, sons estranhos e insetos. A fabricação feita à mão permite que você escolha pessoalmente os materiais, cores e economiza o orçamento.
Materiais e ferramentas necessários
Antes de iniciar o processo de fazer cortinas com suas próprias mãos, você precisa determinar o material e realizar alguma preparação. Se muita luz cair na varanda, é recomendável optar por telas escuras e densas - para proteger contra raios abrasadores. Se houver árvores perto do terraço que criem sombra, compre tecidos leves e leves.
Você sabe Nos EUA, as cortinas são chamadas de cortinas, embora essa vista deva ser alinhada nas costas.
A adaptação automática requer as seguintes ferramentas e materiais:
- Fios na cor de cortinas.
- Tesoura.
- Agulhas e alfinetes.
- Lápis e régua.
- Máquina de costura
- Ao escolher um material de PVC para "janelas suaves", você precisará de um dispositivo especial para solda.
Tendo comprado materiais, é realizado o pré-treinamento. Para fazer isso, as cortinas em potencial são lavadas e passadas a ferro para evitar deformações e encolhimento no futuro. Para o corte, as aberturas são medidas levando em consideração a altura do produto acabado e sua largura. Aos parâmetros obtidos, adicione 10 cm - para finalizar as bordas e a barra.
Instruções de costura passo a passo
Antes do corte e processamento de arestas, você deve determinar o método de fixação. A colocação subsequente do produto, que não se destina a ser movida, pode ser realizada em fita adesiva. Para caixilhos de janelas que se abrem, use anéis, ganchos. Para cortinas de PVC, as aberturas são medidas com a cobertura de postes e salários de suporte, depois que o filme é cortado e soldado. A inconsistência com o tamanho exato leva à formação de dobras e lacunas, distorção dos dados externos.
Importante! A instalação de panos de PVC na varanda deve ser realizada sob certas condições de temperatura - na faixa de –10 ° C a + 23 ° C.
Algoritmo do processo de costura:
- Fatias de tecido são dispostas no chão ou em outra superfície plana para corte.
- Com uma pequena largura de janela, você pode usar uma cortina única para todas as aberturas ou pequenos pedaços de cada folha para simplificar a abertura / fechamento de janelas e aumentar visualmente o espaço interior de uma sala.
- Para processar as partes laterais das telas e a parte inferior, vá para as bordas superiores para fixar a trança e os prendedores.
- Ao criar produtos de tecido, faça "captadores" para complementar a composição.
- Para filme de PVC, é utilizado um dispositivo de solda. Todas as peças são dispostas em uma superfície que não tem medo dos efeitos de altas temperaturas, solda todas as peças, instala acessórios para fixação.
A fabricação de cortinas a partir de tecidos ou filmes de bricolage é uma oportunidade acessível para decorar a varanda da casa de campo, em uma casa particular. O design individual do produto complementará o interior, tornando-o incomum, e os proprietários das instalações poderão escolher o material que será seguro e de alta qualidade.
Você sabe Na Suécia, o Open Windows Act ainda está em vigor. Sua essência é que certas aberturas devem ser deixadas abertas, sem cortinas, para que os vizinhos possam ver que a casa "vive dentro de seus meios".
Como consertar as cortinas
Os métodos de fixação de cortinas nas varandas ou mandris das ruas são determinados pelos materiais utilizados, a estrutura do edifício. Muitas vezes, os produtos são pendurados em cintos, ganchos, que são montados com parafusos ao longo do perímetro.
As cortinas são anexadas aos grampos feitos nas seguintes variações:
- mecanismos rotativos;
- estruturas deslizantes;
- grampos com tiras.
O mais confiável é a primeira opção. Durante a instalação, são utilizados ilhós colocados ao redor do perímetro da tela, à mesma distância um do outro, onde os suportes são inseridos. Os fixadores são confiáveis, adequados para telas pesadas, não se quebram com ventos fortes. Com ilhós, a cortina se desdobra ou torce facilmente em um rolo.
Estruturas deslizantes são fáceis de usar e confiáveis. A instalação é realizada usando guias e rolos ou cabos com mosquetões. Após a instalação, a cortina se move fácil e livremente no plano horizontal, abrindo o acesso à janela ou fechando a abertura. Cortinas de luz e ar podem ser penduradas em tubos de metal, mosquetões, presos com tiras.
Importante! Ao escolher os prendedores, deve-se ter em mente que as peças estão realmente localizadas na rua, para que o material não seja oxidado pela chuva ou neve.
A fixação de "janelas suaves" em PVC tem várias opções:
- Grampos com um mecanismo rotativo e uma mola são colocados ao redor do perímetro da janela, montados nos ilhós. O design corrige e puxa a tela.
- A instalação dos suportes é feita em torno do perímetro dos ilhós, o trecho será cintos com prendedores.
- Os tipos de sistemas de cassetes são instalados usando a tecnologia de portas deslizantes. O filme é inserido no quadro, que se move sobre os rodízios.
Se a tela criar o efeito da parede, você poderá fazer um zíper no centro - para abrir e usar os cabos para recolher na posição vertical.
Várias opções de fixadores ajudam a guiar a tela para cima, para baixo, para os lados para abrir ou fechar o interior da varanda. Há também uma variante de cortinas japonesas que puxam a moldura e se movem ao longo da borda. Eles permitem que você faça uma abertura fechada, criando um escudo protetor contra ventos e chuvas.
Você sabe A cortina — Palavra inglesa, mas sua origem é originária do francês antigo e do latim tardio "Cortina".
Cuidar de cortinas ao ar livre para gazebos e varandas
Cuidar de suas cortinas ao ar livre geralmente é muito simples. O processamento a seco ou a úmido é selecionado dependendo do material. Recomenda-se lavar os panos uma vez por estação, mas o grau de contaminação deve ser monitorado.
As principais recomendações são as seguintes:
- Lona Dacron com impregnação em PVC, cuidado pouco exigente. Para se livrar de manchas e sujeira, você pode usar uma solução à base de sabão e uma escova de silicone. Depois de remover a sujeira, o tecido é lavado com água. Esse cuidado e operação precisa das cortinas fornecerão ao produto uma vida útil de até 15 anos.
- Lavagem de filme na rua, é realizada por aparelhos Kaercher ou água de uma mangueira com um bico.
- As cortinas de tecido impregnado devem ser lavadas o mínimo possível, pois esse processo degrada a resistência à umidade e a repulsão de poeira. Os têxteis devem ser aspirados ou secos. Se o tratamento da água é indispensável, um ciclo curto e o modo “Lavagem delicada” são definidos na máquina de lavar. Temperatura da água - não superior a + 30 ° C, detergentes - na forma líquida.
- Após a lavagem, as cortinas devem ser apertadas silenciosamente com as mãos, espalhadas e penduradas na rua. Passar a ferro - sem tratamento a vapor.
- É permitido remover a contaminação com sabão doméstico comum e água até + 40 ° C. As manchas são bem ensaboadas, escovadas e depois lavadas com água não quente.
A instalação adequada de cortinas na varanda oferece um alto grau de conforto, independentemente das condições climáticas. Usando esse elemento de decoração, o proprietário do edifício pode proteger a si próprio e aos hóspedes do sol, vento, olhares indiscretos, além de acentuar ou complementar o interior. A adaptação automática não é difícil se houver material e as ferramentas necessárias, para que quase todas as donas de casa possam organizar uma varanda.