Independentemente de você cultivar tulipas em uma estufa ou em condições naturais em um canteiro, elas ficarão igualmente bonitas. Por via de regra, eles são propagados em casa por bulbos, mas existem outras maneiras de se reproduzir. Saiba mais sobre como fazer isso posteriormente neste artigo.
Como as tulipas se reproduzem
Se você planta uma lâmpada, ela cresce, forma uma flor e seca após a floração. Mas antes que isso aconteça, ela colocará uma nova lâmpada, que brotará no próximo ano. Este jovem botânico bebê é chamado de rim primário.
Se houver uma mudança em relação à planta mãe e 2-3 bebês aparecerem, eles serão chamados brotos secundários. Eles vão crescer na próxima primavera. E o maior pode florescer. Os menores darão uma nova cor em alguns anos.
Importante! Se você pretende cultivar algumas lâmpadas velhas, use-as para decorar becos ou bordas domésticas. Em locais de destaque, é melhor plantar espécimes jovens e fortes.
As tulipas têm 2 métodos de reprodução:
- vegetativo - dividir as lâmpadas;
- generativo - semente.
Será uma cópia exata da planta-mãe.
Mas a tulipa pertence às plantas com flores. Portanto, após a polinização, a flor pode formar sementes. Este método é usado para a seleção de tulipas em casa e em escala industrial. Se uma flor de uma variedade é polinizada com pólen de outra, então uma nova variedade pode ser obtida na qual as características de duas plantas-mãe serão combinadas.
Como propagar tulipas com lâmpadas em casa
A característica fisiológica dos bulbos jovens é que eles não podem permanecer inativos. No outono, eles os desenterram, separam dos antigos e os guardam. Você pode armazenar em um saco de papel ou rede.
A temperatura do ar na sala deve ser de + 20 ° C, umidade de 60 a 70%. Nesse ponto, um embrião de flor se forma no bulbo, que germina na primavera. Com o início de outubro, a temperatura do ar na sala é reduzida para + 17 ° C.
Para o plantio, use apenas amostras saudáveis e descarte as danificadas ou com sinais de mofo.
Agora você precisa destilar para que a tulipa floresça:
- Para isso, as crianças são colocadas no solo. Pode ser areia pura de rio, turfa pura ou uma combinação de areia com turfa. A mistura é permitida a adição de solo do jardim e 50 g de cinza como fonte de fertilizantes à base de potássio.
- As tulipas jovens são plantadas a uma profundidade igual às duas alturas da lâmpada original, de modo que apenas sua ponta seja visível acima do solo.
- Vasos cheios de mistura do solo são regados com uma solução de permanganato de potássio para desinfecção.
- As capacidades com tulipas são levadas para uma sala com uma temperatura de 0 ° C a + 10 ° C e deixadas por 4 semanas.
- Depois disso, reduza a temperatura do ar para 0 ° C e cubra o recipiente com um filme. Neste momento, o enraizamento das plantas ocorre.
- Após uma semana ou duas, as plantas são devolvidas de volta à sala com uma temperatura do ar de +10 ... + 12 ° C.
- A iluminação e a temperatura estão aumentando gradualmente. Lâmpadas à primeira sombra, para que os brotos não se estiquem.
- Depois que os brotos aparecerem, eles precisam ser regados regularmente - diariamente ou em dias alternados. Mas você precisa fazer isso para que o solo fique úmido, mas não molhado.
- À noite, a temperatura é reduzida. Todo o ciclo de desenvolvimento levará cerca de 3 meses.
- Organize a fertilização com fertilizantes à base de potássio uma vez a cada 7 a 10 dias. Você pode fazer cinzas ou aplicar fertilizantes na loja. Pare de fazê-las quando a folhagem começar a ficar amarela e morrer.
Quantas tulipas crescem de uma lâmpada
De uma lâmpada materna, você pode ter até 5 filhos. A quantidade exata depende da variedade. Você também precisa considerar que um ninho com crianças com uma longa estadia no solo pode simplesmente desmoronar e você não coletará tudo. Portanto, assim que as folhas começarem a desbotar - cave, classifique e guarde-as.
Você sabe Tulipas Antoinette, Belicia, Quebec e algumas outras podem formar vários brotos em uma haste.
É possível reproduzir tulipas com escamas?
Os flocos às vezes são chamados de sementes de tulipa por sua semelhança. Eles amadurecem em meados de julho. Mas se a flor não tiver sido polinizada, nenhuma semente será formada nela. Quando a caixa de sementes se torna frágil e seca, é aberta e removida com sementes planas, marrons e em forma de gota. Espalhe-os para secar em uma folha de papel. Até o pouso, eles são armazenados em um saco de papel. Semeado no outono.
Tecnologia de pouso:
- Escolha uma panela de até 15 cm de altura e encha-a com uma almofada de cascalho de 5 cm para garantir uma boa drenagem.
- Em seguida, adicione o solo arenoso. Você também pode usar a mistura para cactos, quase atingindo a borda da panela.
- Espalhamos as sementes na superfície a uma distância de 2 cm entre elas.
- Polvilhe com uma camada de areia fina até 2 cm de profundidade.
- Levamos a panela para fora e a cavamos no jardim. Cobrimos com agrofibra ou polietileno para proteger contra roedores.
- A umidade relativa do solo deve ser mantida para que as sementes possam germinar na primavera.
- No início do verão, essas pequenas plantas morrerão e permanecerão inativas até a próxima primavera, como tulipas adultas.
- Mantenha o solo úmido, como na última temporada. E até o próximo ano, pequenas lâmpadas podem ser transplantadas para o solo, aumentando ao mesmo tempo a distância entre elas, uma vez que já estarão amontoadas na panela.
Você sabe Para crescer em bulbos grandes, as sementes precisam de 4 a 7 anos.
Todas as variedades de tulipas ficarão ótimas em seu jardim. Mas eles se multiplicam pelas crianças muito mais facilmente, especialmente se você não está envolvido na criação. É menos trabalhoso e a floração ocorre muitos anos antes.