Os vegetais de raiz de nabo são usados ativamente na culinária e, graças à rica composição vitamínica e mineral, têm vários efeitos benéficos no corpo humano. Para poder usar um produto valioso no inverno, ele deve ser armazenado adequadamente. Informações sobre como salvar um vegetal por um longo período para que ele não perca elementos importantes são coletadas neste artigo.
Que variedades de nabo são melhor preservadas
O vegetal em questão possui muitas variedades que diferem em cor (existem branco, amarelo, rosa), forma e tamanho das raízes e tempo de amadurecimento. Se você planeja armazenar as raízes até a próxima colheita, mesmo no estágio de plantio, escolha variedades que sejam distinguidas pelos melhores indicadores de manutenção da qualidade. Isso inclui, mas não se limita a:
- A lua;
- Órbita
- Pull-pull;
- Mercado de Manchester.
As primeiras variedades não são adequadas para armazenamento no inverno. Eles devem ser refrigerados e consumidos por um mês.Algumas variedades de amadurecimento precoce podem ser plantadas 2-3 vezes por estação: as primeiras frutas são colhidas no verão e usadas até o outono, a segunda e a terceira culturas podem ser adequadas para armazenamento no inverno. Entre essas variedades, por exemplo, Branca de Neve, Milão Rosa, Gueixa, Glasha, Cometa, Bola de Ouro.Você sabe Os nabos foram cultivados no Egito e na Grécia antigos. No entanto, naqueles dias, era considerado o alimento dos escravos e dos pobres. Na Roma antiga, um vegetal estava na dieta de todos os segmentos da população. Mais frequentemente, era comido cru, mas assado.
Se as variedades de maturação média são plantadas em julho, elas também podem ser preservadas durante o inverno. Estes, em particular, incluem a enfermeira, globo de neve, Petrovskaya-1.
Como manter um nabo
Existem várias maneiras de armazenar nabos no inverno:
- fresco em certos parâmetros de temperatura e umidade;
- enrolado em latas - salgadas, enlatadas, em conserva;
- em forma congelada;
- na forma seca.
Importante! Os nabos congelados, enlatados ou secos armazenados por mais tempo. Seu prazo de validade é aumentado para um ano.
Quando colher
As variedades tardias são armazenadas para armazenamento no último mês do outono. Eles são delicadamente removidos do chão para não danificar a pele. A colheita deve ser planejada para o dia em que o tempo está seco e o ar na rua se aquece para + 8 ... + 10 ° C.A colheita é realizada puxando as raízes do solo atrás dos topos, antes disso, forçando-as gentilmente com uma pá ou forcado.Antes de colocar as raízes no armazenamento, elas devem ser adequadamente preparadas para armazenamento, a saber: limpas do solo, cortar as partes superiores com uma tesoura ou uma faca, deixando apenas 1-2 cm, cortar a cauda a 2-3 cm e secar. Os frutos também precisam ser separados, descartando-os muito grandes, macios, danificados, com manchas, sinais de podridão ou danos causados por uma infecção fúngica, mordida pelo gelo.
Variedades de maturação média e precoce são plantadas em momentos em que a colheita cai no meio ou no final do outono.
Condições de armazenamento
Condições ideais para armazenar nabos: temperatura - + 1 ... + 4 ° C, umidade - 90–95%, falta de luz solar, boa ventilação. Com este microclima, as colheitas de raízes podem ser armazenadas por 4 meses. Se a temperatura subir, o prazo de validade será menor.
Você sabe Uma vez na Rússia, o nabo era o produto alimentar mais importante e mais acessível. No entanto, a partir do século XVIII. foi gradualmente substituído por batatas.
Locais de armazenamento ideais
Lugares ideais para guardar nabos - adega ou porão. Uma varanda envidraçada também pode ser adequada para esse fim.As colheitas de raízes podem ser colocadas para o inverno e em condições de apartamento, em algum local escuro e fresco, por exemplo, na despensa. Eles podem ser dispostos em caixas e polvilhados com areia, depositados com palha ou envoltos em pergaminho. No entanto, desta forma, os legumes serão economizados um pouco menos com o tempo.
Métodos de armazenamento
No porão, as colheitas de raízes são mais convenientemente armazenadas em caixas de madeira ou em sacos cheios de areia. Prateleiras ou pisos de madeira, barris, sacolas plásticas também são adequados. Use e falador de argila.
Em caixas de madeira
Esta é a maneira mais popular de armazenar vegetais. As culturas de raízes são colocadas em camadas em caixas e polvilhadas com areia molhada. Para que não se desenvolvam doenças na cultura, é possível adicionar à areia giz e cal abatida (1 kg / 50 kg de areia).Caixas podem ser instaladas uma na outra. As pilhas devem ter até 2 m de altura.Se não houver areia, é permitido derramar as frutas com giz, cinza, serragem.
Na geladeira
O produto fresco é acondicionado em caixas para frutas e legumes. A temperatura ideal de armazenamento é +1 ... + 4 ° C. O prazo de validade não deve exceder 30 dias. Periodicamente, os vegetais devem ser inspecionados quanto à deterioração.
Quando armazenado em sacos plásticos, é melhor deixá-los abertos e, para absorver o excesso de umidade no meio, coloque uma toalha de papel que precise ser substituída periodicamente.
Importante! Nabo não absorve odores, para que possa ser salvo junto com outros vegetais e alimentos. No entanto, alguns vegetais podem ser saturados com o aroma de nabos.
Em sacos de areia
Se não houver espaço suficiente na adega, as colheitas de raízes podem ser colocadas em sacos de plástico ou tecido e polvilhadas com areia úmida.Os sacos são instalados na posição vertical, sem amarrá-los.
Como prolongar a vida útil dos vegetais
Para preservar os legumes pelo maior tempo possível, até a primavera, siga as seguintes recomendações:
- Verifique se as condições ideais são mantidas no local de armazenamento.
- Leve apenas frutas saudáveis para armazenamento.
- Armazene variedades caracterizadas por uma longa vida útil em armazenamento.
- Verifique regularmente a fruta quanto a amostras danificadas que devem ser removidas imediatamente.
- Você pode prolongar a vida útil das colheitas de raízes no refrigerador se colocar cada cópia em um saco plástico, papel, jornal ou filme plástico.