Segundo especialistas da Rosstat, na Federação Russa, pela segunda semana consecutiva, houve um aumento nos preços de determinadas categorias de produtos.
Em particular, estamos falando do aumento do preço dos vegetais do chamado "conjunto de beterraba": o repolho branco ficou mais caro em 5,7%, o tomate aumentou em mais de 2,5%, o aumento no custo das cenouras atingiu quase 3%.
Também deve-se notar que os russos hoje são um pouco mais caros do que duas semanas atrás, um sanduíche comum com salsicha. E tudo porque a farinha de trigo para pão subiu de preço a meio por cento, a lingüiça “leite fervido”, a manteiga e o queijo subiram 0,3%.Os preços do milheto (quase 1,2%) e massas (0,3%) também subiram. Peixe congelado e carne enlatada, além de sal, são hoje mais caros para o consumidor russo.
Ao mesmo tempo, não se pode deixar de observar produtos cujos preços caíram um pouco. Aqui podemos falar sobre a redução do custo de açúcar granulado e óleo vegetal a partir de sementes de girassol. Também é aconselhável falar sobre o barateamento da carne de frango e pepinos frescos com efeito de estufa da produção doméstica.Analistas de mercado lembram que, na véspera do fim de semana de Páscoa, os preços para a maioria das categorias de alimentos subirão substancialmente. A estabilização dos preços está prevista uma semana e meia após a Páscoa.