Dos 31 milhões de hectares de terra na Ucrânia, mais da metade está localizada em zonas de escassez de água.
Confira
Se medidas urgentes não forem tomadas, até 2050, a área de terra seca poderá aumentar até 30%, relata o presidente do Clean Dnieper Dmitry Nadeyev.
A Ucrânia realmente precisa de uma política eficaz para a conservação e uso da água. Atualmente, 18 milhões de hectares são áreas com umidade insuficiente; 3 milhões de hectares estão sob estresse devido à falta crítica de água.
Apesar da rede de reservatórios no rio Dnieper e em outros rios, o país ainda possui regiões que sofrem com a umidade insuficiente do solo. A falta também diz respeito à água potável. Em 1,3 mil assentamentos, é importado. A previsão é a mais desfavorável. Depois de 10 a 15 anos, o país poderá sofrer graves escassez de água, quando a população terá que lutar por água com instalações industriais e agrícolas.
Dmitry Nadeyev lembrou que o Ministério da Ecologia e Recursos Naturais em 2017 anunciou a Estratégia de Irrigação e Drenagem na Ucrânia até 2030. Inclui a retomada da irrigação de 1,2 milhão de hectares do território. É dada especial atenção aos solos próximos a reservatórios e grandes canais principais com estações de bombeamento. A irrigação dessas áreas tornará possível usá-las para o cultivo de produtos agrícolas. Isso pode gerar um lucro de 135 bilhões de UAH por ano, resumiu Dmitry Nadeev.