Em 1º de abril de 2019, os estoques de soja no país totalizaram 1,6 milhão de toneladas, um recorde e 600 mil toneladas a mais que no ano passado, de acordo com um comunicado da especialista em mercado de oleaginosas da empresa Uulagroconsult Yulia Garkavenko.
Segundo o analista, a principal razão para esse aumento nos estoques de soja na Ucrânia é uma diminuição em seus suprimentos de exportação. Isso ocorreu devido ao cancelamento de reembolsos de IVA durante as exportações de soja. A inovação entrou em vigor em setembro de 2018.
Além dos volumes de exportação mais baixos, a cessação da restituição do IVA levou a uma queda perceptível nos preços da soja, o que a tornou mais barata que a colza e o girassol.Nos últimos cinco anos, não houve soja custando menos que outras oleaginosas, disse Yulia Garkavenko. Anteriormente, foi relatado que a produtividade da soja nas condições climáticas da Ucrânia está no nível de 1,8-4 t / ha. 1 hectare, no qual a soja é cultivada, gera um lucro de € 1.000, diz Alexey Yazykov, proprietário da empresa Zhiva Niva da região de Zhytomyr.
Dada a alta rentabilidade da safra, em 2019, a fazenda pretende alocar metade da área semeada para o seu cultivo - 3,2 mil hectares.Se falarmos sobre a lucratividade do cultivo, a soja é mais lucrativa que o milho, diz Yazykov.