Na segunda-feira, 3 de junho, a China pediu às autoridades provinciais que ofereçam apoio financeiro a fazendas e grandes fazendas de suínos para ajudá-los a estabilizar a produção de carne suína após a peste suína africana causar uma forte redução em seu número.
Os provedores de garantia de crédito devem fornecer ativamente serviços de empréstimo para fazendas de criação e grandes fazendas que produzem mais de 5.000 porcos por ano, disse o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China em seu site oficial.
Além disso, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China pediu garantias sobre empréstimos vencidos para agricultores e simplificou as garantias de empréstimos, além de reduzir o tempo de processamento.
A mensagem indica que as taxas de juros dos empréstimos bancários para empresas agrícolas devem ser limitadas a 2%.
Essas ações foram tomadas após uma declaração do Ministério da Agricultura de que o estoque de criação da China em abril caiu 22% em relação ao ano passado.
Essa foi a maior queda na história e causou séria preocupação com a falta de carne de porco no maior produtor e consumidor de carne do mundo.