Peperomia lilian é uma planta em vaso sempre verde com inflorescências originais em forma de espiga. O Perennial tem uma aparência muito atraente, por isso são frequentemente decorados com aberturas de janelas e varandas, salas, salas de trabalho ou escritórios. As recomendações do nosso artigo ajudarão você a manter e até criar esta planta encantadora em seu próprio apartamento, sem problemas adicionais.
Descrição da planta
Peperomia lillian (ou murcha) é um arbusto herbáceo compacto. Um arbusto maduro não cresce acima de 32 cm e os rebentos são bastante fortes. As folhas são carnudas, brilhantes, arredondadas (para ser mais preciso - em forma de coração), com uma sombra verde saturada na parte superior e mais clara no verso.
As inflorescências são oblongas em forma de espiga, elevando-se acima da folhagem. As flores brancas como a neve são colocadas em pedicelos rosados. Esta planta perene recebeu esse nome precisamente graças a uma forma peculiar de inflorescência, semelhante às flores de lírio.
Você sabe As raízes mais profundas são encontradas no ficus selvagem da África do Sul. O comprimento recorde do rizoma atingiu 120 metros.
A flor também é famosa por suas propriedades benéficas, das quais existem muitas. Uma atmosfera confortável é criada na habitação onde ele se instala, a energia positiva é restaurada. Também é observado um efeito benéfico no trato gastrointestinal.A planta é recomendada para manutenção em quartos de crianças, aulas, jardins de infância e outras instituições para crianças. O fato é que este arbusto é capaz de combater resfriados. Os fitoncides secretados por suas folhas matam microorganismos patogênicos.
Características do cuidado com peperomia lilian em casa
O conhecimento dos meandros de cuidar da flor de interior apresentada é necessário se você decidir cultivá-la. O quão confortável será o ambiente microclimático afetará a estética do mato e sua saúde. Antes de tudo, ao cuidar de peperomia enrugada, sua origem tropical deve ser levada em consideração. Esta cultura não tolera solo seco e alagado. O ar seco também é prejudicial.
Os floristas observam a despretensão da planta. No entanto, ele também tem um sinal de menos - o arbusto está crescendo lentamente. Se você notar que o desenvolvimento desacelerou demais, procure no fundo do vaso as raízes da drenagem. Peperomia pode florescer no verão. Para conseguir a floração do mato, é necessário fornecer condições favoráveis para ele - poucas horas de luz do dia, umidade abundante do solo e pulverização frequente.
Condições de cultivo da casa
Antes de levar a peperomia para sua casa, confira as dicas para cultivá-la em cultivadores profissionais.
Iluminação e ventilação
A cultura não deve ser exposta à luz solar direta; portanto, o melhor local para isso é o parapeito da janela nas salas leste e oeste. Se a janela estiver voltada para o sul, a peperomia deve ser sombreada ou movida para o fundo da sala.
No inverno, você não pode prescindir de fontes de iluminação artificial. Lâmpadas elétricas prolongam o horário de verão. Além disso, nos meses de inverno, a peperomia liliana deve ser protegida dos ventos. No entanto, no verão, o pote pode ser retirado para o ar fresco. Após o anoitecer, leve-o para casa, pois temperaturas baixas noturnas e um vento frio podem prejudicar a flor.
Temperatura e umidade
Os indicadores ideais de temperatura variam de +16 a + 18 ° C. O principal é que a temperatura não suba acima de 25 graus acima de zero. Para garantir que a planta sempre pareça bem cuidada e saudável, é importante garantir um teor de umidade de pelo menos 35%. Nos meses de verão, pulverize periodicamente água destilada na coroa. Para evitar que a poeira se acumule nos órgãos vegetativos, limpe as folhas de vez em quando com uma esponja úmida.
Você sabe A planta que mais cresce no planeta é o bambu. Durante o dia, aumenta de altura em 0,75-0,9 m.
Home Care
Cuidar de peperomia em vaso não requer procedimentos complicados. É o suficiente para cuidar do regime correto de rega, cobertura e também formar e transplantar periodicamente o mato.
Rega
No verão, a rega deve ser moderada e, no inverno, extremamente rara (o próximo umedecimento do solo é realizado apenas quando seca bem). Use água macia e assentada, cuja temperatura é vários graus mais alta que em ambientes fechados. Despeje água de cima de um vaso com um bico longo, tomando cuidado para não respingar as folhas.
Top vestir
Na fase de crescimento vegetativo ativo, a peperomia de fertilização é enrugada uma vez a cada duas semanas. Nos meses de inverno, reduza o procedimento para uma vez por mês. O fertilizante para essa cultura pode ser um curativo líquido universal (marcado para plantas de interior).
Poda
A poda torna possível refrescar o mato e adquirir uma aparência mais estética. O procedimento a longo prazo adicionará densidade à coroa. Como as amostras adultas são difíceis de tolerar a poda, é desejável formar uma coroa com 2-3 anos de idade. Antes de modelar, inspecione cuidadosamente o arbusto e use uma tesoura afiada para cortar galhos fracos. Os floristas recomendam que quando a poda às vezes se livra das inflorescências. O objetivo da operação é preservar as forças da peperomia.
Transplante
O transplante de peperomia liliana é realizado no início da primavera pelo método de transbordo. Uma planta jovem (com menos de 3 anos) é transferida para um vaso novo a cada ano, então - a cada 2 anos ou menos, conforme necessário. Peperomia ama solo solto, neutro ou levemente ácido.
A mistura ideal de areia, turfa e terra de folhas em quantidades iguais. É aconselhável pré-calcinar ou vaporizar o solo para destruir infecções por fungos e parasitas. Cada vez que realizar o transplante, pegue um vaso com um diâmetro de 2 cm maior que o anterior e um pouco mais fundo.
Importante! Após o transplante, não alimente os arbustos durante a estação de crescimento até a próxima primavera.
Defina uma flor em uma nova panela de acordo com o seguinte padrão:
- No fundo da panela, coloque uma camada de 6 cm de drenagem (argila expandida, tijolos quebrados, cascas de ovos).
- Remova cuidadosamente o arbusto da panela velha com um pedaço de terra.
- Sacuda todo o substrato do rizoma e depois enxágue cuidadosamente as raízes, tomando cuidado para não danificá-las.
- Despeje a água uniformemente em uma nova panela com solo fresco, umedecendo o solo.
- Coloque o arbusto no centro, espalhando as raízes e polvilhando-as com terra. Violar a terra não vale a pena. Em vez disso, hidrate-o. Espere até que assente, adicione uma nova porção da terra. Escorra a água do poço.
Reprodução
Reprodução de peperomia enrugada, possivelmente por folhas, caule e estacas, bem como sementes.
Folha
Prepare uma mistura de areia e turfa em proporções iguais. Coloque uma folha saudável nela sem danos. Cubra com um tampo de vidro. Com esse método, o enraizamento é muito mais rápido do que quando propagado pelo chubuki. Após 12 dias, as primeiras raízes se formarão e, no 25º dia, um enraizamento completo ocorrerá.
Estacas
Para propagar a peperomia com estacas de caule, na primavera ou no verão, aperte sua coroa. Para enraizar os pecíolos, é melhor usar uma estufa-recipiente especial. Plante o caule em uma mistura de turfa, areia e húmus decíduo. Todo o processo levará pelo menos três semanas. Transplante o chubuk enraizado em um vaso pequeno.
A propagação do pecíolo foliar é um método bastante simples que vale a pena prestar atenção. Sua tarefa é plantar uma folha com um atalho (com 1-3 nós) na areia molhada. De resto, repita os mesmos passos da propagação por pedaços de caule. Além disso, tente manter a umidade alta na sala.
Sementes
A reprodução por sementes é um método bastante demorado, adequado para jardineiros experientes. Sob condições internas, a cultura praticamente não produz sementes, elas precisam ser compradas. Espalhe a semente que você comprou na superfície do solo solto e cubra o recipiente com mudas com vidro.
Na antecipação das mudas, é importante manter a temperatura dentro de +23 ... + 24 ° С e a umidade do ar não inferior a 35%. Quando os arbustos jovens atingirem a fase 2 dessas folhas, você poderá começar a colher. Após o fortalecimento, você pode plantar mudas em vasos separados.Importante! Mudas de água somente através de um coador de chá, pois um grande fluxo de água pode parar o crescimento da peperomia.
Pragas e doenças de plantas
Peperomia lillian é suscetível a ataques de ácaros, tripes, cochonilhas e nematóides. Use inseticidas como Decis, Fitoverm ou Actellik para controlar esses insetos nocivos. Limpe as áreas afetadas com um pano umedecido em inseticida ou borrife a coroa com a mesma composição.
A fim de evitar a transferência de parasitas para outras flores, o arbusto afetado deve ser reorganizado em relação aos saudáveis. E o lugar onde estava, trate com um desinfetante. A prevenção da infecção por parasitas pode servir como uma pulverização regular de uma flor com água. A cultura pode ser infectada com um vírus anão. Para impedir a transmissão do vírus dos pacientes para amostras saudáveis, instale os arbustos em diferentes salas.
Que cuidados inadequados podem levar a
Se as condições para manter a peperomia murcha forem violadas, os seguintes problemas podem ocorrer:
- secar e depois cair folhas como resultado de uma temperatura violada e rega insuficiente;
- amolecimento de brotos, bem como letargia, escurecimento e queda de folhas como resultado do alagamento;
- manchas amareladas e enferrujadas nas folhas, manifestadas por um excesso de nutrientes.
Esperamos que o cuidado com a peperomia liliana não seja difícil para você. Fornecendo os devidos cuidados, você obterá uma aparência magnífica, atraente e saudável da cultura.