O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na sexta-feira, 10 de maio, que usará os recursos da tributação das importações de produtos chineses para comprar produtos agrícolas dos EUA e distribuí-los entre os países em desenvolvimento.
"Com base em tarifas superiores a US $ 100 bilhões, compraremos produtos agrícolas de nossos agricultores em quantidades maiores do que a China já fez e enviaremos para países pobres e famintos na forma de ajuda humanitária", twittou Trump.
Os revendedores chineses devem discutir em 10 de maio com as autoridades americanas em Washington como superar a guerra comercial anual, que reduziu os preços da soja e do milho em 20%. No entanto, os analistas não esperam uma solução no futuro próximo.Depois que os revendedores dos EUA surpreenderam os mercados ao acusarem a China de se retirar de um acordo que deveria ser lançado sexta-feira, questiona-se se a China cumprirá sua promessa de boa vontade de comprar 20 milhões de toneladas de soja dos EUA este ano. .
Os agricultores são uma base de apoio fundamental para Trump, na esperança de ser eleito para uma segunda presidência no próximo ano. A assistência do governo aos agricultores será a segunda medida política que Trump adotou para apoiar a renda dos agricultores diante da queda dos preços.
No ano passado, seu governo lançou um programa de ajuda de US $ 12 bilhões, destinado a compensar os agricultores por preços baixos, comprar mercadorias excedentes do mercado e enviar missões de vendas ao exterior para encontrar novos mercados.A grande maioria da ajuda acaba sendo destinada aos agricultores de soja, que foram realmente retirados dos mercados da China, importando cerca de dois terços de toda a soja vendida internacionalmente.