17 mil porcos devem ser descartados após a confirmação do vírus em uma fazenda perto de Ruse.
As autoridades búlgaras relataram mais um surto de peste suína africana (ASF) em uma fazenda localizada perto da fronteira romena. O vírus foi confirmado em uma grande fazenda de 17 mil porcos na vila de Nikolovo, perto da cidade fronteiriça de Ruse.
"Todos os porcos da fazenda devem ser rejeitados", disse um dos representantes da Autoridade de Segurança Alimentar da Bulgária (BSFA), segundo a revista Industria Carnii. Nos últimos 30 dias, foram notificados 30 novos casos na Bulgária.
Segundo dados oficiais, 99% dos porcos na Bulgária estão crescendo em fazendas industriais de porcos. Na semana passada, o ministro da Agricultura, Alimentação e Florestas, Desislava Taneva, insistiu no financiamento oportuno da Comissão Europeia de programas veterinários para combater a doença. Desislava Taneva disse que essa assistência é extremamente importante e o país espera apoio para as ações do ano passado.
A Bulgária é um dos muitos países da Europa Oriental afetados pelo vírus ASF. A doença é fatal para porcos e javalis, mas não afeta os seres humanos.
No entanto, o fator humano é considerado responsável pela propagação do vírus pela Europa e Ásia. Uma vacina contra essa doença não foi desenvolvida, e a triagem é a única medida eficaz que as autoridades podem tomar em tal situação.