A limpeza sempre implica a presença de um pássaro, que não apenas põe ovos, mas também gera filhotes. Nem todo pássaro pode cuidar de seus futuros filhotes chocando ovos, então as incubadoras são usadas. Este artigo mostrará como selecionar corretamente os ovos e criar galinhas saudáveis.
Uso da incubadora
Este dispositivo recria as condições em que um ovo estaria embaixo de uma galinha. A incubadora repetirá exatamente a temperatura, a umidade e os movimentos do ar ao redor do ovo. Tudo o que você precisa é configurar corretamente o dispositivo e manter esse processo até que o frango apareça.
Cada dispositivo tem suas próprias características, portanto, não há recomendações completas e exclusivas sobre seu uso. Se você está começando a entender esta área e deseja comprar um dispositivo para incubação, primeiro precisa entender todos os meandros.
Inicialmente, é necessário calcular quais são as vantagens e desvantagens desse método de criação de aves.
Prós
- Entre as vantagens, podem ser distinguidas as seguintes características do dispositivo:
- baixo preço de uma incubadora;
- simplicidade e facilidade de uso;
- disponibilidade;
- capacidade de criar um grande número de pintos;
- participação mínima do agricultor.
Contras
- Existem também características negativas, são elas:
- custos de eletricidade;
- controle constante sobre a operação do dispositivo.
Você sabe Uma pessoa ouve apenas o barulho de pássaros ou cliques comuns, mas na verdade é uma linguagem real. Especialistas identificaram cerca de 30 significados diferentes de sons que galinhas e galos se comunicam.
Como criar galinhas em uma incubadora
A criação de animais jovens em uma incubadora é um processo artificial, sem o qual às vezes é simplesmente impossível criar certas espécies. Propomos considerar as regras e uma descrição detalhada do procedimento para dar à luz galinhas em uma incubadora em casa.
Cada recomendação é vinculativa, porque somente então você poderá criar adequadamente filhotes saudáveis.
Incubação de galinhas: vídeo
Antes de prosseguir para o cultivo, familiarize-se com a fase preparatória.
Momentos preparatórios
A principal tarefa do agricultor será criar o mais próximo possível das condições para o desenvolvimento de ovos naturais. É importante preparar uma incubadora com a temperatura, modo e umidade adequados. Quanto ao tempo, isto é, quando é melhor trazer os bebês para fora - não há resposta definitiva.
Esta lição pode ser iniciada em qualquer época do ano. Porém, para facilitar seu trabalho, é recomendável começar no meio da primavera, quando o tempo já está quente e você não precisa ligar o aquecimento na sala.
Importante! Comece a incubação à noite.
Seleção e preparação da incubadora
A primeira casa para galinhas por nascer será a incubadora.
Esta unidade pode ser dividida em:
- industrial;
- agricultor;
- para uso doméstico.
A última espécie é projetada para um pequeno número de ovos (até 100). Este equipamento é elétrico, portanto possui sensores de umidade e temperatura, estão disponíveis estabilizadores de tensão e, em alguns modelos, o mecanismo de rotação dos ovos é incorporado.Hoje, as lojas oferecem vários tipos de equipamentos, nacionais e estrangeiros, e surge imediatamente a questão de qual é a mais alta qualidade e mais confiável. O dispositivo deve suportar o modo de incubação e, ao mesmo tempo, erros e falhas não devem ocorrer com ele.
Considere os critérios gerais para escolher uma incubadora:
- A presença de um controlador de temperatura - eles são mecânicos e eletrônicos. Os eletrônicos são vulneráveis porque não suportam mudanças repentinas de tensão na rede.
- Rolagem de ovos - um mecanismo muito conveniente que faz todo o trabalho em si, mas também não é barato.
- Existência de termostato de alta precisãocontrole de umidade.
- Deve ser saídas de ar ajustáveis integradas.
- Paredes e tampas são melhores para levar removívelcomo isso irá proteger contra a mistura de ovos.
- O corpo da incubadora pode ser de qualquer material.mas é melhor retirá-lo da espuma, pois esse material retém calor e é fácil de limpar.
- Disponibilidade de energia de backup. No caso de desligar a luz, o dispositivo está conectado a uma bateria de 12 V.
A limpeza e desinfecção mecânica são necessárias para evitar a formação de microorganismos como fungos, bactérias que ameaçam a vida e a saúde de futuras ninhadas.
Este processo é realizado da seguinte maneira:
- Antes de colocar os ovos, lave bem a câmara com água morna, é necessário lavar os restos de penas de ninhadas anteriores, se houver.
- Limpe outros detritos com uma escova de metal macia. Alguns criadores de aves lavam a incubadora com sabão em pó. Recomenda-se usar os produtos que criam espuma e têm atração molecular, mas não usam detergentes - o seu lugar na cozinha. Se você não remover todos os contaminantes, fungos, bactérias e vírus que contribuem para a morte de futuros filhos podem ser divorciados.
- Durante o processamento da câmara, é necessário o uso de desinfetantes, sendo o mais popular o cloramina. O medicamento é vendido em todas as farmácias, não é usado em sua forma pura. Vale a pena diluir 10 comprimidos por litro de água e usar um frasco de spray.
- Deixe a incubadora por algumas horas, depois enxágue abundantemente com água morna e seque-a.
- Seque o aparelho por um dia, após o qual você pode começar a verificar o dispositivo.
A incubadora deve estar em um local quente com uma temperatura de cerca de +15 ... + 20 ° C.
Ventile a câmera no modo livre três vezes ao dia por 10 minutos.
Você sabe Há 300 anos, as incubadoras só podiam ser vistas em grandes granjas de aves. Os avicultores amadores não podiam pagar por isso, então eles conseguiram usar caixas com isolamento, por exemplo, tecido ou simplesmente um velho casaco de pele e abajur.
Seleção de ovos
Uma boa ninhada só pode ser obtida a partir de ovos de alta qualidade; portanto, o proprietário deve prestar atenção especial à sua seleção. O processo de seleção em si começa com a escolha do frango, que não deve ter mais de dois anos, sem doenças genéticas que possam ser transmitidas à prole.
A aparência dos ovos deve estar correta, ou seja, a presença obrigatória de uma oval e um dos lados ligeiramente estreitados, sem qualquer deformação. Ovos alongados e em forma de pêra não são adequados - eles devem ser descartados. O peso ideal é de 50 a 60 g; você não deve tomar os pequenos - galinhas fracas e doentes nascem deles, e muito grandes podem ser com duas gemas.Se houver cheiro de mofo, podridão, cheiro de álcali e uvas - descarte imediatamente.
Certifique-se de verificar os ovos com um ovoscópio. Ao iluminar o dispositivo, você precisará encontrar a gema e a câmara de ar, localizada na extremidade do ovo. Seu tamanho não excede uma colher de chá.Vale a pena garantir que a gema esteja posicionada corretamente - geralmente ela está localizada no meio ou ligeiramente deslocada completamente. Não pegue o ovo onde a gema está adjacente ao interior da casca.
Importante! Ovos postos depois das seis da noite não podem ser usados. Eles são menos viáveis que os da manhã - depende do ritmo circadiano e do fundo hormonal da galinha poedeira.
Usando um ovoscópio, você pode considerar a patologia do ovo, incluindo:
- manchas;
- krasyuk;
- tecnologia;
- aditivo;
- gotas de sangue;
- manguito bacteriano.
Esses ovos devem ser descartados, não podem ser comidos.
Para descobrir o sexo de futuros filhos, você precisa:
- Veja o formulário. Se formas arredondadas são observadas, uma galinha cresce por dentro, a extremidade afiada e alongada fala de um galo.
- Pegue o ovo na mão para que a ponta afiada permaneça no topo e deslize o dedo pela superfície. Se for liso - haverá uma fêmea e se houver tubérculos - um macho.
- Com um ovoscópio, brilhe na posição da câmara de ar. Se estiver centrado no lado opaco, haverá um pênis e, se for deslocado para um lado, aguarde a fêmea.
Após a seleção, você pode ir com segurança para o marcador.
Regras de postura de ovos
Os ovos são depositados no aparelho aquecido e trazidos antecipadamente para uma sala com uma temperatura de cerca de +25 ° C por 9 a 10 horas.
Importante! É proibido molhar e até limpar com um pano úmido antes de colocar os ovos na incubadora; caso contrário, você pode danificar facilmente o filme protetor que salva o bebê de vários vírus e bactérias.
A temperatura não deve ser superior a +27 ° C; caso contrário, o embrião não se desenvolverá adequadamente. Para umedecer a incubadora, a água é derramada na panela a uma temperatura de +40 ... + 42 ° C.Põem ovos em uma incubadora da mesma maneira que ficam em um ninho embaixo de uma galinha. Se eles estiverem na horizontal, o embrião aparece e, portanto, recebe a quantidade máxima de calor. O dispositivo com inversão automática permite colocar ovos mesmo na vertical.
Condições de incubação
O período de desenvolvimento e crescimento do futuro frango é de 18 dias. A temperatura é um dos principais componentes que você precisa monitorar constantemente. A umidade desempenha um papel igualmente importante; caso contrário, sem esse componente, o embrião simplesmente aderirá à casca e morrerá.
Convencionalmente, o processo é dividido em períodos:
Duração | Temperatura | Humidade |
1-11 dias | +37.9 ° C | 66% |
12-7 dias | +37.3 ° C | 53% |
18-19 dias | +37.3 ° C | 47% |
20-21 dias | +37.0 ° C | 66% |
Esta tabela ajudará o host a monitorar o processo de incubação. Preste atenção especial à umidade que aumenta durante os últimos dias da fruta.
Etapas de incubação
Quantos períodos principais existem, já foi destacado anteriormente, agora consideraremos o que cada um é caracterizado por:
- O primeiro dura 1 a 8 dias. No início, são formados órgãos vitais, como o coração e, em seguida, todo o sistema cardiovascular. É proibido abrir o dispositivo enquanto o bebê começa a se formar. Como o frango é muito pequeno, ele não precisa de ar - você não deve ventilar o dispositivo.
- O período principal é de 8 a 14 dias caracterizado pela formação do esqueleto e músculos, o bico começa a se destacar. Hoje em dia, a frequência de lançamento de ovos aumenta para 3,5 horas, começa a ventilar o dispositivo, abrindo orifícios nas paredes 2 vezes ao dia por 6 minutos. Para melhorar a circulação de ar, o elemento de aquecimento está desligado.
- O final de 15 a 18 dias. Comece a reduzir gradualmente a umidade para 45%, a temperatura cai para +37,3 ° C. No décimo dia, os ovos devem ficar mais escuros se iluminados com um ovoscópio. Todos os órgãos e tecidos internos são finalmente formados. A umidade aumenta para 55%, a temperatura permanece inalterada. A transmissão dura cerca de 15 minutos. É necessário virar o carro 6 vezes por dia.
- O período antes da eclosão é de 18 a 21 dias. É caracterizada pela disposição do frango em escapar. Você ouvirá as primeiras mordidas na casca e um leve ruído é ouvido dentro da casa da garota. A temperatura cai para +37,0 ° C, o arejamento é feito até 4 vezes por dia. É impossível dizer exatamente em que dia a galinha chocará. A água é removida do aparelho assim que os primeiros filhotes aparecem.
Você sabe A maioria das galinhas nasce com um cotão amarelo. Isso se deve ao fato de que a ração e o grão em que se alimentavam continham pigmentos naturais com coloração amarela.
Possíveis complicações na incubação
O primeiro e principal problema será uma violação do regime de temperatura, que pode ser de dois tipos - uma diminuição da temperatura ou superaquecimento:
- O primeiro tipo ocorre devido a um mau funcionamento do termostato, a uma falta de energia ou a uma diminuição da tensão. Portanto, para estar pronto para esse evento, você precisa instalar um estabilizador ou ter uma bateria como fonte de energia. Se, no entanto, a temperatura cair, cubra imediatamente a câmera com aquecedores de água quente. Eles poderão aquecer os ovos por cerca de 2 a 3 horas até você corrigir o mau funcionamento. Uma ligeira diminuição da temperatura não afetará o crescimento jovem. É importante que a temperatura não caia para +35,0 ° C.
- Durante o superaquecimento, a incubadora deve ser resfriada imediatamente, abrindo a tampa e desligando o termostato. Quando o termostato superaquece, você precisará substituí-lo por um novo, para que mais não aconteça. A temperatura acima de +43 ° C levará ao dobramento de proteínas e, consequentemente, à morte de animais jovens.
Cuidados de retirada
Cuidados adequados devem ser fornecidos aos jovens imediatamente após o período de incubação. As galinhas precisam preparar boas condições de vida após a incubadora, bem como introduzir uma nutrição adequada.
Condições de detenção
Imediatamente após a eclosão, você não precisa remover as galinhas da incubadora, deixá-las secar e se acostumar com o novo mundo. Normalmente, esse processo leva cerca de meia hora. Após esse período, os animais jovens são transferidos para uma caixa com cerca de meio metro de altura, sobre a qual deve ser colocado papelão grosso ou tecido natural.
Para evitar que as galinhas congelem, uma almofada de aquecimento é instalada no meio da caixa com uma temperatura de +39 ° C. Caso contrário, você pode usar uma lâmpada incandescente, colocada em cima.
As galinhas devem ser preparadas para a vida na rua gradualmente, continuar a continuar a observar a temperatura e a iluminação. No primeiro dia, a luz está constantemente acesa, mas a partir do segundo dia começa a se desligar das 21h às 6h, para que os pássaros se acostumem gradualmente ao habitat natural.
Nesse caso, a caixa é coberta com um pano para que o calor não saia da caixa. Não é necessário colocar a caixa em um piso frio, porque os filhotes podem pegar um resfriado, porque sua imunidade ainda é muito fraca.
Alimentação
O principal fator para o cultivo de animais jovens saudáveis e fortes e, é claro, para a criação de uma economia produtiva, é a nutrição de qualidade desde os primeiros dias de suas vidas.
- Os filhotes podem iniciar uma refeição já no primeiro dia, para isso, o milho, a cevada triturada e a sêmola ralada com gema são adequados. Dar comida é apenas friável, e a água só pode ser consumida em temperatura ambiente.
- No segundo dia, a dieta é reabastecida com queijo cottage com baixo teor de gordura, trigo moído. Em vez de água, os filhotes são alimentados com kefir, diluído em água, na proporção de um para um. Eles fornecem uma casca finamente moída, o que ajuda a normalizar o sistema digestivo e a ingestão de cálcio.
- No terceiro dia, eles dão verduras, por exemplo, folhas de dente de leão. Para evitar indigestão, as galinhas precisam ser alimentadas com uma decocção estreita cerca de três vezes ao dia.
- No quarto ou quinto dia, eles adicionam alimentos compostos especiais, ricos em minerais e substâncias.
- No sexto e sétimo dia, eles dão farinhas de carne e ossos e bolo de óleo.
- No oitavo, nono e décimo dia, adicione as raízes cozidas e raladas: cenoura, beterraba, abóboras, batatas. A quantidade de comida é aumentada gradualmente, dependendo da idade das galinhas.
A alimentação nos primeiros 10 dias é feita a cada 2 horas e, em seguida, o período é reduzido para 5-6 vezes e, no resultado final, em dois meses, deve ser três vezes.
Você sabe A casca é a proteção do embrião; possui mais de 7000 poros que permitem a passagem do ar.
Possíveis doenças do pintinho
Lamentavelmente, os filhotes ainda são muito vulneráveis e sofrem de doenças como:
- Coccidiose - Causada por parasitas que entram no corpo juntamente com alimentos de baixa qualidade ou de um alimentador sujo. Eles vivem no intestino e causam sua perturbação. Os sintomas são: fraqueza, recusa em comer e diarréia. O tratamento é com pílulas que destroem os coccídios, por exemplo, Avatec, Sacox.
- Colibacilose - Esta é uma infecção que afeta apenas galinhas. Seus sintomas: letargia, rouquidão e insuficiência respiratória, falta de apetite. No entanto, o pássaro bebe muita água. Nesse caso, eles são tratados com drogas antibacterianas, por exemplo, enrofloxacina.
- Hipovitaminose desenvolve com desnutrição, falta ou falta de vitaminas. A falta de vitamina D causa raquitismo, caracterizado por curvatura e ossos quebradiços. A prevenção consiste na suplementação necessária de cálcio com a adição de óleo de peixe.
- As doenças mais comuns são vermesque entram no corpo através da água e dos alimentos. Essas criaturas parasitam no trato gastrointestinal, no sistema respiratório e em outros órgãos. Os sintomas são: diminuição do apetite, baixa atividade, diarréia, perda significativa de peso. Você pode prevenir a infecção, eliminando o contato entre galinhas e adultos. Ajuda na luta contra os parasitas só pode drogas, tais como: phenasal ir bionionol. Este pó é adicionado à comida das galinhas.
Somente é necessário realizar um controle cuidadoso sobre a unidade e, posteriormente, realizar o cuidado adequado dos filhotes nascidos.