Para os criadores, a determinação do sexo dos perus é de grande importância, pois permite planejar corretamente o esquema de alimentação das aves, escolher as condições mais ideais de conservação e obter a máxima produtividade. Por que ainda é tão importante identificar o sexo do peru e quais métodos existem para isso, vamos descobrir.
Por que é necessário identificar o sexo dos perus
Ao criar perus, a primeira coisa que um criador precisa ser capaz de identificar o sexo dos pássaros.
A determinação da afiliação de gênero resolverá um grande número de tarefas diferentes, em particular, essa determinação por gênero é necessária para:
- o cálculo correto da quantidade da porção diária necessária de alimento, uma vez que a fêmea come muito menos que o macho;
- ações competentes ao criar um pacote de criação para outros filhotes;
- reduzir a probabilidade de morte de homens devido a brigas que possam ocorrer entre eles por seu papel de liderança;
- determinar a produtividade da ave e criar condições de vida adequadas para ela;
- prevenção de surtos de várias doenças infecciosas virais (os perus machos são mais imunes e excelente capacidade de resistir a doenças, as fêmeas são mais difíceis de tolerar doenças);
- proporcionar às aves um estado psicológico confortável devido a uma proporção competente em um rebanho de indivíduos heterossexuais.
Você sabe Surpreendentemente, o DNA dos perus coincide completamente com o DNA de um antigo pássaro - tricerátopo, que vive na Terra há 65 milhões de anos.
Como distinguir um peru de um peru
Os avicultores experientes para identificar o sexo dos perus não serão difíceis nas primeiras horas de sua vida. No entanto, existem vários métodos que permitem estabelecer uma diferença de gênero mais tarde.
Por sinais externos
Ao examinar os órgãos genitais imediatamente após o nascimento dos filhotes, seu sexo pode ser facilmente estabelecido. Para fazer isso, você precisa sondar cuidadosamente a cloaca: os filhotes são pegos em uma mão e a outra, esticando suavemente a cloaca, sente os órgãos genitais.
Vídeo: determinação do sexo em aves de peru
Os órgãos masculinos têm uma estrutura emparelhada, lembram tubérculos em forma de ervilha, têm uma cor vermelha bem desenvolvida e com excelente brilho. Os órgãos femininos são de cor rosa, formados em uma dobra dupla e contínua e estão localizados no meio da parte inferior da cloaca.
Importante! Este método é melhor utilizado nas primeiras 15 horas após a eclosão dos bebês. Nesse caso, tem a maior precisão.
O comprimento das penas nas asas
A técnica de identificar o sexo pelo comprimento das penas nas asas "funciona" apenas para aves diurnas, então sua confiabilidade diminui significativamente, pois à medida que as aves se desenvolvem, o comprimento das asas da fêmea e do macho se torna o mesmo. Aos 24 anos, todas as penas da última linha da asa do mesmo tamanho indicam o campo masculino do pintinho, mas a combinação de penas longas e curtas indica afiliação feminina.
Esse método é frequentemente usado em granjas de aves e grandes granjas, pois permite que quase 90% identifiquem o “menino” e a “menina”.
Ao longo da crista
Você pode identificar o chão do pássaro examinando visualmente sua crista. Como regra geral, a fêmea tem uma crista pequena, quase minúscula, um tom bastante desbotado, mas o macho possui um pente bonito, grande, brilhante e muito brilhante, cuja sombra se torna mais intensa na primavera.
Cauda cauda
A metodologia para estabelecer o gênero, levando em consideração o esplendor da cauda de um peru, permite determinar o resultado em indivíduos de duas semanas de idade com uma precisão de 70 a 75%. Nas fêmeas, o fluffiness da cauda é fracamente expresso. A cauda masculina é bastante exuberante, consiste de penas suaves, densas, longas e muito bonitas.
Por esporas e volume de areia
A principal diferença entre os homens é a presença de esporas e barbas. Os machos podem se orgulhar de esporas fortes e maciças em seus membros e uma barba grande e áspera, na qual crescem penas duras. Nas fêmeas, em casos raros, esporões podem se formar, e as penas na barba são muito macias e raramente crescem.
Uma metodologia não convencional para determinar o sexo foi desenvolvida por agricultores da América. Eles perceberam que a ninhada do macho e da fêmea apresenta diferenças significativas: na primeira versão, é mais densa, menos abundante e quase sempre deitada com a letra J; na segunda versão, os excrementos pesam ladeira abaixo e existem muitos deles.
Importante! Este método pode ser usado somente após o primeiro mês de vida das aves, quando elas crescem um pouco.
De acordo com hábitos
O comportamento de aves em aves de capoeira de peru também revela seu sexo. As "meninas" se comportam de maneira mais comunicativa, são agrupadas em vários indivíduos. Além disso, os representantes da metade feminina se comportam de forma mais agressiva do que os machos, podendo bicar outros habitantes da fazenda (galinhas ou galos).Os machos, pelo contrário, preferem ficar sozinhos, evitam barulhentas e numerosas empresas. Os grupos podem ser reunidos apenas quando o perigo potencial está se aproximando.
Por tamanho do indivíduo
Os indivíduos do sexo masculino sempre parecem maiores, mais pesados e maiores. As fêmeas são leves, corpo limpo, pesam quase a metade.Esse método funciona bem nos primeiros dias de vida dos filhotes, porque os machos recém-nascidos parecem visualmente muito maiores e mais fortes.
Como determinar o sexo de um peru em tenra idade
Uma mulher de 1,5 a 2 anos apresenta várias diferenças sexuais, graças às quais é fácil identificar entre os homens. Mas muitos criadores iniciantes têm dificuldade em instalar o sexo para indivíduos mais jovens.
Determine como a fêmea difere do macho nos primeiros dias e semanas usando os seguintes métodos:
- Na idade diária. O método dos criadores japoneses para palpar as fossas torna possível revelar quase completamente a afiliação de gênero dos pintos, com no máximo um dia de idade. Ao puxar a cloaca, pode-se sentir os órgãos genitais dos pássaros: o macho emparelha uma redondeza vermelha brilhante na forma de um tubérculo, a fêmea tem duas dobras rosadas interconectadas.
Descubra também
- Com um mês de idade. Poucos dias após o nascimento, torna-se impossível estabelecer o sexo das aves pelo método japonês, então outros métodos devem ser aplicados. Agricultores com vasta experiência sabem que, com um mês de idade, as diferenças características entre mulheres e homens são seus membros: os “meninos” de trinta dias têm pernas mais fortes e mais maciças do que os seus “pares”.
- Aos 3 meses. É muito fácil distinguir uma mulher de um homem aos três meses de idade em termos de qualidades anatômicas. Nessa idade, o macho forma uma dobra densa e de couro no pescoço e esporas nas pernas, que não estão presentes na metade feminina do rebanho, são bem visualizadas.
Você sabe Você pode distinguir perus por voz. O fato é que a característica "kuldykany" é peculiar apenas aos homens. A "conversa" feminina é mais como um twitter quieto e gentil.
Quantos perus e perus devem haver um pacote
Uma das principais razões pelas quais um criador precisa conhecer o gênero dos perus é a questão da formação de rebanhos competentes. Para que as aves se sintam confortáveis e aconchegantes, desfrutem de alta produtividade, boa saúde e excelente fertilidade, é necessário manter um equilíbrio de indivíduos heterossexuais no rebanho. É recomendado que o acasalamento natural das aves forme um rebanho de reprodução na seguinte proporção: para 10 fêmeas, pelo menos 1 macho.Apesar do fato de não haver muitos métodos para distinguir perus e perus, mas seguindo algumas dicas, você pode facilmente estabelecer o sexo de um pássaro em qualquer idade. Criadores experientes recomendam o uso de vários métodos ao mesmo tempo para obter alta confiabilidade dos resultados.