A prática da apicultura envolve o uso frequente de famílias de abelhas. O xarope de açúcar é o mais comum entre os curativos conhecidos. É importante para todo apicultor conhecer as proporções para preparar a comida certa. Alguns apicultores têm uma boa base de forragem perto do apiário e tentam deixar alimentos naturais em pentes para garantir que suas alas tenham volume suficiente. Às vezes, as condições meteorológicas fazem ajustes de tal maneira que você não pode ficar sem usar um líquido doce. Vale a pena entender essa questão em detalhes.
Abelhas alimentadoras: finalidade, época, métodos e esquemas
A atividade vital e a produtividade das abelhas às vezes podem diminuir. A razão pode ser fatores naturais, doenças, quantidade insuficiente de nutrientes. Nutrição adicional de abelhas é feita para aumentar a eficiência do apiário.
- No outono, compensar a perda de ração devido ao bombeamento de um produto natural.
- No inverno, para a alimentação completa das famílias de abelhas.
- Na primavera, para estimular a colocação do útero.
Características sazonais e diferenças de cobertura (outono, inverno e primavera)
Aumentar a imunidade dos insetos e impedir sua morte depende do momento da alimentação do outono. Dados os diferentes períodos de início do clima frio, que diferem de ano para ano, é necessário calcular o tempo da alimentação adicional, para que os insetos tenham tempo para processar a alimentação para diminuir a temperatura do ar.
Em temperaturas do ar abaixo de + 10 ° C, as abelhas produzem menos invertase. As abelhas sintetizam a enzima invertase, que é usada para produzir mel a partir do néctar. Esta enzima é um catalisador para a decomposição da sacarose. O resultado é frutose e glicose. Assim, a cobertura do outono deve ser realizada em setembro.Você sabe Uma família de abelhas de pleno direito consome em média cerca de 20 kg de proteína e cerca de 100 kg de carboidratos por ano.
Um bom inverno de pequenos trabalhadores é fornecido com alimentos completos e, se necessário, nutrição adicional. Estimule os insetos alimentando-se antes do início da temporada, de março a abril.
Qual é a diferença entre xarope invertido (invertido) e açúcar
Em uma solução invertida, a sacarose já é decomposta em glicose e frutose. Assim, o tempo de processamento de açúcar pelos insetos é reduzido. Essa solução pode ser feita artificialmente pela adição de ácidos orgânicos ou mel ou enzimas de organismos inferiores.
Preparação de xarope invertido com mel
As enzimas naturais do mel podem ser usadas para produzir concentrado invertido.
O processo tecnológico é o seguinte:
- A água precisa ser fervida.
- Despeje o açúcar.
- Mexa para dissolver o açúcar.
- Arrefecer a solução a uma temperatura de + 50 ° C.
- Adicione o mel, cujo volume deve ser de 5% do volume total da mistura.
- Despeje a mistura nos alimentadores.
Xarope de açúcar com ácido cítrico
Para acelerar o metabolismo dos insetos após os meses de inverno, você pode preparar uma solução doce com ácido cítrico.
Para fazer isso, você deve:
- Dissolva 1 kg de açúcar em 0,85 litros de água quente.
- Adicione 2 g de ácido cítrico.
- Aqueça por 70 minutos em banho-maria.
Importante! A acidez do xarope de açúcar é neutra (pH 7,0). O mel tem uma reação ácida (pH 3,7–4,1).
Com a adição de invertase industrial
A invertase industrial é obtida de culturas de leveduras e fungos microscópicos. A invertase é uma glicoproteína. A parte de carboidrato da molécula na levedura invertase é de 30 a 80% e nos fungos, de 10 a 12%.
A invertase de leveduras e fungos é ativa a um pH de 4,0–4,5 e a uma temperatura de +45 ... + 55 ° С. A hidrólise de soluções concentradas de sacarose leva à formação de monossacarídeos, que são mais solúveis, não cristalizam e são bem consumidos pelos insetos.
Com a adição de ácido lático
Prepare um concentrado invertido com a adição de ácido lático na seguinte ordem:
- Tome 1 kg de açúcar.
- Tome 0,5 litros de água.
- Adicione 2 g de ácido lático.
- Dissolva o açúcar na água.
- Adicione ácido lático.
- Ferva por 30 minutos.
Xarope usando enzimas de organismos inferiores
Ao preparar uma solução com fermento, use:
- Líquido doce (proporção: 1 kg de açúcar por 1 litro de água).
- Em seguida, tome 100 g de fermento fresco, moa com um pequeno volume de solução.
- Em seguida, o fermento é diluído com a mistura resultante.
- A solução deve ser fervida.
Temos uma solução contendo 5% de fermento. É derramado nos alimentadores. Se você usar fermento seco, eles devem ser dissolvidos em água doce e mantidos aquecidos por um dia. Em seguida, combine com o concentrado.
O medicamento "Bee" para a preparação de xarope invertido para abelhas
O medicamento "Abelha" consiste em enzimas de levedura Saccharomyces cerevisiae Y2283, além de vitaminas e minerais. "Abelha" é usada em agosto ou setembro. Para preparar um concentrado invertido, é necessário adicionar o medicamento, com base na proporção: 2 g do medicamento por 5 kg de açúcar. Molho de outono com a droga - 8 g para cada família de abelhas.
As regras para a alimentação de abelhas com xarope invertido
Os trabalhadores devem ser alimentados à noite. No outono, a mistura preparada é colocada nos alimentadores e na primavera - em sacos nas molduras. Dependendo do resultado desejado, você precisa conhecer as proporções recomendadas de líquido doce.
Importante! As abelhas toleram melhor o inverno e se desenvolvem se forem alimentadas com uma solução de 60% de concentração.
A concentração de xarope de açúcar,% | Água, l | Açúcar, kg |
40 | 1,5 | 1,0 |
50 | 1,0 | 1,0 |
60 | 1,0 | 1,5 |
70 | 1,0 | 2,0 |
Alimentação líquida
Alimentos líquidos são mais frequentemente usados na primavera como um estimulante para o desenvolvimento de colônias de abelhas. Para prepará-lo, é necessário levar 1 litro de água para ferver e adicionar 1 kg de açúcar com agitação constante. O rendimento de concentrado neste caso será de 1,6 l, a concentração de sacarose - 50%.
Comida grossa
Alimentos espessos são frequentemente usados no outono. Para prepará-lo, deixe ferver 1 litro de água e adicione 2 kg de açúcar com agitação constante. O resultado é um xarope com uma concentração de 70% de sacarose.
Dosagem
É importante saber quantos litros de fluido podem ser administrados de uma só vez.
A dosagem do concentrado invertido na dieta de insetos é a seguinte:
- Pela primeira vez, é distribuído em 0,5-1 L por família de abelhas.
- O consumo lento do produto indica que as porções são grandes. Nesse caso, as porções são reduzidas.
- A dose de alimentação é de 3 litros por família durante três dias.
Como dar
Coloque o concentrado invertido em sacos e coloque em um favo de mel, para que os insetos roam o saco. É possível colocar comida no teto e nos alimentadores de quadros. O fluido deve estar quente. Não permita o superaquecimento da mistura acima de + 50 ° C.
Você sabe Experiente apicultor folhas para famílias de abelhas 25 a cada outono–30 kg de mel benigno.
Por que as abelhas não tomam xarope?
Às vezes, os insetos não tomam bem o líquido doce. A causa disso pode ser uma doença ou um estado enfraquecido das abelhas. Nesse caso, borrifar a colméia com uma composição medicinal ajudará.Outra opção para recusar xarope pode ser uma concentração muito grossa de xarope. Nesse caso, é necessário reduzir a dose do concentrado para evitar a fermentação nos alimentadores.
É possível alimentar abelhas com mel fermentado
Usar mel fermentado é perigoso. Você não pode ferver, porque no processo de fervura, o mel é caramelizado. Os quadros com alimentos fermentados e ácidos devem ser removidos das colmeias.
Métodos alternativos para alimentar abelhas
Existem outras misturas usadas na apicultura, em particular: candi, pão de abelha com leite, pão de feijão com fermento, balas de açúcar.
Receita Kandy
Nos apiários, é usado um produto como o kandy.
A receita para a sua preparação é a seguinte:
- Mel - 1 porção.
- Açúcar em pó - 4 porções.
- Aqueça o mel em banho-maria.
- Peneire o pó através de uma peneira.
- Misture 2 ingredientes.
Perga ou seu substituto
O Perga é um pólen de plantas que uma abelha recolhe nas células dos favos de mel; é um alimento protéico de carboidratos dos insetos. Usando pão de abelha e seus substitutos, considere seu efeito em pequenos trabalhadores. Na primavera, dê a carne e o leite. Esses produtos ajudam a criar ninhada. No outono, dê a carne e o fermento. Ao consumir esse produto, as abelhas poderão aumentar seu suprimento de proteínas, aumentando assim suas chances de passar o inverno. A fonte de proteína é o leite inteiro ou seco, bem como o fermento de cerveja ou de padeiro.
Para alimentar com leite integral, use um concentrado de açúcar grosso (70%) e um volume igual de leite. Dê a mistura preparada em pequenas porções de 250 g aos alimentadores comuns. O leite em pó é misturado com mel, a massa resultante deve ser decomposta em molduras de 400 g.
Balas de açúcar
Doces de açúcar também são usados como cobertura.
Para prepará-los, você precisa:
- Despeje 1 parte de água nos pratos.
- Adicione 5 partes de açúcar.
- Coloque no fogo e deixe ferver por 30 minutos, mexa constantemente.
- Para 1 kg de açúcar, adicione 2 g de ácido cítrico.
- Os pirulitos estão prontos quando a mistura não se espalha.
Xarope de açúcar prejudicial para abelhas
A relação entre os benefícios e malefícios da sacarose é óbvia. Se as abelhas são alimentadas com sacarose, elas são esgotadas pela produção de enzimas proteicas, após o que não podem participar do cultivo de uma nova geração. A ninhada é reduzida em 30%, razão pela qual desacelerou seu desenvolvimento. A vida útil dos insetos é reduzida. O útero se desgasta e deve ser substituído com frequência. Não abuse do molho de açúcar.
É possível prevenir doenças de insetos sob condição de coleta moderada de mel, deixando alimentos para a geração mais jovem. É necessário manter uma população de colônias de abelhas.O apicultor decide que tipo de alimento dar, que aditivos usar. A escolha é muito importante não apenas para o gerenciamento eficaz de sua economia, mas também para toda a população do planeta. Atualmente, a preservação de colônias de abelhas é a principal tarefa de todas as pessoas. Desejamos a você boas coleções de mel e famílias saudáveis de abelhas!