A partir de 3 de junho de 2019, o fornecimento de carne de aves cultivadas pelas forças de granjas de aves no norte do Cazaquistão é novamente permitido no território da Federação Russa.
Essa informação foi compartilhada pelo serviço de imprensa do Ministério da Agricultura da Federação Russa.
Eles também observaram que a exportação de frango cazaque para a Rússia foi retomada após o levantamento das restrições temporárias à venda, estabelecidas por especialistas do Rosselkhoznadzor.
Com base em informações divulgadas por representantes da câmara regional de empresários, há cerca de oito meses, a Federação Russa suspendeu a compra de carne de aves de capoeira das regiões norte do Cazaquistão por um período indeterminado, uma vez que um vírus perigoso, a doença de Newcastle, que também é chamada de peste asiática, estava se espalhando a sério. .
Não será supérfluo observar que o vírus da doença de Newcastle praticamente não é perigoso para a saúde humana e, em alguns casos, ameaça apenas com sinais de conjuntivite e sintomas semelhantes aos da gripe.
Felizmente, no início de junho deste ano, os cazaques conseguiram impedir completamente o ataque de uma doença perigosa. Primeiro de tudo, o vírus foi localizado e eliminado na vila de Yelets, localizada no distrito de Ayyrtau, na região norte do Cazaquistão.