As abelhas são transportadas na compra, movimentação ou roaming para locais de coleta ativa de mel. É muito importante organizar adequadamente todo o processo e levar as colmeias e colônias de abelhas ao lugar certo. Sobre as nuances de tal transporte - mais adiante no artigo.
Características do transporte de abelhas
O transporte de colméias é feito em determinados horários e é estressante para as abelhas.
Quanto tempo as abelhas podem ser transportadas?
As colônias de abelhas não podem ser transportadas antes da partida de limpeza na primavera. Depois vem a melhor hora para transportar colmeias. O número de indivíduos na colônia de abelhas neste momento é mínimo, as células não estão cheias.
Você sabe No nosso planeta, existem cerca de 21 mil espécies de abelhas. Eles vivem em todos os continentes, exceto na Antártica, nem todos eles armazenam mel.
O espaço livre promove melhor ventilação e evita o superaquecimento, para que o microclima da casa durante o transporte não mude muito. No verão, as colmeias já têm muita ninhada e mel imaturo, os quadros não estão completamente cheios. No calor, os insetos podem ficar cozidos e morrer na ausência de ventilação adequada.
O melhor horário é considerado tarde e noite ou de manhã cedo, quando não há calor e as abelhas respondem menos ao estresse. À noite, todos os insetos já estão completando voos e estão em casa. Na primavera e no outono, quando há tempo nublado ou chuvoso, a movimentação é feita durante o dia. Isso pode ser feito, já que em tais condições é improvável que os insetos deixem o ninho e toda a família das abelhas esteja em casa.
O transporte de abelhas para a coleta de mel é concluído quando o inverno está chegando e antes da formação do clube. Geralmente esses insetos se reúnem no clube em outubro - novembro. Depois disso, não é recomendável transportá-los. Assim, no inverno, o transporte é realizado apenas como último recurso.
Como as abelhas reagem ao movimento?
Ao transportar insetos, o mel fica ansioso devido a mudanças em seu ambiente familiar. Qualquer som estranho (barulho de um carro), tremendo durante a condução, um espaço fechado - tudo isso os deixa nervosos. Nesse caso, os processos metabólicos são acelerados e a necessidade de oxigênio aumenta muitas vezes. Eles tentarão encontrar uma brecha e sair voando.
Um estado excitado leva a um aumento da temperatura na colméia, um maior consumo de mel e um aumento da umidade. Em altas temperaturas, o favo de mel pode se romper e esmagar os habitantes da colméia, entre os quais o útero. Em clima quente sem ventilação adequada, as abelhas podem morrer devido ao vapor.
Preparando para o transporte
É imperativo preparar a colméia para mover e estocar tudo o que você precisa. É melhor transportá-los na traseira de um caminhão ou em um carro com reboque.
Vídeo: como fortalecer colmeias antes de transportar abelhas
Acesso aéreo
A ventilação deve ser considerada para evitar superaquecimento e inundação de água. Para garantir um bom fluxo de ar, prenda as armações de malha nos punhos das colmeias ou faça pequenas janelas na tampa que devem ser cobertas com uma rede.
Lacunas estreitas podem ser deixadas ao longo das paredes através das quais as abelhas não podem subir. É verdade que, neste caso, eles se apegam às rachaduras, querendo obter mais oxigênio, mas ao mesmo tempo impedem a entrada em sua casa.
Ao transportar durante o dia durante o calor, as colmeias são ajustadas para que haja um espaço de 10 a 15 cm entre as fileiras para melhor circulação de ar. Para manter essa distância, uma junta é colocada entre as fileiras, consistindo em blocos de madeira de largura apropriada.
Importante! Uma causa frequente de morte de abelhas, especialmente se houver ninhada, é a falta de água: os insetos podem ser dados através de uma rede de ventilação.
Segurança interna
Ao transportar trabalhadores alados com suas casas, você precisa tomar as seguintes medidas:
- Remova preliminarmente todas as partes da colméia que possam se soltar durante a agitação durante o transporte - favos de mel com mel, bem como molduras desnecessárias ou mal fixadas. Isso impedirá a morte de abelhas. Todos os itens que não são removíveis ou necessários durante o transporte devem ser bem fixos e não soltos durante a pilotagem. Verificação - as estruturas não devem saltar das ranhuras e deslizar para dentro delas, tocar outras superfícies durante o transporte. Isso é especialmente importante para colmeias com uma estrutura grande, que pode ser perigosa para insetos. Quadros pequenos não os ameaçam muito, mas o ressalto e o ruído deles deixam as abelhas nervosas.
- Você também deve se preocupar com sua própria segurança. As colméias devem ser fechadas para que seus habitantes não voem - insetos nervosos podem picar qualquer um. Se abelhas com raiva entrarem na cabine com o motorista, isso pode levar a uma emergência. Você deve levar um anti-histamínico, roupas de proteção e um fumante.
- Ao transportar grandes colméias na primavera, a cera deve ser adicionada aos ninhos. Se o regime de temperatura for aumentado, é necessário garantir que haja um espaço livre de cerca de 10 dm³ no topo da colméia.
- Se o transporte de famílias numerosas de abelhas for realizado em colméias sem abelhas, serão instaladas extensões especiais.
Velocidade lenta máxima
A velocidade ideal para o transporte de colméias é de 50 a 70 km por hora. Em estradas irregulares, você precisa dirigir com muito cuidado - não mais que 15 a 20 km por hora. Durante o transporte, não é recomendável fazer paradas. Se você não pode ficar sem eles, então precisa parar em um lugar deserto e sombrio.
Você sabe As abelhas de uma evidência podem obter cerca de 150 kg de mel. Ao mesmo tempo, para coletar 1 kg dessa doçura, você precisa coletar néctar de 19 milhões de flores.
O que fazer se a colmeia for danificada durante o transporte?
É necessário que o apicultor acompanhe pessoalmente as abelhas e possa eliminar rapidamente quaisquer dificuldades encontradas durante o transporte. Ao mesmo tempo, é necessário verificar a capacidade de manutenção das colmeias e levar um cinzel apiário, um fumante (certifique-se de reabastecer no dia anterior), redes de proteção para o rosto e roupões de banho, argila recém-misturada, um reboque para selar rachaduras e água.
Se durante o transporte os danos foram descobertos em tempo hábil e as lacunas e aberturas formadas em conexão com isso, elas devem ser reparadas com reboque e polidas com argila. Se for notado que o mel escorre da colméia ou as abelhas são selecionadas de sua casa no mel, é mais provável que tenha sido danificado durante o transporte.
Primeiro, você precisa abrir os entalhes de cima e levantar a tampa para que os insetos possam sair da colméia. Quando os insetos se acalmam, eles são desmontados e os favos de mel irregulares são removidos. Indivíduos mortos são removidos. A casa das abelhas é limpa de mel vazado e reparada.
Favos de mel danificados são substituídos por novos, fornecem ração, equipam ninhos e fecham a tampa por cima. Letki não fecha. Durante todo o trabalho, você precisa ter um fumante aceso e também usar redes de proteção e roupões de banho.
Importante! Por precaução, você precisa levar algumas folhas: você pode cobrir a colméia danificada com um pano molhadopara impedir que as abelhas voem.
O transporte de abelhas deve ser tratado com responsabilidade, caso contrário, você poderá perder colônias de abelhas. Você precisa escolher o momento certo e como preparar as colmeias, enquanto cuida de sua própria segurança e de situações imprevistas.