Métodos de tratamento não tradicionais são muito eficazes, especialmente se forem combinados corretamente com a terapia medicamentosa padrão. Dormir nas colmeias (ultra-terapia ou apiterapia) refere-se apenas a essas variedades; portanto, não é de surpreender que cada vez mais apicultores estejam interessados nas características de tal tratamento e na construção independente de tais “resorts de saúde”. Oferecemos-lhe para aprender sobre os princípios da terapia das abelhas, seus benefícios e a tecnologia de fabricação de apidômicas de bem-estar com espreguiçadeiras para dormir.
O princípio de funcionamento do procedimento
O princípio de ação da apidômica está diretamente relacionado ao efeito terapêutico do procedimento e baseia-se nos seguintes fenômenos:
- Ao voar, cada abelha cria certas vibrações do ar, devido às quais é ionizada e tem um efeito benéfico no corpo humano.
- Quanto mais insetos, mais forte é esse efeito no corpo, até uma massagem energética quase imperceptível. Esse efeito será mais perceptível durante o sono em uma espreguiçadeira nua, pois o colchão usado por conveniência reduz significativamente as vibrações (você só pode usar um travesseiro).
- Aromas florais, trazidos para a colméia pelas próprias abelhas, ajudam as pessoas a relaxar e apenas contribuem para sua imersão no sono.
- Para acalmar o sistema nervoso, o biofield das abelhas também é excelente, o que com sua presença e zumbido rítmico pode causar uma sensação de paz (o som dos insetos ajuda a sintonizar a meditação).
Importante! Para o benefício máximo da apiterapia, a duração do sono terapêutico deve ser de pelo menos 1 hora. Você não precisa acordar a pessoa que dorme, porque quanto mais ela dorme, mais eficaz será o procedimento. É verdade que, para a máxima eficácia da uloterapia, é importante realizar pelo menos 10 sessões.
Se não houver alergia ao mel e outros produtos da apicultura, seu uso regular apenas aumentará o efeito dos procedimentos.
Características do sono terapêutico
A apidômica é realmente adequada não apenas para férias relaxantes, mas também para o tratamento de várias doenças, o que é fácil de ver olhando a lista de propriedades úteis da ULT. No entanto, cada tratamento tem suas vantagens e desvantagens, portanto, antes de construir uma colmeia terapêutica, não se esqueça de considerar as possíveis contra-indicações descritas abaixo.
Benefício
- O sono nas colméias visa tratar e prevenir um grande número de várias doenças, mas, antes de tudo, tem um efeito benéfico em:
- o trabalho do coração e o estado do sistema vascular, normalizando perfeitamente a pressão sanguínea e eliminando quaisquer distúrbios no movimento normal do fluxo sanguíneo (geralmente isso ajuda a evitar processos estagnados e o aparecimento de inchaço);
- o funcionamento do sistema respiratório, limpando os brônquios, aliviando o espasmo e facilitando a remoção do escarro (juntos esses fatores levam a uma diminuição da probabilidade de desenvolver tuberculose);
- taxa metabólica: normaliza o metabolismo, limpa o corpo humano de toxinas e permite controlar o peso (especialmente verdadeiro para pessoas propensas a comer demais);
- atividades do sistema reprodutivo: a terapia das abelhas elimina efetivamente a ansiedade causada por um mau funcionamento do sistema geniturinário, o que ajuda a normalizar sua condição;
- envelhecimento natural do corpo, e não apenas da pele, mas também do sistema músculo-esquelético (foi comprovado que os apicultores são menos suscetíveis a alterações relacionadas à idade);
- o sistema imunológico do corpo, devido à cura de doenças virais (o sono regular nas colmeias elimina perfeitamente os sintomas de infecções virais respiratórias agudas e infecções respiratórias agudas, estimulando a produção de novas células imunológicas);
- o processo de recuperação no pós-operatório, devido ao efeito complexo no corpo;
- prevenção de processos de câncer.
Além disso, dormir nas colmeias remove sinais de fadiga e reabastece a perda de energia do corpo, restaurando o funcionamento normal do sistema nervoso e removendo os efeitos negativos do estresse e da tensão. O zumbido meditativo dos insetos facilita a transição do sono para a vigília.
Você sabe As abelhas — os insetos mais trabalhadores que voam 12 ha todos os dias em busca de matérias-primas para o mel. Mais de 10 vôos, um indivíduo pode coletar cerca de 200 mg de pólen.
Possíveis danos e contra-indicações
O tratamento com sono nas colmeias tem quase todas as mesmas contra-indicações que o uso regular de produtos apícolas.
- A apiterapia não funcionará para você nas seguintes condições:
- intolerância individual ao mel e outros produtos da apicultura, manifestada em erupções alérgicas, inchaço, tosse ou outros sintomas semelhantes;
- alergias graves a mordidas, acompanhadas de inchaço e dor na pele no local de contato com a abelha;
- transtornos mentais de várias origens;
- exacerbação de doenças crônicas;
- um estado de intoxicação grave por álcool ou drogas.
O design da casa para dormir
Independentemente do tipo de construção para dormir em colmeias (rua ou interior), todas elas são de madeira e as diferenças são apenas nos componentes da estrutura. Normalmente, os apicultores escolhem a última opção, ou seja, um apidômico de pleno direito, com teto e decoração de interiores, o que contribui para uma colocação mais confortável de uma pessoa.
Em média, para uma casa completa com uma espreguiçadeira, você precisará de pelo menos 3-4 colmeias e Os principais elementos estruturais neste caso serão:
- estrutura ou fundação de base metálica grossa (o melhor de tudo, pré-fabricado com betonilha monolítica, alvenaria de tijolo único e pavimentação de lajes);
- suporte de armação de paredes e teto de blocos de madeira (de preferência 100 × 100 mm) e placas com arestas (50 × 100 mm);
- o telhado (empena);
- sexo (pilha de folhas em toras de madeira);
- o teto (anexado às vigas do teto da estrutura);
- revestimento (do lado de fora, você pode consertar a casa do bloco, por dentro, embainhar a sala com um forro de madeira e colocar uma camada de lã mineral entre elas);
- espreguiçadeira (um ou dois), consistindo de uma parede lateral e de ripas com dobradiças (empurrando-a para longe, você deve ter acesso às colméias a qualquer momento);
- colmeias com folhetos (4 peças de 10 a 11 quadros cada, com extensão de revista e orifícios na tampa superior, fechadas com uma malha fina).
Os elementos estruturais adicionais da apidomia devem incluir três tipos de caixas: porta, janela e bueiro no sótão.
Importante! Ao construir uma espreguiçadeira entre as pranchas, é útil deixar pequenas lacunas pelas quais o ar ionizado entrará.
A variedade de apidômicos de rua é muito mais fácil de fabricar, porque os principais componentes da estrutura, neste caso, são de 3 a 4 colmeias, sobre as quais uma malha de proteção é colocada e uma espreguiçadeira horizontal com tampa é fixada. Nenhum teto é fornecido neste caso, portanto você não precisa ventilar regularmente a sala. É verdade que também há desvantagens, porque, no mau tempo, a apiterapia não será muito agradável e, às vezes, até impossível (por exemplo, devido à chuva).
Como fazer uma casa de abelhas para dormir com suas próprias mãos
Como você pode ver, uma apidômica de pleno direito com um telhado e uma espreguiçadeira confortável é muito mais funcional que uma variedade de ruas; portanto, sugerimos abaixo que você considere a opção de fazer essa estrutura por conta própria, começando por determinar as dimensões e usando desenhos e terminando com instruções passo a passo para montar todas as peças.
Desenhos e dimensionamento
O tamanho do apidômico depende das preferências pessoais de seu proprietário, mas para atingir o objetivo final da terapia das abelhas, uma estrutura com um espaço interno de 2 × 2 m é suficiente (devido aos racks, as características externas serão ligeiramente maiores: 2,20 × 2,20 m). As dimensões das colmeias, nesse caso, corresponderão a 1 × 0,55 × 0,60 m (comprimento × largura × altura). Tais dimensões permitem colocar duas casas de abelhas entre duas vigas verticais, graças às quais é possível formar uma espreguiçadeira sólida. O desenho da parte inferior da estrutura e das colmeias, neste caso, terá a seguinte aparência:
As dimensões de um canteiro de abelhas são de 100 × 60 × 53 cm. Para a fabricação de uma estrutura de casa, é ideal uma viga de madeira de 100 × 100 mm instalada sobre uma base de tijolos ou, ainda mais simples, uma base de metal com pernas. É para ele que um canto (40 mm) será soldado para fixar o piso e as colmeias. Uma construção reforçada ajudará um tubo de metal montado transversalmente medindo 50 × 20 mm. Como resultado, o piso da estrutura ficará a uma altura de 40 cm, sem tocar na superfície do solo.
Importante! Se você não tiver certeza da densidade da camada de terra e estiver preocupado com o encolhimento do apidoma, poderá instalar as pernas em áreas de concreto. Essa superfície será muito mais estável que o solo solto.
Um telhado piramidal, de aparência atraente, é ideal para proteger a estrutura.
Dadas as dimensões da estrutura, seus parâmetros serão os seguintes:
Não é difícil conectar todas as partes do apidoma, o principal é preparar as ferramentas e os materiais necessários, além de aderir à fase do processo de montagem.
Materiais e ferramentas necessários para o trabalho
Para fazer um apidômico com suas próprias mãos, você precisará:
- barras de madeira (100 × 50 e 100 × 100 mm) - 4 un. 2 m cada e 4 peças. 2,4 m cada;
- barras de madeira 40 × 40 mm (para torneamento de telhado);
- folhas de madeira compensada - 7,5 m²;
- Decks - 7,5 m²;
- parafusos para fixação de 120 × 10 mm - pelo menos 20 a 40 peças;
- parafusos de metal - 200 × 10 mm;
- unhas de construção;
- cantos de metal com 4 a 5 mm de espessura - 10 a 20 peças;
- pranchas para colméias com 30 mm de espessura;
- tábua ranhurada - 4,5 m²;
- forro de madeira e casa de bloco para cobrir a casa - 10-12 m²;
- porta e janela acabadas do tamanho selecionado;
- broca;
- uma máquina para cortar barras ou uma serra elétrica;
- chave de fenda;
- um martelo;
- máquina de solda.
Instruções passo a passo da fabricação
A fabricação de apidômica envolve várias etapas principais:
- Soldagem de um quadrado de metal (2 × 2 m), com um espaçador em forma de cruz feito de perfis e medidores de metal, pernas quadradas ocas.
- Organização de orifícios ao redor do perímetro da praça e instalação da estrutura no local (as pernas da base de metal devem entrar no solo não menos que 60 cm para que 40 cm permaneçam acima da superfície do solo).
- Instalação de suportes verticais de madeira a partir de vigas de 100 × 100 mm e para que a parte inferior se encaixe completamente na cavidade das pernas-quadrados de metal enterrados no chão.
- Prenda os postes verticais com parafusos de 120 × 10 mm perfurando a parte metálica das pernas (elas devem conectar o metal e a madeira em um único todo, o que evitará uma possível subsidência de apidoma).
- Instalação de barras horizontais na parte superior da estrutura. Para isso, as mesmas barras de madeira (4 unid.) São colocadas em prateleiras verticais, mas com 2,4 m de comprimento. Cada uma delas deve sobressair 10 cm além das bordas do contorno externo (as barras são colocadas umas sobre as outras em espigões). Para uma fixação confiável da estrutura, os elementos horizontais são adicionalmente conectados aos verticais com a ajuda de parafusos metálicos de 200 × 10 mm.
- Criando uma base de estrutura para o teto de quatro placas de 100 × 50 mm presas na parte superior com cantos de metal. Além disso, os cantos inferiores na junção de vigas de madeira inclinadas e horizontais também devem ser observados nos mesmos cantos.
- Fixação das ripas do telhado em uma moldura de madeira. Para fazer isso, a cada 60 cm em relação às vigas inclinadas em círculo, são anexadas barras de madeira de 40 × 40 cm.
- Revestimento de madeira compensada do interior da estrutura e fixação do papelão ondulado de metal com o exterior. Para prender o material a suportes de madeira, são utilizados parafusos de metal.
- A organização do piso (a pavimentação é realizada a partir da lingueta e do sulco) e a instalação de colmeias, que podem ser colocadas em um ou nos dois lados da apidômica.
- Instalação de portas e janelas, revestindo a casa com forro de madeira e uma casa de bloco, anexando degraus pré-fabricados que levam à porta.
- O projeto da espreguiçadeira usando uma superfície de madeira tratada (o material de cobertura superior das colmeias deve ter orifícios com um diâmetro de pelo menos 10 a 15 cm, “espalhados” por toda a parte central). Não se esqueça de que esses orifícios devem ser cobertos com uma malha fina, impedindo a penetração de abelhas dentro da casa.
Com isso, a construção independente do apidômico pode ser considerada concluída, e tudo o que resta é equipar seu espaço interno para maior conforto do passatempo.
Você sabe O apiário do Extremo Oriente e a Sibéria são famosos pelos mais altos indicadores de coleta de néctar. Por exemplo, há casos em que durante o florescimento do tília o ganho da colméia de controle no Extremo Oriente foi de 30 a 33 kg por dia, e as colônias de abelhas individuais nessas regiões trouxeram 330 a 440 kg de mel por estação.
Dicas úteis
No processo de construção e manutenção de apídeos, existem vários requisitos simples que devem ser observados para a máxima eficiência da terapia das abelhas e o bem-estar das próprias abelhas.
Antes de tudo, preste atenção às seguintes recomendações:
- Sob a janela do apidoma, você pode instalar uma mesa dobrável, fixada na parede com dois loops. É conveniente colocar itens pessoais sobre ele ou colocar molduras com mel durante a manutenção das colmeias.
- Se houver uma janela na casa (algumas estruturas não são costuradas por todos os lados), é melhor colocá-la em frente à porta da frente. É bom se for bivalve, de modo que uma parte se abra completamente e a segunda seja coberta com uma rede mosquiteira.
- Para a fabricação de uma cama de madeira, uma laje de madeira comprada com 20 × 30 mm de espessura é mais adequada. É frequentemente preso à parede com belos laços dourados, travando na posição superior.
- A "cama" deve sobressair um pouco além do nível das colmeias (cerca de 40 cm na área da cabeça e 20 cm na parte inferior), pois essa é a única maneira de evitar o superaquecimento do corpo e será confortável mesmo para uma pessoa alta.
- Para obter ar quente da espreguiçadeira, você precisará cortar um grande número de fendas e furos, mas não em toda a superfície, mas apenas na parte central do leito das abelhas. Se um quarto de toda a área for alocada para eles, serão necessárias pelo menos 500 peças para furos de 20 mm. Por conveniência, é aconselhável concluir esta tarefa antes de instalar a espreguiçadeira, longe do apiário.
- Para impedir que as abelhas entrem na casa, redes de malha fina de metal ou plástico deverão ser colocadas nas molduras, e o espaço livre delas deverá ser coberto com tetos largos, deixando lacunas com redes instaladas acima delas.
- Não se preocupe se várias abelhas entrarem em pânico. Você não precisa expulsá-los, basta deixar um pequeno espaço entre as molduras e trancar a porta à noite. Os próprios insetos retornarão à estrutura.
- Se houver várias espreguiçadeiras na estrutura, cada uma delas precisará ser reparada individualmente para que as abelhas não entrem em contato.
- O inverno das abelhas em tal apidoma requer várias etapas preparatórias: remover as aletas, preencher o espaço livre entre as colmeias adjacentes dentro e fora das instalações com feno, fechar os orifícios de ventilação da fundação e bloquear firmemente as janelas e portas. Em tais condições, todos os insetos podem sobreviver ao frio.
As casas de apicultura para apiterapia são uma solução realmente boa para muitos problemas neurológicos e psicossomáticos e, dado seu efeito benéfico no estado fisiológico de uma pessoa, a crescente relevância de tais estruturas não requer explicação. Com um pequeno esforço para construir uma estrutura tão incomum, você obterá um verdadeiro resort de saúde, que é muito agradável para dormir.