Separador de mel refere-se aos dispositivos necessários para a operação de um apiário, sem os quais uma fazenda de tamanho médio não pode fazer. Diferentes tipos de dispositivos desse tipo são amplamente utilizados pelos apicultores no processo de obtenção de mel e possuem mecanismos operacionais gerais e recursos distintos, incluindo: dimensões, tipos de unidades, tipos de cartuchos etc. Vamos considerar abaixo o extrato de mel Granovsky, que se espalhou entre os apicultores de diferentes regiões.
Funções, vantagens e desvantagens do extrato de mel Granovsky
O separador de mel Granovsky foi projetado para funcionar com colmeias do projeto Dadan e pode funcionar no modo manual e com eletricidade. De alta qualidade, esse dispositivo pode ser usado para bombear mel em escala industrial e em pequenos apiários.
- Entre as vantagens dos extratos de mel desse design, os apicultores observam o seguinte:
- Todos os modelos do extrator de mel Granovsky são compactos e fáceis de transportar de carro. As principais dimensões do dispositivo são determinadas pelo tipo e pelo número necessário de quadros.
- O baixo peso do extrato de mel, que é alcançado com o uso de metal inoxidável fino, facilita o transporte do dispositivo em suas mãos.
- Altas taxas de bombeamento de mel.
- O uso de um acionamento elétrico permite que o aparelho opere continuamente, até a liberação completa de quadros do mel.
- Facilidade de controle e manutenção do dispositivo - no final do trabalho, você só precisa lavar o extrator de mel. No caso de falhas que não estejam relacionadas aos eletrônicos, não é necessário entrar em contato para reparo, pois eles são facilmente reparados por você.
- Baixo custo do dispositivo.
Importante! Durante a operação do separador de mel Granovsky, os favos de mel frescos não enrugam e não se deterioram.
- Os apicultores que usam constantemente o extrato de mel desse desenho em seu trabalho observam várias de suas principais desvantagens:
- A dificuldade de prender uma grua de metal pesado em uma caixa de aço inoxidável fino, fácil de deformar durante a aplicação de forças.
- A falta de fixação confiável das pernas - devido às vibrações constantes, elas se soltam e causam um acidente durante a operação.
- No processo de enchimento do tanque com mel, a velocidade de rotação dos quadros é significativamente reduzida, o que leva a uma queda na produtividade.
No entanto, as desvantagens podem ser facilmente eliminadas. Por exemplo, use uma torneira de plástico leve em vez de uma de metal, prenda as pernas antes de cada bombeamento e não sobrecarregue o tanque com mel.
Características e princípios de trabalho
Na fabricação de caixas e acessórios, o principal material é o aço inoxidável. Cassetes localizadas no rotor giram fácil e livremente sob a influência de molas. A rotação do rotor é fornecida pelos rolamentos.
Dependendo do modo de operação selecionado, o princípio de operação do aparelho muda:
- no modo manual, a rotação do rotor pára assim que o quadro é bombeado para fora de um lado, após o qual os cartuchos são girados e o bombeamento continua sob as condições de rotação do rotor na direção oposta;
- no modo automático, o rotor continua bombeando o mel.
Ao mesmo tempo, o apicultor tem a oportunidade de selecionar independentemente o modo de operação, definir a duração da operação e o alerta sonoro.
Espécies
Dependendo dos requisitos do apiário e do seu espaço, existem várias modificações no separador de mel. Apesar dos recursos de cada design, todos eles têm vantagens comuns, como:
- desempenho de alta velocidade;
- compacidade e acionamento elétrico confiável, o que garante uma operação longa e proveitosa dos dispositivos.
2 e 3 quadros
Eles são caracterizados pela compacidade, pequenas dimensões e baixo peso do dispositivo. Os extratores de mel desta versão estão equipados com cartuchos não retornáveis e destinam-se, em primeiro lugar, a proprietários de pequenos apiários ou amadores iniciantes e apicultores que não possuam mais de 10 famílias de abelhas.
4 quadros
Os dispositivos desta classe estão equipados com unidades elétricas e cartuchos reversíveis. Os componentes incluem um painel de controle. O principal objetivo deste dispositivo é atender apiários semi-profissionais (também adequados para apicultores iniciantes), acomodando não mais que 30 a 40 famílias de abelhas.
6 e 8 quadros
Essa modificação do extrator de mel é equipada com cartuchos embrulhados e um motor elétrico, além da possibilidade de bombeamento automático e de uma grande bolsa na qual o mel é coletado. Os extratores de mel de 6 e 8 estruturas são adequados para grandes apiários profissionais que acomodam mais de 100 famílias de abelhas.
Radial
A operação do extrator radial de mel é fornecida eletronicamente, o número de cartuchos pode variar de 6 a 8 peças. O aço inoxidável também é usado no processo de fabricação da caixa e dos elementos de trabalho, enquanto a liga de aço e a pulverização de polímero são usadas como material principal do tambor rotativo.
O design do extrator de mel é projetado de modo a excluir a aderência das estruturas com o mel, e a mola garante o desdobramento simultâneo de todos os cartuchos. O dispositivo pode operar em dois modos - automático, no qual o dispositivo para de funcionar após bombear mel nos dois lados dos quadros, e manual, que fornece bombeamento em apenas um lado dos cartuchos - para continuar trabalhando, eles precisam ser virados e o dispositivo reiniciado.
Tangencial
O extrator de mel dessa modificação é essencialmente um híbrido de vários tipos de dispositivos - devido à localização dos cartuchos em um ângulo de quase 35 °, o período para concluir o bombeamento do mel é significativamente reduzido.
Todas as partes principais e auxiliares do dispositivo são feitas de aço inoxidável de alta qualidade. O kit inclui um inversor PEM-180M, uma tampa transparente de duas folhas, polias, correias e um conjunto de fixadores. Cada extrator de mel tangencial também possui um passaporte.
Além da alta produtividade, os dispositivos desta classe são diferenciados por um processo de bombeamento totalmente automatizado, facilidade de operação usando o painel de controle e drenagem rápida de mel através de uma válvula de gaveta de aço inoxidável.Você sabe O mel tem a capacidade de remover o álcool do corpo e, portanto, é recomendável usar o produto como alimento para tratar uma ressaca.
Separadores de mel no quadro RTH
Os dispositivos sob a estrutura "Ruth" têm várias modificações que diferem na presença de um acionamento elétrico ou na sua ausência. Caso contrário, as características dos separadores de mel são semelhantes: alto desempenho, uso de aço inoxidável na fabricação do corpo e das partes principais, capacidade de drenagem rápida devido à ampla válvula de gaveta e facilidade de controle via controle remoto.
Extrator universal de mel
Os separadores de mel desse tipo têm a capacidade de funcionar de dois modos:
- hordial - no rotor estão instaladas cassetes na estrutura da Dadan na quantidade de 6 peças. Em cada uma delas pode ser colocada uma estrutura da Dadan (300 mm) ou uma estrutura da RTH (230 mm) ou duas semi-estruturas (145 mm);
- radial - os quadros estão instalados nos slots e é possível bombear 36 meios-quadros (com dimensões - 435 × 145 mm) ou 36 quadros do “RTH” (435 × 230 mm) ou 18 quadros de Dadan (435 × 300 mm).
Importante! Devido à forte conexão dos elementos separadores de mel, vazamentos na estrutura são excluídos.
Além das vantagens de todos os separadores de mel Granovsky (alto desempenho, facilidade de operação, aceleração suave do rotor e drenagem rápida do mel), essa modificação se compara favoravelmente à possibilidade de fixação na posição inclinada do dispositivo, o que garante a drenagem completa do mel, bem como o ajuste da altura das pernas.
Alpino
A vista foi projetada para 24 quadros alpinos, e em seu rotor pode caber 3 cassetes de 8 quadros. O tanque do dispositivo, o rotor e os cassetes são feitos de aço inoxidável de alta qualidade. O equipamento inclui uma ampla válvula de gaveta, pernas reforçadas, bem como um acionamento elétrico PEM-90M (de 12 V). O separador de mel é caracterizado pela aceleração suave do rotor e frenagem rápida.
Acionamento elétrico "Smart" PEM-90U
Apicultores experientes sabem que o ciclo ideal de bombeamento de mel no modo manual, que evitará quebrar o quadro, consiste em três etapas principais:
- Cerca de metade do mel é bombeado para fora da estrutura a baixa velocidade.
- Os quadros são virados e bombeados até o fim em alta velocidade.
- Outra volta das molduras e um bombeamento completo do mel "seco".
Ao projetar o inversor PEM-90U, esse princípio de operação foi respeitado. O apicultor, como qualquer outro acionador elétrico, define dois parâmetros principais no controle remoto: tempo de rotação e velocidade de rotação. Por exemplo, tome 2 minutos. e 200 vol.O trabalho do PEM-90U consistirá em três etapas principais:
- primeiro ciclo - o tempo de rotação é de meio minuto e a velocidade é de 50% da velocidade inicial especificada (100 vol.);
- segundo ciclo - o bombeamento é realizado de acordo com os parâmetros especificados;
- terceiro ciclo - 1,5 minutos e rotação de 100 a 200 vol.
Assim, ocorre uma simulação completa do bombeamento manual, mas com menos trabalho e maior velocidade - este é o princípio que permite salvar todos os quadros de danos.
Você sabe O mel mais caro é produzido em Israel — o custo de 1 kg é de cerca de US $ 1.500.
O que devo procurar ao comprar um extrator de mel?
Para a seleção e compra de um extrator de mel, você deve se familiarizar não apenas com informações sobre as modificações do dispositivo, mas também preparar uma lista de perguntas, qual é desejável perguntar ao vendedor:
Importante! A qualidade do aço inoxidável é geralmente verificada por um ímã. — não adere a um aço inoxidável alimentar.
- Vale a pena decidir sobre o tipo de extrator de mel, que será a opção mais adequada para um apiário específico: uma pequena apicultura (o número de famílias é de até 10) é adequada para um extrator de mel de 2 ou 3 quadros, um apiário médio (de 10 a 20 famílias de abelhas) precisa de um aparelho de 3 ou 4 quadros . A principal coisa que você deve saber é a presença de uma unidade elétrica no dispositivo, que fornece operação automática.
- Freqüentemente, os vendedores dizem que o extrator de mel é feito de aço inoxidável, mas, na verdade, esse material é usado apenas na fabricação do tanque e na fabricação das peças restantes - cassetes e rotor - metal pintado.
- Se você possui uma unidade elétrica, pergunte ao vendedor quem é o fabricante. Ao projetar e montar dispositivos, muitos fabricantes instalam unidades de terceiros, o que nem sempre é bom para o comprador. Em primeiro lugar, surge a questão com o serviço de garantia e, em segundo lugar, em relação à valorização do dólar, o preço pode ser proibitivo. Também vale a pena perguntar sobre o programa de acionamento elétrico, a saber, sua capacidade de trabalhar em modo automático, a presença de três ciclos de bombeamento e a possibilidade de uso em outros separadores de mel.
- Você deve prestar atenção à usabilidade do modelo selecionado e sua funcionalidade adicional. Pergunte ao vendedor os seguintes pontos: se existe um suporte que facilita a drenagem do mel em recipientes preparados; o mecanismo de descarga final do mel, que permite fixar a instalação em uma posição inclinada; qual é o volume de um bolso de mel. O conforto e a qualidade do seu trabalho no apiário consistirão nessas pequenas coisas.
- É necessário indagar sobre a configuração do modelo selecionado - por exemplo, a presença de uma tampa que protege o mel do pó e é um elemento essencial de segurança, além do tipo de guindaste. Apesar das convicções do vendedor, que lhe dirá que o modelo não espana no trabalho e, portanto, não exige tampa, você não deve concordar. Também não é recomendável comprar um dispositivo com uma válvula de esfera, que drena o mel muito lentamente.
- Ao recorrer aos serviços de uma determinada empresa, você deve perguntar antecipadamente sobre sua reputação entre os apicultores. No entanto, é preciso também estar vigilante - muitos fabricantes inescrupulosos recorrem frequentemente ao "PR preto", publicando comentários negativos sobre os concorrentes em nome dos apicultores.
Vídeo: Visão geral do extrato de mel Granovsky
É possível fazer o separador de mel de Granovsky fazer você mesmo?
Manter um apiário requer um dispositivo de bombeamento de mel, mas nem todas as situações financeiras podem permitir a compra desse equipamento caro. Nesse caso, a oportunidade de coletar independentemente o extrato de mel será útil e, primeiro, você precisará determinar o tamanho do dispositivo e elaborar o desenho correto.
Como determinar o tamanho com fabricação própria?
Para determinar os parâmetros, o tamanho do apiário e o número de colmeias a serem colocadas devem ser levados em consideração. Para uma pequena fazenda de abelhas, a melhor opção seria fabricar um extrator de mel de 3 ou 4 quadros - o tamanho dos quadros se tornará um fator determinante no tamanho geral do dispositivo.
A opção mais adequada para uso doméstico é um aparelho com um diâmetro não superior a 0,65 m - exceder esses tamanhos é justificado apenas em uma grande economia, na qual o mel é considerado comercialmente.
Desenhos
A implementação do extrato de mel é simplificada ao usar desenhos. Abaixo está um desenho com o qual você pode montar facilmente um dispositivo caseiro.
Seleção de material DIY
Prosseguindo com a coleta independente do extrato de mel, é necessário determinar o material principal do dispositivo. Vamos considerar abaixo os materiais adequados que podem se tornar a base do extrato de mel.
Ele deve atender aos seguintes requisitos:
- resistência ao estresse mecânico;
- a aplicabilidade das interações alimentares.
Importante! Na construção, o uso de peças galvanizadas é inaceitável, o que, ao reagir com o mel, prejudicará significativamente sua qualidade.
De madeira
Extrator de mel pode ser feito de madeira (exceto eixo, rolamentos e polia). Um aparelho fabricado com esse material é um tambor octogonal, dentro do qual um rotor e quadros rodam. Está localizado nas pernas, sob um dispositivo como esse, você pode substituir qualquer recipiente para coletar mel. O tipo de madeira para o dispositivo não tem significado especial (exceto para as preferências pessoais do apicultor), no entanto, duas condições básicas devem ser atendidas: o material não deve estar molhado e não deve haver resina .
- Entre as vantagens de usar uma árvore estão:
- facilidade de construção e, consequentemente, ausência de dificuldades na movimentação;
- facilidade e alta velocidade de desmontagem, lavagem e montagem;
- alta taxa de coleta de mel.
Alumínio
As vantagens de usar o material são a facilidade e a simplicidade de fabricar o dispositivo - ele não requer uma montagem longa, basta encontrar a capacidade do tamanho necessário (por exemplo, um barril, uma panela de alumínio ou um gabinete de uma máquina de lavar).
Contraplacado
Este material tem todas as vantagens da madeira, e a facilidade do compensado também é adicionada. A única dificuldade que um apicultor pode encontrar é como consertar o caso. A solução serão pequenas unhas ou cola.
Aço inoxidável
Aço inoxidável - uma das soluções mais populares no caso de fazer um extrato de mel, faça você mesmo.
- O uso deste material tem muitas vantagens:
- acessibilidade do material - como um caso, você pode usar o corpo da máquina de lavar roupa, chapas de aço inoxidável, fáceis de comprar em qualquer loja de ferragens;
- simplicidade de operação do aparelho em aço inoxidável e longa vida útil;
- altas taxas de velocidade e qualidade do bombeamento de mel;
- facilidade de manutenção.
Fazendo um drive para um extrato de mel caseiro
Tendo em conta o trabalho inerente à operação manual, é recomendável usar um extrator de mel com acionamento elétrico.
Para sua fabricação em casa, você precisará de:
- um círculo textolito de 10 mm de espessura que atua como um disco no cubo;
- qualquer motor de 90 W (por exemplo, de um fogão de carro) equipado com uma grade que impeça a entrada de abelhas;
- o relé da máquina de lavar roupa - funcionará como um interruptor;
- um reostato (você pode usar qualquer escudo) e uma espiral de nicromo - você precisará ajustar a velocidade;
- suporte de metal.
- Um acionamento elétrico desse plano tem muitas vantagens, incluindo:
- a possibilidade de bombear quadros pesados com mel;
- a uma potência de 90 W, o inversor pode operar com uma bateria de carro;
- admissibilidade de escolher um modo especial, definindo o tempo e as revoluções;
- rentabilidade.
Entre as deficiências podem ser observadas a incapacidade de usar o motor na posição horizontal, bem como algumas dificuldades na instalação da estrutura da loja ao usar o modo radial.
Operação do instrumento
O trabalho com um dispositivo caseiro consiste em várias etapas:
- Usando um garfo especial, o mel é impresso.
- O produto é colocado em cassetes.
- Com a ajuda da alça que o aparelho está equipado, ocorre a rotação.
- As forças centrífugas, que afetam o mel, movem-no dos favos de mel para o tanque.
- Através da torneira na parte inferior do dispositivo, o mel entra nos recipientes preparados.
O processo de fabricação de um extrator de mel caseiro não é simples - isso exigirá não apenas esquemas e desenhos especiais, mas também um número suficiente de materiais e peças auxiliares. No entanto, ao lidar com as nuances e concluir todo o trabalho, você obterá um dispositivo que bombeia com eficiência e rapidez o mel, que se tornará indispensável na apicultura.
Comentários
Se você acabou de começar a apicultura, pode fazer sentido encontrar (às vezes, de graça) um extrator de mel usado. E leia, decida o que você gostaria e quanto a Granovsky, eu também tenho 8 e uma moldura para a moldura. Você pode extrair a raiz e 2 da loja. Mais opções. Serve o segundo ano. Depois de bombear, uma perna quebrou na soldagem e, às vezes, as molduras não se revolvem.Você precisa assistir o tempo todo. Mas bombeado sem excessos especiais. Mal tive tempo de imprimir o quadro, provavelmente o Lysonya é melhor, mas também mais caro.
http://letok.info/forum//index.php?/topic/2193-%d0%bc%d0%b5%d0%b4%d0%be%d0%b3%d0%be%d0%bd%d0 % ba% d0% b0 / page__view__findpost__p__91688