Um importador privado chinês, no meio de uma guerra comercial entre os dois países, pela primeira vez nos Estados Unidos adquiriu arroz americano.
Um importador chinês comprou dois contêineres, cerca de 40 toneladas de arroz de grão médio, da Sun Valley Rice, com sede na Califórnia, disse Michael Klein, porta-voz do USA Rice, um grupo comercial que vende grãos americanos.
Segundo Klein, o arroz americano era moído e ensacado para consumidores e estabelecimentos de restauração. Antes do início da guerra comercial, a China era o principal comprador da soja e carne de porco americanas.
Depois de se encontrar com o líder chinês Xi Jinping, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse segunda-feira, 1 de julho, que a China havia concordado em fazer novas compras sem aviso prévio de produtos agrícolas dos EUA, mas ainda não havia sido estabelecido quais culturas a China estava comprando.
Também não está claro se a compra de arroz foi um gesto de boa vontade após a reunião do Trump-X. O acordo com o arroz seguiu a venda de 544.000 toneladas de soja dos EUA para a China, confirmada na semana passada pelo Departamento de Agricultura dos EUA, a maior venda desde março.
A China é o maior produtor e consumidor mundial de arroz, que produziu 148,5 milhões de toneladas de grãos na campanha de comercialização de 2018 e 2019 e importou 3,5 milhões de toneladas.