A varroatose é uma doença característica das abelhas que causa um carrapato de varroa. Um dos medicamentos eficazes projetados para combater e prevenir a recidiva da doença é o medicamento "Bipin". Como diluir o medicamento e é possível se livrar completamente dos carrapatos com sua ajuda, leia abaixo.
Como detectar carrapatos
Identificar carrapatos é bastante simples. No inverno, as abelhas se comportam pouco à vontade em colméias infectadas com varroa. Os insetos absorvem muitos alimentos e produzem uma grande quantidade de resíduos. É no lixo coletado no fundo da colméia e derramado em uma folha de papel branca que os ácaros são claramente visíveis.
A expectativa de vida das colônias de abelhas é determinada pela porcentagem de engorda, ou seja, o número de parasitas por 100 abelhas:
- 10% - baixa infecção;
- 20% - média;
- mais de 20% - alto.
Com base nesses indicadores, as dosagens e o tipo de tratamento são selecionados.
Para identificar o grau de infecção, deve ser no outono, antes de preparar o enxame para o inverno, faça a seguinte análise:
- Pegue 100 insetos da parte central do ninho.
- Coloque-os em um copo com água quente (+ 40 ° C) e adicione uma pitada de sabão em pó.
- Depois de misturar e depositar no fundo dos carrapatos, calcule seu número.
Importante! A alimentação uterina tardia com xarope de açúcar os incentiva a pôr ovos. Assim, com a ninhada tardia, novas colônias de parasitas começam a se reproduzir, o que não será possível de lidar no inverno, o que levará a um aumento de perdas nas colônias de abelhas.
Ação e composição farmacológica
Na apicultura, Bipin ganhou grande popularidade devido às suas propriedades acaricidas e relativa segurança para as próprias abelhas. O principal ingrediente ativo da droga (amitraz) é um composto orgânico de origem sintética. Pertence ao grupo de triazonpentadieno. Na sua forma pura, sem impurezas, existe um pó branco cristalino.
O medicamento é embalado em ampolas de vidro de 0,5 ml, que são 10 doses - isso significa que essa quantidade é suficiente para processar 10 colmeias de 5 ruas pequenas em cada uma.
A substância não é prejudicial para as famílias de abelhas, não afeta a produtividade e a capacidade de reproduzir seu próprio tipo. Para animais de sangue quente, há um risco moderado (3ª classe de perigo). Tem um efeito acaricida sistêmico e de contato em carrapatos.
Como e quando é melhor processar abelhas com Bipin
A hora e o momento do processamento desempenham o papel mais importante no tratamento de colônias de abelhas para carrapatos. Para começar, vale a pena descobrir em que mês e quantas vezes realizar manipulações para não provocar a morte de uma ninhada, uma vez que o Bipin age destrutivamente sobre ele. Consequentemente, os tratamentos de primavera serão ineficazes e causam apenas danos.
O controle de carrapatos é realizado apenas quando estão em abelhas adultas, e não há ninhada fechada na colméia. Os carrapatos femininos se reproduzem nas células fechadas dos favos de mel e, durante esse período, tentar destruí-los será uma ocupação inútil. A opção mais correta é o tratamento duplo no outono, em outubro. Também vale a pena considerar as condições climáticas no momento dos procedimentos médicos. É melhor executá-los em clima seco e calmo e apenas com indicadores positivos de temperatura.
No outono, o tratamento é muito mais fácil. As abelhas são amontoadas e não se separam, por isso é mais fácil aplicar o produto nelas e você pode fazer isso sem usar uma máscara.
O processamento pode ser realizado usando:Importante! Após a abertura da ampola, o pó pode ser armazenado até a data de vencimento. A solução diluída pode ser usada dentro de 12 horas, os restos devem ser descartados.
- seringas e conta-gotas conectados a uma garrafa de plástico;
- armas de fumaça com uma plataforma giratória.
As manipulações são realizadas 2 vezes:
- o primeiro - imediatamente após a coleta de mel em setembro;
- o segundo - antes do inverno em outubro.
Se a colméia for levemente afetada por ácaros (10% ou menos por 100 abelhas), o tratamento repetido não será necessário, um após a coleta de mel será suficiente.
Instruções para o processamento de abelhas "Bipin"
Ao processar as abelhas com o agente considerado, é importante calcular corretamente a dosagem para não provocar a morte da maioria dos indivíduos, além de preparar todos os materiais com antecedência.
Preparação da solução
Para preparar a solução, você precisa ferver a água, esfriar até + 40 ° C e diluir o pó nela. Para cada 0,5 ml da droga, 1 litro de água é consumido. Após misturar com água, um líquido homogêneo branco-leitoso deve ser obtido.
Para o processamento, você precisará preparar:
- copo medidor ou garrafa de plástico de 1,5 l;
- seringa automática;
- agulha de um conta-gotas.
Você pode usar várias seringas, depois de coletar previamente a quantidade necessária de líquido, para não perder tempo no processo de realização das manipulações. Se uma garrafa de plástico for usada, você precisará fazer um furo na cortiça e conectar o tubo a partir do conta-gotas. Uma solução de trabalho é derramada através do tubo. Pulverizar o líquido é muito conveniente. Para fazer isso, basta apertar uma garrafinha.
Você sabe Em um dia, uma abelha pode inspecionar uma área de 12 hectares em busca de alimento e néctar.
Cálculo de dosagem
Para cada indivíduo, 10 μg da solução de trabalho são consumidos. Se houver poucas abelhas na colméia, uma quantidade menor deve ser gasta em cada indivíduo - 5-8 microgramas. Em média, 10 ml da droga vão para uma rua.
Processo de processamento
A temperatura ideal do ar durante o processamento da colmeia é de +1 ... + 5 ° C.
Processo passo a passo para processar a seção:
- Prepare recipientes com uma solução do medicamento.
- Retire a tampa.
- Enrole a tela para abrir 2-3 ruas.
- Pulverize 10 ml da solução de trabalho em uma pequena rua e cubra-a com lona.
- Continue o manuseio de maneira semelhante em áreas não tratadas.
- Após 4 dias, remova o desgaste e os detritos.
Se as abelhas são agressivas, é melhor processar apenas 1 rua.
Vídeo: Processamento de abelhas Bipin no outono
As nuances do processamento da pistola de fumaça
Este dispositivo facilita muito o trabalho. Com ele, você pode processar a seção inteira de uma só vez, e não as ruas por sua vez. A solução de trabalho é colocada em um tanque especial, do qual evapora sob a influência de alta temperatura e alimenta a colméia através de uma fumaça. Para armas de fumaça, a solução é preparada de maneira semelhante. 50 ml de solução são colocados no tanque antes de processar cada colméia subsequente.
Medidas de segurança no trabalho
As colméias precisam ser tratadas com medidas de precaução, como quando se trabalha com pesticidas moderadamente tóxicos. A possibilidade de contato com insetos tratados por até 24 horas deve ser excluída.
No primeiro tratamento, a substância não deve ser aplicada imediatamente em toda a colméia. Primeiro você precisa verificar a segurança de insetos e o efeito terapêutico. Para fazer isso, primeiro processe várias famílias de abelhas e observe a reação ao longo do dia.
O processamento apiário completo é realizado apenas com a participação de um veterinário.Importante! Uma overdose do medicamento pode causar a morte de colônias de abelhas.
Para garantir sua própria segurança, você deve seguir estas regras:
- Use luvas de proteção e um respirador RPG com cartuchos "B".
- Não beba ou fume durante o manuseio.
Bipin é uma droga eficaz de ação acaricida. É altamente eficaz no combate aos carrapatos que parasitam as abelhas. Ao realizar tratamentos, o principal é observar as proporções e medidas de segurança.