Todos os dons da natureza têm suas qualidades benéficas e negativas. O mel a este respeito não é excepção - também é capaz de beneficiar e causar danos. Neste artigo, você aprenderá quando é possível comer mel com açúcar e quando é melhor sair dele ou usá-lo com cautela.
O que é rico em produtos apícolas
O mel é uma substância doce que as abelhas criam processando o néctar das flores. O sabor, a cor e o aroma dependem das cores das quais o néctar foi coletado. Além disso, a composição final dependerá das plantas de mel.
100 g de mel contém aproximadamente 280-320 kcal. O produto abelha doce tem a seguinte composição:
- 78-80% - açúcar: levulose, glicose, sacarose, maltose;
- 20% - água;
- 2-3% - sais minerais.
Também deve ser observado o conteúdo de substâncias úteis para o ser humano (por 100 g):
Elementos micro e macro: | Vitaminas: |
ferro - 0,9 mg; | B2 - 0,008 mg; |
magnésio - 4 mg; | B3 - 0,06 mg; |
cobalto - 0,004 mg; | B6 0,29-0,33 mg; |
fósforo - 1 mg; | C - 28-32 mg; |
potássio - 18 mg; | K - 0,3 mg; |
cálcio - 4 mg; | PP - 0,28-0,39 mg; |
sódio - 16 mg. | A - 0,9-1 mg. |
Você sabe Quase todas as variedades de mel cristalizam. A mostarda é o açúcar mais rápido - uma semana após o bombeamento e o restante - após 2-3 meses. E apenas uma variedade não se caracteriza pela cristalização - coto.
O produto em questão também contém:
- iodo;
- enxofre;
- sais de cloro e sódio;
- cromo;
- cobre
- ácidos fólico, pantotênico, tartárico, lático, fosfórico, succínico, cítrico, clorídrico.
É possível comer mel cristalizado
A cristalização do néctar processado é um processo inevitável e começa no fundo do tanque. A especificidade desse desenvolvimento se deve ao fato de os cristais afundarem no fundo. Quanto mais glicose está contida no doce, mais rápida ocorre a cristalização.
Como regra, essa reencarnação ocorre após 2 a 11 semanas. Nesse caso, uma mudança no estado físico não afeta a qualidade. Os especialistas têm certeza de que esse produto não é menos útil que o líquido. E alguns até argumentam que é melhor tomar exatamente esse mel - é mais difícil fingir.
Importante! Quando aquecido a + 40 ... + 50 ° C, o processo de decomposição começa produto.
A maioria dos consumidores prefere o mel na forma líquida e tenta derreter o açúcar. É fortemente desencorajado fazer isso - altas temperaturas matam a maioria dos elementos úteis.
É melhor provar o mel cristalizado do que dissolvê-lo em bebidas quentes.
Por que o mel é bom para o corpo humano
Praticamente não há órgão que um produto doce de abelha não afete positivamente. É usado tanto interna quanto externamente. Além disso, o tratamento de qualquer doença é mais fácil e rápido se você tomar essa substância única ao mesmo tempo.
Para crianças
O corpo das crianças responde bem ao mel e a vários suplementos. Afeta favoravelmente o trabalho do cérebro, ativando a capacidade mental da criança.
Os pais de inquietações podem levar a doçura ao mel como antidepressivo. Acalmará o egoza e, quando tomado à noite, garantirá um sono saudável e calmo. No entanto, não exagere - uma quantidade excessiva (veja abaixo a taxa de uso) pode prejudicar o bebê.
Adultos
- Usando mel, uma pessoa recebe muitos efeitos positivos:
- Estabilização de pressão. Ao tomar regularmente um remédio doce, você pode limpar e expandir os vasos. E a presença de potássio no produto retornará elasticidade.
- Resistência a tensões nervosas. Estresse e distúrbios psicoemocionais causam doenças cardíacas. Um produto de abelha doce estabiliza o ritmo e a freqüência cardíaca.
- Aumento da glicemia. O reabastecimento desta substância para valores normais só beneficiará o corpo. A glicose suporta o músculo cardíaco, ativa o fluxo de sangue para o miocárdio.
- Prevenção de insuficiência cardíaca. Isso pode ser conseguido normalizando a composição do sangue e aumentando a hemoglobina.
- Tem um efeito colerético e diurético. Por esse motivo, pode ser utilizado no tratamento do trato urinário e dos rins.
- Limpeza do navio. Um produto apícola ajuda a remover toxinas e excesso de colesterol, e isso reduz o risco de varizes e aterosclerose.
- Ajuda no tratamento do trato respiratório superior. As propriedades antimicrobianas são ativamente usadas para bronquite, amigdalite e SARS. O mel ajuda a remover o escarro, afoga a microflora patogênica e alivia a dor e o inchaço.
- Fortalecendo o sistema imunológico. Este produto ativa as defesas do corpo e é indicado para uma epidemia de gripes e resfriados.
Importante! Para doenças do coração e vasos sanguíneos, o mel não deve ser misturado com bebidas quentes. Essa bebida coloca uma pressão sobre o músculo cardíaco.
Termos de uso
Para obter o máximo benefício do néctar processado e não prejudicar a si mesmo, ele deve ser consumido com moderação. É aconselhável comer um produto doce 1,5 a 2 horas antes de uma refeição ou 2,5 a 3 horas depois. A diária é:
- adultos - 1-2 colheres de sopa. colheres;
- crianças - 1-2 colheres de chá.
O que pode ser combinado para obter benefícios ainda maiores
A rica composição permite incluir doçura em várias receitas folclóricas que são usadas há vários séculos. E no mundo moderno, essas combinações não perdem sua relevância, permitindo que você mantenha a saúde em momentos difíceis.
Para maior benefício, o mel é combinado com esses produtos:
- Kefir ou leite azedo. Usado para aumentar a hemoglobina e normalizar a composição do sangue. 100 g de produto são consumidos diariamente em várias abordagens, lavados com leite azedo. Após um mês, o estado do sistema cardiovascular irá melhorar acentuadamente.
- Suco ou água de maçã. 2 colheres de chá do produto são diluídas em 300 ml e bebidas 30-40 minutos antes das refeições, 2-3 vezes ao dia. Beba com problemas no trato digestivo.
- Lemon. Um produto apícola ajuda a absorver melhor a vitamina C. Este citrino pode ser adoçado com mel ou misturar doçura e suco de limão. Útil para resfriados.
- Canela. Em combinação com o mel, serve como um excelente energético. Apenas algumas colheres de manhã cobrarão energia durante todo o dia. Além disso, esse conjunto tem um efeito positivo em problemas com o sistema cardiovascular: reduz a pressão sanguínea, ajuda a remover o excesso de colesterol, fortalece os vasos sanguíneos.
- Nozes. Essas frutas (principalmente cedro) contêm muitas vitaminas e ácidos graxos insaturados, e as propriedades do mel ajudam a absorver mais rapidamente essa composição no organismo. Não há receita especial: você pode adicionar nozes ao mel ou um pouco de doçura nas nozes. Vale ressaltar que essa combinação é adequada para pessoas com um estilo de vida ativo.
- Gengibre. Uma ferramenta poderosa para reduzir a temperatura e limpar a mucosa nasal. Em água quente, misture uma colher de sopa de mel, 2-3 pratos finos de gengibre e um pouco de suco de limão.
- Cúrcuma. A curcumina afeta favoravelmente as articulações e ajuda a aliviar os processos inflamatórios. Em combinação com um produto doce que permite que substâncias benéficas entrem mais rapidamente no sangue, alivia os sintomas de osteoartrite, reumatismo, artrite. Receita: 100 g de mel, uma colher de sopa de açafrão. A mistura é tomada ½ colher de chá a cada 4-5 horas com um resfriado ou uma colher de sopa para aliviar a inflamação. Para evitar resfriados, coma uma colher de chá por dia.
- Própolis. Em combinação com doçura, ajuda a remover cãibras, reduzir a pressão e suprimir os sintomas de infecções virais respiratórias agudas e infecções respiratórias agudas.
- Rabanete. Em combinação com um produto doce de abelha, é um expectorante. Existem várias receitas para cozinhar, mas todas podem ser tomadas apenas com total confiança na gravidade da doença.
- Alho. Juntamente com um produto apícola, ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Aceito para bronquite, asma, aterosclerose, infecções virais, deficiência de vitaminas, etc. O alho é esmagado, derramado com álcool na proporção de 2: 1 e infundido por 2-3 semanas. Mel (50-60 g) e própolis são adicionados a esta infusão. Aceito de forma incremental: 1 gota no primeiro dia, 2 - no segundo, 3 - no terceiro ... 15 - no décimo quinto. Também é reduzido gota a gota para beber uma gota no trigésimo dia.
- Queijo Cottage. Juntamente com o mel, ajuda a recuperar após uma doença ou operação grave. O queijo cottage contém um conjunto completo de aminoácidos, e o produto apícola os suplementa com vitaminas e minerais. Também é usado para distúrbios do sono, nervosismo, distúrbios da microflora intestinal.
- Frutos secos. Passas, figos, damascos secos, ameixas secas, nozes, limão e mel fortalecem o miocárdio e são uma excelente prevenção de doenças cardiovasculares. Frutas secas, limão e nozes são triturados no liquidificador, derramados com mel e toma 3-4 colheres de chá por dia. Proporções: frutas secas - 200 g cada, limão - 1 pc., Nozes - 200 g, produto doce - 200 ml.
Contra-indicações e danos
Primeiro de tudo, as consequências negativas são o resultado de comer demais. Em grandes quantidades, o produto irrita as paredes do estômago, aumenta a acidez e também provoca distúrbios metabólicos. Por esse motivo, não é recomendável introduzir mel no cardápio infantil - pelo menos até os três anos de idade.
Você sabe Os antigos egípcios usavam o mel como conservante. Ele foi um dos principais componentes dos meios para a mumificação.
Além disso, devido à presença de um grande número de açúcares no produto, ele não deve ser consumido por diabéticos. Pessoas com sobrepeso também devem ter cuidado com o mel - ele contém muitos carboidratos.
- Devido à composição peculiar, o mel pode provocar uma reação alérgica grave, manifestada por tais sintomas:
- A semelhança de um resfriado. Acompanhado por um corrimento nasal, fraqueza geral.
- Erupções cutâneas. Irritação, descamação e outras reações desagradáveis aparecem na pele.
- Inchaço da nasofaringe e garganta. Ocorrem em casos individuais e são caracterizados como uma forte reação alérgica.
Como um produto doce de abelha melhora o fluxo sanguíneo, não é recomendável usá-lo em temperaturas elevadas (+ 37,5 ° C e acima).
Importante! Para prevenir manifestações alérgicas, uma substância desconhecida primeiro tomado em pequenas quantidades e monitorar a reação do corpo.
Assim, o mel é um doce delicioso e extremamente saudável, cujo papel para o corpo humano dificilmente pode ser superestimado. Mas vale lembrar que um produto doce deve ser usado com cuidado para que uma quantidade excessiva não afete adversamente o estado de saúde.