Os fabricantes de equipamentos para apicultura oferecem aos consumidores uma ampla seleção de colmeias de multicascos confortáveis e fáceis de manter, mas a um custo alto. Para minimizar os custos financeiros, os apicultores preferem fazer colméias por conta própria, com materiais improvisados. Quais são as vantagens de uma "casa" de abelhas com várias seções e como fazê-lo com suas próprias mãos - leia mais sobre isso.
Importante! Manter as abelhas através de uma colméia de várias colméias permite que você crie uma família forte e capaz, reduzindo o tempo e o dinheiro para manter um apiário.
Características de manter abelhas em colmeias de multicascos
Para o cultivo e manutenção de colônias de abelhas, os apicultores costumam usar colmeias de várias seções, que, à medida que a família cresce e o mel se acumula, aumentam a estrutura para o tamanho necessário, instalando um número adicional de edifícios. Isso possibilita o crescimento de uma família saudável e completa e a mantém em um estado não saudável.
A tecnologia para manter as abelhas em projetos multicase se resume ao uso de tais técnicas:
- uma colônia de abelhas saudável é deixada para o inverno em dois edifícios: a seção inferior é ocupada por abelhas e ninhada, a seção superior é parcialmente insetos e um produto de mel;
- durante o inverno, as abelhas comem um doce e passam gradualmente para a parte superior do corpo;
- no final do inverno, a família se muda completamente para os prédios superiores;
- na primavera, dependendo da força da família, ele é deixado em dois prédios ou apenas em um, removendo a parte inferior vazia devido à inutilidade. Mais tarde, com a formação de aglomeração, é recuado.
Ao mesmo tempo, o conteúdo de abelhas nas estruturas descritas possui várias técnicas características:
- em uma construção com duas seções, eles deixam uma família forte para o inverno;
- como a parte superior do corpo está cheia de ninhada, ela é trocada pela inferior;
- depois que os insetos dominam a parte superior do corpo, estabeleça um novo;
- por meio de uma grade divisória, isole o útero;
- após duas semanas de isolamento do útero, são necessárias duas novas seções para a construção de centenas e preenchimento com mel;
- Ao coletar mel, a seção superior é alterada a partir do fundo. A seção com armações vazias é colocada na parte da ninhada e as demais são levantadas;
- no outono, uma seção com mel é colocada em uma parte com a ninhada, e a família das abelhas é deixada no inverno.
Você sabe Uma colméia na forma de uma estrutura com vários edifícios é considerada a mais adequada do ponto de vista do melhoramento biológico de abelhas. Foi inventado pelo apicultor Lorenz Langstrot em 1851. Produtos similares modernos podem conter até 100.000 insetos.
Características estruturais
Uma colméia de várias seções - uma estrutura vertical composta por várias seções especiais, um fundo removível, um telhado, grades para dividir o espaço, suporte e revestimento da gaiola. Esse design permite construir rapidamente uma família e prepará-la para a principal coleção de mel. Cada gabinete foi projetado para 10 quadros, o que permite trabalhar não com um quadro, mas diretamente com toda a seção.
Isso aumenta significativamente a eficiência da apicultura e reduz o tempo de manutenção das colméias. O estojo da colméia descrita possui uma forma de caixa, medindo 45 × 37,5 × 24 cm.Todas as seções se encaixam perfeitamente umas nas outras e são bem mantidas durante o transporte. O teto do produto é plano, esticado sobre a colméia no capô.A parte inferior da estrutura é removível, é uma figura de barras de madeira na forma da letra "P". O suporte da colméia também tem a forma de uma caixa, cujas dimensões vão um pouco além das bordas da própria estrutura. Para a produção de uma casa de abelhas, é preferível usar materiais duráveis e ecológicos.
O que poderia proteger de forma confiável a estrutura dos efeitos nocivos dos fenômenos atmosféricos. A melhor opção para a colméia é a madeira natural e bem seca, sem aberturas e a presença de áreas podres. Tília, abeto, álamo, abeto adequados. Também para a fabricação, é permitido o uso de chapas de compensado, poliestireno ou poliestireno expandido.
Importante! Para a fabricação de seções, não é recomendado o uso de peças metálicas, pois as abelhas as tratam negativamente.
Vantagens e desvantagens de uma colméia
- O uso de uma colméia de várias colméias para criar abelhas tem várias vantagens, que incluem:
- uma redução significativa no tempo gasto na manutenção do apiário, uma vez que o apicultor realiza o trabalho principal alterando toda a seção, em vez de uma estrutura separada;
- simplificação da preparação das reservas de ração para o inverno: a seção com ranhuras preenchidas com mel selado é limpa de insetos e armazenada em local designado até a primavera;
- a conveniência de limpar a colméia da morte, liberando o fundo removível;
- simplicidade e facilidade na coleta do mel, como as abelhas o colocam em maiúsculas, o que elimina a necessidade de analisar um ninho inteiro.
Além disso, as estruturas verticais são mais bem adaptadas ao regime biológico das abelhas, pois em condições naturais os insetos viviam em cavidades nas quais os ninhos estavam localizados na posição vertical.
- Enquanto isso, a construção descrita não apresenta desvantagens:
- dificuldades de transporte e movimentação, pois a carcaça pode ser danificada na ausência de elementos de fixação confiáveis;
- a eficiência da criação de abelhas em colmeias com multicascos é aconselhável nas fazendas em que é possível cultivar uma família forte. Além disso, é necessária uma boa base de alimentação. Caso contrário, tendo ganhado força de 50 a 60 quadros, sem suborno constante, a família entrará em estado de enxame. Especialmente, isso se aplica a regiões frias da Sibéria, onde uma situação semelhante ocorre frequentemente;
- um grande peso de seções com as quais apicultores saudáveis, fortes e jovens são capazes de trabalhar. O gabinete de oito ou dez quadros tem um peso de 20 a 30 kg, enquanto o mais alto fica a uma altitude de 1 a 1,5 m do chão, o que complica bastante o processo de remoção / instalação de seções.
Como fazer uma colméia de várias colméias com suas próprias mãos?
O design de uma casa com várias cabanas para abelhas é simples, portanto, fazer você mesmo não será difícil, mesmo para pessoas que não têm experiência no campo da carpintaria.
Importante! A instalação da terceira seção é para evitar o enxame de abelhas.
Desenhos e dimensões
A produção da colméia começa com a criação de desenhos e a determinação das dimensões necessárias. As estruturas modernas devem ter uma largura de pelo menos 38 cm, de acordo com a qual outros elementos estruturais são aumentados: fundo, suporte, teto, grades divisórias, revestimentos. Como regra, as seções são executadas em um quadro de 145 mm ou 230 mm. A extensão da casa das abelhas é realizada através da instalação de um edifício adicional de uma peça.
O design da colméia possui os seguintes recursos:
- a espessura da placa para a seção deve ser de pelo menos 3,5 cm;
- dimensões da estrutura: 435 × 230 mm, trilho na parte superior - 10 mm, parte inferior - 5-6 mm, na lateral - 8 mm;
- o estojo é montado sem o uso de pregos ou parafusos. O design é montado em um espigão, enquanto as juntas são manchadas com cola;
- a tampa deve conter quatro aberturas de ventilação laterais, cobertas com uma malha especial.
Ferramentas e materiais
No processo de fabricação de uma casa com várias seções, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- placas duráveis para a fabricação de telhados, 25 mm de espessura;
- painéis sólidos para a criação de caixas com uma espessura de 35 mm;
- chapa de metal necessária para decorar o telhado;
- pernos especiais para prender placas;
- cola para fixação confiável de todas as partes estruturais;
- três barras de madeira, dimensões 570 × 65 × 35 mm (2 peças) e 445 × 65 × 35 mm para a produção do fundo;
- um martelo;
- Serra para aparar madeira;
- régua e ferramenta para determinar ângulos.
Você sabe Uma família de abelhas em uma colméia de tamanho médio pode consistir em 60 a 120 mil insetos, que durante o verão podem trazer cerca de 100 kg de mel. Após o inverno, com reservas insuficientes de alimentação, o número de membros da família pode ser reduzido para 10 a 30 mil.
Reorganização de edifícios
Os prédios são montados de acordo com o sistema de ranhuras para pregos: uma parede com aberturas é instalada na bancada e uma placa lateral com pregos é colocada em cima. Com golpes de martelo, os espigões são facilmente introduzidos nas brechas. Ao montar, os especialistas recomendam o uso de um martelo de madeira para carpintaria, o que evitará danos aos espigões. Todas as seções não são instaladas imediatamente, mas gradualmente, à medida que a colônia de abelhas se desenvolve e o mel se acumula.
Para começar, dois casos são montados - no primeiro eles têm o segundo, no qual colocam favos de mel com terra e terra. Depois de algum tempo, após cerca de 2-3 semanas, o útero passa para a segunda seção e põe ovos. Neste período de tempo, um terceiro edifício com 10 esquadrias é montado entre as duas seções, onde em cinco delas há terrenos, nas outras cinco - cera. No meio da temporada de verão, quando a segunda fase da coleção principal de mel começa, o quarto edifício é montado.O que é necessário para aumentar o volume de coleta de mel. Os pequenos trabalhadores sempre empilham néctar nas seções superiores, e é por isso que o terceiro e o quarto segmentos são o principal local para armazenar doces. Durante esse período, o número de ninhadas é significativamente reduzido. Em seguida, o apicultor realiza atividades preparatórias relacionadas ao inverno dos insetos.
Recursos de inverno
Uma das etapas mais importantes na manutenção das abelhas é a sua preparação competente e oportuna para o inverno. Antes de tudo, eles verificam as condições da família e cuidam de uma quantidade suficiente de alimentos. Uma família saudável e forte está localizada em vários prédios, enquanto insetos e decomposição são colocados nas seções inferiores e uma extensão de alimentação nas seções superiores.
Como no inverno uma forte família de insetos consome cerca de 40 kg de mel, as extensões devem conter mais de 10 quadros com produtos de mel. Deve-se lembrar que as abelhas completamente saudáveis no inverno, embora não morram nas colméias, estão significativamente enfraquecidas, portanto você não deve economizar em sua nutrição. No inverno, a colméia pode ser movida para um local mais quente ou deixada na rua, se as condições climáticas da região permitirem.
Além do mel natural, meias-armações com perga são deixadas nos cascos, o que permite que os insetos recuperem rapidamente a força após o frio do inverno. Gradualmente, durante o período de inverno, as abelhas comem mel e passam para a camada superior.Na primavera, quando a minúscula está completamente livre de insetos, os ninhos são expandidos, instalando seções adicionais. No final da primavera, os corpos superior e inferior são trocados. Tais manipulações permitem que o útero se mova para a camada superior, onde pode pôr ovos.
Dicas de apicultores experientes
A criação de abelhas em vários casos no pavilhão possui características cujo conhecimento ajudará os apicultores novatos a evitar erros.
Apicultores experientes com este método de manutenção aconselham:
- abster-se de instalar a colméia diretamente no chão, já que a baixa temperatura no inverno e a alta no verão podem afetar negativamente o estado da família das abelhas;
- ao fazer uma construção com suas próprias mãos, cuide do isolamento com antecedência. Ao mesmo tempo, não use algodão como material de isolamento, como foi feito antes, mas, por exemplo, espuma de poliestireno;
- instale a casa em áreas protegidas do vento e da luz solar direta. Áreas abertas não são adequadas para a montagem de estruturas, pois podem aumentar o risco de superaquecimento ou hipotermia de insetos alados;
- é imperativo defender a colméia, o que evitará o contato direto da estrutura com o solo e também facilitará muito o seu transporte;
- trabalho para expandir o ninho na primavera deve ser realizado em tempo quente, uma vez que a ninhada em minúsculas pode pegar um resfriado.
Uma colméia de várias seções é considerada uma alternativa para manter a família das abelhas. Comparado aos projetos tradicionais, possui várias vantagens importantes: facilita o tratamento de insetos, aumenta a produtividade do trabalho das abelhas e reduz o custo dos produtos de mel. Essas casas podem ser compradas em lojas especializadas, mas com mais freqüência os apicultores preferem fazer colméias com as próprias mãos.