As mulheres durante a gravidez estão especialmente atentas à sua dieta, porque a saúde de ambas - a futura mãe e seu bebê, depende de sua qualidade. Especialistas recomendam que as mulheres grávidas incluam ativamente vegetais e frutas, fontes naturais de vitaminas e minerais valiosos na dieta. Um dos componentes comuns da dieta diária, especialmente no inverno, é o chucrute. O artigo discutirá se é possível ter esse produto para gestantes e quais são os recursos de seu uso.
A composição química do chucrute
O repolho, sob qualquer forma, refere-se a alimentos de baixa caloria, que ganharam popularidade entre as pessoas que monitoram seu peso. Calorias vegetais na forma fermentada é de apenas 19 kcal por 100 g.
A parte principal do produto - cerca de 91% - é a água. Os componentes restantes são fibra alimentar, carboidratos, proteínas e uma pequena quantidade de gordura. O vegetal contém vitaminas B (B1, B2, B5, B6, B9), A, C, E, K, H e PP.
Quanto à composição mineral, é caracterizada por um alto teor de cálcio, além de voláteis e enzimas que melhoram o metabolismo
O produto também contém os seguintes minerais:
- potássio
- cálcio
- magnésio
- Sódio
- fósforo;
- ferro
- enxofre;
- manganês;
- cobre
- selênio;
- zinco.
O processo de fermentação do repolho permite que você economize na sua totalidade as substâncias úteis.Importante! Um baixo nível de oxalatos, combinado com uma alta concentração de vitamina B, contribui para a fácil absorção do repolho pelo organismo humano.
- Uso regular do produto:
- melhora a digestão, ajuda a combater a constipação;
- destrói bactérias patogênicas na flora intestinal;
- previne o desenvolvimento de anemia, melhora o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos;
- aumenta a imunidade e ajuda a resistir a infecções e resfriados;
- melhora significativamente a condição da pele, cabelos e unhas;
- normaliza o bem-estar e fortalece um sonho.
Com consumo moderado, o produto não possui propriedades nocivas para o corpo humano. Uma exceção pode ser intolerância individual e reações alérgicas.
É possível comer chucrute durante a gravidez?
O chucrute é um dos vegetais recomendados para uso por mulheres grávidas na ausência de contra-indicações individuais. Se o médico assistente não proibir, este produto pode e deve ser incluído na sua dieta. O principal é usar apenas repolho de alta qualidade, melhor preparado com as próprias mãos, e não se empolgar com isso por causa do alto conteúdo de sal ou vinagre.
Muitas mulheres dizem que o chucrute ajuda a lidar com um problema comum das mulheres grávidas - a flatulência. Além disso, o vegetal se torna uma excelente fonte de vitaminas e minerais valiosos, especialmente necessário durante o período de criação de um filho. O repolho azedo apoiará as defesas do corpo e ajudará a proteger contra infecções virais.
Nos estágios iniciais
No primeiro trimestre da gravidez, quando os principais órgãos e sistemas do feto são depositados, a ingestão de ácido fólico no organismo é importante. Chucrute tem uma alta concentração desta vitamina. Também um conteúdo significativo de ferro e cálcio ajudará a formação de tecidos saudáveis e sistema ósseo do bebê.
Este vegetal se tornará uma boa fonte adicional de vitaminas e minerais valiosos, ajuda a evitar infecções, melhora o metabolismo e fortalece o sistema nervoso.
Importante! Como a dieta de uma mulher durante a gravidez afeta a saúde da mãe e do bebê, vale a pena consultar seu médico primeiro. Incluindo o uso de qualquer produto como medicina tradicional.
A gravidez precoce é frequentemente acompanhada de toxicose grave. O uso de repolho ácido ou salmoura após crises de náusea ajudará a reduzir suas manifestações.
No segundo trimestre
A maioria das mulheres grávidas no segundo trimestre desaparece manifestações de toxicose e sua saúde volta ao normal. Ao mesmo tempo, uma criança em crescimento começa a pressionar os órgãos internos, o que pode levar ao inchaço. Repolho com alto teor de potássio ajudará normalizar a função renal e remover o excesso de água do corpo.
No entanto, para esse fim, é melhor consumir um vegetal fresco ou cozido que não contenha sal. Por sua vez, o produto fermentado satisfaz a fome e evita o ganho de excesso de peso. A salmoura é considerada uma boa prevenção de hemorróidaso que muitas vezes incomoda as mulheres grávidas durante esse período.
Se a mãe expectante continuar periodicamente "se mexendo", uma pequena quantidade de salmoura ajudará a lidar com o problema. Só deve ser levado em consideração que seu uso com o estômago vazio pode causar manifestações negativas do trato gastrointestinal.
Você sabe O chucrute foi um dos pratos obrigatórios na dieta dos grandes marinheiros da época da descoberta de novos continentes. Foi esse produto que salvou os marinheiros da deficiência de vitamina e do escorbuto durante longas viagens marítimas.
Em termos tardios
Neste momento, o bebê continua a crescer, desenvolver e exigir a ingestão de proteínas, gorduras e carboidratos. Neste momento, muitas mulheres grávidas começam a comer demais e ganhar peso extra. O repolho, como um produto muito útil e de baixa caloria, se encaixa perfeitamente na dieta de uma mulher grávida, sem trazer calorias extras. Também aliviar o inchaçoque muitas mulheres grávidas reclamam.
No terceiro trimestre, a pressão sobre os órgãos internos de uma mulher aumenta, o que pode causar constipação. Neste caso comer repolho ajudará a melhorar a função intestinal. E a vitamina K contribuirá para o trabalho do sistema hematopoiético, incluindo uma boa coagulação sanguínea, que é especialmente importante no período pré-natal. Além disso, vegetais salgados são um meio eficaz de remover toxinas do corpo, o que também é relevante durante esse período.
Como usar o produto?
Durante a gravidez, você deve seguir essas regras para o uso de chucrute:
- Limite a quantidade de produto, pois é bastante salgado.
- Use como aperitivo para o prato principal, aditivos para carne ou outros vegetais.
- Excelente para usar em combinação com cenoura ou pepino fresco.
- Pode ser usado para preparar sopa de couve leve, saborosa e aromática.
- Não coma à noite, especialmente em grandes quantidades, para não causar inchaço.
- Use a salmoura em pequenas porções e não com o estômago vazio.
- Pare de tomar se ocorrer algum efeito negativo no corpo.
Contra-indicações
Além da intolerância individual e da tendência a alergias, cuidado deve ser usado com repolho ácido para doenças do trato gastrointestinal, pâncreas e fígado. Nesses casos, o produto deve ser introduzido na dieta somente após consultar um médico e estritamente na quantidade autorizada. Você não pode abusar dele com doenças do sistema urinário, pois uma alta concentração de sal pode causar inchaço.
A qualidade original do produto também é importante. Ao comprar repolho pronto, preste atenção para que ele tenha uma sombra clara e fique completamente coberto com salmoura. O repolho deve ter um cheiro e uma crocância agradáveis, mas a cor cinza e a estrutura mucosa são sinais de um produto de baixa qualidade.
Você sabe O nome deste vegetal está associado à sua forma peculiar. Portanto, a palavra grega e romana antiga “repolho” soa como “kaputum”, que significa “cabeça”.
Recursos de armazenamento
O repolho não pode ser fermentado e armazenado em recipientes de plástico ou alumínio, pois o ácido lático que pode oxidar materiais é liberado durante a fermentação do vegetal.
Regras de armazenamento para vegetais salgados:
- Armazenar em local fresco - porão, adega ou geladeira.
- No inverno, é possível armazenar em uma varanda envidraçada.
- Mantenha em um recipiente com salmoura, de preferência em uma jarra de vidro.
- A vida útil pode ser aumentada adicionando cranberries ou 1-2 colheres de sopa. eu açúcar
- O molde deve ser removido do produto, após o qual você pode adicionar um pouco de pó de mostarda como anti-séptico.
- Se necessário, guarde no freezer e coma imediatamente após o descongelamento.
O consumo moderado de chucrute é de grande benefício para crianças e adultos. O produto satura o corpo de uma mulher grávida com vitaminas e minerais, ajuda a diversificar a dieta e a se livrar de muitos problemas de saúde ou a evitá-los.