Entre as primeiras variedades híbridas de pepinos de alto rendimento, Pasamonte f1 é muito popular. Recomenda-se crescer em parcelas pessoais ou pequenas fazendas. O híbrido de pepino é dotado de muitas qualidades positivas, descritas em mais detalhes no artigo.
Caracterização e descrição da variedade
Pasamonte foi criado pela empresa agrária holandesa Syngenta. Introduzido no Registro Estadual da Federação Russa em 1997 nas regiões do Volga Central e Médio. Pertence a variedades partenocárpicas do tipo pepino, isto é, não precisa de polinização e forma pequenos pepinos unidimensionais. Os frutos podem ser cultivados em terreno aberto e fechado.
Importante! A principal característica dos pepinos de Pasamonte é que, após o amadurecimento, os frutos param de crescer e acabam ficando mais saborosos.
Descrição botânica do mato e frutas
Os arbustos são fortes o suficiente, com ramificação média. As folhas são grandes, verdes, ligeiramente onduladas. Um grande número de ovários é formado. Em cada seio foliar, 2-3 ovários se desenvolvem na forma de um feixe. As flores são femininas.As frutas são cilíndricas, tuberosas, cobertas com espigas brancas. O comprimento dos vegetais é de 6 a 9 cm, o peso varia de 70 a 120 G. A pele é verde escura com listras claras. As sementes são pequenas. A polpa é dura, crocante, agradável ao paladar, sem amargura.
Frutificação
Os pepinos de Pasamonte dão frutos por muito tempo, até o final do outono. Sujeitos aos cuidados adequados com os arbustos, eles podem produzir de 12 a 15 kg de safra a partir de 1 m². A produção de produtos comercializáveis é de 94 a 98%.
Você sabe Na natureza, há um pepino louco que não é comido. Durante a substituição, ele se separa do caule e, sob a influência de gases e muco acumulados no interior, começa a girar fortemente, espalhando sementes em torno de si a uma distância de até 20 m.
O momento da floração e amadurecimento das frutas
O período de floração dos pepinos partenocarpicos começa quando o clima se estabiliza e a temperatura do ar se aquece para +18 ... + 21 ° C. Os frutos amadurecem 40 a 42 dias após o plantio.O pepino Pasamonte F1 tem altos rendimentos. De um hectare, você pode coletar até 330 centavos
Prós e contras da variedade
- A variedade de pepinos Pasamonte tem as seguintes qualidades positivas:
- resistente às principais doenças características de uma cultura vegetal;
- os frutos não superam;
- a variedade não requer polinização;
- excelente desempenho nutricional;
- aplicação universal, especialmente adequada para salga;
- frutificação prolongada;
- não exigente em sair;
- boa apresentação
- As desvantagens incluem:
- suscetibilidade a míldio e bacteriose;
- a necessidade de fixar a planta no suporte.
Sementeira e cultivo agrícola
A variedade Pasamonte é destinada ao plantio em campo aberto ou em estufas, usando mudas ou, diretamente, por sementes. Os principais requisitos para o cultivo ideal de pepinos são:
- solo solto e leve, rico em nutrientes, argiloso ou argiloso, sem estagnação da água;
- a temperatura do ar noturno não deve ser inferior a + 15 ° C;
- os antecessores dos pepinos no jardim podem ser: batatas, tomates, repolho, legumes;
- a terra é limpa previamente (melhor para o inverno) de lixo e ervas daninhas, profundamente escavada, fertilizada com esterco (6 a 9 kg por 1 m²), cinza de madeira (200 g por 1 m²) ou fertilizantes minerais.
Você sabe Pepino "Descoberto" mais de 6 mil anos atrás, e sua terra natal é a Índia e o Himalaia.
Para cultivar mudas você precisa:
- desinfetar sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio (25 a 30 minutos);
- Enxágüe as sementes com água e deixe de molho em um pano umedecido por 1 dia;
- para acelerar a germinação, você pode usar um estimulador de crescimento;
- endurecer as sementes, colocando-as na prateleira inferior da geladeira por dois dias;
- as sementes podem ser plantadas em recipientes separados (vidro de turfa, comprimido) para transplante conveniente no solo;
- as mudas devem germinar a uma temperatura de + 27 ° C; após o aparecimento das primeiras folhas, a temperatura deve ser reduzida para +21 ... + 23 ° C;
- as mudas podem ser transplantadas para o solo após o aparecimento de 3-5 folhas verdadeiras, depois de endurecidas por 7 dias em uma sala mais fresca ou ao ar livre.
Em campo aberto
A variedade Pasamonte é plantada no jardim na segunda quinzena de maio, quando a temperatura do ar subir para + 17 ° C à noite e durante o dia para + 20 ° C. O local deve estar claro, ensolarado, calmo. O esquema de semear ou plantar no canteiro é que se recomenda plantar 3 a 4 plantas por 1 m², a profundidade da semeadura é de 1,5 a 2 cm.
Na estufa
O esquema para plantar pepinos em estufas é que, entre os arbustos, é necessário deixar uma distância de 30 a 35 cm e entre as fileiras - 60 cm.A temperatura na sala não deve ser inferior a + 15 ° C. A estufa deve ser bem ventilada, mas não deve haver correntes de ar. As terras para aterrissagem devem ser preparadas com antecedência: cavar, fertilizar.
Vídeo: plantando pepinos em uma estufa
Recursos de Cuidados
Cuidar de pepinos não é muito difícil. Mas, para melhorar a qualidade e a quantidade da colheita, é recomendável prestar atenção à rega, fertilização e capina regulares, afrouxando o solo.
Importante! É necessário colher pepinos dos arbustos de maneira oportuna e regular, pois esse processo prolonga o período de frutificação e melhora a qualidade do fruto.
Rega e fertilização
Pepinos de Pasamonte precisam de rega e fertilização regulares. É aconselhável regar as plantas antes de florescer uma vez por semana, durante a frutificação - após 2-3 dias, usando água morna e sedimentada.Recomenda-se a alimentação a cada 2 semanas, alternando fertilizantes orgânicos e minerais e seguindo um esquema aproximado:
- o primeiro curativo é realizado antes do início da floração. Para isso, 1 colher de sopa. uma colher de uréia e 60 g de superfosfato são diluídas em um balde de água;
- o segundo evento de fertilizante é realizado durante o período de floração, introduzindo no solo 1 xícara de cinza de madeira, cuidadosamente misturada em 10 l de água;
- o terceiro - quando os arbustos estão ativamente começando a dar frutos. Aqui você pode usar 1 colher de sopa. uma colher de nitrofoska ou 1 litro de estrume por 10 litros de água;
- quarto - projetado para prolongar o período de frutificação e consiste em 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio ou 1 xícara de cinza de madeira em 1 balde de água.
- moscas brancas - os insetos que se alimentam da seiva das plantas causam grandes danos à safra, como resultado dos arbustos do pepino enfraquecerem e secarem. Você pode combatê-los com uma tintura de alho (despeje 100 g de alho picado em 0,5 l de água, infundir por 5 dias, diluir em água na proporção de 5 g de tintura por 1 l de água), preparações Actellik (2 ml por 2 l de água) , "Fufanon" (5 ml por 5 l de água), "Confidor" (1 g por 10 l de água), etc;
- nemátodos da bílis - pragas que devoram a raiz da planta e destroem um grande número de culturas. Em medidas preventivas, você precisa aderir à rotação de culturas, cavar o chão, queimar as plantas afetadas. Os produtos químicos que neutralizam os nematóides incluem: "Metarizina" (500 ml por 10 litros de água), "Phytochit", "Pecilomicina";
- míldio - Uma doença fúngica que ocorre quando aparecem pontos de luz nas folhas ou caules que escurecem de tempos em tempos, como resultado da qual a planta morre. Na maioria das vezes, os pepinos com efeito de estufa são afetados. Os meios mais eficazes são o lucro (6 g por 5 a 10 l de água) e o ouro Ridomil (25 g por 5 a 6 l de água), você pode usar a infusão de casca de cebola (despeje 250 a 300 g de casca em 10 l de água, insista 2-3 dias);
- bacteriose - Uma doença que se desenvolve durante a alta umidade e causa apodrecimento dos arbustos. Pode destruir completamente a colheita inteira. Para evitar isso, é necessário ventilar regularmente as estufas, afrouxar o solo e evitar o excesso de umidade. Você também pode usar os medicamentos "Ridomil Gold", "Metaxil" (25 g por 5 l de água), "Ethafol" - (10-20 g por 10 l de água);
- podridão cinza - afeta a planta e os frutos dos pepinos na forma de um revestimento cinza, o que leva à podridão e morte dos arbustos. Os métodos eficazes de controle são Bordeaux líquido (20 g por 5 l de água), giz e solução aquosa (proporção de 1: 1), preparação Rovral (solução a 1%), Khom (40 g por 10 l de água), Bayleton "(1 g por 1 litro de água).
Formação de ligas e arbustos
Os arbustos dos pepinos de Pasamonte são vigorosos, por isso precisam ser amarrados verticalmente à treliça e formar plantas em um caule. Após 3-5 folhas reais aparecerem no caule principal, todos os brotos e brotos devem ser removidos dos seios. Este procedimento ajuda a se livrar dos ovários que inibem o desenvolvimento da planta.Mais tarde, a borragem formará frutos no caule principal. Além disso, quando a haste principal atinge a parte superior da treliça, ela deve ser enrolada horizontalmente ao redor do suporte. Após o aparecimento de 2-3 brotações laterais, o caule principal é comprimido. Os enteados mais extremos devem ser direcionados para baixo da treliça e beliscados a uma distância de 1 m do chão.
Vídeo: a formação de pepinos
Cuidado do solo
Medidas muito importantes para o cuidado dos pepinos são o afrouxamento e a remoção de ervas daninhas do solo. Eles precisam ser realizados regularmente, após cada irrigação ou chuva, para fornecer às plantas acesso de oxigênio ao sistema radicular e para evitar a estagnação da água no solo. Recomenda-se a cobertura da zona de raiz dos pepinos, devido à qual, durante uma seca, a umidade necessária da terra não evapora.
Controle de Pragas e Doenças
A variedade Pasamonte resiste ao oídio, vírus do mosaico do pepino, manchas marrons, instável a doenças e pragas, como:
Usando quaisquer agentes químicos na luta contra pragas e doenças, você deve sempre seguir as instruções para seu uso.
Colheita e armazenamento
É muito importante para a variedade Pasamonte coletar pepinos a tempo e pelo menos 2 vezes por semana, graças a que a qualidade da fruta só aumentará e o período de frutificação durará. A primeira colheita pode ser removida dos cílios dos pepinos entre 40 e 42 dias após o plantio da terra. O prazo de validade dos vegetais é de 10 dias sem perda de alimentos e qualidades comerciais. Mantenha-os recomendados em local seco e fresco ou na geladeira.Recentemente, variedades partenocárpicas de pepinos, incluindo Pasamonte, estão se tornando cada vez mais populares entre jardineiros profissionais e iniciantes. O híbrido é resistente a doenças, despretensioso no cuidado, frutificação abundante, pepino de bom gosto e amplamente utilizado na culinária.