Na árvore de Natal, apesar do despretensioso cuidado, pode aparecer um amarelecimento das agulhas. Basicamente, esse fenômeno é característico do abeto vermelho jovem. A beleza sempre verde perde sua aparência decorativa e, em alguns casos, pode morrer. As razões para o amarelecimento das agulhas de abeto podem ser diferentes.
Causas do abeto amarelado
- Os motivos mais comuns pelos quais as agulhas de uma árvore de Natal podem ficar amarelas são as seguintes:
- Frio. No inverno, devido às fortes geadas, esse fenômeno pode ser observado, mas com o início do aquecimento, esse problema desaparece.
- Falta de umidade. Tempo seco e longo e falta de umidade também podem desencadear esse fenômeno.
- Deficiência de nutrientes. Nesse caso, a cobertura necessária deve ser feita.
- Pragas e doenças. É importante determinar que tipo de doença ou quais insetos atingem a árvore e tomar as medidas apropriadas para combatê-las.
- Aprofundamento do pescoço da raiz. Característica para espécimes recentemente plantados.
- Período de adaptação após o plantio ou transplante.
- Aterragem tardia. Se as mudas forem plantadas no final do outono, não haverá tempo para se enraizar bem, as agulhas continuarão a evaporar a umidade no inverno e poderão começar a secar.
- Elementos químicos. Assim, a urina do cão afeta negativamente a árvore. Se ela cair sobre agulhas, é melhor cortar esta seção, por isso é importante afastar os animais de estimação desse hábito e proteger o abeto da intervenção deles. Vários baldes de água com sabão derramados sob um abeto jovem podem destruir a planta. Um excesso de fertilizantes também afeta negativamente a aparência de coníferas.
- Aquecimento acentuado da primavera após a geada. A planta começa a vegetar sob a influência do calor e do sol, e o sistema radicular ainda não acordou. Nesse caso, recomenda-se remover a neve sob as patas de abeto, polvilhar cinzas no solo e alimentá-lo. Isso atrairá os raios do sol para o solo, eles o aquecerão e os fertilizantes nutrirão a planta após a hibernação.
- Queimadura solar. Devido ao calor intenso no verão, as agulhas podem secar. Nesse caso, eles devem ser regados.
- Nível das águas subterrâneas ou estagnação da água no local de desembarque. Essa planta precisará ser transplantada.
As agulhas podem sofrer queimaduras solares no inverno e no início da primavera. Isto é devido ao reflexo dos raios do sol da neve. Você pode proteger o abeto contra o amarelecimento apenas envolvendo os galhos com um pedaço de estopa ou papel grosso.
Doenças e Pragas do Amarelecimento
Se houver placa ou manchas nas agulhas, a causa é a doença. Na maioria das vezes comeu doente shute e ferrugem. Seus patógenos são fungos.
Você sabe Agulhas Spruce vivem 5-7 anos. No outono, o abeto cai cerca de 1/7 de todas as agulhas de suas patas.
Shute pode ser identificado pelo aparecimento de manchas e perfuração de agulhas. Geralmente a doença ocorre na primavera. Pequenos traços pretos aparecem nas agulhas, que crescem gradualmente no verão e se transformam em almofadas.
No inverno, o trecho não é visível sob a camada de neve e a doença é detectada apenas na primavera, quando a neve derrete.
As tiras amarelo-marrom nas agulhas, que crescerão gradualmente, revelam a aparência da ferrugem. O fato de o amarelecimento ter causado fortes geadas sinaliza a vermelhidão das agulhas que morrem. Nesse caso, rachaduras aparecem no tronco.
Cor clorótica das agulhas, uma desaceleração no crescimento e desenvolvimento de uma árvore mostrará uma deficiência de nitrogênio. Agulhas de ferro amarelo com um tom esbranquiçado falam sobre a falta de ferro. Quando, durante a estação quente, as agulhas começam a ficar amarelas e caem, isso indica falta de umidade.
A aparência dos insetos pode ser vista pelos seguintes sinais:
- Pulgões pode ser encontrado substituindo uma folha de papel leve e trotando um galho acima dela.
- Ácaro aranha ou folheto detectado pela aparência de uma fina teia. Se estas são minhocas, então suas larvas de lagarta serão visíveis.
- Hermes causa deformação e amarelecimento das agulhas. Nesse caso, são visíveis formações pegajosas de algodão de cor esbranquiçada. Nas pontas dos brotos, observam-se galhas, que crescem gradualmente e tornam-se vermelhas. As fêmeas desta praga podem ser vistas perto dos rins, e as larvas verde-marrom serão visíveis nas agulhas. Hermes enfraquece a árvore, o que aumenta o risco de ataque de besouros e doenças da casca.
- Tipógrafos. Esses besouros de casca na forma de pequenos insetos (4-5 mm) de cor marrom-escura geralmente se instalam nos abetos. O inseto se reproduz muito ativamente em clima quente e seco. Quando eles povoam uma árvore na casca, buracos ou farinha pequena de cor marrom ou clara podem ser visíveis. Em clima calmo, perto do abeto, você ouvirá um ruído silencioso quando roer vários movimentos. Pica-paus freqüentam este lugar. A árvore afetada permanece verde por um longo tempo. Quando as agulhas começam a empalidecer e desmoronar, o abeto não pode mais ser salvo.
Amarelecimento
Se suas agulhas de abeto começarem a ficar amarelas, não se desespere. Existem métodos para eliminá-lo e, depois de um tempo, as árvores de Natal no país novamente agradarão com suas agulhas verdes.
Aparar galhos sem vida antigos
Abetos velhos devem ser removidos galhos mortos mortos ou galhos que já perderam sua aparência decorativa. Essa poda antienvelhecimento geralmente é feita no outono. Com forte amarelecimento das agulhas, principalmente se causada por pragas ou doenças, é necessário realizar a poda sanitária dos galhos. Uma ferramenta bem afiada deve ser usada para esse fim. Os galhos cortados devem ser descartados - queimar.
Você sabe O árido verão de 1999-2000 provocou uma distribuição massiva da gráfica. Somente nos leskhozes do manejo florestal de Moscou, a área de abetos afetados no início de 2001 atingiu 5134 ha.
Tratamento de pragas
Para combater insetos, remédios populares são usados - uma solução de sabão de potássio, infusão de alho, absinto e outras ervas. Da borboleta da freira e de suas larvas, a pulverização com os preparados Decis e Karate ajuda. Quando uma mariposa de folha ou ácaro da aranha aparece, as áreas afetadas são tratadas com uma solução de sabão líquido.
Em caso de danos graves, as patas de abeto são cuidadosamente cortadas e inseticidas são aplicados ("Karatê"). Para combater hermes, eles limpam todos os tiros de galhas. Em casos graves, a pulverização é realizada com inseticidas sistêmicos, como Aktara e Komandor.
Quando uma impressora aparece, os troncos das árvores são tratados cuidadosamente com o produto químico Arrivo e, em abril, realizam a pulverização preventiva com o círculo do tronco. Em vez disso, podem ser administradas injeções à base de cipermetrina.
Rega
Especialmente as mudas jovens sofrem com a falta de regaportanto, ao plantá-las em campo aberto, elas devem ser umedecidas regularmente. No tempo seco, o abeto precisa não apenas ser regado, mas também afrouxar o solo ao seu redor a uma profundidade de 6-8 cm.
Importante! Molhar abaixo de 12 ° C afeta negativamente as árvores, pois inibe a atividade vital de microorganismos benéficos no solo.
Isso contribui para um melhor fluxo de umidade e nutrientes para o sistema radicular das árvores e também evita o aparecimento de uma prensa de impressão. No verão, você pode organizar a aspersão da mangueira. Mas vale a pena notar que a rega deve ser realizada apenas com água morna.
A área ao redor da coroa para melhor retenção de umidade e da secagem do solo é melhor para a cobertura morta. Como cobertura morta, composto, turfa, húmus, serragem ou casca triturada são adequados. Note-se que a umidade excessiva é inaceitável.
Tratamento de recuperação
Ao identificar doenças fúngicas (shute, ferrugem), devem ser usadas preparações fungicidas como sulfato de cobre, mistura Bordeaux. Também é bom neste caso. "Carcocídio", Fundazol, HOM, Oksikhom, The Ordan ou "Comandante".
Confira
Para aumentar a imunidade para doenças ou ataques de pragas, bem como para fatores adversos, como queimaduras solares, a planta deve ser pulverizada Epinom Extra ou Zircão.
Estes tratamentos são realizados a temperaturas positivas, quando o solo já aqueceu até + 6 ° C.
Primeiro, "Epin-Extra" é pulverizado (2 ml / 10 l) e, após uma década, "Zircon" (1 ml / 10 l) é usado. Então, 3-4 tratamentos repetidos com zircão devem ser realizados uma vez por semana.
Os rooters também serão bons durante esse período. "Kornevin" ou Novoferte também alimentar fertilizantes para coníferas.
Durante pulverizações repetidas com zircão, um estimulador de fotossíntese pode ser adicionado a ele. Ferrovit e microfertilizante quelatado Tsitovit ou Oraclecontendo, além dos elementos básicos (nitrogênio, potássio, fósforo), uma ampla gama de oligoelementos essenciais.
O zircão pode ser substituído por outros estimulantes com uma composição mais complexa: "Domotvet", "Megafol", "El-1". Se as mudas do abeto não melhorarem após os transplantes, os agentes de enraizamento podem ajudar ("Heteroauxina", "Kornevin" e outros).
Vídeo: recuperação de coníferas após o inverno
Top vestir
Para fortalecer a árvore e fortalecer o sistema imunológico, é aconselhável fertilizar com fertilizantes complexos na primavera, no final de maio. Os especialistas recomendam não usar produtos orgânicos para isso. A cobertura também deve ser apropriada para a estação. Na primavera e na primeira metade do verão, os fertilizantes são aplicados na direção primavera - verão e em julho - outono, por exemplo "Agrecol" para coníferas.
Importante! Não negligencie o molho foliar. As agulhas as assimilam em 80% e quando fertilizadas sob a raiz - apenas em 20%.
Durante o período quente, não será permitido adicionar fertilizantes nitrogenados duas vezes com um intervalo de 15 a 20 dias. Para isso, os grânulos são espalhados pelas árvores e irrigados. Ao redor do tronco, recomenda-se a cobertura do solo.
A pulverização mais eficaz com fertilizantes quelatos para coníferas do tipo "Aminomax-N", Tsitovit. Essa cobertura pode ser realizada de maio a agosto a cada 14 dias. Nesse caso, o tratamento das raízes é feito apenas uma vez na primavera e no outono.
Vídeo: Primavera de alimentação de abeto
Prevenção de doenças
Para evitar o amarelamento das agulhas na árvore, primeiro você precisa seguir a técnica agrícola de cultivo.
Você sabe Os abetos vermelhos vivem de 200 a 300 anos, mas algumas amostras individuais têm cerca de 600 anos. A árvore velha de abeto pode crescer até 100 m de altura.
- As principais medidas preventivas são as seguintes:
- escolha os lugares certos e plante mudas;
- organizar cuidados adequados - rega, alimentação;
- evitar espessamento e sombreamento excessivos;
- para impedir a passagem do inverno, você pode espalhar a migalha de turfa ou as cinzas em torno dos ramos de abeto e no topo da neve;
- proteger a coroa de geadas severas;
- Realizar inspeções regulares e executar as medidas de controle necessárias ao primeiro sinal do aparecimento de doenças ou pragas;
- realizar tratamentos preventivos com remédios populares, fungicidas e inseticidas.
Vídeo: como cultivar abetos em casa
As agulhas amareladas no abeto geralmente indicam problemas, portanto, você deve encontrar a causa desse fenômeno e tomar medidas para eliminá-lo. Em situações adversas, essa beleza de coníferas precisa de apoio estimulante e cuidados cuidadosos.