Os tomates "pretos" há muito tempo adquirem seus torcedores e torcedores devido ao excelente sabor da fruta. Eles não têm a característica de acidez de muitas variedades de tomate, que nem todo mundo adora. Este artigo discute como cultivar tomates com frutos pretos Chocolate Miracle - desde a semeadura até as mudas e a colheita.
Descrição da nota
Características dos tomates Chocolate Miracle:
- Uma variedade de maturação média-precoce, os primeiros frutos amadurecem 100-112 dias após o surgimento de brotos do solo. A planta é determinante (com um ponto de crescimento limitado), a altura do arbusto em terreno aberto é de 80 a 100 cm e, na estufa, a planta cresce para 150 cm.
- O pincel é simples, 5-6 frutas são amarradas no pincel.
- As frutas são médias e grandes, arredondadas, levemente achatadas. O sabor da fruta é adocicado, sem excesso de ácido, a cor do tomate é marrom-vinho.
- A massa do fruto varia de 250 a 400 g, o rendimento da variedade é de 10 a 15 kg por 1 m².
- Na forma verde, a fruta tem uma mancha verde na haste, que desaparece nos tomates maduros.
- O arbusto forma enteados abundantes, portanto, requer modelagem obrigatória, poda e beliscão.
- Arbustos altos e carregados de culturas requerem suporte adicional.
- É mal transportado porque possui uma polpa macia e suculenta e uma pele fina.
- Os tomates são usados para fazer saladas e para a colheita no inverno - principalmente para suco.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer planta de frutas, a variedade de tomate Chocolate Miracle tem vantagens e desvantagens.
- Vantagens da classe:
- alta produtividade;
- amadurecimento precoce;
- frutas grandes;
- bom gosto;
- resistência relativa à ferrugem tardia e alternariose.
Você sabe Os tomates são capazes de cultivar raízes em qualquer lugar onde seu caule toque o solo. Se você considerar cuidadosamente os galhos de um arbusto de tomate, poderá ver crescimentos verrugos. Estes são os primórdios das raízes, que em condições adequadas se desenvolverão em um poderoso sistema radicular.
- Contras da variedade:
- pouca transportabilidade;
- muito grande para salgar;
- uma mancha verde na haste.
Como cultivar mudas em casa
Os jardineiros obtêm as maiores colheitas de tomate de mudas cultivadas de acordo com o regime correto de temperatura, horários de irrigação, tempos de endurecimento e tratamentos preventivos contra pragas e doenças.
Momento ideal para a semeadura
O momento de semear as sementes de tomate depende de quais condições o produtor de vegetais pode fornecer mudas jovens. Se for esperado o plantio antecipado de mudas em túneis ou estufas de filmes (aproximadamente 15 a 20 de abril), as sementes deverão ser semeadas por volta de 20 de fevereiro. Se os tomates serão plantados no solo após 1º de maio, a semeadura deve ocorrer na primeira década de março. Para que as mudas de tomate cresçam, levará cerca de 1,5 a 2 meses. Os produtores experientes podem calcular o tempo mais adequado para iniciar a semeadura.
As mudas de tomate são plantadas em solo aberto ou fechado quando o caule atinge uma altura de 20 a 25 cm e há 7 a 8 folhas reais e bem desenvolvidas na planta. Também é indesejável se atrasar com o transplante de mudas - isso pode levar ao fato de que as hastes crescerão mais, como resultado do que será mais difícil para as plantas se enraizarem em um novo local.
Alguns produtores estão com pressa de plantar sementes em janeiro. Como resultado, as mudas crescem sob fraca luz artificial e em alta temperatura ambiente. Essas mudas não são muito viáveis, por muito tempo, possuem um caule fino e pálido, criam raízes em um novo local por um longo tempo e produzem uma pequena colheita.
Solo
Os tanques em que os tomates crescerão precisam ser preenchidos com a mistura do solo. Pode ser comprado em lojas de jardinagem ou preparado de forma independente no outono: misture a turfa, o húmus e o solo do prado em partes iguais, adicione alguns punhados de cinza de madeira à mesma. Antes de despejar o solo em vasos, é aconselhável desinfetar. Isso ajudará a evitar o desenvolvimento futuro de doenças fúngicas em mudas de tomate.
Opções para desinfecção do solo em casa:
- Tratamento de água fervente. A terra é abundantemente regada com água fervente - isso contribui para a destruição de patógenos que vivem no solo. Depois que o solo esfria e o excesso de umidade é drenado, o substrato está pronto para a semeadura.
- Recozimento no forno. A terra é colocada em uma assadeira, nivelada com uma camada não grossa (5-7 cm) e enviada ao forno por meia hora a uma temperatura de +160 ... + 200 ° C. O solo resfriado é derramado em vasos para a semeadura.
Importante! Ao cultivar tomates em grandes recipientes individuais (em copos de cerveja, cortar garrafas plásticas), é necessário colocar uma drenagem no fundo de cada recipiente, para proteger o sistema radicular da deterioração. Como drenagem, você pode usar pedaços de espuma de poliestireno, fragmentos de cerâmica, aparar galhos de madeira.
Capacidade de crescimento
Os tomates não são muito exigentes em recipientes para cultivo, para que possam crescer em vasos e caixotes de diferentes formas e tamanhos.
Variantes de recipientes para o cultivo de tomates:
- copos grandes de cerveja de 0,5 l;
- potes de turfa;
- paletes de plástico para mudas com células individuais;
- comprimidos de turfa prensada;
- grandes caixas de madeira ou plástico para mudas.
Em qualquer um desses recipientes, o tomate se desenvolverá bem, com uma pequena ressalva para comprimidos de turfa pressionados. Esses comprimidos, mesmo de maior diâmetro, ainda têm volume insuficiente para o sistema radicular do tomate.
Portanto, plantas que atingiram uma altura de 12 a 15 cm precisarão de recipientes maiores (pelo menos 0,5 l). Esse transplante é muito simples, uma vez que o sistema radicular do tomate não precisa ser removido dos pellets de turfa, mas colocado em um novo recipiente e coberto com o solo.
As mudas de tomate que crescem em grandes caixas de mudas também precisam de uma palheta, que é realizada assim que 2 pares de folhas aparecem nos tomates. Ao mesmo tempo, cada planta é transplantada para um vaso separado, onde elas crescem antes de plantar no solo.
Importante! O fundo de cada recipiente para plantio deve estar equipado com furos de esgoto. Se não houver tais aberturas, o excesso de água após a irrigação estagnará na zona das raízes, o que levará a doenças ou morte da planta.
Preparação de sementes
A desinfecção das sementes antes da semeadura tem um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento de tomates jovens, na aquisição de imunidade à maioria das doenças fúngicas e bacterianas e, consequentemente, no aumento da produtividade no futuro. Patógenos e pragas são transmitidos da planta-mãe para as sementes, e apenas o tratamento desinfetante permite que elas sejam neutralizadas.
O material da semente é desinfetado em uma solução de água e permanganato de potássio púrpura pálida por 30-40 minutos, depois as sementes tratadas são bem lavadas em água limpa. As sementes higienizadas são posteriormente tratadas com um estimulante do crescimento.
Nos centros de jardinagem, você pode comprar produtos químicos para desinfecção de sementes: Carboxin, Tiuram ou Mankozeb. O tratamento químico de sementes serve como proteção contra doenças fúngicas e para plantas jovens cultivadas a partir delas. Essa proteção dura aproximadamente 30 a 40 dias.
Entre os jardineiros, os estimulantes de plantas e sementes são populares, por exemplo, suco de folhas de aloe e uma mistura de mel e água. As sementes são imersas em estimulantes líquidos das plantas durante a noite.
Depois que as sementes são removidas do estimulante, elas são semeadas imediatamente no solo ou, se houver vários dias antes da data de semeadura desejada, coloque na geladeira. Os centros hortícolas também vendem bioestimulantes para o crescimento e desenvolvimento de vegetais - Emistim, Baikal, Epin, etc.Importante! O tratamento com estimulantes naturais do crescimento, como mel ou seiva de plantas, não prejudicará o material da semente. E ao tratar sementes com produtos químicos para desinfecção ou estimulação, você deve seguir exatamente as instruções que acompanham os medicamentos.
Semeando sementes
- Despeje o solo desinfetado nas panelas e umedeça-o bem, após o que deixe por várias horas para deixar o excesso de água do pote de vidro.
- No centro de cada vaso, coloque 2 sementes a uma profundidade de 1 a 1,5 cm, a uma distância de 1 cm um do outro, semeando um par de sementes, caso haja possibilidade de a germinação do material da semente não ser 100%. Se ambas as sementes eclodirem, no futuro um broto (o mais fraco) precisará ser removido. Esta operação é realizada quando o primeiro par de folhas reais cresce em tomates.
- Ao plantar sementes em grandes caixas de mudas no chão, faça pré-cortes longitudinais (fileiras) com profundidade de 1 a 1,5 cm, coloque as sementes de tomate com um intervalo de 2 a 3 cm.Se a caixa for grande e não houver muito material de plantio, o intervalo entre as plantas aumentar para 8-10 cm.
- Polvilhe o material da semente espalhada sobre os recessos do solo com o solo e compacte-o levemente com a palma da sua mão. Para não esquecer onde e qual variedade é semeada, em frente ao sulco na parede lateral da caixa, é necessário colar um adesivo com o nome da variedade ou escrever o nome da variedade com um marcador diretamente na superfície lateral da caixa de mudas. Na parede lateral de vasos individuais com culturas, também vale a pena colocar um ponteiro com informações sobre a variedade.
- Polvilhe levemente as culturas polvilhadas com o solo, após o que todos os recipientes individuais ou uma grande caixa de mudas devem ser embrulhados em polietileno ou papel alumínio. Em seguida, transfira os recipientes para um local quente até que brotos apareçam na superfície do solo.
- No calor, os tomates brotam rapidamente. Aproximadamente 1 semana após a semeadura, as primeiras mudas aparecerão no solo, após o que o recipiente deve ser imediatamente transferido para mais perto da luz - para uma janela ou para uma mesa especial para mudas, iluminada por uma lâmpada fito.
Cuidados com mudas
Ao cultivar mudas em casa, deve-se cuidar adequadamente:
- Se inicialmente os tomates foram semeados em caixas de plantio comuns ou em recipientes muito pequenos, logo as mudas precisarão de um transplante. A colheita é realizada após a formação de 2 pares de folhas verdadeiras nas mudas, e a altura do caule é de aproximadamente 12 a 15 cm. Novos recipientes para plantio de mudas cultivadas devem ter um volume de pelo menos 0,5 litros.
- Entre fevereiro e março, as plantas jovens precisam de iluminação adicional. Isso é fácil, instalando uma lâmpada de mesa ao lado das mudas com um corpo dobrável e uma lâmpada de luz do dia. A iluminação é ligada pela manhã (das 8:00 às 10:00) e à noite (das 17:00 às 20:00).
- Com 3-4 semanas de idade, as mudas precisam de cobertura foliar. Para esse fertilizante, podem ser usados conjuntos prontos de minerais para mudas ou qualquer um dos estimulantes do crescimento (Epin, Emistim).
Como regar mudas
Durante as primeiras 2 semanas de vida, as mudas suaves são regadas muito pouco e somente quando o solo superficial secou bem. A rega é realizada apenas sob a raiz da planta, para que as folhas e o caule permaneçam secos. Essas precauções são causadas pelo fato de que, nessa idade, o tomate é propenso a doenças da perna negra. Para a irrigação, use água à temperatura ambiente - assentada por vários dias, toque ou chuva (derreta).
Você sabe Em um clima temperado, o tomate é uma planta anual. No entanto, nos trópicos, os arbustos de tomate podem crescer e dar frutos por vários anos.
Temperatura ambiente correta
Os tomates adoram calor, e a temperatura ideal para o seu crescimento é de +18 ... + 25 ° C. Se a sala estiver fria, o solo é frequentemente coberto de mofo e as raízes dos tomates apodrecem. Tais condições são mais ideais para o surgimento de uma perna preta, que em um dia pode destruir todas as culturas.
O sintoma da aparência de uma perna preta é preto, como se encolhido, seções de talos de tomate na área do solo. Quando esses sinais ocorrem, as mudas devem parar completamente de regar. Também é necessário pulverizar as plantas e a terra nos corredores com cinza de madeira.
Se a sala estiver quente, as mudas de tomate crescem rapidamente e, como resultado, esticam, tornam-se mais finas doentias. Essas plantas, depois de plantadas em um local permanente, criam raízes por muito tempo, ficam doentes, o que, como resultado, certamente se transformará em uma colheita perdida.
Endurecimento de mudas
Depois que a temperatura na rua é ajustada para não menos que + 15 ° C, você pode começar a endurecer as mudas de tomate, expondo-a ao ar livre. Para fazer isso, em uma casa particular, as plantas são retiradas para o quintal e em apartamentos - para uma varanda ou varanda. O principal princípio do endurecimento: um aumento gradual no tempo gasto ao ar livre.
Na primeira vez em que as plantas são retiradas para endurecimento por meia hora, no dia seguinte aumentam o tempo de caminhada em 10 minutos e após 14 dias as mudas já estão na rua durante o dia. Agora, as mudas são trazidas para o quarto apenas à noite. Os procedimentos para o endurecimento das mudas de tomate começam algumas semanas antes do plantio no solo.
Importante! Recipientes com mudas de tomate na rua devem ser colocados de maneira que fiquem à sombra ou sombra parcial das árvores. Os raios quentes do sol causarão queimaduras nas folhas imaturas.
Plantio de mudas em local permanente
Quando as mudas atingirem uma altura de 20 a 25 cm, vários pares de folhas adultas aparecerão nela e o clima estará quente lá fora - é hora de começar a plantar plantas em terreno aberto.
O momento
Os tomates Chocolate Miracle começam a ser plantados no jardim depois que o solo atinge uma temperatura de + 15 ° C. O solo frio não permite que o sistema radicular do tomate absorva nutrientes. Plantados muito cedo, o tomate acumula massa verde em detrimento do sistema radicular, o que afeta ainda mais o rendimento das culturas.
Segundo a crença popular, o solo dos canteiros está pronto para o plantio de tomates quando folhas adultas aparecem em bétulas. Isso indica que o solo está bem aquecido. No sul, os horticultores determinam o horário do plantio até o canto noturno das cigarras, sinalizando a chegada do calor constante. No sul, os tomates podem ser plantados em estufas ou túneis de filmes a partir da segunda década de abril e nas regiões norte a partir da primeira década de maio.
Você sabe Os tomates são ricos em licopeno, um antioxidante valioso que pode retardar o desenvolvimento da aterosclerose. Esta substância dá aos tomates uma cor vermelha.
Seleção de assento
Cultivadores experientes recomendam a colocação de canteiros de tomate do sul para o norte. Essa orientação permite que as plantas sejam iluminadas pelos raios do sol ao longo do dia, o que contribui para o rápido desenvolvimento do mato e o amadurecimento precoce dos frutos.
Se a horta ou a horta estiver localizada de maneira a soprar pelo vento frio do norte, é necessário criar asas de proteção contra o vento em torno dos canteiros de tomate a partir das plantas altas semeadas em várias fileiras (milho, sorgo). Os tomates não devem ser plantados no jardim, onde no ano passado representantes da família solanácea (tomate, berinjela, batata, pimentão) já estavam crescendo.
Bons antecessores para tomates:
Você estará interessado em ler
- pepinos
- Feijões
- feijão;
- soja;
- trevo;
- repolho;
- couve-flor;
- verduras;
- cebolas;
- cenouras;
- beterraba.
Esquema e profundidade do desembarque
Os tomates Miracle de chocolate são plantas bastante altas, então são plantadas de acordo com um dos esquemas:
- Em 2 linhas: o intervalo entre as plantas é de 50 cm, entre as fileiras - 60 cm.Os tomates nas fileiras são plantados em um padrão quadriculado em relação às plantas de outra fileira. Em seguida, é colocada uma pista de 70 cm.
- Em 4 linhas: entre as plantas, uma distância de 50 cm entre as fileiras - também de 50 cm Os tomates são plantados em um padrão quadriculado, a cada 4 fileiras é fornecido um caminho de metro.
Depois de marcar os canteiros, os plantadores de hortaliças preparam poços para os arbustos de tomate.A profundidade ideal do poço de aterrissagem é de 20 a 25 cm.
Características de cuidados ao ar livre
Não basta cultivar adequadamente mudas e plantar tomates em um local regular e pontual. É muito importante garantir o cuidado adequado e oportuno das plantas: capina, afrouxamento, rega, tratamento preventivo e curativo para doenças e insetos.
Rega
Os tomates podem ser cultivados com água e sem rega. Quando cultivada sem regar, plante mudas, despeje pelo menos 3 litros de água em cada cova e plante as plantas no solo o mais fundo possível, deixando apenas o topo na superfície. Mais arbustos não são regados durante a estação de crescimento.
Crescer com a rega envolve umedecer o sistema radicular duas vezes por semana. O tomate nas folhas não rega, pois isso provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas. Existem várias maneiras de irrigar os canteiros de tomate: irrigação por gotejamento, enchendo as valas de irrigação (água) e irrigação manual sob a raiz de um regador de jardim.Importante! É aconselhável evitar molhar os tomates com água fria de um sistema de abastecimento de água ou de um poço - ele deve ser pré-aquecido ao sol por 5-6 horas.
Regue os tomates regularmente. Flutuações acentuadas de secagem do solo a umidade abundante provocam o desenvolvimento de podridão de vértices nos frutos dos tomates. Durante a seca, a planta não pode receber cálcio do solo e a podridão de vértices está diretamente relacionada à falta desse mineral.
Top vestir
A fertilização dos canteiros de tomate é realizada durante a floração e durante o carregamento de frutas. A cobertura pode ser feita de duas maneiras: por folha e sob a raiz. Bons curativos de raiz são feitos de fezes de pássaros. Para fazer isso, você precisa coletar meio balde de fezes de pássaros, encher o tanque com água e colocar por 1 semana em um local ensolarado para fermentação.
O recipiente com solução de areia deve ser bem fechado com uma tampa e misturar o conteúdo do balde diariamente. Antes da cobertura, o fertilizante concentrado deve ser diluído com água (0,5 l de concentrado por 1 balde de água). Em uma folha, os tomates são alimentados com fertilizantes minerais acabados.
Stepson
Como todas as variedades de altura média e alta, o Chocolate Miracle precisa ser formado e, para isso, é executada uma técnica agronômica, como beliscar. Nas regiões sul, o tomate é cultivado em 3 hastes, nas regiões norte - em 2 hastes.
Importante! Não é recomendado deixar os enteados crescerem do chão - a floração e o ovário ocorrem tardiamente, o rendimento é fraco e atrasam significativamente o desenvolvimento geral do mato.
Como beliscar e formar um arbusto:
- Algumas semanas após o plantio, os arbustos jovens se adaptam a novas condições e iniciam um rápido crescimento pelo sistema radicular da massa aérea. Os arbustos de Pasynkovanie começam cerca de 25 a 30 dias após o plantio.
- Os enteados são novos caules que crescem a partir da junção do caule e da folha principal. Ao formar em 3 hastes, a haste principal e o 2 enteado lateral permanecem na planta, todo o resto é removido (manualmente arrancado ou cortado com tesouras de podar). A formação de 2 hastes é feita da mesma maneira, mas apenas 1 enteado lateral e haste principal são deixados.
Cuidado do solo
O solo do tomate no jardim requer cuidados constantes e cuidados do jardineiro:
- Capina. 2 semanas após o plantio, o jardim é danificado. Este procedimento deverá ser realizado regularmente durante o verão. A remoção de ervas daninhas permite não apenas livrar o solo das ervas daninhas, mas também evitar o espessamento no jardim e a competição entre plantas cultivadas e plantas daninhas por nutrientes e umidade. Ao mesmo tempo, o solo está saturado com oxigênio (aeração).
- Hilling. Durante a segunda remoção de ervas daninhas, os arbustos de tomate estão no solo, na zona das raízes. Este procedimento promove a formação de raízes adicionais, o que fortalecerá o mato e acelerará o amadurecimento do tomate.
- Mulching. Para que o jardineiro não precise capinar os canteiros e regá-los com frequência, é recomendável cobrir o solo entre as plantas (cobertura morta). Como cobertura, você pode usar serragem (não conífera), feno ou agrofibra não tecida (fiado). A cobertura morta evita a evaporação da umidade do solo e o superaquecimento das raízes no calor do verão.
Amarrando arbustos
Como o tomate Chocolate Miracle é uma variedade de frutos grandes e produtivos, suas hastes e galhos durante o amadurecimento requerem suporte adicional. Para fazer isso, ao lado de cada arbusto, uma embalagem individual é instalada na forma de uma cavilha de madeira ou metal, na qual os galhos das frutas são amarrados com um cordão de nylon. Também ao longo da linha de tomates, você pode instalar uma treliça de metal comprida para suportar todas as plantas da linha.
Tratamento preventivo
Para impedir o desenvolvimento de doenças nos arbustos, bem como impedir o ataque de pragas de insetos, é necessário realizar um tratamento preventivo da massa aérea de plantas. Aos primeiros sinais de pragas, os tomates são tratados com inseticidas ("Karatê", Aktara ") ou agentes biológicos (decocções de urtiga, absinto, folhas de dente de leão).
O tratamento preventivo para doenças fúngicas e bacterianas é melhor começar antes mesmo do aparecimento dos sintomas da doença. Este tratamento é realizado com preparações contendo cobre (fungicidas). Além disso, para processamento na folha, são utilizados produtos biológicos: soro ou kefir.
O primeiro tratamento preventivo dos arbustos é realizado 25 a 30 dias após o transplante, cada 14 dias subsequentes. Até três tratamentos profiláticos com fungicidas (Tomate, Tatu, Oksikhom) e várias vezes com preparações biológicas são realizados por estação.
Colheita
A colheita do tomate pode começar sem esperar a maturação da fruta, pois essa colheita é capaz de amadurecer (amadurecer fora da planta mãe). Ao colher tomates na fase de maturação marrom, o mato é descarregado, o que contribui para a rápida formação e ganho de peso das frutas em outras escovas de frutas.
Quanto mais rápido a primeira colheita é colhida (das escovas inferiores), mais frutos serão colhidos de cada planta por estação. Os Miracle Chocolate Tomatoes têm uma fruta grande e suculenta, por isso não toleram muito bem o transporte. D
Para o transporte por longas distâncias, apenas frutas marrons são escolhidas - durante o transporte elas adquirem a cor e o sabor característicos da variedade. Os fãs de tomates "pretos" certamente gostarão dos frutos da variedade Chocolate Miracle - grandes, suculentos e doces. Esta variedade produtiva e resistente a doenças ocupará o seu devido lugar no seu jardim.