As íris são uma das flores de jardim mais populares e populares que atraem os residentes de verão com flores longas e surpreendentemente bonitas. Jardineiros experientes, para obter variedades exclusivas de cultura, praticam a criação independente de plantas com sementes. É possível cultivar íris pelo método das sementes e o que é necessário para isso - descubra no artigo.
É possível cultivar íris a partir de sementes
As íris são plantas perenes que podem ser cultivadas pelo método das sementes; no entanto, para isso, certas variedades devem ser selecionadas. Uma semente de uma cultura que é auto-montada em casa nem sempre mantém as características das espécies. O fato é que diferentes flores que crescem próximas uma da outra polinizam-se transversalmente. Para a segurança das variedades, é necessário plantar diferentes tipos de íris a uma certa distância.
O material da semente amadurece por um período bastante longo, no entanto, as caixas triédricas podem abrir muito rapidamente, o que pode provocar uma erupção de grãos. Para preservar as sementes para o plantio, cada caixa é amarrada com um pedaço de gaze e aguardando o amadurecimento completo.
A íris pode ser propagada por sementes no outono ou primavera. Deve-se lembrar que esse evento não é fácil, uma vez que o grão da cultura possui várias características, a saber, para sua germinação, deve-se estratificar.Importante! Os especialistas recomendam apenas íris de espécies para reproduzir através de material de sementes.
Vídeo: Sementes de íris
Íris crescentes de sementes
Como observado acima, o cultivo de íris por sementes em casa é realizado no outono ou na primavera. No entanto, primeiro você precisa coletar e preparar adequadamente o material de plantio. Além disso, para germinação rápida e de alta qualidade de sementes, eles devem escolher um substrato nutritivo e garantir cuidados competentes e oportunos.
Na primavera
A semeadura de sementes na primavera envolve o cultivo de mudas de íris com seu transplante adicional em campo aberto.
As atividades preparatórias começam dois meses antes da semeadura, para isso:
- A semente é estratificada. Os grãos são classificados, secos e amostras muito pequenas são rejeitadas. O restante é embrulhado em um pano úmido e colocado em um recipiente de plástico. O recipiente é colocado em uma geladeira ou em um local fresco e escuro com uma temperatura não superior a + 4 ° C por um mês. Durante esse período, o tecido é umedecido várias vezes.
- As sementes são verificadas quanto à germinação. Para rejeitar o material de plantio de baixa qualidade, as sementes são colocadas em um copo de água e aguardam 30 minutos. Todos os grãos que caíram no fundo do copo são "vivos" e adequados para o plantio; as sementes que flutuam na superfície da água estão vazias e secas.
- Grãos brotam. Para fazer isso, umedeça bem o tecido de algodão, disponha o material selecionado e cubra-o com o mesmo pano úmido por cima. Certifique-se de que o pano permaneça sempre molhado. Após cerca de 7 a 10 dias, as sementes começarão a germinar.
- O material é plantado em vasospreenchido com um substrato de partes idênticas do solo e areia do jardim. As sementes se aprofundam no solo em 1,5 a 2 cm, umedecem o solo, cobrem as culturas com filme plástico para criar um efeito estufa. Recipientes com mudas são colocados em um local bem iluminado e quente. Após o crescimento das mudas, é regada e aerada regularmente.
Cuidar de mudas jovens é bastante simples. Eles adoram rega moderada, que deve ser realizada necessariamente de manhã, com foco no estado de coma terrestre. A planta reage negativamente a um excesso de umidade, o que pode levar ao apodrecimento do sistema radicular. Na ausência de chuva, a cultura é umedecida uma vez por semana.
Várias vezes durante a temporada, a íris é alimentada. A primeira vez - quando aterrissando no solo, a segunda e a terceira - no meio do verão e no meio do outono, respectivamente. Para a cobertura, são utilizadas preparações minerais complexas, diluídas estritamente de acordo com as instruções. Além disso, o solo ao redor das mudas é periodicamente liberado das ervas daninhas e afrouxado a uma profundidade não superior a 6-8 cm.Importante! A íris, plantada no solo na primavera, não floresce no primeiro ano. A primeira floração da planta começa em 2–3 anos
Vídeo: Como cultivar íris a partir de sementes
Outono
Jardineiros que não têm o desejo ou a capacidade de se envolver em culturas complexas da primavera, plantam material de sementes no outono diretamente no solo. Mas vale a pena notar que esse desembarque é possível apenas nas regiões onde prevalece um clima ameno, o inverno não é muito gelado e a primavera chega cedo.
Alguns meses antes de plantar as sementes no solo, você precisa coletá-las. Para fazer isso, corte as caixas com grãos maduros, seque-as bem ao sol ou em uma sala fechada, seca e quente. Depois que o material estiver seco, ele será dobrado em lona ou sacos de papel e colocado em um local escuro e seco.Você sabe As íris são uma das plantas mais antigas. Os arqueólogos encontraram murais de 4000 anos atrás, que retratam um padre cercado por essas flores.
O período ideal para a reprodução das sementes de outono é a segunda quinzena de setembro.
O trabalho de pouso é realizado de acordo com este algoritmo:
- A área cultivada é desenterrada, abundantemente umedecida.
- A terra é aromatizada com meios orgânicos: eles cavam um recesso de 15 a 20 cm, no qual é preenchida uma mistura de esterco, folhas secas e grama.
- A camada de nutrientes é levemente coberta com o solo e as sementes são plantadas a uma profundidade de 2 cm com um intervalo de 10 cm.
- O material é polvilhado com terra e hidratado em abundância.
Depois que as mudas aparecem, elas são cobertas com filme plástico várias semanas antes da geada esperada, polvilhadas com palha, grama ou serragem por cima. As mudas protegidas não congelam durante geadas severas e também não germinam prematuramente durante o degelo na primavera.
Prevenção de Doenças e Pragas
Deve-se notar que os homens muitas vezes se tornam “vítimas” de pragas e doenças. Para evitar que isso aconteça, é realizada a pulverização preventiva de plantas com preparações fungicidas e inseticidas especiais.
Medidas simples ajudam a proteger a cultura de doenças e parasitas:
- controle da umidade do solo, prevenção de superaquecimento;
- adesão a regimes posológicos e dosagens;
- controle sistemático de plantas daninhas.
Na maioria das vezes, as íris são afetadas por Fusarium ou outros tipos de podridão. Aos primeiros sinais de doenças, as amostras doentes são destruídas e o restante das plantas é regado com uma solução de Fundazole. Este medicamento também é usado como profilático no tratamento do sistema radicular das flores antes de plantá-las no solo. Entre os métodos folclóricos, a pulverização das lavouras com uma solução de 1% do líquido de Bordeaux ajuda a combater a podridão.
Você sabe Grãos de íris levemente fritos foram usados anteriormente como matéria-prima para a preparação de uma bebida muito cara do tipo café.
Dos parasitas, os mais perigosos para os machos são:
- Tripes. As plantas se alimentam do suco, devido ao qual as folhas ficam amarelas, secam e caem, os brotos perdem a cor brilhante e são deformados. Eliminar parasitas permite pulverizar com uma solução de "Karbofos".
- Slug. Todas as partes da cultura são comidas e, como resultado, rapidamente perdem seu efeito decorativo. O metaldeído em grânulos ajuda a combater pragas, que são espalhadas pela manhã ou à noite sob flores, a uma taxa de 30 g por 10 metros quadrados. m
As íris são plantas brilhantes, bonitas e caprichosas que se deliciam com floração longa, aroma delicado e delicado e alta decoratividade. Muitos jardineiros preferem cultivar machos com suas próprias mãos pelo método das sementes.
Este método é bastante difícil e minucioso, porém, aderindo às técnicas agro-técnicas básicas e selecionando sementes de alta qualidade, você pode obter rapidamente uma nova porção de flores extremamente fofas e atraentes.