O pimentão pode ser chamado de planta caprichosa, porque, quando cultivada, pode encontrar uma série de dificuldades, e a queda de folhas é uma delas. Esse problema pode indicar diretamente erros de cálculo no atendimento a essa exigente colheita de vegetais. No artigo, consideramos qual é a razão desse fenômeno e como eliminá-lo.
As principais causas de queda de folhas de pimenta
Entre as principais razões pelas quais, quando cultivadas em um pimentão, as folhas caem, pode haver:
- erros no atendimento;
- dano de doença;
- ataque de insetos nocivos.
Importante! Ao cuidar de pimentas, é inaceitável violar as regras da tecnologia agrícola, pois isso ameaça não apenas a deterioração da aparência das plantas (que indica a cultura doentia), mas também uma diminuição de sua produtividade.
Pepper Care Violation
Quais podem ser os erros no atendimento:
- No solo, há uma quantidade insuficiente de minerais (potássio, nitrogênio, magnésio).
- O solo é saturado demais com nitrogênio.
- Maior acidez do solo.
- A morte das raízes ou a violação de seu desenvolvimento devido ao plantio inadequado (as raízes são entrelaçadas durante o crescimento, o que não permite que os nutrientes sejam absorvidos suficientemente).
- Deficiência de vitamina B devido à falta de cobertura equilibrada.
- Programa de irrigação incorreto (umidade insuficiente, inundações excessivas ou água com temperatura inadequada).
- Exposição prolongada à luz solar direta.
- Plantar uma colheita em um canteiro com sombreamento constante, devido à falta de radiação ultravioleta.
- Condições de temperatura inadequadas (calor excessivo ou baixas temperaturas).
- Falta de ventilação.
- Espessamento excessivo de suportes.
Doença
O pimentão tem muitas doenças comuns, levando a murcha e derramamento não apenas de folhagem, mas também dos ovários e, às vezes, da morte de todo o arbusto.
Entre eles estão:
- Perna preta. Infecção fúngica, pode se desenvolver durante o crescimento da parte aérea. Várias bactérias que podem persistir nas sementes, no solo e nos resíduos das culturas são fatores que incentivam o desenvolvimento da doença, e o denso plantio de arbustos, a falta de ventilação e a aeração inadequada provocam o crescimento de fungos.
- Podridão cinzenta. Doença causada por botrytis cinerea. Na parte inferior das hastes, na área de contato com o solo, formam-se manchas marrons úmidas com revestimento acinzentado. Os fatores provocadores da aparência do fungo são uma combinação de aumento de umidade e temperatura ambiente acima de + 20 ° C.
- Praga tardia. A derrota dos arbustos com o fungo rhytophthora infestans, capaz de se espalhar por todo o plantio de pimenta. O estágio inicial de desenvolvimento é semelhante a uma lesão na perna preta. Após 14 dias, manchas marrons já cobrem toda a planta e até os frutos. No tempo seco, a folhagem seca rapidamente, rugas e se desfaz.
- Cladosporiose (manchas marrons). É causada pelo fungo fulvia fulva, que se espalha principalmente pelos arbustos plantados em uma estufa, onde há alta umidade. Com a doença descrita, manchas marrons aparecem nas folhas pelo lado de fora e, no topo, são cobertas com um revestimento aveludado cinza. Então os caules e os frutos apodrecem, as folhas caem e a planta morre.
- Fusarium. Danos aos vasos-tronco do fungo fusarium. Os dutos de caule entupidos não permitem a entrada de nutrientes e umidade na planta; ela é envenenada por toxinas, sua folhagem fica amarela, ondulada e desbotada. Paralelamente, a podridão se desenvolve em brotos, raízes e frutos. A planta descarta gradualmente a folhagem e os frutos e depois morre.
- Manchas bacterianas pretas. Um sinal característico da doença é uma mancha escura, espalhando-se sobre as folhas e brotos, e com uma borda amarela na borda com partes verdes. A causa da doença é o solo contaminado com bactérias.
Pragas
Além de doenças, as plantações de pimenta também são ameaçadas por pragas.
Os mais perigosos deles são:
- Pulgões. O parasita se alimenta dos sucos da planta e é capaz de destruir uma grande plantação de arbustos em pouco tempo, que, como resultado da derrota, começará a descartar folhagens e flores.
- Ácaro aranha. A praga é implantada nas partes inferiores das folhas e suga o suco da planta, o que leva à perda de folhagem pela planta.
- Lesma nua. A parte verde da planta é afetada, incluindo folhagem e frutas, razão pela qual o arbusto começa a apodrecer.
- Besouro de batata urso e Colorado. As folhas de pimentão podem ser apreciadas tanto pelo urso quanto pelo besouro de batata do Colorado e suas larvas vorazes. As pragas podem destruir a maioria das folhas das plantas em pouco tempo. Os arbustos começam a doer e perder as folhas restantes.
O que fazer se as folhas caírem
Para eliminar o problema, eles estabelecem as razões pelas quais as plantas começaram a derramar folhas e depois tomam as medidas apropriadas. A seguir, informaremos o que precisa ser feito para impedir a queda de folhagem nas plantas jovens e nos arbustos de pimenta adultos.
Você sabe A fumaça do cigarro causa deficiência de vitamina A no organismo, o que pode levar o fumante ao câncer. Portanto, as pessoas que lutam com os efeitos do fumo, o pimentão podem salvar vidas, porque tem um alto teor dessa vitamina.
Mudas de pimenta
Para plantas jovens, aplique as seguintes medidas:
- Se o motivo foi fusarium murcha, em relação a essa doença, o tratamento não produz um efeito positivo, pois as mudas jovens afetadas murcham e morrem rapidamente. Mudas infectadas devem ser destruídas. A salvação do fusário pode ser apenas medidas preventivas.
- Com rega insuficiente ou excessiva é necessário ajustar o programa de umidade: os arbustos são regados diariamente, em pequenas porções (100 ml) de água morna (+ 30 ° C) para cada planta.
- Se a causa da queda das folhas for um dano causado por pragas, nesse caso, as mudas precisam ser tratadas com preparações inseticidas: dos pulgões - aplique “Karbofos” ou “Keltan” (de acordo com as instruções); do ácaro, Akarin, Apollo, Actellik, Kleschevit e outros produtos químicos são usados; preparações especiais Meta, Trovoada e Lodo são adequadas para lesmas nuas, e você também pode borrifar plantas com cal cortada por 2 dias ou pulverizar com soluções a 1% de Bordeaux líquido, ferro ou sulfato de cobre (100 g por 1 litro de água) .
- Com falta de nitrogênio deve ser feito um curativo adicional. É melhor usar os grânulos de Azogran B para isso (de acordo com as instruções).
- Com deficiência de vitamina B cada planta é alimentada com micro-elementos, por exemplo, uma solução contendo fermento: fermento fresco (1 palito) é misturado com cinza de palha (1 l) e estrume apodrecido (1 kg), depois a mistura é polvilhada com açúcar (100 mg) e é permitida a infusão. Assim que o fermento surge, a mistura é despejada em um balde de água, agitada e as mudas são regadas com esta composição.
Arbustos de pimenta
O que pode ser feito se as plantas adultas forem afetadas:
- Em caso de violação do cronograma de irrigação e temperatura regar apenas com água suficientemente aquecida ao sol (não inferior a + 25 ° С). Em ar fresco, a água para irrigação é especialmente aquecida. Os arbustos são regados de manhã ou à noite (antes do pôr do sol). A principal regra para regar as plantações de pimenta é evitar mudanças bruscas nos indicadores de temperatura do ar, água e solo.
- Com pragas. Se ainda não houver cor e fruto nos arbustos afetados, o tratamento com inseticidas antiparasitários pode ser realizado (Karbofos, Aktellik, Apollo). Os arbustos repetidos precisarão ser processados antes de 14 dias. Se os pimentões já tiverem um ovário, é melhor realizar o tratamento com métodos alternativos, pulverizando-os com infusões de pimenta amarga, dentes de leão ou camomila uma vez a cada 5 dias (infusões alternadas).
- Com desnutrição. A alimentação na forma de irrigação foliar com fortes infusões de ervas do jardim ou do campo, bem como irrigação com estimulantes de crescimento (Humate de sódio, seda, Epin-Extra, zircão) ajudará a corrigir a situação.
Importante! Para cultivar novas mudas, não é possível reutilizar o solo se os plantios anteriores foram atingidos por uma perna preta. Nesse solo, todos os microorganismos nocivos mantêm sua atividade vital; portanto, novas plantas podem morrer com o tempo.
Se as lesões fúngicas são responsáveis pela queda das folhas, as seguintes medidas são aplicadas contra elas:
- Com uma perna preta (ao primeiro sinal) os arbustos devem ser regados com uma solução rosa fraca de permanganato de potássio; afrouxe o solo ao redor de cada arbusto; bata no pescoço a raiz de pimentão; sob alta umidade, as camas são polvilhadas com carvão ativado ou cinza.
- Ao detectar podridão cinza a plantação deve ser tratada com Fundazol, Acrobat Ordan, Skor, Previkur - com meios médicos (de acordo com as instruções para elas) e os arbustos afetados devem ser removidos do local.
- Praga tardia eliminado por tratamento de plantações (com soluções aquosas de preparações) “Gamair” (rega - 1 aba. por 5 l, pulverização - 2 aba. por 1 l); “Alirin-B” (rega - 2 comprimidos por 10 litros, pulverização - 2 comprimidos por 1 litro); "Ridomilom Gold" (pulverização - 10 g por 2 l); "Fitosporina-M" (pulverização - 10 g por 5 l).
- Cladosporiose é tratada reduzindo a intensidade da irrigação, boa ventilação (se os arbustos crescem em estufa), cortando a parte basal (15 cm de altura) e tratando as plantas afetadas com a preparação “Barreira” (pulverização: 2 cápsulas por 1 litro de água - 1 vez a cada 7-10 dias) )
- Fusarium não completamente eliminado. Quando detectados, os leitos são tratados com as preparações “Fundazol” ou “Topsin-M” (0,2%). Embora esses fundos não eliminem completamente a doença, eles podem suspender o processo de seu desenvolvimento.
- Manchas bacterianas pretas não tratável, então as plantas são destruídas. A doença só pode ser evitada por medidas preventivas.
Prevenção de queda de folhas
Para evitar a queda de folhagem dos pimentões, é necessário observar rigorosamente a tecnologia agrícola da cultura:
- endurecer as mudas antes de plantar em um canteiro aberto;
- escolha parcelas bem ventiladas e iluminadas com solo fértil para plantio;
- ao plantar mudas, espalhe cuidadosamente suas raízes;
- cumprir as regras de rotação de culturas sem plantar pimenta no mesmo local por 3-4 anos;
- alimente e fertilize regularmente;
- regar mudas e arbustos adultos com água morna, observando o cronograma ideal de rega;
- detectar oportunamente doenças e parasitas e aplicar as medidas previstas para eles.
Você sabe Para as pessoas com uma contra-indicação ao uso de pimentão cru, os nutricionistas criaram "balas vivas", que incluem suco espremido na hora e polpa dessa fruta.
Dicas úteis jardineiros
Ao cuidar do plantio de pimentão, algumas recomendações úteis de jardineiros experientes podem ser úteis:
- comprar pimenta para plantar apenas sementes de alta qualidade e, antes de plantar, é necessário conservá-las em uma solução fungicida;
- com o uso repetido de vasos para mudas, eles são pré-tratados (escaldados com água fervente, lavados com uma solução de permanganato de potássio ou tratados com álcool);
- o solo antes da semeadura deve ser descontaminado, calcinando-o em um forno por 20 a 25 minutos e, após a desinfecção, derramar com biofeedback do Baikal (para saturar com microorganismos úteis) e deixar repousar por uma semana;
- impedir o espessamento das plantações (mudas e arbustos em campo aberto);
- Não exponha as mudas a correntes de ar, caso contrário, quando as raízes estiverem super-resfriadas, as plantas começarão a doer
- o plantio de pimentas precisa fornecer boa drenagem e rega adequada;
- a fim de suprimir as infecções do solo, é permitido derramar o solo em torno das raízes dos pimentões com o remédio “Terra Saudável” (de acordo com as instruções).