O tomate é uma das plantas mais "caprichosas" no jardim, portanto, cuide delas. Sem cultivo oportuno, fertilização, rega e tratamento preventivo de doenças, não se pode contar com uma boa colheita. Um dos problemas mais comuns dos tomates é o aparecimento de manchas escuras nas frutas, portanto, este artigo se concentra nesse problema.
Regras básicas para o cultivo de tomates
Para entender as causas da dor nas plantas, você precisa revisar os recursos para cuidar deles (você faz tudo dessa maneira).
Existem várias regras "douradas" para o cultivo de tomates, entre as quais as principais:
- Ao escolher mudas ou plantar mudas em um local constante de crescimento, vale a pena selecionar plantas apenas com um sistema radicular bem desenvolvido, um caule espesso e uma quantidade mínima de massa verde.
- Tendo decidido semear imediatamente as sementes em solo aberto, certifique-se de que a terra se aqueça bem. Para fazer isso, uma semana antes do desembarque pretendido, um revestimento de filme deve ser instalado acima da superfície. Não o remova até que a temperatura média diária suba para +15 ° C. Os suportes para esses revestimentos podem ser feitos de arame durável e depois esticar um filme plástico a uma altura de 40 a 45 cm.
- Ao cuidar de mudas transplantadas, aplique mulch nos canteiros para que a temperatura na zona do sistema radicular fique dentro de + 20 ... + 25 ° C. Além disso, a cobertura morta ajudará a manter umidade suficiente perto das raízes.
- Não se esqueça de beliscar e aparar variedades fortemente ramificadas. Os enteados devem ser deixados apenas quando você planeja usá-los para plantio adicional (as variedades Rainha Margot, Toranja, Coração de Ouro e Sanka são adequadas para esses fins).
- Forneça aos tomates uma rega oportuna (pelo menos uma vez a cada 7-10 dias), sem inundar as plantas com quantidades excessivas de água. Ao regar, a água não deve cair nas folhas e nas frutas derramadas.
- Você não deve plantar mudas de tomate nos mesmos canteiros por dois anos seguidos, caso contrário elas poderão adoecer rapidamente. Esta regra também se aplica ao plantio após batatas, berinjela e pimenta.
Você sabe A primeira menção de tomates em solo europeu remonta a 1955. É verdade que naqueles dias os europeus chamavam o tomate familiar para nós de "maçã dourada".
Por que manchas marrons aparecem nas folhas de tomate e o que devo fazer sobre isso
Manchas marrons nas folhas e frutos dos arbustos de tomate são um problema comum, cuja causa raiz pode ser várias doenças infecciosas e bacterianas. Quais são os sintomas e tratamentos mais conhecidos?
Praga tardia
Esta doença fúngica é conhecida por todos os jardineiros, já que é a mais encontrada nos tomates. É muito difícil descobrir exatamente o que é, porque o termo geral significa o impacto de qualquer um dos 50 tipos possíveis de fungos, a maioria dos quais estão constantemente no solo, mas são ativados na segunda metade do verão.
Existem várias razões para a praga tardia:
- colocação próxima dos canteiros de tomate às plantações de batatas ou outras culturas solanáceas;
- plantações espessadas e ventilação limitada entre os arbustos;
- temperatura brusca cai com um alto nível de umidade;
- chuvas frequentes e fortes, o que é especialmente típico para a segunda metade do verão;
- rega descontrolada e abundante com irrigação de frutas e folhas;
- excesso de cal e nitrogênio no solo;
- falta de potássio, cobre, manganês no solo.
- o aparecimento de manchas marrons no fundo das folhas, que crescem com o tempo, e a própria folha fica seca e se enrola em um tubo;
- escurecimento nas hastes verdes da planta, causando escurecimento de toda a superfície;
- a formação de manchas pretas nos frutos de um tomate.
Importante! Phytophthora é caracterizada por altas capacidades adaptativas, portanto, usando os mesmos meios de ano para ano, você não pode se livrar dele.
No combate à doença, normalmente são usados produtos químicos especiais (por exemplo, Fundazol, Ridomil, Fitosporin, Trichopol, Topaz), embora também possam ser usadas soluções auto-preparadas. Neste último caso, as seguintes são consideradas formulações populares:
- Infusão de alho-manganês: 100 g de mingau de alho devem ser derramados com um copo de água fervente e, após infusão diária, diluídos em água na proporção de 1:10. Na composição resultante, você pode adicionar 1 g de permanganato de potássio, despejar a solução em um frasco de spray e pulverizar nas plantas.
- Infusão de palha. Para 1 kg de feno podre, você precisa levar 10 litros de água, adicionar um punhado de uréia a eles e insistir em tudo isso por 3-4 dias. Em seguida, coe bem a mistura e trate os arbustos de tomate com um frasco de spray.
- Infusão de levedura. Dissolva 80 g de fermento triturado em um balde de água morna, deixe a mistura fermentar e, em seguida, trate os arbustos usando a mesma pistola.
Mancha marrom
A cladosporiose (também conhecida como mancha marrom) é outra variante comum da doença fúngica do tomate. Seu agente causador é o fungo Cladosporium fulvum Cooce, que se espalha por todo o território junto ao ar ou à água.
Os principais motivos para sua ativação são:
- temperatura relativamente baixa com alta umidade;
- plantar tomates em locais onde a doença já foi notada anteriormente;
- descumprimento de medidas preventivas ao cuidar de plantações;
- rega excessiva.
Entre os sinais característicos da cladosporiose, destaca-se principalmente:
- manchas claras de oliva na superfície das folhas inferiores dos arbustos de tomate;
- revestimento cinza claro ou marrom-esverdeado na parte inferior da folha (é aquele que é pulverizado nos arbustos vizinhos, infectando-os);
- folhas secas, incluindo aquelas localizadas no fundo do mato;
- frutas pequenas e indescritíveis, às vezes com um tom escuro.
No combate à doença, eles usam produtos químicos das séries Bravo, Fitolavin, Ditan NeoTek, além de formulações preparadas com base em receitas populares:
- Infusão de alho. A planta triturada (200 g) é vertida em 10 litros de água e insistida por um dia. A mistura final precisa ser filtrada e, em seguida, tratar os arbustos afetados com ela.
- Uma solução de permanganato de potássio e cinzas de madeira. O permanganato de potássio deve ser diluído em água para obter uma solução rosa fraca e 300 g de cinza misturados com 1-2 litros de água, aquecendo a mistura até ferver. Após 15 minutos, o líquido é removido do calor, resfriado e filtrado. Para obter o melhor efeito, recomenda-se alternar o processamento com o processamento de cinzas com permanganato de potássio.
Se o tratamento "químico" com o medicamento selecionado não trouxe o resultado desejado, vale a pena escolher outro medicamento, complementando-o com um dos meios "folclóricos" dados. Coma tomates imediatamente após o processamento não vale a pena.
Podridão cinzenta
Ao contrário das doenças fúngicas anteriores, essa infecção afeta mais os frutos, embora entre no corpo através de rachaduras e outros microtraumas nos troncos.
O agente causador da doença é o fungo Botrytis cinerea Pers, cujas causas são:
- o uso de sementes de tomate não tratadas, às vezes colhidas em seu próprio local no ano anterior;
- plantar em uma área não tratada onde culturas doentes já cresceram;
- violação de condições adequadas de cultivo, uma forte flutuação no nível de umidade;
- ventilação insuficiente quando cultivada em estufa.
E a presença de uma variedade cinza será indicada por:
- um tom acinzentado dos frutos e sua deterioração parcial (ou completa);
- Revestimento "fofo" na superfície de um tomate;
- o aparecimento de manchas escuras nas folhas;
- danos à parte do caule da planta.
Como lidar com esta doença depende do grau de propagação. Para não aumentar a escala do problema, é recomendável o uso imediato de um dos medicamentos especializados: Topsin M, Bayleton, Euparen Multi, humato de sódio. A dosagem e as regras para a preparação da solução de trabalho são sempre marcadas pelo fabricante na embalagem.
Para os residentes de verão que não querem usar a química, a única solução é preparar produtos caseiros a partir de componentes improvisados.
Os remédios caseiros mais famosos contra a podridão cinzenta do tomate incluem:
- solução de sabão e cobre (ambos os ingredientes são misturados em proporções iguais e dissolvidos em água);
- solução de sulfato de cobre (5 g da substância devem ser dissolvidos em 10 litros de água);
- solução de bicarbonato de sódio (80 g por 10 litros de água);
- solução de ácido bórico a 1%;
- cole da cola de PVA e da tricodermina (o primeiro componente deve ser maior), que deve ser aplicado diretamente nas áreas afetadas da planta (essa opção ajudará apenas nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença).
Importante! Com a preparação independente do “medicamento”, você precisa deixar a mistura fermentar por pelo menos algumas horas.
Outras razões
As doenças fúngicas descritas não são a única causa possível de manchas marrons na superfície do tomate. Tais problemas são um pouco menos comuns:
- oídio (a principal razão é a falta de umidade e o primeiro sintoma é o aparecimento de um revestimento esbranquiçado e o escurecimento de certas áreas no "corpo" do tomate);
- alternariose - uma doença de origem fúngica causada por mudanças acentuadas de temperatura (inicialmente manchas escuras aparecem nas folhas inferiores e depois crescem e cobrem toda a área);
- deficiência de fósforo - manifesta-se como manchas violetas em partes individuais das folhas, que se fundem com o tempo e formam uma mancha única com uma tonalidade violeta (na ausência de tratamento, o rendimento do tomate diminui significativamente);
- falta de zinco - além de manchas de tamanhos diferentes, as áreas secas são claramente visíveis ao longo da borda da folha, o que eventualmente leva à dobra da chapa;
- queimadura solar - mais característica das plantas jovens plantadas recentemente em campo aberto (se não estiverem acostumadas ao sol, os primeiros raios diretos podem deixar suas marcas).
Para garantir que suas suposições sejam verdadeiras, observe as plantas por vários dias: se aparecerem sintomas adicionais, sua natureza ajudará a determinar a causa raiz do fenômeno desagradável.
Qual é o perigo da doença e quais podem ser as consequências
As manchas que aparecem nas folhas do tomate não desaparecem sozinhas. Com o tempo, elas crescerão apenas, secando e torcendo a chapa da planta. Dependendo da natureza da doença, suas complicações serão visíveis em 2 a 4 semanas, mas em quase todos os casos elas se expressam em retardar o crescimento de arbustos e frutas, bem como em impedir a formação de ovários.
Você sabe Os esporos de cogumelos podem persistir no solo por até 5 anos, e algumas espécies não perdem sua atividade por mais tempo.
Tomates doentes caem ou amadurecem cedo, e o peso dessas frutas é muito menor que o valor prescrito. O mais perigoso é a derrota dos frutos durante o seu amadurecimento: as sementes desses tomates não são mais adequadas para a sementeira adicional e os próprios frutos perdem o brilho e ficam menores. Se você corre o risco de prepará-los, é provável que após a imersão um revestimento preto apareça no material da semente.
Medidas preventivas
Qualquer doença é mais fácil de prevenir do que curar, portanto, a principal tarefa de um jardineiro ao cultivar tomate é evitar a infecção por doenças infecciosas e fúngicas, protegendo da menor aparência de manchas.
As seguintes medidas preventivas ajudarão a impedir a formação de áreas escuras:
- manutenção de um nível adequado de umidade na estufa (a quantidade de umidificação do ar deve ser minimizada);
- cultivo pós-colheita de ferramentas de solo e de jardim com sulfato de cobre diluído em um balde de água (50 g de substância por 10 l);
- plantar variedades resistentes ao tomate resistentes à podridão e cladosporiose em áreas onde já havia problemas com o tomate;
- pulverização sistemática de plantas com preparações orgânicas (por exemplo, "Effekton-O") pelo menos 1 vez em 5 dias;
- tratamento de sementes antes do plantio com uma solução fraca de permanganato de potássio;
- o uso do medicamento “HOM” na primeira aparição da mancha, o que ajudará a impedir a sua propagação por toda a planta.
As manchas marrons não causam muito dano aos tomates, mas, para evitar sua perda, você deve entender cuidadosamente as causas do fenômeno e tomar as medidas apropriadas a tempo.