Em muitas parcelas domésticas, se o proprietário estiver envolvido no cultivo de hortas, são instaladas estufas. Esses projetos tornam possível o cultivo precoce, mesmo em climas frios. Geralmente são usadas estufas na primavera e no verão. No inverno, eles ficam ociosos. Mas eles podem ser explorados o ano todo para não sofrer uma escassez de vegetais. Para fazer isso, você só precisa aquecer bem a estrutura. Falaremos mais sobre esse processo.
Métodos de isolamento para estufas
Existem várias opções para o aquecimento de estufas, diferindo no custo dos materiais e no tempo.
Construção de estufa com isolamento térmico de alta qualidade
Se você planeja construir uma estufa durável, deve pensar imediatamente em seu isolamento térmico. Antes de tudo, é necessário fechar todas as células de policarbonato que estavam abertas após o corte do material. Para isso, é utilizado um perfil de polímero ou mástique.Depois, após a "costura" das folhas, é necessário selar as juntas e as rachaduras com selante, fita de construção. Antes de montar e instalar a estrutura, é recomendável cuidar da fundação para proteger a terra do congelamento. Caso contrário, você precisará pensar em como aquecer o solo com fortes geadas.
Isolamento da fundação e camas
Muitas pessoas pensam que, se a construção é leve, a fundação não é necessária. De certa forma, eles estão certos, mas não quando se trata da estufa. Aqui, não é necessário muito para manter a estrutura, mas para proteger o solo do congelamento; portanto, se você se deparar com a tarefa de aquecer uma estufa construída sem uma fundação, comece colocando-a.
Nesse caso, a base de tira usual é adequada. Sua profundidade deve ser feita um pouco mais do que a profundidade de congelamento do solo. Para isolamento adicional, o material de cobertura é colocado sobre a fundação. Também é necessário isolamento do lado de fora do edifício. Coloque uma camada de areia a 40 cm e poliestireno. Muitas vezes, a fundação é isolada com espuma de poliestireno, que é envolvida em polietileno para proteger contra a umidade.
Você sabe Em 1898, o método para a produção de policarbonato foi descrito pela primeira vez pelo químico alemão Alfred Einhorn, que inventou a novocaína. A descoberta do material aconteceu por acaso durante pesquisas sobre a produção de analgésicos a partir do éter. Após a próxima reação, um precipitado foi encontrado na forma de uma substância transparente insolúvel e resistente ao calor.
Uma boa opção é espuma de vidro. Não tem medo de umidade ou roedores, retém bem o calor, mas seu custo é muito maior do que outros materiais. O aquecimento das camas não será supérfluo. A opção mais fácil é criar uma cama alta de 40 cm. Você pode colocar um cabo de aquecimento sob uma camada de 10 centímetros de solo. Funciona a partir de uma fonte de alimentação normal.
Sistema de aquecimento de água bem comprovado do solo. Este é um método mais seguro que o anterior e mais eficaz que os canteiros altos. Um sistema de água também pode ser usado para aquecer toda a estufa, se não for grande, mas o custo desse sistema não é pequeno e sua instalação não é fácil.
Vedação de vidros
Não importa o quão bem o policarbonato retenha o calor, sua folha fina não protegerá contra geadas fortes; portanto, é necessário criar uma camada adicional para a vedação. A opção mais fácil é o filme. Uma película plástica revestindo a estrutura por dentro. Acontece um revestimento multicamada: policarbonato com células de ar no interior e um filme. Entre eles existe um espaço de ar adicional.
Importante! Se possível, você pode aprimorar o efeito dessas ações com a ajuda de aquecedores elétricos ou térmicos.
Uma maneira mais eficiente é outra camada de policarbonato. Para decoração de interiores, podem ser utilizadas chapas com espessura de 4 mm; para o exterior - chapas com espessura de 6-16 mm são adequadas. Eles são colocados de forma que as juntas coincidam com os elementos estruturais de suporte e são fixados com parafusos com arruelas de borracha para que não haja congelamento.
Aquecimento ativo
A minimização da perda de calor é uma vantagem significativa, mantendo o calor dentro da estrutura, mas ainda não permite fornecer a temperatura necessária para as plantas em clima frio. Você não pode ficar sem aquecimento.
Aquecimento biológico
A opção de aquecimento mais acessível, cujo princípio é que o calor seja liberado durante a decomposição dos orgânicos. Para tirar proveito desse processo natural, é necessário remover a camada de solo na estufa com uma espessura de 0,8 a 0,9 M. Uma camada de argila expandida é derramada no fundo do furo formado. Retém bem o calor e é seguro para as plantas. No topo, há uma camada de matéria orgânica (papel, galhos grossos, tocos). A camada será densa, portanto sua decomposição será lenta.
Importante! O processo de decomposição dos orgânicos começa quando os leitos são umedecidos pelas chuvas ou pelas águas subterrâneas. A energia térmica gerada irá diretamente para as raízes da planta.
Acima - folhagem, feno, cobertura morta de 18 a 20 cm de espessura.Além disso, deve haver uma camada de biocombustível - a principal fonte de calor. Para isso, o composto é usado misturado com estrume, serragem e aparas. Essa camada deve ter 20 cm de espessura e a terra preta com aditivos de turfa é colocada no topo. O resultado é que o leito se eleva acima do resto do solo.
Uso de aparelhos de aquecimento
Apesar de todas as suas vantagens, o bio-aquecimento não é capaz de aquecer o ar. Esta falha pode ser corrigida com a ajuda de equipamentos de aquecimento.
As seguintes opções são possíveis:
- forno de combustível sólido (envolve o uso de lenha, carvão, briquetes. O ar aquece bem, mas o calor pode se espalhar desigualmente);
- aquecedores elétricos (fácil de usar, seguro, aquece bem, capaz de trabalhar em conjunto com sensores de calor para manter uma certa temperatura. Sua instalação é possível apenas em áreas eletrificadas, com grandes tamanhos de estufa, o custo será financeiro);
- aquecedores de água (apenas possível com a localização da estufa perto da casa, aquecida pela água, de forma conveniente e eficaz);
- equipamento infravermelho (Você pode instalar painéis especiais ou lâmpadas de calor. Aqueça o ar uniformemente, mas o custo é alto).
Você sabe O policarbonato fez inserções transparentes nas medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. O material foi preferido pelo fato de possuir um grande coeficiente de expansão térmica, além de ser durável, dúctil e conveniente de trabalhar.
Isolamento de emergência da estrutura
Você pode isolar uma estufa usando os métodos descritos acima quando houver muito tempo livre. Mas há situações em que é muito urgente isolar a estrutura em um curto período de tempo. Isso geralmente acontece quando as geadas aparecem de repente.
Em seguida, os seguintes métodos são usados:
- Do lado de fora, cubra a estrutura com lona ou polietileno.
- No perímetro da fundação, por fora, despeje uma camada de areia e cubra-a com serragem, folhas, feno, palha.
- Por dentro, arrume as folhas de poliestireno ou poliestireno embrulhadas em polietileno ao longo do perímetro. Sopre as rachaduras entre as folhas de isolamento com espuma.
- Antes de entrar na estufa, construa algo semelhante a um vestíbulo e pendure a porta com polietileno ou lona. Da mesma maneira, você precisa fechar as janelas.
- Dentro da estufa, coloque vários barris cheios de húmus com serragem.
Características de aquecimento de estufas
Os métodos descritos para aquecimento de estufas são aplicáveis a edifícios de policarbonato e vidro. Mas existem algumas nuances que as distinguem.
Policarbonato
Uma folha de policarbonato é um "bolo de camada" que consiste em duas placas de material polimérico com um espaço de ar entre elas. Essa estrutura do material permite que ele seja um bom isolante térmico. Além disso, ao usar o material para a construção de estufas, as folhas de policarbonato são sobrepostas, o que minimiza adicionalmente a perda de calor.
Como resultado, a estrutura retém bem o calor e não é necessário muito esforço para selá-lo. No final, verifica-se que organizar uma estufa quente de policarbonato é simples e não oneroso.
De vidro
A estrutura de vidro é mais confiável que o policarbonato. Ele é instalado inicialmente na fundação, já que seu peso não é pequeno, então a tarefa de aquecê-la é simplificada. Mas este é talvez o único lado positivo das estufas de vidro. Na fabricação do design, os óculos são colocados na armação e as armações são instaladas de ponta a ponta. Como resultado, existem lacunas entre o vidro e a árvore e entre as próprias armações.
Além disso, o vidro é usado em uma camada, já que em duas não é rentável, portanto retém o calor fracamente. Por esse motivo, ao aquecer essas estufas, você precisa primeiro vedar a estrutura e criar uma camada adicional para reter melhor o calor.
Ferramentas de aquecimento adicionais
A maneira mais rápida de aquecer estufas com meios improvisados é garrafas de água plásticas. Mas pode ser usado no período de entressafra, não ajuda a proteger da geada.
No inverno, como aquecimento adicional, você pode usar:
- camas altas com isolamento da camada inferior;
- deitado ao longo das camas de cabo;
- aquecimento a gás (aquecedores a gás, placas de aquecimento por infravermelho de injeção);
- chaminé do solo (o fogão está localizado fora da estufa, a chaminé é colocada no solo);
- queimadores de catalisador.
Como se aquecer em uma estufa
Juntamente com o arranjo do sistema de aquecimento da estrutura, também é necessário considerar como economizar o calor recebido.
Existem algumas opções simples:
- plástico bolha (pode ser usado para colar o interior da estrutura, retém bem o calor, protege contra correntes de ar, transmite luz);
- divisão da estufa em zonas (o mesmo filme pode ser usado para dividir o espaço interno da estrutura em seções separadas, como resultado, seções individuais podem ser aquecidas);
- aquecedor se necessário (um aquecedor elétrico é capaz de bombear rapidamente ar quente, o que permite aquecer a sala em um curto período de tempo, se a temperatura cair bruscamente);
- termostato (permite manter a temperatura em um determinado nível);
- geotêxtil (Os desembarques podem ser isolados com esse material, retêm bem o calor e reduzem a frequência de ativação do aquecedor).