Ao escolher uma caldeira de aquecimento para uma estufa doméstica, é necessário elaborar informações sobre os tipos de equipamento, suas características operacionais e custo. Isso é necessário para que, durante a operação subsequente de engenharia de calor dispendiosa, seja compensada no menor tempo possível. Leia mais sobre caldeiras para a estufa e sua instalação posteriormente neste artigo.
Como escolher a melhor caldeira?
Ao escolher uma caldeira com a qual se planeja aquecer a estufa, é necessário levar em consideração as filmagens e a capacidade cúbica da sala, bem como os custos de material associados à compra, instalação, etc. Preferidos são os equipamentos que utilizam tecnologia de combustão de longo prazo - neste caso, dois são produzidos por dia marcadores de combustível.No entanto, o custo dessas caldeiras é alto. Quanto maior a área da sala aquecida, mais cedo chegará o período de retorno. Em pequenas estufas (cerca de 20 m²), o período de retorno do equipamento técnico pode durar até 10 anos. Nessas circunstâncias, é recomendável instalar dispositivos de combustível sólido ou gás, que para maior eficiência são equipados com um sistema de bombeamento de água através de canos, que aquece uniformemente a sala.
Uma caldeira elétrica não é econômica, consumindo uma grande quantidade de eletricidade. Ao usá-lo, a parte superior da estufa é aquecida e a parte inferior não fica totalmente aquecida, causando o congelamento das plantas. Modelos combinados de queima longa são industriais, operam com gás, combustível líquido.
Você sabe A caldeira é representada no emblema da cidade de Kronstadt. Isso se deve ao fato de a cidade mencionada estar localizada na ilha de Kotlin.
O custo desse equipamento é alto e economicamente justificado para estufas de grande capacidade cúbica quando cultivadas plantas que são extremamente exigentes para alterar o regime de temperatura (morangos, framboesas, berinjelas). A caldeira de combustível sólido de pirólise de queima longa tem alta transferência de calor, é econômica e ao mesmo tempo altamente eficiente.
No entanto, é de alta dimensão: devido à grande transferência de calor, as plantas devem ser plantadas a uma distância superior a meio metro da caldeira. Portanto, não pode ser instalado em pequenas estufas. Em caso imprevisto, um fogão a lenha estacionário ou uma caldeira móvel a pellets serão resgatados, os quais, se necessário, serão aquecidos por qualquer combustível sólido (lenha, espigas de milho, etc.).
Métodos de aquecimento para estufas
Para manter o regime de temperatura, são aplicáveis os seguintes tipos de aquecimento:
- vapor, água;
- ar;
- gás;
- elétrica;
- fogão.
Aéreo
O aquecimento do ar é realizado de duas maneiras:
- o ar aquecido é retirado do ambiente externo e é aquecido no sistema de ventilação de suprimento;
- Com a ajuda de convectores de gás ou fornos de sopro, o volume interno de ar é aquecido.
Água
O aquecimento da água é o tipo mais popular de aquecimento no inverno. Com propriedades físico-químicas únicas, a água é um líquido refrigerante para a maioria dos sistemas de aquecimento. As unidades às quais os sistemas de água de refrigeração estão conectados podem operar com qualquer tipo de combustível. Ao mesmo tempo, é possível equipar os fornos com um circuito de água e, portanto, o sistema opera de acordo com todos os princípios de aquecimento de água.
Tipos de caldeiras
A seguir, é apresentada uma descrição mais detalhada dos vários dispositivos.
Importante! Se for utilizado um modo de aquecimento cíclico, é recomendável preencher um líquido não congelante, anticongelante como um líquido de refrigeração.
Gás
Trabalha com gás liquefeito ou natural e é utilizada água de qualquer qualidade. A caldeira é instalada na estufa em um local vazio. O dispositivo inclui um trocador de calor, um queimador atmosférico, uma bomba, um expansor (tanque) e uma válvula de segurança. Uma caldeira de trabalho aquece a água no trocador de calor e a entrega ao circuito do sistema usando uma bomba. A fumaça é removida e removida através de uma chaminé ou tubo.Registo - equipamento de aquecimento, constituído por tubos de paredes lisas interligados por soldadura. Normalmente, os tubos estão localizados na direção horizontal e são fixados entre si por jumpers verticais, através dos quais o refrigerante também se move. Freqüentemente, os registros são montados em sistemas de aquecimento projetados para instalações técnicas e industriais.
O algoritmo para conectar o registrador à unidade principal:
- Entenda onde está localizada a entrada e saída de água quente e fria no circuito de água.
- Nas partes finais do registro, são feitos furos para os acoplamentos rosqueados, que são a base dos acessórios que conectam o trocador de calor ao circuito de água.
- Usando uma máquina de solda, um respiradouro é fixo (a partir da alimentação - no lado oposto). O local ideal para montar a válvula é a parte superior.
- Dada a grande massa do registro, um sistema de montagem confiável deve ser fornecido. Na colocação do piso - são pernas estáveis e fixação adicional na parede.
- É mantida uma distância de pelo menos 25 cm entre o registro e as paredes ou objetos ao seu redor.
Você sabe O primeiro carro blindado já projetado em 1916 — a base de seu edifício foi a caldeira trazida da cervejaria Guinness.
- Vantagens de aquecer uma estufa usando uma caldeira a gás:
- facilidade de manutenção;
- aquecimento muito rápido e distribuição uniforme de ar quente dentro da estufa.
- Desvantagens:
- Como a instalação do equipamento acima é aconselhável em grandes estufas, o preço do sistema será alto.
- É necessária coordenação na conexão do equipamento e no suprimento de gás, o que também implica custos de material suficientes.
Combustível sólido ou pirólise
A pirólise é um processo químico que ocorre a altas temperaturas e baixo teor de oxigênio na câmara de combustão, durante o qual a energia térmica em excesso é liberada. Nas caldeiras de pirólise de combustível sólido, a madeira (ou outro combustível sólido) é queimada com a liberação do gás de pirólise e a formação de resíduos de carvão. Em caldeiras desse tipo, o gás gerado é subsequentemente queimado. Durante a combustão, o carbono não é oxidado em CO², mas em CO (monóxido de carbono).
A lista de tipos de combustível para caldeiras de pirólise:
- lenha
- briquetes;
- serragem, galhos ralados;
- pelotas;
- coca;
- carvão
- turfa.
Importante! Em salas com grandes perdas de calor (vidros contínuos, correntes de ar, tetos altos), é necessário instalar uma caldeira com maior potência. Se se pretende gerar água quenteestimado poder aumenta em mais 20–50%.
A sequência dos processos operacionais de uma caldeira do tipo pirólise a combustível sólido (madeira):
- A lenha é carregada na grelha.
- Depois de acender o combustível, a porta está bem fechada e o exaustor de fumaça é aberto.
- O ar começa a fluir para a câmara superior devido à diferença de pressão.
- O gás de pirólise resultante é baixado para a fornalha inferior na qual queima.
- Após um lapso de tempo, a circulação de ar se estabiliza, a combustão nos fornos continua de maneira uniforme. É necessário controlar a estabilidade dos processos que ocorrem nos fornos superior e inferior, para remover as cinzas da câmara inferior em tempo hábil.
- No processo de queima da camada superior de combustível, o distribuidor em forma de funil é reduzido, fornecendo ar para combustão permanente.
- Os gases formados durante a combustão são descarregados através de uma chaminé.
- Vantagens:
- Eficiência atinge 90%;
- longo intervalo entre as cargas de combustível (até vários dias);
- a combustão é constante; portanto, a temperatura do líquido de refrigeração é estável;
- conforto em manutenção de equipamentos.
- Desvantagens:
- dimensões consideráveis. A altura do forno de pirólise excede a altura de uma queima comum de madeira;
- o combustível carregado deve estar completamente seco;
- o monóxido de carbono é emitido durante a combustão - é necessário monitorar cuidadosamente os sensores de nível de CO;
- alto custo.
Elétrico
Caldeiras elétricas em pequenas estufas são conectadas a uma rede de 220 V. Para estufas de grandes áreas - a partir de 100 metros quadrados. m e acima, o projeto prevê unidades trifásicas de alta potência alimentadas por uma rede de 380 V. O equipamento geralmente é conectado a uma caldeira elétrica (tubulações, radiadores etc.) para que haja a possibilidade de aquecimento adicional de água e eletricidade de todo o volume da estufa.
- As vantagens indiscutíveis desse tipo de sistema incluem o seguinte:
- facilidade de instalação, operação e manutenção;
- respeito pelo meio ambiente (não há desperdício no processo de combustão, nem ruídos durante a operação);
- tamanhos pequenos;
- confiabilidade.
- As desvantagens incluem os seguintes fatores:
- alto custo de energia;
- É necessária uma fonte de alimentação constante.
Diesel
Caldeiras a diesel raramente são usadas para manter a temperatura dentro da estufa. Isso se deve ao fato de que, além das grandes dimensões da própria unidade, é necessário fornecer um local adicional para o tanque de combustível. Além disso, você precisa de equipamento adicional com convectores e (ou) um gasoduto.
Importante! Se você planeja conectar uma caldeira a gás a um sistema de aquecimento caseiro, é necessária a participação de um mestre de gás. Trabalho independente neste caso é proibido!
- As vantagens indubitáveis são:
- alta eficiência;
- fornecimento automático de combustível;
- preço relativamente baixo da caldeira.
- Desvantagens:
- alto custo de combustível;
- grandes dimensões;
- ruído no trabalho, a unidade espalha um odor específico estável;
- a necessidade de instalar uma chaminé;
- risco de incêndio.
Dispositivos para resíduos de óleo
A instalação de um gerador de calor que funcione com qualquer óleo usado disponível (máquina, pirólise, óleo animal e vegetal, óleo cru, querosene etc.) permite aquecer a sala com ar quente. Um forno deste princípio de operação também é instalado como uma fonte de calor adicional com uma já existente. O tipo de dispositivo indicado durante operação independente requer a instalação de uma chaminé e tanque de combustível, o que não é um empreendimento caro.
- Prós:
- baixo custo de matérias-primas para combustíveis. Os dispositivos para “malhar” são especialmente benéficos para quem tem acesso constante ao recurso de combustível (pizzarias, restaurantes de fast food, postos de gasolina);
- aquecimento rápido da sala devido à alta transferência de calor;
- baixo custo do kit de reparo.
- Contras:
- aumento do consumo de oxigênio.
Combinado
Caldeiras deste tipo permitem o uso de vários tipos de combustível em qualquer combinação (dependendo do modelo e fabricante). Inicialmente, é necessário determinar qual tipo de combustível será prioritário e qual será o secundário. O tipo de equipamento especificado geralmente é formado de acordo com o princípio do projetista.Além disso, como uma caldeira de combustível único, os principais elementos da combinada são um trocador de calor, um invólucro com isolamento confiável (minimização da perda de calor) e um sistema de controle automático. Para as necessidades domésticas, ao operar em salas pequenas, a opção é interrompida em uma caldeira de circuito duplo com a possibilidade de operar com dois tipos de combustível.
- Pontos positivos:
- operação sem problemas;
- a escolha do combustível preferido no momento da operação da unidade;
- facilidade de uso.
- Desvantagens:
- alto custo;
- configuração difícil;
- reparos caros;
- a necessidade de armazenar vários tipos de matérias-primas para combustíveis.
Fazendo uma caldeira com efeito de estufa com suas próprias mãos
O primeiro passo para a instalação independente de equipamento de aquecimento, a fim de criar uma estufa aquecida no domicílio, deve ser um desenho detalhado da instalação de calor planejada. A energia necessária também é calculada com base na área e volume da sala, tipo de caldeira, tipo de combustível, tempo de operação etc. Depois de um processo meticuloso de pré-preparação teórica, você deve ir para as etapas principais da criação de uma caldeira.
Materiais e ferramentas
Para um modelo simples de caldeira a combustível sólido, você precisará de:
- Um cano de metal com furos ou um cilindro de gás velho serrado ao meio.
- Circuito ou bobina de água.
- Dobradiças, alças de metal, válvulas adequadas, etc.
- Máquina de solda.
- Ferramentas de corte.
Construção e conexão
O modelo de caldeira caseiro mais comum é o seguinte:
- O cilindro (barril) é colocado em um forno de metal.
- Um tubo de chaminé é soldado à estrutura resultante, através da qual os gases serão expelidos da estufa.
- O último passo é a soldagem de tubos (plástico, metal) e sua posterior colocação.
Vídeo: como fazer uma caldeira a combustível sólido
Possíveis problemas com um dispositivo caseiro
- Os problemas mais comuns ao operar uma unidade de aquecimento doméstico são:
- aquecimento irregular do espaço interno;
- secura excessiva ao ar.
Ambos os fatores afetam negativamente a condição das plantas na estufa; portanto, você deve ter um cuidado especial na colocação de dutos de ar e fornecer umidificação adicional do ar. Sem dúvida, a seleção e instalação de equipamentos caros tecnicamente difíceis exige uma quantidade considerável de tempo e esforço para estudar o problema. No entanto, esses esforços podem ser atribuídos a um investimento prolongado na futura colheita rica, que, tanto em termos morais quanto materiais, agradará mais de uma estação.