A popularidade das íris se deve não apenas à sua decoratividade e versatilidade no projeto paisagístico, mas também à simplicidade do cuidado e à exigência das condições de cultivo. Os cultivadores de flores experientes, mesmo quando plantam bulbos, aplicam técnicas agrícolas destinadas a aumentar o esplendor da floração e sua extensão. Eles serão discutidos mais adiante.
Onde plantar íris
Como todos os membros da família Iris, essas plantas herbáceas perenes rapidamente se enraízam em um clima temperado e subtropical. Mas eles se desenvolvem melhor em áreas abertas e bem iluminadas, com solo solto e ligeiramente argiloso.
Ao escolher um assento, você deve tomar cuidado:
- planícies onde as massas de ar frio se reúnem;
- áreas sombreadas perto de edifícios altos e plantas adjacentes;
- rascunhos;
- solos empobrecidos e ácidos;
- umidade excessiva e alagamento (essas flores não gostam de canteiros com água subterrânea de alto nível).
Você sabe Traduzido do idioma grego antigo, "íris" significa um arco-íris. Acredita-se que Hipócrates, que deu esse nome às flores no século IV aC. por exemplo, perpetuou o nome da deusa mítica Irida, que, levando as pessoas a vontade dos deuses olímpicos, descia cada vez à terra ao longo de um arco-íris.
Os especialistas aconselham a escolha de zonas levemente elevadas para íris, que são iluminadas ao longo do dia. Penumbra leve também é aceitável. Lembre-se de que você pode obter o máximo conforto para o Iris apenas em terrenos bem drenados.
Como cavar terra
Para plantar uma planta perene, você deve primeiro preparar o site. Esta etapa é:
- limpar a área de folhas caídas, plantas anteriores, detritos e ervas daninhas;
- cavando o chão fundo com uma baioneta-pá.
Todo o trabalho preparatório é melhor planejado no outono, para que a terra repouse durante o inverno e a maioria das pragas morra nele. Se o plantio de flores estiver planejado para outubro, a preparação da área deve ser feita pelo menos algumas semanas antes.
Também não é ruim fertilizar o substrato com substâncias minerais complexas. É importante que eles sejam rotulados como "outono".
Importante! Ao comprar material de plantio para íris, são preferidos casos com um sistema radicular forte e holístico, brotos bem desenvolvidos e folhagem verde saturada.
Remoção de ervas daninhas
A proximidade das ervas daninhas afeta muito o desenvolvimento de arbustos de íris, afetando a qualidade e a quantidade de suas inflorescências. Portanto, a área selecionada deve ser cuidadosamente removida de ervas daninhas durante o trabalho preparatório e imediatamente antes de enraizar as mudas.
Culturas silvestres como:
- rastejamento de grama de trigo;
- hogweed;
- mokret;
- sonho comestível;
- semear cardo;
- knotweed.
Em casos severamente negligenciados, o tratamento químico do terreno com herbicidas não é excluído.. Na luta contra as ervas daninhas acima mencionadas, os preparativos Roundup e Hurricane Forte provaram ser bons. É importante que, após a pulverização, tenha passado tempo suficiente para o crescimento de novas plantas na área tratada.
Se você tem medo de agroquímica em seu jardim, terá que eliminar manualmente a vegetação desnecessária. Nesse caso, certifique-se de sacudir os rizomas e retirar a grama rasgada do local. Caso contrário, o jardim de flores logo ficará entupido novamente e as colheitas desejadas sofrerão com a falta de oxigênio e nutrientes no solo.
Você sabe No Japão, folhas retas e longas da íris estão associadas a espadas de samurai.
A melhor composição química da terra
Íris de todos os tipos são despretensiosas, mas em um ambiente desfavorável do solo elas não podem se desenvolver e florescer completamente. Portanto, é desejável plantá-los exclusivamente em um substrato argiloso claro ou argiloso com uma reação neutra ou levemente ácida.
Alta acidez do solo afetará adversamente os arbustos. Eles irão construir massa verde, mas não serão capazes de formar brotos. Portanto, se não houver condições adequadas no canteiro, elas deverão ser ajustadas artificialmente.
É realizado de acordo com as regras abaixo:
- Em solos arenosos pobres, antes da íris de plantio, é extremamente necessário introduzir fertilizantes contendo argila e nitrogênio.
- O ambiente oxidado pode ser neutralizado com canhão calcário, farinha de dolomita, pó de cimento ou gesso velho, cinza de madeira, giz, contribuindo com 150-300 g por 1 m².
- As composições pesadas do solo são ajustadas usando turfa, areia de rio ou composto há cinco anos.
- Os substratos de turfa são aprimorados com a ajuda de fertilizantes orgânicos.
Como plantar
Os especialistas consideram o outono o melhor período para as íris de enraizamento.
Para que a planta se adapte rapidamente a novas condições, é necessário:
- Encurte as raízes e a folhagem das mudas em um terço.
- Se necessário, limpe e desinfecte os processos raiz afetados. Este procedimento é relevante ao transplantar amostras doentes. É melhor realizar uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Faça furos com profundidade apropriada (3-5 cm), observando a distância entre os arbustos adjacentes a 1 m. As plantas crescem rapidamente e não toleram o replantio frequente, portanto, em condições apertadas, elas podem parar completamente a floração.
- Regue as ranhuras feitas, coloque as raízes da planta e polvilhe-as com terra. Depois disso, sele o buraco.
- Cobrir a área com turfa, composto ou grama cortada. A cobertura morta impedirá o crescimento de ervas daninhas e reterá a umidade no solo.
Rega e alimentação
As variedades reprodutoras de íris, bem como as selvagens, podem muito bem crescer sem intervenção humana. Mas para o cultivo produtivo, o produtor precisa periodicamente tomar as seguintes medidas:
- Depende do clima regar a colheita, uma vez que pertence ao grupo florístico higrófilo. Em uma seca, esse procedimento é apropriado pelo menos uma vez por semana. E na estação chuvosa você precisa esperar até que o solo seque a uma profundidade de 2-3 cm.
- A cada seis meses atualizar mulch no site.
- Durante a estação de crescimento fertilizar o solo três vezes no canteiro. Pela primeira vez, isso deve ser feito com substâncias minerais complexas quando os arbustos são cobertos por uma folhagem densa. O segundo curativo de substâncias orgânicas (feno apodrecido ou composto) é apropriado no início da floração e o terceiro, fósforo de potássio, é quando as flores começam a cair.
- Remova regularmente os pedúnculos desbotados. Isso é feito para acumular a força do arbusto para novos brotos.
- Todo outono, quando o tempo está estável e frio, folhagem cortadadeixando até 15 cm da superfície da terra. A poda muito cedo causará um acúmulo intensivo de biomassa verde, que pode levar ao congelamento no inverno.
- Íris de transplante a cada 5 a 10 anos. Essa característica da cultura está associada a um longo período de adaptação em um novo local. Portanto, o transplante anual não é relevante.
- Cobrir o solo anualmente no outono no canteiro de flores com uma camada de turfa ou serragem de madeira, com até 7 cm de espessura.Uma cobertura excessivamente espessa fará com que as raízes superaqueçam, e fina, pelo contrário, não as protegerá da geada.
Importante! As plantas podem ser pulverizadas apenas de manhã ou à noite, protegendo as inflorescências da solução.
Com os devidos cuidados, os arbustos de íris irão decorar com sua floração qualquer parcela em uma casa particular. A completa ausência de inflorescências ou seu número escasso são sinais óbvios de violações graves dos regulamentos agrícolas. O plantio adequado ajudará a evitá-los.