Lentilhas - uma das mais antigas culturas de leguminosasfamiliar à humanidade. Hoje, nas prateleiras das lojas, você pode ver diferentes tipos de produtos. Qual das variedades culturais é mais útil e existe alguma diferença entre elas? Esse é o tópico do artigo de hoje.
O que é lentilha e qual a diferença
No espaço pós-soviético, as lentilhas verdes são mais conhecidas. No entanto, existem várias outras variedades.
Para entender se há uma grande diferença entre eles, o conhecimento de sua descrição ajudará:
Tipo de Lentilhas | Descrição do produto |
Preto | Pequeno, com no máximo 3 mm de diâmetro de grão e superfície lisa. A vista não requer imersão durante o cozimento, ferve por 20 a 25 minutos, após o tratamento térmico mantém sua forma. Cultivado no Canadá e nos EUA. |
Verde | Uma variedade popular para cultivo na Rússia. A forma das sementes se assemelha a um prato, o tamanho tem 4-9 mm de diâmetro, dependendo da variedade. A cor pode variar do verde claro ao verde-oliva escuro. Após o cozimento, mantém sua forma. |
Amarelo | São variedades de lentilhas verdes sem casca, tiradas pela moagem de grãos. Prepara por 15 minutos. Popular na Índia e nos países asiáticos. |
Castanho | Cobertos, os grãos são planos, com uma média de 5 a 7 mm de diâmetro. É popular nos países do Mediterrâneo. Ele precisa ser ensopado, tem uma casca dura. |
Vermelho | Convexo, de forma redonda, com cerca de 3 mm de diâmetro. As lentilhas vermelhas são chamadas de "egípcias" por sua popularidade neste país. A cor dos grãos pode ser vermelho pálido ou laranja saturado. Cozinha rapidamente, sem imersão. |
Qual o benefício
Um grande número de substâncias diferentes é coletado nas lentilhas. Os grãos contêm ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 importantes para o corpo, Em pequenas quantidades, aminoácidos essenciais e essenciais estão presentes.
Você sabe Para uma tigela de ensopado de lentilha, o personagem do Velho Testamento Esaú deu seu direito de primogenitura.
As sementes de feijão são ricas em tais elementos:
Vitaminas:
- tiamina (B1);
- riboflavina (B2);
- colina (B4);
- ácido pantotênico (B5);
- piridoxina (B6);
- ácido fólico (B9);
- nicotinamida (PP).
Minerais:
- potássio
- silício;
- magnésio
- enxofre;
- fósforo;
- ferro
- cobalto;
- manganês;
- cobre
- molibdênio;
- selênio;
- cromo;
- zinco.
Esta composição determinou as propriedades benéficas das lentilhas para vários sistemas corporais. As vitaminas B são especialmente importantes para o sistema nervoso central e os processos metabólicos do corpo. Devido à presença desses elementos, o corpo pode resistir a situações estressantes, processar alimentos que entram em energia. B4, B5, B6 - São vitaminas responsáveis pelo trabalho do cérebro, pela produção de hemoglobina e glóbulos vermelhos.
As substâncias são responsáveis pela transmissão normal dos impulsos nervosos às células, tecidos e regeneração celular. A colina regula o açúcar no sangue, a tiamina e a riboflavina são participantes no metabolismo das gorduras, suportam cabelos e pele saudáveis.
Devido à presença de um grande número de macro e microelementos, o produto tem a capacidade de estimular a formação de sangue, ajuda a regular a respiração celular e contribui para o desenvolvimento normal do tecido ósseo. Leguminosas são especialmente úteis para crianças: o produto satura o corpo com os elementos necessários para o crescimento e desenvolvimento do esqueleto. O uso regular por adultos impedirá a osteoporose.
Você sabe Nas paredes do túmulo de Rmesmes II, os arqueólogos descobriram receitas para ensopado de lentilha, bem como sobras de farinha de lentilha entre objetos funerários.
A maioria dos tipos de grãos contém fibra suficiente para afetar positivamente a digestão. O feijão ajuda a remover as toxinas do corpo e os produtos de decomposição de drogas e toxinas. A ação suave da fibra mantém a microflora intestinal normal e elimina os problemas de constipação. Além da fibra, o produto contém os nutrientes necessários que saturam o corpo com energia.
Valor nutricional por 100 g de produto:
- proteínas - 24 g;
- gorduras - 1,5 g;
- carboidratos - 46,3 g;
- fibra - 11,5 g;
- teor calórico - 295 kcal.
Qual lentilha é mais saudável
Uma quantidade diferente de certos elementos nos tipos de lentilhas afeta suas propriedades benéficas. Por exemplo:
- Os grãos verdes são os líderes no conteúdo de proteínas, apreciado por atletas e pessoas com muito trabalho físico. Além disso, a espécie verde é campeã no conteúdo de fósforo, e essa é a força do tecido ósseo, o crescimento celular e a normalização das contrações musculares. O fósforo é um elemento importante na assimilação do corpo de muitas vitaminas.
- A aparência vermelha é caracterizada por um alto teor de ferro e potássio. O produto é uma profilaxia da anemia, pois ajuda a aumentar a hemoglobina. Ferro - um participante no processo metabólico de proteínas, ajuda a melhorar o metabolismo. A deficiência de potássio leva a saltos na pressão sanguínea, aumenta o risco de acidente vascular cerebral, prejudica a transmissão de impulsos nervosos.
- A cultura amarela contém uma das vitaminas da beleza - retinol e caroteno. Ambos os elementos suportam a função da visão, aliviam a fadiga e a irritação da membrana mucosa dos olhos. As vitaminas são necessárias para a saúde da pele, nutrem as células da pele, atrasam o processo de envelhecimento.
- Os grãos de feijão marrom contêm muito silício, cobre e zinco. Esses minerais estão envolvidos na formação de colágeno e elastina, que fortalece os ossos, cartilagens e tecido conjuntivo, melhorando a flexibilidade do tecido muscular. Os elementos ajudam a decompor substâncias tóxicas e cancerígenas, além do ácido úrico. O produto é mais útil para problemas com o sistema músculo-esquelético.
- Preto as lentilhas contêm vitamina E e são líderes na quantidade de zinco. O conjunto dos dois elementos tem um bom efeito no funcionamento dos sistemas endócrino, reprodutivo e nervoso. Grãos pretos são recomendados para problemas de concepção, a glândula tireóide.
Benefícios para homens e mulheres
- O uso regular do produto proporciona benefícios inestimáveis à saúde da mulher, cuja composição tem as seguintes ações:
- Promove o rejuvenescimento do corpo no nível celular.
- Melhora a condição da pele, cabelos, unhas.
- Normaliza o ciclo menstrual, reduz os sintomas da TPM e ajuda no sangramento intenso.
- Ajuda na concepção, melhorando a circulação sanguínea nos órgãos pélvicos, ovários e útero. Promove o desenvolvimento de ovos saudáveis.
- Atrasos na menopausa, com menopausa, reduzem as manifestações de seus sintomas.
- Melhora o processo de lactação.
Importante! No período de outono-inverno, a louça de lentilha fortalecerá o sistema imunológico, reduzindo o risco de resfriados e doenças da nasofaringe e do sistema respiratório.
- Consequências não menos benéficas do consumo regular de lentilhas para a saúde dos homens:
- Nutre com energia e ajuda a restaurar a força depois de praticar esportes ou trabalhar duro.
- Limpa o corpo de toxinas: nicotina e álcool, suporta a função hepática.
- Melhora o funcionamento do sistema hormonal, a saber: a produção de testosterona e outros hormônios sexuais masculinos.
- Suporta potência aos 40-50 anos de idade.
- Melhora a qualidade do esperma e a função reprodutiva em geral.
Aplicação na medicina tradicional
Na medicina popular, um produto de feijão é usado externamente, na forma de compressas de mingau, e internamente, na forma de infusões e decocções.
As lentilhas ajudam no tratamento de tais doenças:
- asma
- distúrbios do trato gastrointestinal;
- intoxicação alimentar;
- constipação
- doença hepática
- diabetes mellitus;
- queimaduras;
- doenças de pele;
- aterosclerose;
- anemia
- doenças do sangue.
Qual é a mais saborosa
Determinar o tipo mais delicioso de produto de feijão é problemático, porque as pessoas têm gostos diferentes.
No entanto, todos poderão escolher e comprar o que melhor lhe convier, tendo provado grãos multicoloridos a gosto:
- preto - apimentado e macio;
- verde - feijão rico, textura cremosa;
- amarelo - com sabor a nozes;
- castanho - sabor residual de cogumelos e nozes;
- vermelho ou laranja - com um ponto macio, a textura é delicada.
Contra-indicações
Leguminosas, incluindo lentilhas, podem causar inchaço e peso no estômago. Para evitar isso, você precisa, em primeiro lugar, não abusar do produto e, em segundo lugar, comer salada de legumes na frente dos grãos de feijão: isso acelerará a digestão do feijão.
Importante! Leguminosas não são recomendadas para crianças menores de 3 anos: seu sistema enzimático não está pronto para digerir alimentos pesados.
- O uso do produto é contra-indicado nas seguintes condições:
- forma aguda de doenças gastrointestinais;
- diátese de ácido úrico;
- gota
- doença renal.
Assim, as lentilhas devem ser incluídas na dieta, porque todos os seus tipos, de uma maneira ou de outra, são úteis e saborosos. Qual deles prefere é um assunto pessoal para todos.