O tomate é uma colheita extravagante para a rega, porque depende da produtividade. Em condições de estufa, onde o microclima é criado artificialmente e difere do natural, o regime de rega correto é especialmente importante. Além disso, em diferentes estágios de crescimento, o tomate exige uma taxa diferente de água.
Microclima ideal em estufa
Para que os tomates cresçam ativamente na estufa, para dar frutos cedo e abundantemente, eles precisam criar as condições necessárias:
- Temperatura Os indicadores de temperatura ideais em dias ensolarados são +20 ... + 22 ° C, em dias nublados +18 ... + 19 ° C, na noite +16 ... + 18 ° C. Os limites extremos da norma são +10 ... + 32 ° C.
- Iluminação - brilhante, de 20 mil lux. Horário de verão - 14-16 horas.
- Umidade - valores médios - 60-70%. Os limites permitidos são de 40 a 90%.
- Humidade do solo - alto, até 80-90%. Cada arbusto precisa de 4-5 litros de água. A secagem do solo superficial não é permitida mais que 3-5 cm.
A temperatura e a umidade são de primordial importância para os tomates, pois, a baixas temperaturas, essas plantas param de florescer (quando baixam para +15 ° C) e crescem (a +10 ° C); e em alta (acima de +32 ° C) a fotossíntese diminui e os grãos de pólen não podem germinar.Importante! Uma combinação de solo úmido e ar seco é ideal para um tomate.
Tipos de Rega
Existem várias maneiras de regar as camas de tomate em ambientes fechados. A escolha de cada um deles é determinada pelas preferências pessoais, o volume da estufa e o número de arbustos, além de recursos monetários e de tempo.
Você sabe Quase todo o peso de um tomate é água. Representa 95% da massa total de cada feto.
Manual
Este método de irrigação é o mais economicamente rentável, não requer investimentos financeiros, mas em termos de tempo e esforço é o mais caro. Adequado para pequenas estufas.
A rega manual é realizada usando um balde de água, um regador ou mangueira.
Sua grande vantagem éque você rega cada arbusto individualmente, tendo a oportunidade de prestar atenção em cada planta, para identificar doenças ou erros no conteúdo.
Para estufas grandes, esse método não é adequado, pois você precisa trazer uma grande quantidade de água e gastar muito tempo regando toda a área.
Automático
Ao contrário da irrigação manual, esse sistema é instalado principalmente em grandes estufas industriais. A rega ocorre sem intervenção humana. Financeiramente caro. Você pode instalar em uma pequena parcela da casa, mas esteja preparado para as despesas financeiras e o fato de que o custo pode não ser recompensado.
A vantagem deste sistema é que o processo de irrigação é totalmente automatizado - o sistema irriga os leitos na quantidade certa, de acordo com um cronograma predeterminado, mantendo a temperatura da água necessária.
A desvantagem é em complexidade de instalação e alto preço.
Gotejamento
Os benefícios dessa irrigação são permite umedecer grandes áreas e a água vai diretamente para as raízes, sem aumentar a umidade do ar e sem irrigar as folhas, sendo realizada de duas maneiras:
- Ao instalar um sistema especial de irrigação por gotejamento na loja, que consiste em uma rede de mangueiras com conta-gotas.
- Com a sua própria mão, criando um sistema para regar garrafas de plástico, cavou um pescoço no chão e com um fundo cortado.
É realizado da seguinte forma:
- Tome garrafas de plástico de dois litros à taxa de uma garrafa por arbusto.
- Na tampa de cada garrafa, faça vários pequenos orifícios, com no máximo 2 mm de diâmetro.
- Corte o fundo. Isso não pode ser feito completamente, então parecerá uma tampa, o que evitará a evaporação da água das garrafas.
- Cavar as garrafas no chão sob o arbusto a uma profundidade de 15 a 20 cm, colocando-a em uma inclinação de 30 °.
- Encha as garrafas com água. A umidade gradualmente se infiltra nas raízes, hidratando-as.
Regras básicas para regar um tomate
Como a rega do tomate é extremamente importante, ela deve ser realizada corretamente, seguindo as seguintes normas:
- Regue os arbustos apenas na raiz. Não permita que a umidade entre no caule ou nas folhas.
- Dependendo do estágio de crescimento e da estação de crescimento dos tomates Diferentes taxas de rega são necessárias. A mesma quantidade de água em diferentes fases do crescimento pode levar à deterioração das plantas.
- A estufa precisa estar equipada com janelas para ventilação. Isso é necessário para que o excesso de umidade não se acumule no ar. Ao mesmo tempo, a ventilação não deve criar correntes de ar.
- Para evitar a evaporação da água e o subsequente aumento da umidade, a terra ao redor dos arbustos após a irrigação pode ser coberta com grama cortada ou regar as plantas por gotejamento.
- Para preservar a umidade no solo não solte o solo logo após regar os arbustos.
- Regue os tomates de manhã cedo ou à noite. E é melhor que no calor a irrigação seja tarde.
- Se a rega é realizada à noite e depois a estufa precisa ser bem ventiladacaso contrário, durante a noite em que a estufa estiver fechada, a condensação se formará no interior, devido à qual os tomates podem ficar doentes.
- Se o tempo estiver úmido, nublado e fresco, a rega é melhor de manhã, para que o excesso de umidade desapareça à noite.
- Não use água da fonte de água, pois contém muito cloro e cal.
- Temperatura ideal da água - não inferior a +20 ... + 22 ° С, ideal - +23 ... + 25 ° С.
Importante! Alta umidade e condensação provocam o desenvolvimento de doenças fúngicas nos tomates.
Freqüência de irrigação em diferentes estágios do crescimento do tomate
Dependendo do estágio de desenvolvimento dos tomates, a diferença de quantas vezes eles precisam ser regados difere.
Após o desembarque
O sucesso do crescimento e do enraizamento nesta fase depende do recebimento de umidade suficiente para as raízes das mudas. No entanto, ao transplantar mudas para um local permanente, seu sistema radicular ainda é muito fraco, pouco desenvolvido e ferido por uma mudança de local. E as plantas precisam de muita água, mas as raízes ainda não são capazes de extraí-la do chão de forma independente em quantidades suficientes.
Portanto, durante esse período, os tomates precisam receber um suprimento abundante de umidade. A rega deve ser abundante, mesmo todos os dias. No entanto, a estagnação de líquidos no solo é inaceitável, pois nesse caso pode ocorrer podridão nas raízes e nos caules. Portanto, você precisa regar muito, mas para que a água não fique estagnada e tenha tempo para secar um pouco.
Você sabe "Tomatl" e "Matl" eram os chamados tomates astecas, que significavam "bagas grandes".
Com crescimento ativo
Esta fase dura desde o momento do enraizamento das plantas até a floração. Este é um período de crescimento ativo quando novas folhas e caules se formam. As raízes já são fortes, são bastante ramificadas e são capazes de coletar água suficiente.No entanto, durante esse período, o tomate não gosta muito de umidade, principalmente se isso afeta as folhas. Portanto, a rega dos arbustos é necessária com menos frequência - uma vez a cada 5-6 dias após a camada superior da terra secar de 3 a 4 cm e a quantidade de água é reduzida para 2-3 litros por arbusto.
Importante! Molhar apenas a camada superior do solo sem penetração da água nas profundezas provoca o crescimento da superfície do sistema radicular, que o torna fraco, incapaz de se aprofundar e obter do solo todas as substâncias úteis necessárias para a vida.
Durante a floração
Quando as plantas florescem, a frequência de rega deve ser ligeiramente reduzida - até 1 vez por semana. No entanto, a quantidade de água sob um arbusto deve ser aumentada para 5 litros.
Durante a frutificação
Ao amadurecer frutas, é importante garantir uma rega suficiente, pois a maturação dos tomates depende da água. No entanto, um excesso de umidade durante esse período também é indesejável - a partir de um excesso de líquido, as frutas começam a rachar e seu sabor se torna inexpressivo e aguado.
Os tomates começam a regar mais abundantemente com o aparecimento dos primeiros ovários de frutas. Agora, a rega deve ser realizada 2 vezes por semana, o volume de água sob cada arbusto é de 2-3 L. A peculiaridade da frutificação dos tomates é que chega um estágio em que você precisa reduzi-las e parar de regá-las. A vermelhidão dos primeiros frutos deve servir como sinal de redução. A partir deste momento, regue novamente uma vez em 7 a 10 dias, caso contrário, os tomates irão rachar e congelar em crescimento.A rega pode estimular o amadurecimento de frutas. Para fazer isso, você precisa parar de regar os tomates - isso ativa o processamento da "energia" do sol, por causa da qual eles começarão a amadurecer mais rapidamente. A última rega é realizada 20 dias antes da colheita.Você sabe Surpreendentemente, o tomate é o parente mais próximo de plantas diferentes, como tabaco e batatas. Todos eles pertencem à família Solanaceae.
Sinais de rega inadequada
A rega inadequada, insuficiente ou excessiva, afeta a condição do tomate.
Sinais de rega insuficiente:
- As folhas se tornam pequeno, raro, errado. Eles começam a secar, ficam amarelos, enrolam.
- Retardando e atrofiando em qualquer fase do desenvolvimento do tomate - eles crescem lentamente, os frutos não amadurecem.
- Durante a floração, as flores começam a desmoronar.e no início da frutificação, os ovários caem.
- O sabor da fruta muda na direção negativa - torna-se amargo e desagradável.
- Podridão cinza e vértice. Essas doenças geralmente surgem precisamente devido à falta de umidade.
- As folhas são suculentas, mas tornam-se pálidas, sem brilho e caem.
- Os frutos, apesar de manterem o brilho da cor, quebram. Tomates tornam-se sem gosto, aguado no paladar.
- O aparecimento de manchas molhadas na raiz do pescoço. Esses pontos se espalham ainda mais, causando apodrecimento do sistema radicular.
Dicas úteis
Para que os tomates na estufa cresçam bem e dêem frutos, siga as seguintes recomendações:
- A estufa de policarbonato é ideal para tomates. Ao contrário do vidro e do polietileno, que também são usados como materiais para estufas, o policarbonato pode ser usado por um longo período de tempo, retém bem o calor e fornece às plantas uma luz difusa, protegendo suas folhas das queimaduras.
- Ventilar a estufa necessário após cada irrigação, independentemente da hora em que foi realizada. Isso evitará aumentar a umidade no interior.
- Tomates de água durante o dia é permitido apenas se o tempo estiver nublado. A luz do sol causará queimaduras nas plantas.
- Para fornecendo às camas luz suficiente, você precisa garantir que a estrutura da estufa tenha um número mínimo de tetos. A poeira do vidro deve ser limpa regularmente e as camas devem ser organizadas para que os arbustos não se ocultem.
- Durante a floração, a umidade excessiva na estufa é inaceitável. Durante esse período, o pólen deve cair no pilão e polinizá-lo e, se estiver úmido, a polinização não ocorrerá.
- Aumento da temperatura do ar para +25 ... + 26 ° C durante a floração Estimula um início mais rápido do período de amadurecimento da fruta.
- O volume de água necessário para o tomate deve ser regulado dependendo das condições climáticas - em climas quentes, a quantidade precisa ser aumentada e em dias nublados e frios - reduza.