As berinjelas perdem mais flores do que pepinos e tomates, pois são mais exigentes com as condições de manutenção e cuidados do que com outras culturas. No entanto, um problema semelhante pode ser evitado, embora não possa ser completamente eliminado, apenas minimizado o máximo possível. Para fazer isso, você precisa conhecer as principais causas desse problema. Vamos discuti-los ainda mais.
Causas das flores de berinjela a cair
As razões pelas quais as berinjelas perdem flores em uma estufa e em campo aberto são quase as mesmas, com exceção de alguns pontos.
Irregularidade da rega
Freqüentemente, os jardineiros não podem fornecer rega regular por causa de seu emprego ou do afastamento do terreno da moradia. Às vezes, isso ocorre devido à ignorância das regras para regar o azul. Como resultado da rega caótica, a planta experimenta mudanças acentuadas entre a seca e a umidade abundante. Isso leva ao fato de que ele cai não apenas nas flores, mas também no ovário. Para impedir que isso aconteça, você precisa seguir o cronograma de rega: 2-3 vezes em 7 dias. É aconselhável recorrer à tecnologia de irrigação "nas ranhuras" e ao afrouxamento obrigatório do solo.
Importante! Na ausência de umidade por muito tempo, a berinjela pode parar completamente de dar frutos.
Alta umidade
As flores de berinjela têm pólen pesado. Para que a fertilização seja bem-sucedida, a umidade deve ser baixa. Caso contrário, o pólen, saturado com a umidade, torna-se ainda mais pesado e não pode deixar a flor. Devido à falta de polinização, o ovário começa a cair, por isso é necessário executar o processo de polinização manualmente. Uma escova é realizada nos estames e depois nos pilões.
Falta de polinização de uma planta
Geralmente as azuis são plantas autopolinizadas, por isso é muito conveniente cultivá-las em estufa. Mas acontece que muito pólen se acumula nas flores da berinjela, e fica mais pesado, gruda, por causa do qual não pode ser transportado. A polinização não ocorre e a planta permanece coberta de flores, sem ovário de frutas.Muitas vezes, a razão da falta de ovário nas estufas é o fato de que, embora a planta seja autopolinizada, é necessário um irritante para mover o pólen. Em campo aberto, eles são insetos. Para estimular o processo de autopolinização em uma estufa, você precisa mover a flor com um pincel.
Excesso de nitrogênio
Se você for longe demais com fertilizantes nitrogenados no período inicial do desenvolvimento da cultura, haverá uma queda ativa de brotos, flores e até o ovário. Para agravar a situação, a iluminação insuficiente é capaz. O que fazer neste caso:
- pulverize a planta com uma solução de permanganato de boro e potássio;
- fornecer iluminação adicional.
Importante! Berinjelas adoram muita luz, por isso não é recomendado que sejam cultivadas nas regiões do norte, onde o horário de verão é muito curto. Se você realmente quiser, poderá procurar variedades resistentes à sombra.
Escassez de boro
A falta desse elemento no solo é talvez uma das principais razões pelas quais as flores azuis caem. Além disso, a planta diminui imediatamente o crescimento. Pulverizar os arbustos com uma solução de 5 g de ácido bórico em um balde de água ou reabastecer o solo com fertilizantes contendo boro (uma vez a cada três anos) ajudará a resolver a situação.Para fins preventivos, recomenda-se alimentar a cultura com ácido bórico no início do período de floração.
Doença
Doenças comuns que afetam o azul:
- A perna preta. Doença fúngica, manifestada pelo escurecimento e afinamento do pescoço basal. A área afetada pode estar coberta com revestimento cinza. Se a doença é lançada, a planta começa a desaparecer e, assim que o fungo atinge as raízes, murcha completamente. Geralmente se manifesta nos primeiros tiros e acelera a distribuição se houver excesso de umidade no ar e no solo. Você pode superar o ataque substituindo o solo na estufa ou desinfectando-o com uma solução aquosa de alvejante (200 g / 10 l). Uma planta doente é imediatamente destruída. Para fins preventivos, as camas são desbotadas regularmente e o regime de temperatura é observado.
- Mosaico de tabaco. Doença de natureza viral. Você pode determiná-lo iluminando a folhagem e cobrindo-a com manchas verde claro ou verde escuro, dispostas aleatoriamente, como um mosaico. A folha pode estar deformada. Assim que os primeiros sinais da doença são encontrados, é necessário tratar o mato com leite, com zero teor de gordura, misturado com sabão em pó (20 g / 1 l), caso contrário ele morrerá. Como medida preventiva, as sementes são embebidas antes do plantio em uma solução de ácido clorídrico a 20% por meia hora.
- Podridão branca. Afeta primeiro as raízes e depois a parte aérea da cultura. Uma placa branca com inclusões sólidas aparece no caule. Os frutos ficam aquosos e amolecem. A doença progride a baixa temperatura. Se uma doença é detectada, as partes afetadas da sarça são arrancadas, o local do corte é polvilhado com cinzas. Após 4-5 dias após o procedimento, fertilizantes minerais são aplicados (2 g / 10 l de água). Para fins preventivos, as estufas são ventiladas regularmente e os arbustos são pulverizados três vezes, com um intervalo de uma hora e meia a duas semanas, com uma mistura de detergente em pó e sulfato de cobre, diluído em água (2 colheres de sopa. L. Pó, 1 colher de chá de vitríolo por 10 l de água).
Você sabe Há uma variedade de berinjela branca. Seus frutos são muito semelhantes aos ovos de galinha. Os moradores da Inglaterra os chamam de "ovos de Páscoa".
Pragas
Acima de tudo, o ácaro azul incomoda. Ele é um motivo comum de queda de flores. O inseto aparece com pontos esbranquiçados por toda a folha. Você pode afastá-lo tratando o arbusto com Fufanon ou Fitoverm.
Entre outras pragas são mais comuns:
- Mosca branca Gosta de se acumular na parte de trás da folhagem. Ela come suco de planta, o que o esgota bastante. Para se livrar do flagelo, você precisa pendurar armadilhas adesivas amarelas. A substância pegajosa pode ser vaselina, resina ou mel. Eles são aplicados em papelão ou papel Whatman, pintado em amarelo. Pode ser destruído com inseticidas.
- Pulgões. Ele vive perfeitamente em um local úmido e quente; portanto, muitas vezes ataca uma cultura que cresce em uma estufa. Aparece em terreno aberto durante fortes chuvas durante os verões quentes. O inseto, comendo suco de berinjela, esgota-o, o que leva à perda de flores, deformação de folhas e frutos. Você pode expulsar pulgões usando inseticidas ou uma solução aquosa de cinzas (1 colher de sopa. Em um balde de água quente, deixe por um dia, coe e adicione um pouco de sabão líquido). A pulverização deve ser realizada pela manhã.
Medidas para aumentar a formação ovariana
Um grande número de flores no mato não é garantia de uma boa colheita. O fato é que a planta não é capaz de colher um grande número de frutas (mais de 15); portanto, para que haja grandes frutos no mato, é preciso deixar apenas os maiores brotos. Outros são removidos. O número de sessões também é regulado. Escolha o 3-4 mais poderoso e aperte o resto. Isso estimula a formação de botões. Após a formação do ovário, as flores extras devem ser removidas para que os frutos sejam derramados mais rapidamente.
Alguns jardineiros recomendam berinjela em treliça, de modo que durante a floração bastava sacudir levemente o suporte para mover o pólen. Isso resultará na polinização de mais flores.
Você sabe A berinjela foi cultivada pela primeira vez há 1500 anos na Ásia (leste, sul). Os árabes espalharam a cultura, levando-a para a África, de onde mais tarde chegou à Europa.
Dicas úteis jardineiros
Ao cultivar berinjela, é recomendável seguir estas regras:
- Assim que você perceber que as flores caíram, pulverize os arbustos com ácido bórico e, em seguida, estabeleça a causa da perda de cor.
- Polinize as plantas de estufa manualmente e, ao mesmo tempo, atraia insetos para a estufa.
- Mantenha a umidade e a temperatura no padrão. Se isso falhar, use os preparativos “Bud”, “Ovary”.
- Se a perda de ovário e flores ocorrer devido a chuvas prolongadas, baixa temperatura e cobertura foliar com nitrato de cálcio (0,07%).
- Arbustos fracos suportam imunomoduladores.