Os tomates Sensei, ao contrário do nome, não são do Japão, mas da Sibéria, onde conseguem produzir uma poderosa colheita de deliciosas frutas em um curto verão. Em condições mais confortáveis, suas vantagens apenas aumentam. Sobre tomates desta variedade, suas características e tecnologia crescente serão discutidas mais adiante.
Descrição da nota
Ao cultivar essa variedade, os criadores de Novosibirsk definem a principal tarefa da capacidade da planta de produzir uma boa colheita com bom gosto em uma curta estação de crescimento. E eles fizeram isso.
Você sabe Apenas um tomate grande é capaz de preencher as necessidades diárias do corpo humano de vitamina C em 60%.
A variedade de tomate Sensei é caracterizada pelas seguintes propriedades:
- sendo um arbusto determinante, em campo aberto raramente sobe acima de um metro de altura;
- amadurecendo cedo, os frutos atingem um peso médio de 0,4 kg;
- tem um alto rendimento, dando do mato até 8 kg de frutas;
- frutas maduras adquirem cor vermelha framboesa;
- carnuda, de sabor adocicado e polpa açucarada contém uma pequena quantidade de sementes;
- frutas arredondadas são em forma de coração;
- os arbustos têm uma quantidade moderada de massa verde.
Vantagens e desvantagens
- Além das qualidades listadas, a variedade de tomate Sensei também possui as seguintes vantagens:
- imunidade estável a doenças comuns de culturas solanáceas;
- alto sabor e versatilidade no uso de frutas;
- capacidade de se adaptar a várias condições de temperatura e umidade;
- boa transportabilidade da fruta;
- a capacidade de frutos verdes rasgados amadurecerem com sucesso em ambientes fechados.
Uma deficiência pronunciada brilhante nesta variedade não é observada.
Os produtores de legumes observam apenas a necessidade de fazer esforços adicionais para:
- beliscar e formar a forma ideal dos arbustos;
- conformidade com a nutrição das plantas.
Mudas de crescimento próprio
Estes tomates são cultivados exclusivamente por mudas. Sujeitas às condições necessárias, as mudas são fáceis de cultivar por conta própria, tanto a partir de sementes obtidas dos frutos da colheita anterior dessa variedade, quanto de adquiridas.
Neste último caso, você pode passar pelo estágio de desinfecção, realizado por especialistas no processo de preparação de pré-venda de sementes.
Momento ideal para a semeadura
Dependendo das características climáticas regionais, as sementes germinadas do Sensei são semeadas no início ou meados de março. Um período de semeadura mais preciso pode ser facilmente determinado de acordo com a regra segundo a qual pelo menos 60 dias devem passar desde o momento da semeadura das sementes até o plantio de mudas em um local constante de crescimento.
Solo
O solo preparado por profissionais e vendido em pontos de venda especializados é ideal para obter boas mudas a partir das sementes.
Mas você pode preparar um solo completamente decente com suas próprias mãos, misturando solo de jardim e húmus em proporções iguais e adicionando um pouco de areia de rio, superfosfato e alguns fertilizantes de potássio ou cinzas de madeira em vez dessa mistura.
Mas antes disso, a terra deve ser descontaminada com uma solução concentrada de manganês e depois calcinada em um forno a uma temperatura de 190 °. Uma condição necessária é a permanência após esse solo desinfetado em um tanque aberto por pelo menos 14 dias.
Você sabe A primeira variedade de tomate que veio da América para a Europa foi amarela. Hoje, além de se tornarem clássicos vermelhos, os tomates têm 6 cores. E eles são listrados multicoloridos.
Capacidade de crescimento
Praticamente qualquer capacidade de até 0,1 m de altura é adequada para o cultivo de mudas.O principal é que seja conveniente quando for colocado em ambiente interno e em serviço.
Na maioria das vezes, para esse fim, aplicam-se:
- copos de plástico;
- potes de turfa;
- caixas de madeira;
- recipientes de plástico;
- comprimidos de turfa.
Preparação de sementes
Como já mencionado, as sementes compradas em embalagens não perturbadas não requerem desinfecção, o que não pode ser dito sobre sementes obtidas a partir de frutas em casa. Eles precisam ser colocados por um terço de uma hora em uma solução de permanganato de potássio a 1%. Então, por meio dia, as sementes são envelhecidas em um estimulador de crescimento.
Na sua ausência, você pode usar suco de aloe fresco, que também tem um efeito estimulante nas sementes de tomate. Depois disso, o material das sementes, a uma temperatura constante de +20 ° C, é colocado na gaze, umedecido regularmente por meio de spray.
Até as sementes morderem, são endurecidas até 5 vezes e colocadas na geladeira por 12 horas.
Semeando sementes
No solo destinado a semear, são feitos buracos que não se afastam mais do que 3 cm, até uma profundidade de 2 cm, e são colocadas sementes de não mais de dois em cada um desses recessos, cobertas com uma pequena camada de terra, imediatamente umedecidas com pistola de pintura.
Cuidados com mudas
Para uma melhor germinação das sementes semeadas, é necessário criar um efeito estufa, formado usando vidro ou filme plástico. Eles cobrem recipientes com solo semeado e mantêm-se nesta forma a uma temperatura estável de +24 ° C.
Quando as sementes germinam, o revestimento é removido e os recipientes com mudas são colocados em um local bem iluminado, na mesma temperatura constante. Alguns dias após o surgimento das mudas, é necessário regá-lo pela primeira vez.E depois de três semanas desde que os brotos eclodem, eles precisam ser alimentados com fezes de pássaros ou verbasco fermentado. Quando as duas primeiras folhas aparecem nas mudas, ela é mergulhada em xícaras e um lugar escuro é colocado; quando fica mais forte, é devolvido sob luz intensa.
5 dias depois da colheita, os brotos são regados moderadamente com um pequeno regador com água morna e sedimentada.
Endurecimento de mudas
O aparecimento nas mudas da terceira folha é um sinal para o início do seu endurecimento, que a uma temperatura mais baixa começa a partir de 5 minutos e depois mais e mais. Esse procedimento estimula visivelmente a produtividade e fortalece o sistema imunológico da planta. Quando uma semana resta antes do plantio de mudas em terreno aberto, os brotos param de regar e abaixam a temperatura ambiente. E alguns dias antes do transplante, as mudas são deixadas durante a noite ao ar livre.
Plantio de mudas em local permanente
As mudas são plantadas em um local permanente quando pelo menos dois meses se passaram desde o dia em que as sementes foram semeadas. Faça isso com ar e terra aquecidos de maneira estável e na ausência da ameaça de geada. Os canteiros de mudas são preparados antes do outono, introduzindo húmus e cinzas de madeira no solo.
Os melhores lugares para o tomate são áreas que antes eram destinadas ao cultivo:
- repolho;
- pepinos
- alface;
- beterraba;
- cenouras;
- cebolas;
- legumes;
- cabaças.
- batatas
- berinjela;
- tabaco
- Tomates
- pimenta.
Importante! Os tomates não só não podem ser plantados no mesmo local para o próximo ano, mas isso só deve ser feito após três anos.
Além disso, áreas localizadas em uma colina e protegidas de maneira confiável dos ventos devem ser reservadas para as camas de tomate. A distância entre os arbustos de tomate é de pelo menos 45 cm.
A profundidade dos furos deve ser tal que, após colocar neles um coma de terra com um sistema radicular, o solo derramado no topo chegue às folhas do cotilédone. Após o plantio, as mudas devem ser imediatamente vertidas com água morna.
Cuidado ao ar livre
Plantadas em um local permanente, as mudas requerem cuidados cuidadosos e sistemáticos subsequentes.
Rega
As cultivares Sensei estão satisfeitas com a irrigação moderada, o que é melhor realizado de manhã ou à noite. Nesse caso, você não deve usar água da torneira para irrigação de uma mangueira, pois a água fria tem um efeito estressante nos tomates.
Portanto, a água é frequentemente usada para irrigação, assentada e aquecida em um barril. As mudas plantadas pela primeira vez em um local permanente são regadas em uma semana. Até a planta florescer, é regada após 3 dias, despejando 3 litros de água sob cada arbusto.Após o aparecimento de inflorescências e ovários, a taxa de irrigação aumenta para 5 litros sob cada arbusto, mas a frequência diminui para 1 vez por semana. A água é derramada exclusivamente sob o arbusto.
Importante! Durante a formação do fruto, a intensidade da rega deve ser reduzida.
Aplicação de fertilizantes
Esta variedade de tomate é muito exigente na cobertura e é sensível à aplicação de fertilizantes. Portanto, o Sensei é alimentado repetidamente durante a estação de crescimento, variando a composição e os fertilizantes e o método de sua aplicação.
Dez dias após o transplante de mudas em campo aberto, ele é alimentado com superfosfato e sulfato de potássio, que são adicionados a um balde de água de 35 g cada. Com a ajuda do fósforo, o sistema radicular é fortalecido e o potássio tem um efeito positivo nas condições de sabor das frutas.
O desenvolvimento da massa verde é bem influenciado pelo nitrogênio, que é abundante em fertilizantes orgânicos.
Quando a planta floresce, ela é pulverizada com uma solução de ácido bórico, que é preparada adicionando 10 g do medicamento a um balde de água. Esta operação evita a queda de inflorescências e ativa o aparecimento de ovários.
Durante o período de crescimento e amadurecimento do fruto, o excesso de nitrogênio apenas impede esse processo, portanto, a fertilização orgânica deve ser interrompida e a ênfase deve ser colocada nos fertilizantes que têm em sua composição:
- potássio
- fósforo;
- iodo.
Útil a esse respeito é um remédio popular na forma de cinzas de madeira, que é saturado com potássio, magnésio, cálcio e outros minerais, tão procurado pelos tomates.
Stepson
Nesta variedade de tomate em seios decíduos, os enteados são formados ativamente, criando excesso de massa verde, que retira da planta os nutrientes necessários para a formação e crescimento dos frutos. Portanto, a partir de julho e a cada 10 dias, o procedimento é realizado.
A folhagem é completamente removida da camada inferior e, se necessário, parcialmente de outras camadas. A massa verde não deve impedir o acesso da luz solar às frutas. Os enteados se separam com os dedos desinfetados com uma solução fraca de manganês. Os especialistas não recomendam o uso de tesouras para pastoreio.
Cuidado do solo
O tomate Sensei responde bem não apenas ao acabamento, mas também ao afrouxamento do solo acima de suas raízes. Recomenda-se que este procedimento seja realizado todas as vezes após a rega, mas pelo menos uma vez a cada meio mês. Paralelamente ao afrouxamento, a remoção de ervas daninhas também é realizada.
Durante o afrouxamento, para não prejudicar o sistema radicular, durante o primeiro mês de crescimento das plantas em campo aberto, é necessário aprofundar-se no solo em não mais que 12 cm, e depois essa profundidade diminui para 8 cm.
Para criar condições ideais de temperatura e umidade no sistema radicular do tomate, também é necessário cultivar arbustos com solo úmido ou substituir esse processo pela cobertura morta do solo com húmus.
Amarrando arbustos
As cultivares Sensei têm uma ou duas hastes poderosas, que a uma altura relativamente baixa e uma densidade moderada de massa verde no início geralmente ficam sem liga.No entanto, quando os frutos amadurecem, que pesam em média até 0,4 kg cada e que nas mãos existem até 5 peças, você deve recorrer à amarração com a ajuda de estacas ou treliças conduzidas ao lado dos arbustos.
Os galhos são amarrados com borlas penduradas no tomate por meio de cordões com baixo coeficiente de rigidez, para que os frutos tenham melhor acesso à luz solar, e os próprios frutos não entrem em contato com o solo e não sejam infectados por infecção.
Tratamento preventivo
Os tomates Sensei são resistentes a:
- mosaico de tabaco;
- alternariose;
- praga tardia;
- definhando verticalmente;
- Fusarium
Ou seja, para todas as doenças que mais frequentemente afetam as culturas de sombra noturna. Repele com sucesso Sensei e ataques de pragas. No entanto, isso não significa que esses tomates estejam completamente protegidos de doenças e pragas.
Portanto, as plantas precisam da ajuda preventiva dos seres humanos para não serem invadidas, por exemplo, por pulgões, besouros do Colorado ou ácaros.
Para isso, o produtor precisa:
- Inspecione as folhas pelo menos uma vez por semana pela parte de trás.
- Ervas daninhas regularmente.
- Quando pragas voláteis aparecerem, pulverize os arbustos com inseticidas.
- Pulverize plantas com agentes biológicos antifúngicos.
- Se forem encontradas lesmas, colete-as imediatamente com as mãos e trate o arbusto com amônia dissolvida em água.
Colheita
As frutas são cobertas com uma pele densa e, durante a colheita, bem como durante o transporte, não surgem problemas. Isso contribui para a sua boa qualidade de manutenção. Além disso, o Sensei possui uma qualidade notável, quase indispensável em regiões com um verão curto.
Eles, sendo arrancados no final do período quente na forma verde, são perfeitamente armazenados em um local quente, seco e escuro. E se forem colocados em um local iluminado em casa, eles rapidamente ficarão vermelhos e se tornarão vendáveis.
Esta variedade siberiana com nome japonês foi certificada relativamente recentemente, mas com suas excelentes qualidades já ganhou fama entre os cultivadores amadores de vegetais que prestam homenagem às qualidades de sabor das frutas Sensei e sua capacidade de criar raízes em uma variedade de condições climáticas.