Se a pimenta começar a apodrecer, isso indica uma violação das regras de atendimento. A cultura que exige pimenta e o cultivo inadequado levam ao fato de que as mudas murcham e murcham, as inflorescências caem e os frutos apodrecem. Por que isso está acontecendo e o que fazer com esse problema? Vamos acertar.
Regras básicas para o cultivo de pimentas
Pimenta refere-se a plantas que amam o calor que requerem certas condições e cuidados. Se as regras forem violadas, a cultura reagirá com o desenvolvimento enfraquecido e uma diminuição da imunidade.
Você sabe Pimenta nem sempre foi assim. Esta propriedade é adquirida no processo de evolução. Assim, a planta se protege dos animais e atrai pássaros sobre os quais a substância em chamas não age. A conclusão é que as sementes de pimenta, que passam pelo corpo dos pássaros, permanecem intactas.
Na estufa
Para cultivar pimenta em solo protegido, as seguintes condições devem ser observadas:
- manter o solo solto;
- observar umidade na estufa não superior a 60%;
- regar o solo enquanto seca;
- faça fertilizantes a tempo;
- observe o modo de ventilação;
- garantir que a temperatura do solo esteja dentro de + 25 ° C.
Em campo aberto
A pimenta (incluindo quente) é uma planta termofílica.
E se é possível manter o regime de temperatura em condições de estufa, em campo aberto para o cultivo de uma colheita, é necessário observar tais condições:
- boa iluminação do site;
- um grande número de fertilizantes;
- umidade do solo regular e moderada.
Por que a pimenta apodrece em um arbusto e o que fazer
As causas mais comuns de podridão nos pimentões são danos a doenças fúngicas e infecciosas. Portanto, é importante reconhecer cada um deles, para que a tempo de começar a lutar pelo mato e pela colheita.
Praga tardia
Fatores que contribuem para o aparecimento da praga tardia:
- espessamento de desembarques;
- alto nível de umidade do ar (mais de 60%);
- mudanças repentinas de temperatura;
- falta de ventilação regular.
Se a praga tardia for detectada, as amostras doentes serão removidas urgentemente do jardim e destruídas. Depois disso, os arbustos são tratados com uma solução a 1% de líquido Bordeaux ou Fitosporin. O último medicamento está disponível na forma líquida e em pó. 5 g de pó são diluídos com um balde de água. 1,5 colheres de sopa. eu a mistura resultante é adicionada a um balde de água antes do uso.
Importante! As soluções são usadas imediatamente após a preparação.
Entre os remédios populares, a tintura de alho com a adição de permanganato de potássio combate efetivamente a praga tardia. Para 10 litros de água, você precisa de 2 a 3 cabeças de alho, pique e adicione 1 g de permanganato de potássio.
Podridão branca
Esse problema aparece com o excesso de umidade. Portanto, a principal razão para o aparecimento de podridão branca é a rega excessiva. A doença também pode aparecer como resultado de uma violação das regras para a aplicação de fertilizantes (em particular, nitrogênio).
A podridão branca nasce na videira e, à medida que cresce, sobe mais alto no caule, folhas e frutos. Um sinal é um revestimento branco nas partes afetadas da planta.
Eles estão lutando contra a doença com preparações que contêm cobre (Oksikhom, vitriol, Abiga-peak, mistura de Bordeaux, etc.).
Dos remédios populares, é eficaz usar giz e carvão. Moa-os em pó e polvilhe as áreas afetadas.
Alternariose ou manchas secas
Uma doença fúngica que ocorre como resultado do ar seco. Alternariose afeta o caule e as raízes da pimenta.
Você sabe Os primeiros a cultivar pimenta começaram os astecas e maias. Eles usavam frutas queimadas como substituto do sal e doces como vegetais. Essa cultura tinha até sua própria divindade - Chantico, a esposa do deus do fogo. Segundo a lenda, ela comeu peixe durante o jejum e foi transformada em cachorro.
Primeiro, aparecem manchas marrons nas folhas, que posteriormente passam para os frutos. Na pimenta, você pode encontrar áreas semelhantes a um cotão branco. Depois eles ficam pretos. Se o tratamento não for iniciado, na fase final do desenvolvimento da alternariose, os frutos são simplesmente mumificados.
Para a pergunta “como tratar” plantas doentes, os jardineiros experientes respondem: com uma mistura de líquido de Bordeaux, sulfato de cobre e cal, bem como com os preparativos Polyram, Bravo, Quadrice. Preparações contendo cobre dão um bom resultado.
Não existem formas populares eficazes de combater a alternância, portanto, é recomendável seguir as regras da tecnologia agrícola: manter a rotação das culturas, fertilizar, remover ervas daninhas regularmente e colher ervas daninhas.
Antracnose
Doença fúngica que afeta o pimentão em qualquer estágio da estação de crescimento e afeta a parte verde do mato e os frutos. Primeiro, manchas escuras aquosas aparecem em uma extremidade da pimenta e depois as frutas apodrecem completamente.
O tratamento é realizado com preparações contendo cobre (sulfato de cobre, Kuproksat, Fundazol, Previkur, etc.). Os arbustos são tratados 2-3 vezes com um intervalo de 10 a 20 dias.
Infelizmente, os remédios populares contra fungos são ineficazes.
Podridão de vértice
O problema mais perigoso. O agente causador da doença é o vírus.
Apodrecer nasce no momento em que a pimenta está começando a crescer. Primeiro, aparecem manchas na ponta do feto (daí o nome da doença). A princípio, as manchas são aguadas, depois se tornam ásperas e escuras.
Importante! Os frutos afetados pela podridão de vértices não podem ser comidos: seu sabor é ruim e não haverá benefícios com essa pimenta.
A principal razão pela qual uma planta pode ser afetada são as condições adversas (deficiência de umidade ou cálcio, além de excesso de nitrogênio).
Imediatamente após a detecção de sinais, a rega deve ser ajustada. Se este evento não produzir resultados, os arbustos são tratados com nitrato de cálcio.
Quando a podridão superior já atingiu os pimentões avermelhados, você pode usar esses remédios populares:
- Leite. Para 10 litros de água, tome 1 litro de leite, misture bem. A solução é processada verduras e frutas a cada 7 dias. Repita o procedimento 2-3 vezes.
- Casca de ovo. Esmague em pó e polvilhe os orifícios antes de plantar mudas.
- Giz. Triture em pó, dilua em um litro de água morna e despeje a solução sobre as plantas afetadas.
Vídeo: Pepper Rot Rot
Podridão cinzenta
A doença se manifesta na forma de manchas esbranquiçadas, que podem ser molhadas ou cobertas com cotão. Mais tarde, as folhas caem e os frutos ficam manchados. A principal razão para o aparecimento da podridão cinzenta é uma violação do regime de umidade.
Combater a doença é possível apenas no início de seu desenvolvimento. Para isso, uma vez a cada 10 dias, os arbustos são tratados com preparações contendo cobre (fluido de Bordeaux, Kuproksat, Fitosporin, sulfato de cobre, etc.) Além disso, o solo é desinfetado com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Os métodos populares envolvem o uso de cinzas e sulfato de cobre (para 10 litros de água - um copo de cinzas e 1 parte de vitríolo). Receitas usando refrigerante contra a podridão cinzenta são ineficazes, mas outro método é proposto: um copo de cinza de madeira é dissolvido em um balde de água e 10 gotas de iodo são adicionadas. A solução resultante é tratada com arbustos.Importante! Ao colher, é impossível usar produtos químicos, é melhor usar produtos biológicos ou receitas alternativas.
Medidas preventivas
Para aguardar a colheita e mantê-la em integridade, você deve monitorar cuidadosamente os arbustos e impedir o desenvolvimento de doenças.
Para fazer isso, siga estas recomendações:
- Após a colheita, você não deve apenas remover os resíduos, mas também desinfetar e fertilizar o solo.
- Escolha apenas sementes saudáveis. Se as sementes foram mantidas frias antes do plantio, eles têm tempo para aquecer antes da semeadura. 30 a 40 dias antes do plantio, os sacos de sementes são colocados por vários dias perto da bateria.
- Certifique-se de desinfetar as sementes com uma solução de manganês e depois seque-as.
- Ao cultivar pimenta em casa de vegetação, deve-se observar o regime de temperatura e umidade.
- As sementes são melhor retiradas de fabricantes confiáveis.
- Você não pode plantar pimentas em um só lugar por mais de três anos seguidos.
- O espessamento do plantio deve ser evitado.
- Camas de ervas daninhas regularmente e ervas daninhas limpas. Os arbustos com sinais da doença devem ser removidos imediatamente do local e destruídos.
Você sabe Algumas variedades de pimenta são tão ardentes que até tocá-las causa queimaduras. Ao preparar pratos de tais vegetais, use luvas de borracha.
Para resumir, eu gostaria de dar um conselho: ao usar preparações químicas, deve-se prestar atenção ao período de validade, bem como à adequação do uso. A luta contra as doenças da pimenta é um processo difícil e demorado. Portanto, é importante prestar atenção à prevenção. E não tenha medo dos problemas que possam surgir ao cultivar vegetais.