O planejamento adequado dos canteiros no estágio inicial o ajudará a calcular quantas plantas você precisa comprar, em que ordem você precisa plantá-las, quanto espaço você precisa deixar para cada colheita e como organizar os cuidados. É importante seguir certas regras, especialmente se você é iniciante em jardinagem para evitar erros.
Planejamento
Ao planejar camas em seu próprio terreno, muitos novos jardineiros cometem o mesmo erro: tentam plantar e cultivar muitas plantas no primeiro ano. Jardineiros com experiência sabem que essa abordagem não fornecerá os resultados esperados, pois em breve você terá que cuidar de todas as colheitas, regar e colher as ervas daninhas. É mais correto, neste caso, fazer uma lista de seus vegetais favoritos e dar preferência àqueles que não requerem muita atenção e são cuidadosos e despretensiosos. Recomenda-se aumentar gradualmente o número de novos leitos a cada ano, expandindo-se gradualmente com a experiência adquirida.
Se você decidir criar seu jardim em um novo lote, precisará resolver o problema escolhendo o estilo do sistema de plantio e jardim. Você pode dar preferência a canteiros, canteiros tradicionais ou vegetais em áreas com zonas.
Você sabe O alho é a planta mais antiga a ser cultivada. Os primeiros pratos com sua adição foram preparados há cerca de 6 mil anos e também começaram a usá-lo para fins medicinais como antibiótico natural.
Bairro certo
A quantidade e a qualidade da colheita, em primeiro lugar, dependem das condições climáticas e da ausência de pragas. No entanto, é importante levar em consideração as nuances associadas à proximidade de diferentes culturas: a proximidade de diferentes culturas afeta favoravelmente o controle de várias pragas.
É garantido que um grande número de culturas de uma cultura atraia vários insetos, lesmas e lagartas, enquanto leitos mistos ajudarão a evitar danos às culturas. No entanto, se as culturas no jardim precisam da mesma proteção, por exemplo, diferentes tipos de repolho podem ser cultivados juntos e protegidos de lagartas em um túnel contra uma malha ou runa de jardim.
Cultive plantas que atraem insetos. Você pode plantar no local vários tipos de flores capazes de atrair insetos benéficos (joaninhas, besouros, etc.). Esses bugs naturalmente ajudarão você a se livrar de pragas.
Pense em uma sombra e apoio. Culturas muito altas podem criar uma sombra para outras plantas, o que prejudicará seu desenvolvimento. No entanto, alturas podem ser usadas para apoiar outros vegetais no jardim, por exemplo, o milho doce pode suportar grãos.
Das 300 mil espécies de plantas conhecidas no mundo moderno, apenas cerca de 90 mil podem ser consumidas. No entanto, obtemos 90% dos alimentos vegetais de apenas 30 plantas.
Planejamento passo a passo
Ao formar os futuros leitos, é importante levar em consideração as peculiaridades do desenvolvimento de cada planta. Para fazer isso, passo a passo para planejar o desembarque e distribuir adequadamente as culturas no local:
- Plantas mimadascomo tomates, pimentos, abobrinha, manjericão, etc., são os que mais precisam de cuidados adequados e escolhem o lugar certo. É importante garantir que essas culturas sejam áreas bem iluminadas em seu jardim.
- Plantas com folhas grandes. Depois, você deve escolher um local para as culturas que têm uma forma de arbusto grande e precisam de espaço no jardim. Por exemplo, melão, abóbora, couve, etc. Coloque-os na borda do jardim para que as folhas largas não bloqueiem a luz de outras culturas.
- Plantas que crescem. Primeiro de tudo, será sobre uvas e pepinos. Essas plantas precisam de apoio, e é por isso que precisam ser plantadas em um local apropriado. Verifique também se eles não criam uma sombra desnecessária para outras culturas. As exceções são regiões com verões quentes, onde alguns vegetais exigentes precisam dessa proteção.
- Irrigação. Muitas culturas não funcionam bem em condições secas. Você precisará planejar cuidadosamente seu sistema de irrigação para garantir o constante crescimento e desenvolvimento das culturas em seu jardim.
- Disponibilidade Pense antecipadamente em quais plantas você deseja coletar regularmente e coloque-as no início do jardim.
- Não exagere. Quase todos os jardineiros inexperientes cometem esse erro. É importante lembrar que as plantas crescerão e passarão de pequenas mudas para grandes colheitas. Além disso, para uma boa colheita, todos precisam organizar os cuidados certos.
Você mesmo pode organizar uma horta. Afinal, agora você poderá planejar a localização dos canteiros e escolher as culturas adequadas para o bairro, plantá-las e obter uma boa colheita.