O jardineiro experiente provavelmente tem uma estufa no terreno, na qual as culturas selecionadas para cultivo ficam localizadas até o solo esquentar no canteiro. No entanto, se você começou a se envolver em atividades de jardinagem recentemente e ainda não conseguiu obter uma estufa, deve aprender mais sobre os canteiros de policarbonato, que são populares hoje em dia porque são fáceis de montar e convenientes, servem como uma excelente alternativa às estufas estacionárias comuns.
Qual é a diferença entre uma estufa e uma estufa?
Tanto em estufas quanto em estufas, as plantas crescem e se desenvolvem, mas ambos os designs têm características distintas que não permitem confundir um produto com outro:
- Tamanho da construção. A estufa é sempre maior e seus parâmetros dependem da presença de espaço livre no local e das preferências pessoais do jardineiro. As estufas são menores e geralmente não excedem 1,5 m de altura.
- Material de produção. Para o cultivo frequente ou durante todo o ano de culturas de jardim, as paredes da construção da estufa devem ser fortes e resistentes ao desgaste; portanto, vidro grosso ou plástico é frequentemente usado para esse fim, enquanto para uma estufa temporária é suficiente um filme plástico firmemente fixado em uma estrutura de metal.
- Stationarity. As estufas não podem ser movidas de um lugar para outro, porque todas elas têm uma fundação e geralmente não são desmontáveis. As estufas também podem ser estacionárias, mas geralmente são fáceis de movimentar-se pelo local, usando-as em uma estação para diferentes fins.
- Aquecimento interno. Para o cultivo de plantas na estação fria, muitas estufas têm um sistema de aquecimento e a temperatura abaixo da superfície da estufa aumenta devido à exposição à energia solar. Em casos raros, o esterco de cavalo comprimido pode ser queimado sob abrigo, mas os proprietários recorrem a esse método de aquecimento cada vez menos.
- Tipo e idade das culturas. As estufas podem ser usadas durante todo o período de crescimento e desenvolvimento das plantas plantadas (mesmo as exóticas), e as estufas geralmente são usadas apenas no cultivo de mudas, até que sejam transplantadas para o solo aberto.
- Taxa de crescimento de plantas jovens. A temperatura do ar em uma estufa sem aquecimento aumenta mais lentamente do que em uma estufa e, se você se lembrar do aumento da umidade, não é de surpreender que os vegetais cresçam muito mais rapidamente.
- Recursos de design. Na estufa, não só as pessoas podem ser livremente, mas também pequenas máquinas agrícolas, o que não se pode dizer das estufas, nas quais não há sequer uma porta.
Você sabe Uma das estufas mais incomuns e grandes é a combinação de várias estruturas abobadadas sob o nome geral "Éden". Eles estão localizados na cidade de Cornwall (Reino Unido) e combinaram muitas plantas coletadas em todo o mundo, que agora crescem em uma área de 1,56 hectares. A altura das estruturas é de 55 m, a largura é de 100 m e o comprimento é de 200 m.
Tipos de Estufas
Dependendo das culturas cultivadas, da sua quantidade e da complexidade de cuidar delas, são distinguidos vários projetos de estufa adequados.
Estufa borboleta
"Borboleta" ou "abobrinha" é uma estrutura do tipo arco, cujas asas laterais se abrem para cima, assemelhando-se às asas de um inseto. O revestimento é realizado em acessórios de metal e sua estrutura de empena é extremamente simples: 4 lados, duas molduras e uma parte superior estreita. Como material da armação, são utilizados perfis de plástico ou metal-plástico, e policarbonato ou polietileno é frequentemente usado como abrigo. A principal vantagem da espécie é a conveniência de trabalhar com plantas e a excelente ventilação do espaço interno.
Caracol com efeito de estufa
O "caracol" ou "caixa de pão" se assemelha à construção anterior, exceto com apenas um caixilho mudando como uma caixa de pão. As paredes laterais de uma estufa estão firmemente fechadas e, no final, o tubo vertical existe um eixo de um obturador rotativo. É um edifício leve e compacto, adequado para o cultivo de qualquer tipo de mudas, e o policarbonato é usado como material de cobertura.
Estufa belga com telhado inclinado
Esta versão das estufas é menos popular entre os residentes de verão e é representada externamente por uma estrutura semelhante a uma caixa ou baú com uma tampa de elevação superior.
Importante! Às vezes, para uma estufa belga, é usada uma moldura feita de paredes de madeira em branco com folhas de policarbonato instaladas na parte superior. Esta opção é adequada apenas para mudas de crescimento temporário.
Nesse caso, são possíveis um topo com inclinação única e um frontão, e um tubo perfilado ou vigas de madeira são adequados para coletar a base da estrutura. No papel de abrigo, você pode usar policarbonato.
Como escolher a melhor estufa de policarbonato?
No mercado moderno, são apresentadas estufas de policarbonato prontas de várias configurações, bem como componentes individuais da estrutura futura, ao escolher qual vale a pena considerar vários pontos importantes.
Que tipo de policarbonato escolher para uma estufa?
Policarbonato é um tipo de plástico. No mercado, você pode encontrar duas opções principais para policarbonato: monolítico e celular, apenas o último é mais adequado para organizar estufas e estufas.
Nesse produto, nervuras de reforço verticais são conectadas entre duas paredes finas de polímero. Há ar no espaço livre, o que torna o material leve ao mesmo tempo, mas forte o suficiente para suportar os efeitos da chuva e do vento.
Vantagens adicionais das espécies incluem flexibilidade (que possibilita produzir estufas de várias formas) e excelente transmissão de luz, o que afeta positivamente o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Espessura de policarbonato
Um critério igualmente importante na escolha de um policarbonato adequado é a avaliação da espessura da chapa. Não apenas a resistência da estrutura acabada depende disso, mas também o nível de sua transmissão de luz e condutividade térmica. Os especialistas recomendam a compra de material com 4-10 mm de espessura, o que definitivamente será capaz de suportar as cargas externas habituais.
Além disso, em um edifício, várias chapas diferentes podem ser usadas ao mesmo tempo, fornecendo não apenas a resistência da estrutura, mas também a conveniência de conectar diferentes partes nas dobras. Por exemplo, para telhados planos e arqueados, você pode usar produtos com uma espessura de 7 a 10 mm e para paredes verticais e laterais, folhas de 4-6 mm são adequadas.
Importante! Antes de comprar uma pequena estufa ou uma estufa de policarbonato de pleno direito, verifique se as informações na embalagem estão corretas, verificando a espessura do fabricante com uma pinça.
A presença de uma camada estabilizadora de luz
O policarbonato de alta qualidade possui altas características de transmissão de luz e capacidade de absorver completamente a radiação ultravioleta, até 400 nm de comprimento. É isso que permite obter o efeito estufa, importante para as plantas.
Para proteger os produtos da destruição por raios ultravioleta e aumentar suas qualidades práticas durante a operação, os fabricantes responsáveis de policarbonato aplicam uma camada estabilizadora especial em um lado da folha. Você pode verificar sua presença usando as informações no adesivo na parte superior da película protetora. Na ausência dessa marca, você pode supor que, antes de policarbonato para trabalhos internos e para a construção de estufas, é melhor não usá-lo, pois os detalhes desse design falharão rapidamente.
Como fazer uma estufa com suas próprias mãos?
Fazer uma estufa de policarbonato com suas próprias mãos não é difícil, especialmente se você tiver os materiais e ferramentas certos: a quantidade certa de folhas de policarbonato, uma base de armação, fixadores (cavidades) ou um composto de vedação, uma broca com uma broca, uma serra para metal, que é fácil de cortar policarbonato.
Preciso construir uma fundação?
A fundação é a parte principal de qualquer estrutura, pois a estabilidade da estrutura do solo depende em grande parte de sua força. No entanto, no caso de uma estufa de policarbonato, essa base nem sempre é apropriada, especialmente se você planeja mover a estrutura pelo local.
A fundação é somente quando o abrigo está constantemente no mesmo local e você precisa tomar cuidado para proteger o solo do congelamento. Nesse caso, os materiais mais adequados para a tarefa serão tijolos, blocos de madeira e concreto.
O processo de bookmarking é assim:
- Decida as dimensões da estufa e, ao longo do perímetro do projeto futuro, faça a marcação apropriada.
- Cavar uma vala de 10 a 25 cm de profundidade ao longo da linha de marcação.
- Despeje os orifícios acabados 1/3 com areia e coloque tijolos ou uma caixa sobre ela, derrubados de blocos de madeira de tamanho adequado.
- Preencha o espaço restante da vala com cascalho ou preencha com solo.
A estrutura é conectada à fundação com a ajuda de longos pinos de metal presos no solo a uma profundidade de 50 a 70 cm.Este método de fixação permite fixar firmemente a estufa, impedindo seu deslocamento mesmo durante fortes rajadas de vento.
Vídeo: Montagem em estufa de policarbonato
Qual material escolher?
Além do policarbonato transparente, outros materiais serão necessários para a construção da estufa:
- Perfil galvanizado para armação. Esse material durável ajudará a proteger a estrutura da precipitação e fortes rajadas de vento, especialmente porque a simplicidade de seu design garante a facilidade de montagem de peças individuais (mesmo sozinhas). As molduras de madeira estão gradualmente se tornando uma coisa do passado, o que é explicado pela tendência de uma árvore apodrecer ou secar, sem mencionar o fato de que o material natural pode se tornar um refúgio para insetos nocivos.
- Cantos galvanizados - garanta a resistência da base do quadro, mas ao mesmo tempo aumente o custo da estufa acabada. Por esse motivo, ao cultivar uma pequena quantidade de mudas ou hortaliças, os residentes do verão preferem ficar sem eles.
- Tubos de plástico - Outro material conveniente, porém mais barato, para a construção da base da estrutura da estufa. Eles são caracterizados por um bom nível de flexibilidade, devido ao qual é possível produzir estufas de várias formas. Além disso, com o uso deles, o peso final da estrutura acabada é significativamente menor; portanto, se necessário, é fácil movimentar-se pelo local.
- Tubos de plástico, filme plástico e braçadeiras de plástico. Talvez esses sejam os materiais mais acessíveis e fáceis de usar, mas não há necessidade de falar sobre sua alta confiabilidade. Adequado para uso sazonal, mas provavelmente no próximo ano você ficará novamente sem abrigo.
Se você precisar de uma estufa durável e confiável que possa ser usada por muitos anos, gaste um pouco mais de dinheiro e compre policarbonato celular, um perfil galvanizado e os prendedores correspondentes para rigidez estrutural.
Você sabe Devido à sua força, o policarbonato ganhou a fama de “metal plástico” e é usado hoje em vários campos. Por exemplo, as lentes feitas para óculos são 200 vezes mais fortes que o vidro e, com o processamento adequado, elas não diferem na qualidade da visibilidade.
Características da instalação de policarbonato
O processo de montagem de chapas de policarbonato consiste em várias etapas:
- Coleção da base da estrutura sob a forma de uma armação de metal.
- Faça furos para fixadores (tanto em folhas de favo de mel quanto em locais separados do suporte). A distância da borda da folha deve ser de pelo menos 4 cm e o furo deve ser feito entre os pentes.
- Selar as extremidades verticais ou inclinadas superiores das folhas de policarbonato com fita de alumínio. Fita perfurada pode ser usada para entupir o fundo.
- Instalação de um design de perfil. Se o painel for uma peça, sua ranhura é inserida no perfil, cuja espessura deve corresponder à espessura do revestimento usado. Para perfis removíveis, são feitos orifícios adicionais em intervalos de 30 cm, após o que são colocados no suporte do painel e selados nas juntas.
- Fechando o perfil com um martelo de madeira.
Não há nada complicado no trabalho de instalação; portanto, o residente do verão lidará com a tarefa sem experiência especial.
Dicas úteis
Para que a estufa pronta sirva por um longo tempo, considere o seguinte:
- Ao instalar folhas, verifique se o revestimento protetor está do lado de fora (pode ser reconhecido pela presença de pictogramas e inscrições em um lado do produto).
- Após a instalação, o filme protetor de montagem deve ser removido, caso contrário será vulcanizado na superfície da folha.
- Ao instalar folhas, é desejável que as células sejam verticais e não tenham largura. Isso ajudará a evitar a condensação.
- Na ausência de parafusos especiais para a fixação de chapas de policarbonato, também são adequadas cópias com uma arruela de borracha de vedação com um diâmetro de pelo menos 5 mm.
- A distância ideal entre os parafusos adjacentes é de 50 cm para um material com 10 mm de espessura ou 80 cm para produtos mais grossos com um valor de 16 mm.
- Para a fixação de folhas longas e sólidas, é desejável que os furos sejam ovais e o parafuso entre no revestimento apenas no meio do canal interno do painel.
- Ao apertar termopoços ou parafusos autorroscantes com elementos de vedação, controle a pressão, o que ajudará a evitar a deformação das chapas de policarbonato.
Estufas em policarbonato - estruturas fortes e resistentes ao desgaste, caracterizadas por alta transferência de calor. Dados os pequenos custos de aquisição de materiais e a facilidade de montagem da estrutura, podemos dizer com segurança que as amostras de abrigos feitos de policarbonato celular podem ser dignas de concorrência com as estufas comuns.