O cultivo de tomates sempre traz muitos problemas para um morador de verão, essa cultura é bastante caprichosa, por isso se presta apenas a poucos. O problema é particularmente agudo para os jardineiros das zonas climáticas temperadas e do norte, por isso eles costumam optar por variedades despretensiosas e resistentes ao frio, uma das quais é o híbrido de Lakomka. Este artigo fornecerá uma descrição detalhada da variedade, bem como suas principais vantagens e desvantagens.
Descrição da nota
O tomate gourmet é uma variedade altamente produtiva precoce para uso universal. Seus frutos se distinguem pelo aumento do sabor, comercialização e características de produção, para que possam ser utilizados amplamente. A planta é um pequeno arbusto compacto de até 60 cm de comprimento, que permite cultivá-la com sucesso em solo aberto e em estufas.
Apesar da compacidade do arbusto, a haste do tomate é bastante forte e espessa. Muitas vezes, é ereto, mas sob a massa de frutas pode quase completamente se deitar. Vários ramos laterais são formados sobre ele, cobertos com folhas grandes, dissecadas em várias partes. A cor das folhas é saturada, tons de verde brilhante.
A floração do tomate é observada amigavelmente, as primeiras inflorescências aparecem após a oitava folha e crescem subsequentemente a cada 1-2 camadas. Inflorescências formam pequenos ninhos. As flores são geralmente pequenas, com mais de 1 cm de diâmetro. Sua sombra é principalmente amarela ou amarelo pálido. A planta é considerada madura, a duração do período de vegetação de Gourmand é em média de 80 a 100 dias.
Os frutos deste tomate são de formato redondo regular, levemente achatados na direção horizontal, de cor vermelho-framboesa saturada. Eles têm uma carne bastante macia, com um aroma característico de tomate e um sabor adocicado. A casca é bastante fina, quase não sentida. Uma quantidade enorme de pequenas sementes de cor marrom claro é observada na polpa. Os frutos são dispostos uniformemente no mato, individualmente ou em pequenos grupos. A massa média da fruta está na faixa de 120 g, enquanto o rendimento das plantações pode chegar a 8 kg / m².
Muitas vezes, muitos residentes de verão em vários fóruns perguntam qual porcentagem de açúcar pode estar contida na polpa de Gourmand. Essa característica é uma das principais características da variedade, pois possui um sabor adocicado perceptível. Nesse caso, a porcentagem de mono- e dissacarídeos pode ser de cerca de 3% da massa total da colheita.Você sabe As antigas tribos astecas foram as primeiras a cultivar em massa os tomates; além de fins alimentares, a planta era usada ativamente pelos índios para tratar uma ampla gama de doenças.
Vantagens e desvantagens
- As principais vantagens da variedade:
- alta produtividade;
- despretensão;
- tolerância à seca;
- a versatilidade da fruta;
- excelente sabor da colheita;
- os frutos estão perfeitamente amarrados, mesmo em condições climáticas adversas;
- imunidade aumentada contra infecções características da cultura.
- As desvantagens do Gourmands incluem os seguintes recursos:
- as sementes de frutas não são adequadas para o crescimento das plantas;
- os frutos não são adequados para preservação total;
- durante o tratamento térmico, a casca perde instantaneamente sua integridade;
- as plantações requerem cobertura frequente, sem isso, a produtividade das culturas diminui acentuadamente.
Mudas de crescimento próprio
Muitas vezes, ao cultivar Gourmands, mesmo os jardineiros iniciantes não têm problemas, esse híbrido é tão despretensioso que você pode obter uma colheita de alta qualidade, mesmo no peitoril da janela. No entanto, todos aqueles que plantaram a planta pelo menos uma vez argumentam que, para isso, é necessário o cultivo correto e oportuno de mudas de qualidade. Sem isso, o tomate vai doer por um longo tempo e seu rendimento não excederá alguns quilogramas.
Datas de semeadura
Como o híbrido é caracterizado por períodos de maturação suficientemente curtos, a semeadura de mudas começa 60 dias antes do plantio de plantas jovens em solo aberto. Na zona temperada, o período ideal para isso ocorre na primeira quinzena de abril, em outras zonas climáticas, a contagem regressiva é realizada individualmente.
Ao mesmo tempo, o tomate deve formar de 6 a 7 folhas antes do plantio e, no momento do plantio, a rua deve ter uma temperatura estável com uma média diária mínima de + 15 ° C. Ao plantar em uma estufa ou no peitoril da janela, as mudas são cultivadas em meados ou segunda quinzena de março.
Você sabe Com o uso periódico, o tomate é capaz de melhorar o humor e o estado emocional. Isso ocorre devido a substâncias específicas, as chamadas serotoninas, que são consideradas uma fonte natural do "hormônio da felicidade".
Solo
O melhor solo para o cultivo de brotos é uma mistura moderadamente frouxa e fértil. É preparado a partir de partes iguais de turfa, areia de rio e terra. O solo está preparado para o plantio desde o outono, pois é necessário pelo menos vários meses para que a mistura crie uma interação completa entre os componentes individuais.
1-2 semanas antes do plantio das sementes, a esterilização do solo é realizada, ajudando a proteger as plantas jovens dos danos causados por fungos e pequenas pragas.
Faça isso com:
- assar a mistura no forno (a 130 ° C por 20–25 minutos);
- congelamento no congelador (a –20 ° C por cerca de 2-3 dias);
- aquecimento no microondas (por 5 a 10 minutos);
- molhar com uma solução a 2% de permanganato de potássio.
Capacidade de crescimento
Absolutamente todos os recipientes de jardim são adequados para o cultivo de mudas - recipientes comuns e copos individuais. O tamanho mínimo do recipiente para uma planta deve ser de 5 x 10 cm, além disso, esses vasos devem ser necessariamente bastante largos, pois as raízes dos tomates tendem a formar um sistema de raízes ramificadas do tipo fibroso. A principal condição na escolha de recipientes para cultivo é a inércia e a resistência a substâncias agressivas do substrato.
Para economizar tempo e trabalho, as mudas são cultivadas nos chamados comprimidos de turfa. São solo compactado, saturado com todas as substâncias úteis. Várias sementes são semeadas em cada comprimido, após o que são colocadas em recipientes comuns. Apesar do seu valor nutricional e eficácia, a principal desvantagem dos comprimidos é a necessidade de colher tomates jovens, quase sempre repletos de um longo período de aclimatação para as plantas.
Preparação de sementes
Para garantir a germinação das mudas e o excelente crescimento das sementes, elas devem ser especialmente preparadas. Primeiro, as sementes devem ser desinfetadas, pois são embebidas em permanganato de potássio a 2% (15 a 20 minutos) ou álcool a 70% (5 a 10 minutos).
Depois disso, a semente deve ser embebida em um estimulador de crescimento, para esse fim, são utilizadas as preparações de Kornevin, Zircon, Epin-Extra ou Humate de Sódio. Substitua misturas químicas por suco de aloe. Para isso, o líquido 1: 1 é diluído com água limpa e a imersão é estendida para 24 horas. Depois que as sementes no líquido incham levemente, elas podem ser semeadas com sucesso no solo.
Importante! A concentração de estimulantes do crescimento deve ser selecionada estritamente com base nas recomendações do fabricante; seu excesso pode causar queimaduras químicas e morte de sementes.
Semeando sementes
A semeadura é realizada de duas maneiras, método de fileira e buraco. Row-row é usado no caso de plantio de mudas em recipientes comuns. Para isso, as fileiras são distribuídas uniformemente em todo o território do contêiner, em incrementos de 3 a 4 cm, e as sementes são semeadas para que a distância entre as sementes adjacentes seja de 1 a 2 cm.
Buracos individuais são colocados a uma distância de cerca de 3 cm, 2-3 sementes são colocadas em cada um deles, dos quais apenas um, o broto mais viável é deixado no futuro. Independentemente do padrão de plantio, a profundidade da semente do tomate deve estar dentro de 1 cm.
Cuidados com mudas
Os recipientes semeados são bem umedecidos, cobertos com uma cúpula de polietileno ou vidro e, em seguida, colocados em um local quente e bem iluminado. O peitoril da janela sul ou sudoeste é mais adequado para isso. Antes de remover a cúpula, as plantas recebem um regime de temperatura de cerca de + 25 ° C, depois que os primeiros brotos aparecem e 2-3 folhas são formadas, a cúpula protetora é removida. Desde então, durante o dia, a temperatura é mantida em +18 ... + 20 ° C, à noite é de cerca de + 15 ° C, caso contrário as mudas se esticarão.
A iluminação adequada é o principal requisito dos tomates. Para um bom crescimento das mudas, são necessárias horas diurnas de cerca de 16 horas; portanto, os brotos precisam necessariamente de iluminação adicional. Os tomates não são menos exigentes para a rega; na primeira vez que os recipientes são umedecidos não mais de uma vez por semana, após 3-4 folhas aparecerem nos brotos, o procedimento é repetido a cada 4 dias. Para irrigação, use apenas água limpa e bem defendida, com uma temperatura de +18 ... + 20 ° C, traga umidade sob a raiz em pequenas porções.
Para alcançar o crescimento e desenvolvimento ativo dos tomates, eles devem ser alimentados. Na primeira vez que isso é feito aproximadamente 2 semanas após o aparecimento dos primeiros rebentos, o procedimento é repetido mais 2 a 3 vezes com um intervalo de 3-4 semanas.Para a alimentação, são utilizadas as seguintes misturas:
- uma solução de 1 l de água, 4 g de superfosfato, 1,5 g de sal de potássio, 0,5 g de uréia;
- uma mistura de um litro de água, 0,7 g de nitrato de amônio, 3 g de superfosfato, 2 g de sulfato de potássio;
- infusão de 2 litros de água fervente e 1 colher de sopa. eu cinza de madeira picada (o líquido é infundido por cerca de 3-4 dias).
Endurecimento de mudas
O endurecimento é realizado aproximadamente uma semana antes de as mudas serem plantadas em solo aberto; nesse período, pelo menos 40 a 45 dias devem ter passado após o aparecimento das primeiras mudas e cerca de 6 a 7 folhas verdadeiras devem se formar nas plantas. Esse procedimento é bastante importante, pois ajuda a preparar o tomate para a variabilidade ambiental, além de ativar o sistema imunológico das mudas.
O procedimento é realizado transferindo as plantas para condições de baixa temperatura. Os tomates são mantidos no frio ao ar livre, na varanda ou na varanda sem aquecimento. Primeiro, o procedimento é realizado por várias dezenas de minutos, após o que por 4-5 dias a duração desse período é aumentada para 16 horas.
Ao mesmo tempo, durante a noite as plantas são transferidas de volta para a sala aquecida. Nos últimos 2-3 dias antes do plantio em solo permanente, os recipientes com mudas são completamente transferidos para o ar livre, após o que os tomates ficam totalmente preparados para o plantio ao ar livre.Importante! Durante o endurecimento, a temperatura não deve ser reduzida abaixo de + 12 ° C; caso contrário, as plantas sofrerão hipotermia e morrerão.
Plantio de mudas em local permanente
Mergulhe os tomates em um local permanente, no dia seguinte, após um endurecimento total. A essa altura, cerca de 6 a 7 folhas devem crescer nas plantas e a idade delas deve ser de 55 a 60 dias após o aparecimento das primeiras mudas. Ao mesmo tempo, um degelo estável com uma temperatura mínima de + 15 ° C deve se formar na cama. O momento mais adequado para isso na zona temperada é considerado o meio - final de maio.Os tomates são plantados em buracos individuais, criando as linhas corretas. A profundidade de cada uma delas deve ser de cerca de 30 cm e o diâmetro não deve exceder 25 a 30. O padrão de plantio de um tomate é 60 × 60 ou 70 × 40 cm, portanto, cerca de 6 a 8 plantas devem estar localizadas em 1 m².
Características de cuidados ao ar livre
Variedade Gourmand requer medidas padrão para o cuidado e cultivo, eles fornecem hidratação oportuna dos leitos, bem como cobertura. Deve ser prestada especial atenção à aplicação de fertilizantes, apenas esta medida permitirá obter uma cultura de alta qualidade, caracterizada por um sabor de referência e qualidades comercializáveis.
Você sabe A humanidade agradece ao agrônomo russo Andrei Bolotov pelo aparecimento de tomates na faixa do meio. Foi ele quem, na segunda metade do século XVIII, inventou o método de plantio de mudas, que possibilitou a obtenção de tomates mesmo em climas frios.
Rega
Os tomates são regados com moderação, a colheita responde melhor à hidratação moderada, mas uma curta seca para os arbustos também não é prejudicial. Frequentemente, a rega é realizada não mais do que 1 vez por semana; no entanto, durante a estação chuvosa, a multiplicidade do procedimento é reduzida pela metade.
Não é difícil identificar a necessidade de irrigação. A necessidade das plantas por umidade ocorre assim que uma pequena crosta seca aparece no chão. A rega sob a raiz é realizada diretamente no anel do tronco. É proibido irrigar a folhagem dos tomates, pois isso pode desencadear o aparecimento de fungos.
Aplicação de fertilizantes
Gourmand precisa de alimentação regular, após um mergulho em um local permanente, a planta requer pelo menos 3 fertilizantes. É melhor fertilizar os canteiros a cada 2-3 semanas, até a fase de amadurecimento verde dos frutos, o que afetará positivamente o rendimento das plantações e a planta como um todo. Quaisquer misturas baseadas em compostos de fósforo são usadas para isso.
Os fertilizantes nitrogenados para a alimentação de tomates são proibidos, pois causam um aumento ativo da massa verde, o que geralmente afeta negativamente a frutificação da colheita. Substitua os produtos químicos por uma solução de fezes de frango (1:15), que atenda às necessidades das plantas nas substâncias necessárias.
Costurando e amarrando o arbusto
Garter bush para Gourmand é uma medida obrigatória, caso contrário, sob o peso da fruta, a planta pode ser danificada e morrer. Passe depois de enraizar mudas, já 2-3 semanas após o plantio em um local permanente. Para fazer isso, instale hastes de metal ou pinos de madeira com cerca de 1 m de comprimento, a uma distância de 10 cm do tronco dos arbustos.Em seguida, os arbustos são amarrados com um denso fio, enquanto a liga deve estar no centro ou ligeiramente acima do meio do tronco, e a liga não deve ser restringida crescimento de tomate.
Como o crescimento dos tomates é realizado e beliscar arbustos. Este procedimento permite evitar o crescimento de brotos inférteis, o que melhora a nutrição das frutas e, com isso, seu peso e sabor. Muitas vezes, um arbusto é formado em 1 haste, mas também são possíveis opções de formação em 2 a 3 hastes. Para fazer isso, remova todos os galhos indesejados do arbusto, deixando apenas os mais produtivos.
À medida que o arbusto cresce, todos os enteados que se desenvolvem a partir do seio das folhas são removidos. É mais seguro remover enteados jovens de até 4 cm de comprimento, caso contrário, o procedimento pode causar inibição do crescimento do arbusto. Além disso, a primeira camada de folhas, assim como toda a folhagem que sombreia os frutos, também está sujeita à poda. Esta medida ajuda a acelerar o amadurecimento das frutas e reduzir o período vegetativo do tomate em 7 a 10 dias.
Importante! Qualquer manipulação nas camas é melhor feita à noite. Somente neste momento é observado o microclima mais ideal para a restauração das plantas, bem como as chances de secar demais a mistura do solo.
Cuidado do solo
Um sistema de alta qualidade para cuidar do solo ocupado por canteiros de tomate proporciona afrouxamento oportuno, remoção de ervas daninhas, cobertura e cobertura de arbustos. A remoção de ervas daninhas e o afrouxamento são frequentemente combinados, o procedimento é realizado não mais de uma vez por semana, no dia seguinte à rega do solo. Esses procedimentos são necessários para saturar o solo com oxigênio, o que é importante para as raízes, e também para destruir as menores manifestações de plantas daninhas no local. Como o sistema radicular dos tomates está localizado na parte superior do substrato, o solo é afrouxado até uma profundidade rasa. Pela primeira vez, é removida de ervas daninhas em profundidade de 10 a 12 cm e depois não mais de 5 a 7 cm.
Aproximadamente 2-3 semanas após o transplante, as mudas podem ser batidas. Isso ajudará a criar o microclima ideal no solo e a protegê-lo da secagem. Na segunda vez que as plantações são batidas cerca de um mês após o transplante. Para o procedimento, uso solo úmido entre as fileiras, enquanto em torno de cada arbusto é necessário criar um pequeno recesso anular, que durante a rega retém a umidade ao redor dos tomates.
O abate pode ser substituído por cobertura morta, também é realizado 2-3 semanas após o enraizamento das mudas e, se necessário. Como cobertura, turfa, húmus, casca de madeira ou tyrsu são usados. A cobertura é derramada após a rega com uma camada de 7-10 cm.
Você estará interessado em ler sobre outras variedades determinantes de tomate:
Gourmet é uma variedade de tomates de alto rendimento e despretensiosa, caracterizada por excelentes características de produção e sabor. Muitas vezes, não é difícil cultivar essa variedade; portanto, mesmo os novatos cultivam com sucesso no peitoril da janela. No entanto, para obter uma colheita realmente rica, deve-se prestar muita atenção à cultura, principalmente durante o período de formação e enchimento das frutas. Sem essa boa colheita de tomate, será difícil de alcançar.
Revisões de usuários de rede
VANTAGENS: Pode ser cultivada em casa
DESVANTAGENS: Requer cuidados
Fiquei até surpreso por ter encontrado meu tomate favorito no site. O fato é que eu tenho meu próprio jardim de inverno e um dia decidi deixar vários arbustos de tomate Gourmand em casa, já que não é muito alto. Deixamos 5 arbustos e os plantamos em baldes comuns. Eles sentiram alegria para toda a família. Todo mundo ficou feliz em esperar o tomate amadurecer. As crianças simplesmente as compartilharam, isso é meu e este é seu. Os tomates não só davam frutos no verão, mas durante o outono não havia tomates para o inverno, mas os arbustos não murchavam, ficavam o inverno inteiro, aparentemente descansavam ... E em março deram brotos frescos e começaram a florescer e a dar frutos novamente, embora a colheita fosse um pouco menos .