Árvores coníferas são boas em qualquer época do ano. Seus verdes atraem a atenção e seus voláteis produzem ar mais saudável. O Thuja Golden Brabant é uma versão amarelo-bronze do tradicional Brabante. Você encontrará uma descrição detalhada desta árvore dourada decorativa, bem como as condições para plantá-la e cultivá-la neste artigo.
Descrição da árvore botânica
Brabante ocidental do Thuja (Brabante do Thuja occidentalis) - uma das melhores variedades. É caracterizada como uma árvore conífera de crescimento rápido, compacta, cônica e sempre-viva, com folhagem verde-amarelada perfumada. É o resultado do cruzamento do thuja ocidental e dobrado. Daí o seu alto crescimento e resistência a quaisquer condições climáticas.
Esta árvore é considerada a primeira em termos de vendas em viveiros europeus. O preço do Brabant nos viveiros britânicos é de apenas 19,9 libras, o que é muito mais baixo que o custo de uma árvore em russo - de 9900 a 11.000 rublos. Mas se você decidir fazer uma compra, observe que mudas anuais são mais bem aceitas e seu custo será mínimo.
Brabante é comum na Rússia desde os dias da URSS. Ele foi desembarcado em instituições educacionais para crianças, hospitais e prédios comerciais próximos. Thuja cresce em média até 100-150 anos. Mas também existem instâncias mais antigas.
Você sabe Quando os cones do thuja ocidental se abrem, parecem pequenas rosas.
Características do thuja ocidental Brabant:
Nome botânico | Thuja ocidental |
Sinônimos | Cedro branco do norte, cedro branco oriental |
Família | Cupressaceae |
Tipo | Evergreen coníferas |
Use | Para decorar o território, criando coberturas, coberturas |
Iluminação | Sol (mínimo de 6 horas de sol por dia) |
Zona de geada | 3–7 |
Solo | Alcalina, úmida, bem drenada |
Tolerância | Pode tolerar secas curtas e solo salgado no litoral, também tolera cortes de cabelo |
Os problemas | Quebra em um vento forte ou neve |
Brabante de Ouro (T. Brabante de Ouro) é um tipo de Brabante comum. É dourado-preserva a tonalidade verde das agulhas, mesmo no inverno, que está se tornando muito popular entre os jardineiros.
A qualidade mais importante devido à qual a variedade é tão popular é o seu crescimento acelerado. A concorrência em questões de crescimento é apenas um larício.
O próprio Brabant, desde que não seja cisalhado, cresce para 20 m. Durante o ano, seus galhos são somados em até 30 cm de comprimento e a largura da planta aumenta em 10 cm, mas no paisagismo eles preferem usar suas variedades mais compactas.
Características típicas do brabante dourado thuja:
- Aparência Árvore de tronco simples com galhos grossos na base do tronco. Tem uma forma cônica, mas se presta bem à poda. Pode ser quase qualquer formato que você escolher para um corte de cabelo. Parece ótimo tanto como uma árvore autônoma quanto como parte de um grupo. Mas na maioria das vezes usado para criar coberturas. Os especialistas em design da área são atraídos pela cor amarela (dourada) das agulhas. No inverno, a copa permanecerá na mesma sombra, desde que a árvore não sofra geadas e não fique doente; portanto, a combinação de agulhas douradas e neve branca é considerada uma das composições mais elegantes do inverno. Se você quiser deixar a árvore mais dourada, plante-a em uma área ensolarada.
- Floração. Em maio, o Golden Brabant irá deliciar-se com pequenas saliências atraentes. Eles têm uma forma oblonga e um tom de escamas marrom chocolate até o final do verão. O comprimento dos cones não excede 1 cm.
- Sistema de raiz. O sistema radicular da planta está fechado. Isso significa que pode ser transplantado o ano todo. Mas, para reduzir o número de riscos, é melhor fazer isso na primavera. Plantas com idade superior a 3 anos são transplantadas com todo o solo existente em seu recipiente de plantio. Caso contrário, um fungo chamado micorriza pode ser prejudicado. Este é um fungo simbionte que cresce nas raízes das coníferas. O cogumelo recebe carboidratos da árvore, formados durante a fotossíntese, fornecendo-lhe substâncias úteis do solo. Sem ela, a árvore morrerá.
Vídeo: Thuja West Brabant
Origem do nome
A variedade foi obtida no início dos anos 80 por H.J. van de Laarom no viveiro de Stinsel, província de Brabante do Norte (Holanda). O viveiro é especializado no cultivo de coníferas de diferentes espécies. Novas variedades estão sendo introduzidas aqui hoje, tentando diversificar as possibilidades dos jardineiros para o paisagismo.
Aterragem
Será bom se você plantar thuja em uma área ensolarada, com solo fértil e boa drenagem. Um fator importante para o seu desenvolvimento bem-sucedido será a presença de solo úmido, mas não úmido, além de solo neutro ou ligeiramente alcalino. Denso causará o desenvolvimento de fungos, o que é inaceitável. Mas o solo não deve estar muito solto, por exemplo, arenoso devido ao fato de que, com um vento forte, uma árvore alta será derrubada pelo vento.
Importante! A profundidade do plantio depende do crescimento da árvore. Quanto mais alto e maior suas raízes, mais profundo o poço. Ao mesmo tempo, é levado em consideração que o colo da raiz deve estar localizado exatamente no mesmo nível em que a árvore cresceu no viveiro.
Planeje seu pouso em qualquer época do ano. Mas Brabant é recomendado para ser plantado na primavera. Um fator importante é a temperatura do ar. Deve ser pelo menos + 5 ° C para que as raízes possam se desenvolver. Na primavera, esse clima é definido em meados de março e com o desembarque no outono em outubro.
Regras de desembarque:
- A área de pouso precisa ser desenterrada.
- Cavar um buraco a uma profundidade de 0,8 m. Quanto mais alta a muda, mais profundo o buraco deve ser cavado. Se um hedge for criado, primeiro meça o tamanho do beco, instale uma árvore nas extremidades e distribua uniformemente o restante entre eles. Aproximadamente entre dois thuja, o comprimento será de pelo menos 50 cm e não mais de 2 m. Se o pouso for realizado em duas fileiras, são deixados entre 0,5 e 0,7 m entre eles.É aconselhável deixar não mais de 8 m entre dois becos adjacentes.
- Se o local é solo argiloso pesado, é necessário criar uma camada de drenagem. Pode ser lascas de tijolo, seixos ou outros materiais. Espessura da camada - 20 cm.
- Misture o solo removido do poço com composto e areia, se for denso.
- Coloque parte do solo-solo no fundo do poço.
- Regue as mudas de thuja para facilitar a saída do recipiente. Solte o solo nas laterais da panela e remova delicadamente as mudas.
- Coloque o thuja no centro.
- Termine o plantio preenchendo o poço com o solo e regando a árvore plantada em abundância.
O primeiro mês após o plantio é o mais responsável. Regue as mudas até 3 vezes por semana. Durante a seca, regue com mais frequência. Após a irrigação, é necessário afrouxar regularmente o solo a uma profundidade não superior a 10 centímetros, uma vez que as raízes de Brabant passam perto da superfície e podem ser danificadas. Uma camada de cobertura de até 7 cm de espessura é colocada sobre o solo, protegendo o solo de ser comprimido e a umidade da evaporação.
Vídeo: Landing thuja
Cuidados com Thuja
As coníferas não exigem cuidados, mas isso não significa que elas não precisam de cuidados. Os cuidados adequados apoiarão a saúde da planta e garantirão uma vida longa. E, em troca, irá deliciar-se com a sua excelente aparência.
Os cuidados de Thuja incluem:
- rega regular;
- aplicação periódica de fertilizantes;
- poda
- controle de pragas e doenças;
- preparando a árvore para o inverno.
Rega e alimentação
O Brabant pertence a árvores altas, portanto pode consumir até 100 litros de água por semana. A distribuição da rega por estação é desigual, mas deve-se ter em mente que as sempre-vivas não hibernam, o que significa que precisam de umidade mesmo no inverno. Com a falta de agulhas pode marrom (seco) e desintegrar-se.Uma árvore adulta é regada à medida que o solo seca. É necessário distribuir uniformemente a umidade por todo o sistema radicular. Para fazer isso, olhe para a árvore. Desenhe visualmente um círculo no chão igual ao tamanho dos galhos inferiores. Esta é a zona de distribuição raiz.
Para tornar a rega mais produtiva, alguns jardineiros formam um pequeno fosso ao longo deste círculo e despejam água nele. Como resultado, mais umidade entra no solo em 1 irrigação do que quando a zona radicular é irrigada.
Importante! Nunca derrame água no porta-malas. A umidade excessiva pode causar a infecção do thuja por fungos.
Brabante pertence às variedades vigorosas. Seu crescimento anual de galhos pode atingir até 30 cm, portanto, antes da fertilização, meça-o com uma régua. Árvore em desenvolvimento normal não fertiliza. Nos primeiros cinco anos após o plantio, as mudas estão se desenvolvendo intensamente.
Na primavera, ele pode precisar de fertilizantes, então você precisa medir o conteúdo de nutrientes no solo. Isso pode ser feito em laboratório ou usando equipamento de teste especial para o jardim. Se não houver substâncias suficientes no solo, será necessário adicioná-las.
Você pode precisar de:
- Dose aumentada de nitrogêniose o crescimento de galhos é insuficiente. Nesse caso, o conteúdo químico no fertilizante deve ser marcado na embalagem como 10:30:10, onde 30 é a porcentagem de nitrogênio na solução. Isso é o quanto está contido no nitrato de amônio. Norma: 30 g por 10 litros de água. A solução é suficiente para 2 árvores.
- Deficiência de potássio manifesta-se na forma de manchas nas agulhas e sua queda. Reabasteça suas reservas fazendo cinzas. Para fazer isso, 200 g são dissolvidos em 10 l de água e a zona da raiz é regada.
- Deficiência de fósforo manifestou-se em retardar o crescimento das plantas e um tom azulado de agulhas. Reabasteça suas reservas introduzindo o superfosfato. Vai demorar 2 colheres de sopa. colheres por 1 quadrado. m zona raiz quadrada.
Vídeo: Fertilizantes e preparações necessários para thuja
Afrouxamento e cobertura do solo
O cultivo (afrouxamento) impõe ao jardineiro 2 tarefas: remover ervas daninhas e otimizar a penetração de ar nas camadas do solo. As ervas daninhas consomem umidade e nutrientes do solo, retirando-os de plantas cultivadas. Sua remoção reduz a concorrência.
Além disso, eles se tornam uma plataforma conveniente para a vida de pragas. Quanto ao ar, as bactérias do solo precisam dele, que processa substâncias pouco digeríveis, como fósforo e aquelas que podem ser absorvidas pela madeira. Portanto, a penetração de massas de ar no solo também é uma condição importante para a saúde das plantas.
Você sabe Os designers aconselham a combinação de diferentes tipos de arborvita em um beco ou cobertura, por exemplo, Brabante comum e dourado. Isso lhe dá uma aparência mais festiva.
Não é necessário afrouxar o solo com profundidade superior a 10 cm. Abaixo está o sistema raiz. O trabalho é realizado no dia seguinte à rega ou quando é necessário remover as ervas daninhas. Toda vez após a alimentação, também é aconselhável afrouxar o solo e derramar bastante água. E embora nem todos os jardineiros concordem com a necessidade, frequência e profundidade da lavoura, ainda é uma prática comum.
Mas se uma camada de cobertura morta estiver localizada na zona basal, não será necessário afrouxá-la. Esta camada não permite a condensação do solo, inibe o crescimento de ervas daninhas e a evaporação da umidade. Escolha a cobertura orgânica para thuja: lascas de madeira, palha picada ou serragem.
Sob a influência da água de irrigação, a cobertura será esmagada, fornecendo nutrientes para a planta; portanto, de tempos em tempos, ela precisa ser adicionada.
Regras de mulching:
- Posicione a cobertura morta para que ela se espalhe do tronco até o final da zona de ramificação, mas não fique perto do tronco. A distância entre eles deve ser de 15 cm.
- Se for usada palha, a profundidade da camada será de 6 cm; se for casca ou outro material irregular, 14 a 15 cm.
- Não coloque a grama cortada sob uma árvore, pois suas sementes ou partes das raízes podem brotar.
Poda
Se uma cobertura é criada, eles começam a cortá-la a partir do momento em que as mudas são plantadas. Para fazer isso, desenhe visualmente uma linha ao longo de uma fileira de árvores. Esta é uma linha de corte condicional.
O crescimento anual de Brabant é de 20 a 30 cm, sendo necessário cortar 5 a 10 cm deles. Esse corte de moldagem é realizado no final de julho, ou seja, quando o crescimento da atual estação de crescimento termina.
Importante! É indesejável cortar árvores em calor extremo, pois isso aumenta a perda de agulhas de umidade.
Outro tipo de poda é sanitário. Consiste na remoção de galhos secos e danificados. Realize-o no final de fevereiro ou no início de março anualmente. E a cada três anos realizam rejuvenescimento. Preste atenção em como o ramo cresce. No final, agulhas jovens são formadas.
O antigo está localizado mais próximo do tronco e periodicamente cai, por isso vale a pena aparar os galhos completamente nus para estimular o crescimento de novos. Corte-os de preferência a cada 3 anos. Podados demais são galhos muito alongados. Eles podem quebrar no inverno sob o peso da neve, por isso é melhor removê-los.
Vídeo: corte de cabelo thuja ocidental Brabant
Possíveis doenças e pragas
Como todas as plantas, o thuja pode machucar, então você precisa inspecionar periodicamente o tronco para ver se há modificações. Se a cor das agulhas mudar, aparecerão manchas ou secreção lenta - estes são sinais de infecção.
Você sabe Um besouro casca come 10 g de madeira por dia. Esses insetos podem viver não apenas em árvores, mas também em móveis feitos dessas árvores.
Os principais problemas associados ao aparecimento de pragas:
- Pó cinza-prateado nos galhos são pulgões. Eles são muito pequenos e parecem poeira. Passe a árvore processando "Fufanon". A composição da solução: 10 mg por 10 l de água. A primeira pulverização é realizada em maio e após 10 dias é repetida.
- Teias de aranha em agulhas são um sinal de um ácaro. Trate a árvore com enxofre coloidal ou infusão de alho.
- Se os brotos ficarem amarelos, isso é um sinal do aparecimento de insetos escamados. Pulverize "Karbofos" em várias etapas, com um intervalo de 7 dias. A mesma droga ajudará a se livrar dos insetos.
- Os brotos ficam marrons - este é um sinal de mariposa mosqueada. Os galhos mudam de cor porque secam. A praga os atormenta, botando ovos. As borboletas são especialmente ativas em maio. Tendo encontrado a praga, pulverize com Cypermetrin. A substância deve ser estritamente doseada de acordo com as instruções. Para um ácaro, você precisa de uma solução a 0,1% (1 ml da substância ativa dissolvida em 1 litro de água).
- Besouros de casca podem roer movimentos nos galhos. Use “BI-58”, “Clipper”, “Confidor”, “Bifentrin” ou outro medicamento contra eles.
Se você notar a infecção por insetos a tempo, a árvore poderá ser curada. Isso evitará o enfraquecimento e a infecção do resto do beco. Os enfraquecidos são mais expostos a insetos e fitopatógenos, portanto, criar as condições certas para o cultivo ajudará a garantir que a árvore seja menos propensa a ser atacada por insetos e bactérias.
Thuja é resistente a doenças, mas a alta umidade leva à sua aparência. A má circulação de ar na coroa também contribui para isso.
Mais frequentemente do que outros jardineiros mencionam as seguintes doenças:
- Praga tardia. A doença começa a se espalhar a partir do solo e danifica as raízes. Em seguida, o fungo se move ao longo do tronco e a parte inferior do tronco começa a apodrecer. A casca escurece, as agulhas desbotam e se desfazem. A causa da infecção é a rega excessiva. Para evitar a ocorrência da doença, trate o solo com Rovral Flo 255 SC. Se a doença estiver em um estágio irreversível, a árvore será desenterrada e queimada. Thuja - uma das mais resistentes a árvores podres. E se a podridão do tronco aparecer, nada poderá ser feito com isso.
- Fusarium surge da falta de sol. Para evitar a doença, são adicionados medicamentos ao solo que contêm cobre e ferro. Por exemplo, uma solução de 0,2% de Fundazole.
- Ferrugem - uma doença fúngica que aparece nas agulhas na forma de manchas características.Para o tratamento, o solo é tratado com Fundazol e a própria árvore é pulverizada com uma solução de sulfato de cobre a 0,5%.
O uso da madeira no paisagismo
O Thuja pode ser plantado na forma de árvores individuais ou em uma composição de grupo: beco, cerca viva. O brabante é frequentemente usado em plantações em grupo. Eles são decorados com parques, praças e territórios em frente aos edifícios. Ele se encaixa em qualquer estilo, mas mais frequentemente é clássico inglês. Este estilo apareceu no início do século XVIII.
Ele fornece a formação de uma composição especial e geometricamente correta ao redor do edifício. Durante o processamento, arbustos aparados, copas de árvores geometricamente regulares devem ser usadas. As coberturas de Thuja são um dos elementos essenciais desse projeto.
Tui não cria apenas uma barreira visual. Eles são capazes de reduzir o ruído da rodovia, a poeira que entra no seu jardim. Seus fitócitos curam o ar, reduzindo o número de vírus e bactérias nele. Agulhas caídas podem ser usadas como cobertura morta nas camas e agulhas frescas para preparar sob a forma de chá. Os índios da América a fabricaram para o tratamento de resfriados.
O brabante pertence a variedades resistentes ao gelo, por isso pode ser cultivado em qualquer canto da Rússia. Para seu crescimento bem-sucedido, basta conhecer vários requisitos de solo, água e iluminação. Além disso, esta é a variedade mais famosa em paisagismo.