O pimentão é uma cultura vegetal muito popular que é universalmente cultivada com sucesso em condições de estufa. Contudo, às vezes é possível notar o murchamento das folhas deste arbusto: as causas desse fenômeno devem ser examinadas com mais detalhes.
Por que as folhas de pimenta em uma estufa desaparecem: razões
A murcha de pimentão não pode ocorrer repentinamente, ocorre devido à violação de certas condições e à crescente tecnologia.
Estes incluem:
- estresse após alterar o ambiente de crescimento;
- desvios da norma do microclima da estufa;
- solo inadequado;
- violação das condições de irrigação;
- o impacto de pragas e doenças;
- a formação do mato ocorre violando os termos ou a tecnologia do processo;
- não há amarração da coroa de variedades altas.
Importante! A planta pode desaparecer devido ao envelhecimento do arbusto.
Como regra, o processo de murcha ocorre da seguinte forma: gotas de água caem nas folhas do mato e, sob a influência da luz solar refratada nas condições da estufa, tornam-se muito quentes. Sob a influência da alta temperatura, uma seção da folha seca fortemente.
Se a causa da murcha está na aeração insuficiente do rizoma do mato, isso se deve ao fato de o solo não estar suficientemente solto e aparecer uma crosta na superfície do solo, o que impede o acesso do ar às raízes. A má respiração das raízes também faz com que as folhas sequem e desbotem.
Estresse após transplante
As mudas de pimenta são transferidas para o solo de estufa, quando cada arbusto jovem tem 12 a 14 folhas. O caule de uma planta saudável nesse período deve atingir quase 25 cm. Um transplante ocorre em meados de maio, quando o solo está suficientemente quente. Se você fizer isso antes, o murchar do mato pode começar. Além disso, uma mudança no solo e nas condições de crescimento pode causar estresse na planta e pode começar a desaparecer.
Você sabe A pimenta, que em nosso país é geralmente chamada de búlgaro, não vem deste país ensolarado, mas da América, onde foi trazido por marinheiros antigos a princípio para Portugal, as informações sobre ele apareceram na Turquia, e então ele chegou à própria Bulgária, onde esse vegetal é chamado simplesmente - pimentão ou páprica.
Ruptura do microclima na estufa
É muito importante criar e controlar o microclima certo em condições de estufa.
Isso se aplica a indicadores como:
- temperatura Altas taxas podem ter um efeito prejudicial sobre a planta e, antes de tudo, isso se manifestará pelo murchamento. Não deve haver mudanças repentinas;
- umidade. A alta umidade não permite que a planta se desenvolva bem, o nível ideal está na faixa de 60 a 65% e, quando se trata de mudas, 75%;
- ventilação. A ventilação obrigatória da estufa deve ser realizada para remover o excesso de umidade e reduzir a temperatura em um espaço fechado.
Composição inadequada do solo
O plantio de pimenta pode ser realizado no solo em que a cenoura, o endro ou a cebola cresceram anteriormente - isso afetará favoravelmente a qualidade do solo. Se o solo foi retirado ou adquirido do local onde as berinjelas, batatas ou tomates foram cultivados anteriormente, ele contém ervas daninhas e esporos de várias doenças fúngicas - tudo isso pode fazer com que a pimenta murcha na estufa.
O pimentão reage com muita sensibilidade a um excesso de fertilizantes, que podem se manifestar na forma de murcha ou falta de ovário nos arbustos. Além disso, a acidez deve ser controlada, pois a violação desse parâmetro pode ser outra razão para a deterioração da aparência das folhas.
Importante! Para melhorar a troca de ar e a respiração do sistema radicular, é extremamente importante afrouxar o solo, e isso também é facilitado pela cobertura do solo.
Rega errada
Se a pimenta da estufa murchar, o motivo pode estar na abundante rega dos arbustos. Solo muito úmido pode se tornar um meio para a propagação de doenças fúngicas, além de provocar apodrecimento das raízes. A violação do equilíbrio da água pode levar ao fato de o pimentão enfraquecer e murchar. A rega é recomendada de manhã e à noite, no entanto, para que, ao cair da noite, as folhas dos arbustos já estejam secas.
Doenças e pragas
Uma mudança na condição das folhas pode ser um dos sintomas de doenças como:
- murcha de fusarium;
- murcha verticilar;
- manchas brancas;
- podridão branca.
A derrota por pragas que transmitem doenças ou danificam a planta como resultado de sua atividade na vida pode fazer com que o pimentão morra na estufa.
Você sabe O búlgaro ou o pimentão têm muito em comum com o chocolate. A semelhança é que esses alimentos aumentam o humor e aumentam a energia através da ação das endorfinas. — "Hormônios da felicidade" no sangue.
Pode ser:
O que fazer e como corrigir o problema
Para interromper a definhação da pimenta, você deve executar as seguintes ações:
- Primeiro de tudo, é necessário descobrir o motivo da mudança no tipo de folhas.
- Garantir a normalização dos indicadores de microclima na estufa, manter sob controle o nível de temperatura e umidade e produzir ventilação regular.
- Controlar a quantidade e a qualidade dos fertilizantes aplicados sob a raiz e na vala próxima ao mato. Eles devem ser equilibrados, abrangentes e no volume necessário.
- Remover ervas daninhas dos canteiros, garantindo o fluxo de ar para as raízes, o que garantirá a plena vida das plantas.
- Pulverize o arbusto de pragas. Para descobrir como pulverizar pimenta, é necessário inspecionar cuidadosamente o arbusto e observar nele sinais adicionais de certas doenças ou pragas, cuja destruição é necessária para o uso de meios específicos.
Medidas preventivas
A fim de evitar uma condição extremamente séria da planta quando suas folhas murcham e estão prontas para desmoronar, várias medidas preventivas devem ser realizadas que sugerem tais ações:
- Inspeção regular dos arbustos quanto a danos e alterações na aparência das folhas, caule e frutos. Também é necessário controlar a condição do solo e o microclima geral na estufa.
- Os pimentões não devem ser cultivados na mesma seção do jardim por vários anos seguidos. Você pode retornar o desembarque ao seu local original após 4 anos.
- É necessário realizar a destruição completa de ervas daninhas e restos de copas após a colheita - para isso elas são queimadas.
- O cultivo preventivo do solo deve ser realizado regularmente.
- O solo deve passar por um procedimento obrigatório de descontaminação.
- Na fase de planejamento da compra de sementes, é necessário estudar dados sobre quais doenças são afetadas pela variedade de pimentas que se planeja cultivar.
- Para aumentar a vitalidade e a resistência a doenças, é possível a pulverização profilática de arbustos com as preparações de zircão, Epin e Novosil.