Variedades de brócolis repolho são classificadas por maturidade e as combinam em três grandes grupos. As variedades de brócolis de alto rendimento mais populares serão discutidas abaixo.
As melhores variedades para terrenos abertos
Os tipos de repolho são selecionados para um local e zona climática específicos, com base no momento em que os frutos atingem a maturidade técnica, a fim de extrair o máximo benefício do cultivo de plantas. As variedades precoces e a meia estação são mais adequadas para a Sibéria e a faixa intermediária; as variedades posteriores em um clima assim simplesmente não terão tempo para atingir a maturidade necessária em um curto verão.
Você sabe O brócolis tem a capacidade de decompor e excretar gorduras aterogênicas, que são o principal componente do colesterol.
Para as regiões sul, são adequadas as variedades de amadurecimento precoce e tardio, destinadas ao armazenamento a longo prazo. Isso ocorre devido à alta resistência ao frio da maioria das culturas. Eles são capazes de tolerar temperaturas mais baixas para -7 ° C.
Além da maturidade, os brócolis são divididos em dois grupos de espécies com aparência diferente:
- Calabrese - A cabeça do repolho tem uma estrutura densa e consiste em inflorescências próximas que se formam em uma haste grossa. Nessas plantas, toda a parte terrestre é adequada para alimentação.
- Espargos - as plantas formam muitas hastes nas quais são mantidas cabeças pequenas. Adequado para hastes alimentares, remanescente do sabor dos aspargos.
As sementes de brócolis podem ser varietais e híbridas. Os primeiros são adequados para reprodução em casa e mantêm totalmente as propriedades maternas por várias gerações. As plantas varietais amadurecem por mais tempo, mas são caracterizadas por maior palatabilidade. Os híbridos não são capazes de manter as propriedades maternas na segunda geração; portanto, as sementes devem ser compradas anualmente. Seu sabor é mais baixo que o da variedade, mas amadurecem mais rapidamente e são mais resistentes aos efeitos negativos do ambiente.
Você sabe A terra natal dos brócolis é a Itália, onde foi cultivada a partir de repolho selvagem oito séculos atrás.
Variedades maduras precoces
Classificação dos espécimes iniciais mais prolíficos de brócolis:
- Batavia - um híbrido que amadurece em 60 a 65 dias a partir do momento em que o pico mergulha no chão. O encaixe da folha está levantado. Folhas de tamanho médio são pintadas em uma cor verde-acinzentada, têm uma estrutura borbulhante e são muito onduladas nas bordas. As cabeças são densas, multas. A variedade é resistente à murcha de fusarium. Produtividade - 2 kg / m².
- Senhor f1 - uma variedade híbrida que amadurece em 55-60 dias. A cabeça central poderosa pesa 1,5 kg. Após a poda, a planta forma cabeças secundárias pesando 200 g, variedade tolerante à formação de vazios no caule, resistentes ao oídio. Produtividade - 3-4 kg / m².
- Tonus - Uma variedade que amadurece em 60 a 90 dias, dependendo da qualidade do atendimento e do clima. Cabeças verdes escuras consistem em inflorescências de média densidade. A variedade, com os devidos cuidados, dá frutos até outubro. É caracterizada por alta palatabilidade, mas propenso a florescer. Produtividade - 2 kg / m².
- Green Magic F1 - O híbrido amadurece em 60 a 65 dias. Uma planta de caule único não forma folhas de cobertura. As cabeças são densas, arredondadas, de cor verde escura, pesando 300 a 700 g.O híbrido é resistente a doenças fúngicas e a cavidade do caule. Produtividade - 2 kg / m².
- Roxo precoce - uma variedade que evoluiu do repolho selvagem do Mediterrâneo. Amadurece em 60 a 90 dias, dependendo das condições climáticas. Frutas a geada. As plantas são altamente resistentes ao frio. Produtividade - 4 kg / m².
Variedades no meio da temporada
As variedades mais produtivas de brócolis no meio da temporada:
- Maratona - híbrido resistente ao frio, calor pouco tolerante. Amadurece em 80-85 dias. A cabeça central é grande, de densidade média, azul esverdeado, pesando até 800 g e é mantida em uma haste espessa, quase branca. Produtividade - 3,2 kg / m².
- Fiesta F1 - um híbrido que amadurece por cerca de 90 dias. Adequado para o verão (em campo aberto) e o outono (em estufas). As folhas de cor azul esverdeado têm uma forma oblonga e uma estrutura fortemente borbulhante. A principal diferença entre esse tipo de brócolis é a falta de brotos laterais. A cabeça é grande e muito densa, verde escuro com um tom azulado. Produtividade - 3,5 kg / m².
- Lucky F1 - O híbrido amadurece em 70 dias. As plantas formam uma cabeça densa poderosa de cor verde escuro com uma estrutura densa. O peso da cabeça principal atinge 900 g. A partir de 1 m², você pode coletar até 3 kg de frutas de alta qualidade. A variedade é resistente ao oídio.
- Ironman - O híbrido amadurece em 80 dias. Uma cabeça central é formada na haste espessada e outras adicionais estão localizadas próximas a ela. O peso da central é de até 500 g e os adicionais de 200 a 300 g. A partir de 1 m², você pode obter 3 kg de produtos de alta qualidade.
- Macho F1 - O híbrido amadurece em 78-82 dias. O caule forma folhas verde-azuladas alongadas e dissecadas. As cabeças são de estrutura densa, arredondadas. A maior parte da cabeça está oculta cobrindo folhas. Produtividade - 3 kg / m².
- Bathory - um híbrido que amadurece em 75 a 80 dias. A planta forma várias cabeças pesadas compactas com uma estrutura densa. A variedade mostrou-se boa no espessamento de estandes no campo. A produtividade de 1 m² pode chegar a 8 kg.
Variedades de amadurecimento tardio
Os melhores representantes maduros tardios:
- Agassi F1 - uma espécie híbrida termofílica que amadurece em 130-145 dias. Forma cabeças apertadas pesando 700 g. A partir de 1 m², são obtidos cerca de 3,5 kg. A principal vantagem dessa espécie é a longa vida útil da colheita - até 5 meses.
- Partenon - Uma variedade híbrida que amadurece em 140 dias. As plantas formam cabeças grandes e densas, pesando 900 g cada, proporcionando uma boa colheita não apenas em campo aberto, mas também em estufas. A partir de 1 m², você pode obter até 3,5 kg de produtos de qualidade.
Recursos crescentes
As mudas da empresa Elkom e das empresas holandesas provaram ser muito boas. Independentemente do tempo de maturação, o brócolis é melhor propagado pelas mudas. Desde a semeadura para obter mudas de alta qualidade, leva cerca de 40 dias.
Datas de semeadura para diferentes tipos:
- início - de 1 a 15 de março para as regiões sul e do final de março para as bandas norte e central;
- meio da temporada - de 1 a 15 de abril;
- depois - em março.
Importante! Ao colher, não podem ser cortadas mais de 3 cabeças de cada vez. Caso contrário, a planta perderá muito suco e não poderá continuar frutificando.
O brócolis é exigente quanto à presença de iluminação, por isso precisa de uma área aberta e bem iluminada por todos os lados. As plantas se desenvolvem bem em solos ricamente fertilizados com húmus. As culturas são altamente suscetíveis à acidez do solo. Para seu pleno desenvolvimento, o nível de pH deve ser neutro - 6, no máximo 7. O solo começa a ser preparado no outono, fertilizando-o abundantemente com esterco misturado 1: 1 com areia. Para melhorar a aeração, o solo deve ser cavado várias vezes até a profundidade da baioneta da pá.Para as mudas, as sementes são semeadas em recipientes com uma altura de 25 cm. Ao germinar sementes, a temperatura é mantida em + 20 ° C. Com o advento dos brotos, é reduzido para +9 ... + 11 ° C a uma umidade de 80%. O mergulho em recipientes separados é realizado após 14 dias a partir do momento da emergência das mudas. O transplante ao ar livre é realizado no meio, no final de maio ou abril - nas regiões sul. O padrão ideal de aterrissagem para qualquer espécie é 30 × 55 cm.
Em dias quentes, é necessário manter alta umidade ao redor das plantas. Nesses casos, um sistema de irrigação automático seria apropriado. Os fertilizantes para plantas usam minerais e orgânicos, alternando-os. Após cada umedecimento do solo, é necessário afrouxar.
Em geral, o processo de cultivo de brócolis, independentemente da maturidade, não é excessivamente complicado. Nas latitudes do sul, o amadurecimento dos primeiros frutos comestíveis é mais rápido. O principal neste caso é aparar as cabeças em tempo hábil para permitir que as plantas formem novas.
Dicas úteis
As amostras maduras precoces são usadas apenas para processamento e consumo fresco. Eles não estão sujeitos a armazenamento prolongado, no máximo 7 dias na geladeira.
Mas eles são ótimos para cozinhar:
- primeiros cursos;
- acompanhamentos;
- espaços em branco de inverno;
- saladas.
As amostras no meio da temporada também não estão sujeitas a armazenamento a longo prazo. A uma temperatura dentro de + 6 ° C, o prazo de validade é de no máximo 15 dias. Em termos de uso de brócolis a médio prazo, é universal. Adequado para processamento e consumo frescos.
As variedades posteriores têm uma vida útil longa de 4-6 meses. Eles são usados frescos e para a preparação de saladas, acompanhamentos, pratos independentes. Adequado para atividades comerciais.
Importante! Brócolis fresco é contra-indicado para pessoas que sofrem de doenças gastrointestinais, acompanhadas de alta acidez. Além disso, não se incline muito para pessoas com histórico de gota, devido ao conteúdo de ácidos purina.
Qualquer tipo de brócolis combina bem com vários alimentos. O melhor de tudo é que o vegetal mantém suas qualidades benéficas ao cozinhar ou assar no vapor. Cozinhar quase completamente destrói todos os nutrientes deste vegetal. Brócolis é um vegetal completamente pouco exigente. Desenvolve-se bem a baixas temperaturas. O principal critério para escolher uma variedade para um determinado local é o período de maturação da fruta.