Muitas pessoas pensam que as sementes de zira e de cominho são o mesmo tempero, uma vez que as sementes dessas plantas têm aparência muito semelhante. De fato, são plantas completamente diferentes, embora pertençam à mesma família. Como eles diferem e onde são usados, contaremos mais.
Características e descrição biológica
Para começar, sugerimos estudar as características biológicas de cada uma das plantas, quais substâncias elas contêm e também falar sobre as propriedades benéficas dessas duas especiarias.
Zira
Zira é uma planta herbácea que pertence a uma espécie do gênero cominho, pertencente à família umbelliferous. Muitas vezes, é chamado zera, cominho romano (Voloshsky), cominho romano, lareira, sementes de cominho e cominho. A cultura tem um ou dois anos, com folhagem alternada de cor verde-turquesa. No solo, as folhas são duas vezes ternárias dissecadas em finos segmentos lineares.O caule é ereto e ramificado na parte inferior. Tem 0,2-0,6 m de altura e, se receber umidade suficiente, pode crescer até 1,2 m. A planta floresce com pequenas flores brancas ou vermelhas de até 2,5 cm de diâmetro, coletadas em guarda-chuvas duplos. Floração cai em junho-julho. O tempero é popular na cozinha oriental.
As sementes de Zira contêm: | Valor nutricional de 100 g: |
|
|
- Propriedades úteis da cultura:
- restaura a visão;
- acalma o sistema nervoso;
- ajuda com insônia;
- salva de dores de cabeça;
- reduz a probabilidade de um ataque cardíaco;
- estabelece processos metabólicos;
- melhora a atividade cardíaca;
- trata resfriados;
- melhora a lactação e a qualidade do leite;
- melhora o funcionamento do cérebro;
- normaliza o trato digestivo;
- evita a ocorrência de coágulos sanguíneos;
- tonifica o corpo;
- remove edema devido à ação diurética;
- aumenta a libido;
- limpa o corpo de toxinas, toxinas.
Importante! É proibido o uso de Zira na presença de intolerância individual a especiarias, bem como na presença de doenças gástricas agudas. Com cuidado, deve ser tomado por pessoas com sobrepeso e diabéticos, pois as sementes são ricas em calorias.
Alcaravia
O cominho é uma planta de dois ou perene do mesmo gênero da família guarda-chuva. O membro mais popular do gênero é cominho. É ele quem é um tempero popular. A folhagem da planta é duas ou três vezes oblonga, cobrindo uma haste ereta e única, ramificada na parte superior.Nas folhas inferiores os pecíolos são longos, na parte superior - curta. Durante o período de floração, forma inflorescências de guarda-chuva nas extremidades dos galhos, consistindo de flores bissexuais ou parcialmente estames com pétalas brancas, rosa ou vermelhas. A planta é considerada uma boa planta de mel. As sementes de cominho são um tempero popular na Alemanha e na Áustria.
Composição quimica: | Valor nutricional de 100 g: |
|
|
- Propriedades úteis de especiarias:
- elimina problemas digestivos;
- acelera o processo de excreção de bile;
- melhora o apetite;
- melhora a lactação;
- elimina dores de cabeça;
- ajuda com bronquite e processos inflamatórios nos pulmões.
Importante! Com uso ilimitado, pode provocar ataques no sistema digestivo. Indesejável no menu para diabéticos, pois aumenta o açúcar.
Qual é a diferença entre caraway e zira?
Existem diferenças entre as culturas, não apenas na aparência, mas também na região de origem, no paladar e no aroma.
Vídeo: diferenças entre cominho e zira
Local de origem
Acredita-se que o zira vem de terras da Ásia Central. Na Índia, é cultivado em hortas, também é cultivado ativamente no sudeste da Ásia, Irã, Afeganistão, norte da África e América Latina. Nas terras europeias, o zira é menos popular. Aqui o cominho tem a palma da mão. Cresce no clima temperado da Europa. Pode ser encontrada na mesma banda da Ásia.1) Zira; 2) Cominho
Condições de colheita
Em campo aberto, sementes de cominho e zira podem ser semeadas ao mesmo tempo, em abril, quando a temperatura subir acima de + 8 ° C. Ambas as culturas preferem um solo semelhante: fértil e solto - elas não crescem em argila e areia. A ocorrência de águas subterrâneas requer coisas diferentes: para sementes de cominho mais próximas da superfície do que para zira. Ambas as plantas adoram áreas ensolaradas.
Você sabe O óleo essencial de cominho é usado em perfumes e sabão.
Uma “colheita” é colhida aproximadamente 140 dias após o plantio, quando 55-60% das sementes nos guarda-chuvas superiores estarão maduras, e o restante, marrom. As sementes de cominho devem ser cortadas com uma tesoura de podar ou com uma faca afiada e coletadas em roldanas, e a zira cortada e coletada em rolos. Ambas as plantas requerem secagem por vários dias antes que as sementes possam ser debulhadas.
Diferenças de paladar e olfato
As sementes de cominho têm um sabor picante na ilha, com um leve sabor cítrico. Zira tem um sabor acentuado com um final de noz. Na forma bruta, as diferenças no aroma das plantas são fracamente expressas. Mas se você fritar as sementes, algumas exalam um sabor amargo com notas de nozes e a segunda - um aroma adocicado, que lembra vagamente o endro. As primeiras sementes são cominho e a segunda é cominho. Fortalecer o aroma pode ser não só assando, mas também esfregando a semente nas mãos.
Aparência
Os frutos com alcaravia são oblongos, levemente comprimidos nas laterais, com nervuras longitudinais opacas na quantidade de 5 peças. As sementes são marrons, ligeiramente curvadas. Atingem 3-5 mm de comprimento.Os frutos de zira também são oblongos, oblatos nas laterais. Atingem 6 mm de comprimento e 1,5 mm de largura. A forma é geralmente reta ou ligeiramente arqueada. A cor é marrom ou cinza-esverdeada.
Você sabe Dos frutos de Zira, os gregos preparam um chá de cura para as crianças.
Recomendações para o uso de ambas as culturas
Como as sementes das plantas são de sabor específico, elas têm características para uso:
- As culturas se complementam com sucesso e são combinadas com outras especiarias: páprica, anis, noz-moscada, hortelã, canela, endro, salsa, cravo, açafrão, gengibre, mostarda, manjericão.
- Zira é adequado para pilaf, salsichas picantes e produtos de queijo, pratos de carne. O cominho é usado em conservas, panificação, adicionado a bebidas.
- Essas especiarias, se não estiverem à mão, podem ser substituídas por pimenta, curry, coentro.
- Para que o zira mantenha suas qualidades por mais tempo, ele deve ser frito antes da moagem.