Para os proprietários de terrenos domésticos que estão envolvidos no cultivo de hortaliças, a estufa de policarbonato “Kapelka” será a melhor solução que, devido à sua forma e material de revestimento confiável, pode suportar qualquer condição climática. Freqüentemente, os produtores de hortaliças adquirem um design semelhante na forma acabada, mas há quem prefira fazer uma estufa com as próprias mãos. Como Vamos descobrir.
Você sabe A maior do mundo é a estufa britânica, chamada Eden. Representa um complexo inteiro, na forma de inúmeras células pentagonais infláveis com armações de aço, nas quais estão representadas plantas de todo o planeta. A abertura do edifício ocorreu em 2001, demorou 2,5 anos para ser construído.
Características e características da estufa "Gota"
A estufa “Droplet” é uma estrutura reforçada do tipo fechado feita de policarbonato, cuja forma, sob a forma de uma grande gota, foi especialmente desenvolvida por especialistas, levando em consideração as peculiaridades do período de inverno. Essa solução construtiva não permite que a massa de neve permaneça na superfície e protege a estufa de fortes rajadas de vento.
Prós
- Além de sua forma não convencional e alta confiabilidade, a estufa tem as seguintes vantagens:
- resistência estrutural obtida através da utilização de uma estrutura reforçada composta por arcos metálicos capazes de suportar ventos fortes, suportar altas cargas de superfície sob a forma de neve;
- longo prazo de operação e praticidade na aplicação;
- a capacidade de estender o edifício até o comprimento desejado, devido à instalação de arcos de aço adicionais;
- a possibilidade de zonear o espaço interno através de partições especiais;
- simplicidade e eficiência na montagem;
- a capacidade de controlar corretamente os indicadores de temperatura no interior da estrutura, graças à presença de portas com janelas;
- versatilidade de uso, pois é perfeito para o cultivo de vegetais e frutas;
- excelente vedação, falta de rachaduras e folgas devido ao fato de as dimensões da estrutura serem otimizadas para as dimensões de uma folha de policarbonato.
Contras
- Se falamos sobre as deficiências de "Gotas", os cultivadores experientes observam:
- baixa altura de construção, o que torna o cultivo de culturas altas uma tarefa extremamente difícil;
- falta de tensão na crista.
Como fazer uma estufa "Gota" faça você mesmo a partir de policarbonato
No mercado hoje existem modelos de efeito estufa “Gotículas” de vários fabricantes nacionais e estrangeiros. No entanto, muitos residentes de verão fazem seus próprios desenhos, com as próprias mãos, usando materiais improvisados.
Importante! Quando montada, a estufa acabada possui dimensões: altura - 240 cm, largura - 300 cm.O comprimento da estrutura pode variar de 400 cm a 1200 cm.
Criação de dimensionamento e desenho
Primeiro, a construção de uma estufa começa criando um desenho e determinando as dimensões desejadas. Desenhos totalmente acabados, todos têm a oportunidade de encontrar na Internet. Como regra, em tais esquemas os principais detalhes da estrutura, suas dimensões já estão indicadas, os volumes de materiais são calculados. Com base nesses dados, é possível calcular facilmente o número necessário de materiais de construção necessários para a construção de elementos de suporte e revestimentos.A simplicidade da fabricação de "gotas" reside no fato de que sua largura (300 cm) e altura (240 cm) permanecem inalteradas, independentemente do comprimento do produto. Por sua vez, o comprimento da estufa é arbitrário e dependerá das preferências individuais do proprietário.
Preparação e seleção do local
Pouco antes de coletar a estufa, você precisa decidir sua localização. Os especialistas recomendam a escolha de uma área bem nivelada e bem iluminada, com uma profundidade de pelo menos 2,5 m de profundidade subaquática.Se necessário, o solo onde a estrutura será instalada deve ser nivelado em locais onde as chapas de policarbonato serão conectadas ao solo.
Você sabe A primeira estufa na Rússia apareceu durante o reinado de Pedro I. No entanto, projetos semelhantes foram usados como estufas para o cultivo de flores exóticas. Depois de várias décadas, nas estufas começaram a cultivar legumes e frutas.
Instruções passo a passo de montagem e instalação
A montagem e instalação de uma estrutura de policarbonato na forma de uma “gota” não é particularmente difícil se você seguir rigorosamente as recomendações dos profissionais:
- Construção da fundação. A construção da base da estrutura é considerada uma das etapas mais importantes do trabalho preparatório, das quais dependerá a confiabilidade de toda a estrutura. A construção da fundação começa com a marcação do solo para determinar o tamanho da estufa. Em seguida, a camada superior do solo é removida de acordo com a marcação, o restante do solo é bem compactado. Para evitar o subsidência do produto durante a exposição às águas subterrâneas, é colocado um pequeno "travesseiro" de areia e cascalho.
- Construção de cofragem de madeira. Cofragem fortalecerá a estrutura, torná-la mais confiável. Para a fabricação de barras de madeira, uma seção transversal de 10 × 10, que é fixada na forma de uma moldura.
- Montagem do quadro. O próximo passo é a montagem da estrutura a partir de arcos e extremidades metálicos. Para isso, são utilizados arcos de aço fortes, montados a uma distância de 60 a 65 cm um do outro. Para fixar arcos, extremidades, suportes de metal, parafusos autorroscantes ou outros elementos de fixação são usados na fundação.
- Instalação de elementos adicionais. Após a montagem da estrutura, eles começam a instalar componentes adicionais: portas com janelas, módulos.
Revestimento em policarbonato
A etapa final da montagem é a colocação de folhas de policarbonato, que são pré-cortadas no número de peças necessário, no tamanho necessário. Durante o revestimento, o policarbonato é colocado na posição vertical, ligeiramente dobrado para que a estrutura assuma a forma de uma gota.
Importante! As folhas de policarbonato são dobradas nos reforços, caso contrário, podem se formar rachaduras que afetarão negativamente a estanqueidade do produto.
Antes de colocar o policarbonato, é muito importante verificar sua qualidade. Deve-se dar preferência a folhas com espessura de pelo menos 4 mm. Além disso, na compra, os especialistas recomendam a pesagem do material: uma folha padrão com dimensões de 600 × 210 cm deve ter um peso superior a 10 kg. O peso leve indica uma versão leve do produto, que não se destaca pela durabilidade e alta qualidade.
Como escolher uma estufa do fabricante: dicas e truques
Fabricantes modernos oferecem aos consumidores uma ampla seleção de estufas de policarbonato. Antes de dar preferência a uma das opções, você deve prestar atenção a alguns conselhos de especialistas:
- Form. As características de design da estufa são determinadas não tanto por considerações estéticas quanto por funcionais. Os produtos em forma de gota ou em arco são considerados ideais, que têm uma aparência atraente, proporcionam dedos de neve devido ao teto inclinado, são convenientes no tratamento de plantas e fáceis de instalar e desmontar.
- Wireframe. Para que a estufa atenda a um período suficientemente longo, você deve escolher produtos com estrutura reforçada, em cuja fabricação foram utilizados amplificadores longitudinais. O projeto deve consistir em arcos de aço galvanizados, totalmente dobrados, cuja distância não deve exceder 60 a 90 cm.É desejável que a estrutura tenha o menor número possível de partes traseiras e os frontões soldados pelo fabricante.
- Material de revestimento. O policarbonato é o mais procurado, cujas principais vantagens são: alta resistência, confiabilidade, flexibilidade, longa vida útil, resistência aos fenômenos atmosféricos, custo acessível. Recomenda-se dar preferência a folhas com uma largura de pelo menos 4 mm.
Características dos cuidados com o efeito estufa
O policarbonato é um material moderno, resistente e durável, cujo cuidado não requer esforço e tempo especiais. No entanto, a manutenção de alta qualidade da estufa pode prolongar significativamente sua vida útil. Durante a operação da estrutura, as folhas de policarbonato devem ser limpas regularmente usando água e sabão comuns e água limpa.
Importante! Ao limpar o policarbonato, os produtos abrasivos não devem ser utilizados, pois destroem o revestimento UV da superfície e reduzem a resistência da própria chapa.
Recomenda-se o sombreamento das paredes por meio de giz comum. No outono, é necessário remover todos os detritos das plantas da estufa, cavar e afrouxar o solo, realizar uma grande limpeza da estrutura com sua desinfecção adicional. Para o inverno, a estufa deve ser completamente "mothballed" se não for usada.
Qual estufa é melhor "gota" ou arqueada?
Na sua essência, uma estufa por gotejamento é considerada uma versão melhor da estrutura em arco. Eles são caracterizados por um número mínimo de juntas de material de revestimento, o que permite aos proprietários economizar significativamente dinheiro e tempo para vedação adicional.Além disso, essas estruturas não permitem que as massas de neve se acumulem na superfície e não formam condensação em ambientes fechados. A única vantagem da estufa em arco, em comparação com o gotejamento, são as grandes áreas do espaço interno.
As estufas do tipo gotejamento serão uma opção ideal para os produtores de vegetais que trabalham em regiões com condições climáticas adversas e muita chuva no inverno. Tais projetos são caracterizados por confiabilidade, durabilidade e, sujeitos às regras mais simples de atendimento, podem durar muitos anos.