O abeto vermelho é um gênero de árvores perenes coníferas da família Pine. Elas podem ser consideradas as árvores mais bonitas do mundo. Eles são atributos permanentes do feriado amado por muitas nações, o Ano Novo. Quantos anos as belezas verdes viveram e que tipos delas existem - leia o artigo.
Tipos de árvores de Natal
Ayan ou semente pequena - vem do Extremo Oriente. Distingue-se por sua harmonia, formato cônico e agulhas de duas cores (de baixo é azulado brilhante, de cima é verde escuro, com cerca de 20 mm de comprimento). Seus cones têm a forma de um cilindro, marrom claro, com cerca de 60 mm de comprimento. A espécie pertence a abetos gigantes e pode atingir de 40 a 50 m de altura. Cresce bem à sombra, não tolera zonas úmidas. O solo ideal é o barro levemente úmido. Sensível à geada da primavera, poda e transplante.
Sérvio ou Balcãs - muito semelhante à visão anterior. Difere nos ramos horizontalmente divergentes, nos quais a parte do meio é levemente dobrada. Os rebentos do novo crescimento ficam pendurados como uma franja, acrescentando uma aparência incomum à planta.
Comum ou europeu é a espécie mais comum em nossa faixa. Possui uma coroa cônica e ramos laterais que se estendem horizontalmente, cujas extremidades são ligeiramente abaixadas. Agulhas tetraédricas, brilhantes, de cor verde escura, com comprimento não superior a 20 mm. Muito resistente ao gelo, tolera sombra. Ele gosta de barro úmido. Não tolera seca e estagnação de umidade. Atinge 50 metros de altura, adicionando cerca de meio metro por ano. Com 15 a 25 anos, a árvore libera seus primeiros cones. Eles são de cor marrom claro, com 15 cm de comprimento.
Canadense, cinza, branco - o mais resistente de todas as espécies. Também se distingue pela frutificação precoce e anual (os cones aparecem entre 8 e 10 anos). Não é caprichoso para o solo. Uma árvore cresce na América do Norte. Possui uma coroa cônica delgada. No início de suas vidas, os galhos do abeto olham em ângulo. Com o tempo, eles começam a afundar. As agulhas são de cor azulada e curtas (cerca de 15 mm).
Azul ou espinhoso - tolera geadas, é resistente aos ventos e à seca do inverno. O melhor se enraíza nas condições da cidade. O local de nascimento da árvore são as regiões montanhosas da América do Norte. Possui galhos altos, de até 40 m - cônicos com agulhas longas, de cerca de 30 mm. Os cones ficam pequenos, do tamanho de uma agulha, de uma cor marrom clara. Amadureça no início do outono e permaneça na árvore até a primavera.A cor das agulhas de abeto azul depende da espessura do revestimento de cera das agulhas jovens. Quanto maior, mais leves as agulhas.
Siberiano - cresce na parte norte da Europa e Ásia. As condições ideais para ela são o clima severo. A qualidade do solo não importa para ele. Cresce silenciosamente à sombra. Pode atingir 30 metros de altura. Com 12 anos de idade, sua altura é de 4 m. Sua coroa é em forma de cone, as agulhas são verde escuro, pequenas (10–20 mm). Os cones também são pequenos, de 60 a 70 mm, de cor brilhante, densa e marrom-avermelhada.
Tien Shan - é uma subespécie de abeto vermelho de Schrenka. Vindo do Reino do Meio. É uma árvore magnífica (45 m), com uma copa estreita e pontas dos galhos levemente abaixadas. As agulhas são curvas, cinza. Os cones são grandes (cerca de 120 mm), marrom brilhante. Ele tolera geadas, adora o ar úmido e o solo, a luz solar.
Engelman - outra espécie com galhos levemente abaixados. Primeiro, eles são decorados com cerejas, depois de cones marrons claros. As agulhas são verde-acinzentadas, com 30 mm de comprimento. A árvore tem uma coroa cônica. Sobe 20 metros acima do solo e tolera facilmente geadas, não caprichosas com as condições de cultivo.
A vida útil de um abeto comum
As coníferas têm uma vida útil longa. Um abeto comum vive em média de 250 a 300 anos. Algumas amostras sobrevivem para 400-600. Siberian, em média, vive mais um século.
Como determinar a idade da árvore de Natal
A idade das coníferas é determinada contando o número de ramos emparelhados no tronco. A cada ano, essa planta forma apenas um par. Após o cálculo do número, 4 deve ser adicionado ao resultado, pois, logo após esse período, desde o início da vida do abeto, o primeiro par de galhos aparece nele.
Dessa forma, você pode calcular uma idade inferior a 30 a 40 anos. Nos abetos mais velhos, os galhos mais baixos caem, e o local de crescimento é exagerado e é difícil diferenciá-lo. Em seguida, o método de análise de radiocarbono é aplicado.
Você sabe A árvore clone mais antiga é a velha Tikko, na Suécia, representante do abeto europeu. Suas raízes, que constantemente revivem o tronco morto, têm 9.550 anos.
Como prolongar a vida de uma árvore de Natal
Espécies adultas não anãs comiam facilmente a seca. Baixo crescimento e crescimento jovem devido à falta de umidade podem morrer facilmente. Portanto, eles precisam ser regados em tempo hábil, especialmente se forem plantados no inverno. Para evitar obstruções no solo e evaporação rápida da umidade, é necessário fazer uma cobertura do círculo do tronco.
Para um melhor crescimento e vida útil mais longa, as árvores sempre verdes devem ser nutridas com fertilizantes complexos. Quando transplantados, devem ser regados com estimulantes do crescimento e raízes.
Às vezes, é necessário aparar para manter o crescimento. Os galhos secos e doentes são removidos, o que tira a força da árvore e diminui a vida útil.
Gravar árvores
Talvez o detentor do recorde de longevidade possa ser chamado de abeto Sith, originalmente da América do Norte (costa do Pacífico). Seus representantes vivem 500-800 anos. Engelmann vive um pouco menos - 400-600 anos. O olhar espinhoso pode viver tanto.
Um abeto comum é famoso por sua boa expectativa de vida. Assim, na Eslováquia cresce uma instância, que tem 430 anos. As espécies canadenses de beleza conífera vivem de 300 a 350 anos, e os pinheiros são lindas árvores coníferas que vivem há centenas de anos. Suas variedades anãs permitem que você decore seus sites com esta planta.