O Magic Moonlight é considerado uma das variedades de hortênsias de panículas mais espetaculares e luxuosas, que mantém a intensidade da cor das flores e uma alta aparência estética até o início do gelo. O que mais são as qualidades positivas de uma cultura, como plantá-la e propagá-la em casa, aprende com o artigo.
Descrição da nota
Hortênsia de panículas O Magic Moonlight (hydrangea paniculata Magical Moonlight) é um arbusto de crescimento rápido com uma altura de cerca de 2 m ou uma pequena árvore de até 3 m, com rebentos de crescimento vertical fortes e inflexíveis e uma coroa esférica de meio metro, larga e densa. Nos galhos da planta, há folhas verdes escuras duras, ovóides, ligeiramente alongadas, com superfície áspera e venação claramente definida.
Durante a floração, que ocorre de julho a outubro, grandes inflorescências de 20 a 40 cm de comprimento são formadas nos arbustos, que no início do crescimento têm uma forma arredondada e depois se tornam oblongas e cônicas.
Seus pincéis são volumosos, compostos de numerosas flores fortemente pressionadas uma contra a outra. A cor varia de acordo com a época do crescimento: no estágio inicial, eles têm uma bela tonalidade verde-limão, mais perto do outono adquirem uma cor branca rica. As inflorescências são formadas nos brotos jovens deste ano.
Vídeo: Hydrangea Magic Moonlight
Resistência do inverno
Uma das principais vantagens da cultura da variedade descrita é sua excelente resistência ao gelo. Ele tolera uma diminuição nos indicadores de temperatura até -29 ° C. Um arbusto adulto pode passar o inverno sem abrigo especial. As mudas jovens precisam de aquecimento tradicional: cobrem o círculo do tronco e protegem os galhos com estopa.
Importante! O Magic Moonlight é a única hortênsia de panícula cuja cor da flor não adquire um tom rosa ou rosa sujo no outono.
Como plantar
O desenvolvimento bem-sucedido da hortênsia e a qualidade de sua futura floração dependerão em grande parte da escolha das mudas e da implementação correta do plantio. Para o cultivo de flores, os especialistas recomendam a compra de material em mercados ou viveiros especializados. A melhor opção seria plantas de três anos de idade. Mudas mais jovens criam raízes por mais tempo e florescem muito mais tarde.
Ao plantar arbustos nas regiões sul, deve-se escolher um local semi-sombreado, nas regiões norte ou central - uma área ensolarada e bem iluminada. Mudas jovens devem ser protegidas da exposição direta à luz solar. Hortênsias não toleram ventos frios e correntes de ar. É importante considerar esse fato ao escolher um local para pousar.
Quanto ao solo, a planta prefere umidade, enriquecida com nutrientes, solos ácidos drenados, com nível de ph = 5,5. A melhor opção para a cultura será o solo argiloso com um alto grau de acidez. Solos muito alcalinos podem provocar o desenvolvimento de clorose. Para aumentar a acidez, o sulfato de amônio e uma solução de sulfato de ferro são introduzidos no solo.Importante! Você não pode usar solos calcários ou arenosos para o plantio de hortênsias.
O período mais adequado para o plantio é considerado:
- primavera, início de abril - para as regiões sul;
- Outono, setembro - para as zonas central e norte.
Imediatamente antes de colocar as mudas em campo aberto, o local deve ser desenterrado, enriquecido com uma mistura de: 60 g de potássio, 100 g de superfosfato e 10 g de húmus por 1 m².
A tecnologia de pouso é tradicional e se resume às seguintes etapas:
- cavar um recesso medindo 30 × 30 × 30 cm;
- cubra o fundo do poço com uma camada de drenagem de entulho, pedras ou tijolos quebrados;
- adicione solo fértil no topo da camada de drenagem, que inclui um terço de um balde de turfa e húmus misturado com o solo do jardim;
- Aprofundar as mudas no poço, preenchê-lo com cuidado, deixando o gargalo na superfície;
- bata a terra ao redor das mudas para que não se formem vazios de ar, despeje-a com água limpa e não com água fria;
- Cobrir o círculo do tronco com uma camada de folhas secas ou serragem.
Ao plantar vários arbustos entre eles, um intervalo de pelo menos 1 m deve ser mantido.
Cuidados com as flores
O cuidado oportuno e competente do Hydrangea Magic Moonlight imediatamente após o plantio em campo aberto é a chave para o desenvolvimento bem-sucedido do arbusto no futuro. As plantas jovens precisam de hidratação de alta qualidade, nutrição sistemática e proteção para o inverno.
Rega
A hortênsia é uma cultura que ama a umidade, portanto, para seu enraizamento rápido e completo, requer irrigação sistemática, que é realizada com base no estado do solo - sempre deve estar levemente úmida. Cerca de 30 litros de água são derramados em um arbusto. A cultura refere-se negativamente à seca prolongada, que afeta adversamente a decoratividade das flores e a intensidade de sua cor.
Durante o tempo quente, as atividades de irrigação devem ser realizadas pelo menos uma vez por semana. Sob condições climáticas normais, é suficiente umedecer os arbustos uma vez por mês.A fim de preservar a umidade do solo e criar condições confortáveis para o crescimento do sistema radicular, os jardineiros recomendam afrouxar o solo após cada irrigação, cobrindo ainda mais o círculo do tronco com turfa ou serragem.
Fertilizantes
Magic Moonlight responde bem ao vestir. Na primavera, no início do crescimento do arbusto, recomenda-se nutri-lo com fertilizantes minerais contendo nitrogênio que estimulam o crescimento da massa verde. Na segunda vez que a planta é alimentada na fase de brotamento, usando preparações de fósforo-potássio por 1 m²: 60 g de superfosfato e 40 g de sulfato de potássio.
Após a segunda recarga, o arbusto é fertilizado mais duas vezes: no meio do verão e no início do outono, usando minerais complexos como cobertura.
Poda
Para que a hortênsia da panícula mantenha sua alta decoratividade, ela deve ser sistematicamente suscetível à poda. Tal procedimento estimula o florescimento de uma cultura, ajuda a aumentar o número de inflorescências e serve como uma prevenção eficaz de várias doenças fúngicas. No início da primavera, é aconselhável realizar o corte sanitário, durante o qual os galhos velhos, secos, muito fracos, infectados ou quebrados devem ser removidos.
A formação de cortes de cabelo é recomendada em duas etapas:
- no outono, o mato é isento de todas as inflorescências, brotos fracos ou doentes;
- na primavera, antes do início do fluxo de seiva, a cultura se afina cortando os galhos que crescem profundamente no mato, saindo dos galhos quebrados após o inverno. As ramificações anuais encurtam até 3-5 pares de brotos.
Você sabe A hortênsia chegou aos países da Europa no início do século XIX do Japão. Naqueles dias, apenas dois tipos de cultura eram conhecidos: branco e vermelho.
Preparações de inverno
Ao cultivar hortênsias nas regiões quentes do sul, não há necessidade de cobrir a flor com um método especial para o inverno. Se a planta for cultivada em zonas climáticas mais frias, é recomendável prestar atenção ao seu aquecimento.
A preparação para o inverno ocorre em várias etapas:
- no outono, o mato é abundantemente regado, o círculo do tronco é coberto com materiais naturais;
- poucas semanas antes das supostas geadas, a cultura é envolvida em estopa ou em qualquer outro tecido "respiratório";
- a uma altura de cerca de 30 cm, uma estrutura de malha protetora é construída sobre o arbusto;
- o espaço entre o isolamento e a grade é preenchido com folhas secas;
- toda a estrutura é coberta com um filme denso. Esse abrigo protegerá a hortênsia de geadas, gelo e quebras.
Métodos de criação
Existem vários métodos de criação de hortênsias em casa, uma descrição dos mais comuns é apresentada abaixo.
Você sabe Hortênsia é uma flor incrível que tem a capacidade única de acumular alumínio e ferro. Graças a esta qualidade, a planta é dotada de uma bela cor azul e azul.
Um dos métodos mais simples e acessíveis de criar culturas é a reprodução por camadas, realizada da seguinte forma:
- na primavera, uma vala com cerca de 15 cm de profundidade é cavada ao lado do arbusto-mãe;
- nos arbustos, escolha um dos galhos fortes e fortes, sem a camada de madeira;
- a parte selecionada é dobrada ao solo, abaixada no recesso, fixada com um pino de arame especial, polvilhada com o solo;
- após a formação de brotos na postura, é cuidadosamente cortada da planta mãe;
- quando uma nova muda cresce mais forte e bem enraizada, é permitido plantá-la em outro local.
O cultivo de hortênsias por estacas é considerado o método mais produtivo e mais utilizado. A tecnologia de sua implementação é bastante simples:
- os galhos que permaneceram após aparar o arbusto são colocados na água por vários dias;
- corte as estacas para que todos recebam 3-4 rins. Locais do corte inferior são tratados com qualquer estimulante da raiz;
- prepare o substrato do solo do jardim, turfa e areia. Para aumentar a umidade do solo, um pouco de esfagno é adicionado a ele;
- a haste é enterrada na mistura preparada do solo, o recipiente é coberto com filme plástico e colocado por três semanas em local escuro;
- ao enraizar as estacas, o filme é removido e as mudas recebem rega regular.
O material de plantio em campo aberto é permitido apenas em agosto. Antes desse período, o sistema radicular era totalmente formado, fica mais forte e poderá se adaptar bem às novas condições de crescimento.
Alguns jardineiros praticam a propagação da hortênsia dividindo o mato. Para executar o procedimento:
- após o final da fase de floração, retire o arbusto, divida-o cuidadosamente em partes, para que restem alguns brotos em cada um;
- encurtar os processos radiculares, remover seco, infectado, muito fraco;
- Plante as mudas recebidas em um local preparado.
Doenças e Pragas
A hortênsia da variedade descrita é caracterizada por forte imunidade, alta resistência a doenças e pragas. No entanto, com cuidados precários e condições climáticas adversas, pode ser "atacado" por tais parasitas:
- ácaro. Alimenta-se do suco da flor, pelo que as folhas começam a ficar amarelas, secam e caem;
- pulgões. A zona de maior parasitização de insetos é o caule, do qual a praga suga o suco.
A alta eficiência na luta contra os parasitas é fornecida por soluções inseticidas modernas: Thiophos, Aktara, Karbofos.
Das doenças, a planta afeta mais frequentemente:
- Oídio O fungo afeta quase todas as partes da cultura, formando manchas amarelas nas folhas, que no processo de desenvolvimento da doença aumentam e preenchem toda a placa foliar. É possível curar o arbusto pulverizando-o com uma solução de sulfato de cobre.
- Clorose Com a derrota desta doença, a massa verde perde sua cor brilhante. A clorose pode ser eliminada tratando a planta com preparações de nitrato de potássio.
É possível mudar a cor das inflorescências
A cor natural das hortênsias da variedade Moonlight varia de verde-limão no início da floração a branco como a neve no meio da fase de floração. No entanto, jardineiros experientes conhecem alguns métodos simples para mudar a cor das inflorescências.
Para diferenciar a cor das flores da planta, é recomendável adicionar:
- corantes especiais - permitem obter a cor desejada, dependendo da tonalidade da tinta;
- cristais de alumínio ou ferro - permitem fazer flores de cor azul;
- Manganês ou turfa - capaz de colorir as inflorescências em rosa.
Se o jardineiro quiser obter diferentes tons de flores em um arbusto, os processos radiculares deverão ser divididos por uma partição, após a qual um lado da planta deve ser regado com água de uma cor e o outro - do outro.
O luar mágico em hortênsia em panículas merece atenção especial porque impressiona os jardineiros com sua flor exuberante e elegante e a capacidade de manter uma aparência altamente decorativa até as geadas. A variedade tolera o frio do inverno, possui forte imunidade e requer práticas agrícolas tradicionais para manter uma boa vida.