Uma das plantas com flores mais populares que geralmente são cultivadas em hortas é a hortênsia das árvores. Para preservar as qualidades decorativas deste arbusto de crescimento rápido, a poda anual é uma obrigação. Deve ser realizada de acordo com certas regras e estritamente dentro do prazo, para não enfraquecer a planta, causando danos a ela. Saiba mais sobre como e quando podar as hortênsias - mais adiante neste artigo.
Como podar hortênsia
O arbusto tem uma taxa de crescimento rápida, por isso precisa ser podado anualmente. Esse procedimento ajuda a obter uma coroa em forma pura, a eliminar galhos espessados e a normalizar o metabolismo da planta, além de permitir uma floração regular e exuberante.
Você sabe A hortênsia cresceu no mundo há 40 mil anos. Esse fato é evidenciado por escavações arqueológicas realizadas nas regiões norte dos Estados Unidos.
Dependendo da finalidade do procedimento, esses tipos de recados são diferenciados:
- sanitário - executar para remover galhos secos e danificados;
- formativo - consiste em encurtar os rebentos para obter uma coroa de uma determinada forma;
- antienvelhecimento - realizado em brotos com mais de 4 anos para substituí-los por brotos jovens;
- desbaste - aplicar em galhos fracos e pequenos, bem como em brotos que não produzem inflorescências;
- estimulante (poda para floração) - realize nos brotos principais para estimular a formação de novas inflorescências no próximo ano.
Regras básicas de poda:
- brotos secos são removidos completamente;
- em galhos danificados, apenas a área com defeitos é cortada;
- durante a primeira poda em uma planta jovem, vários brotos fortes são selecionados, criando uma base esquelética e os galhos restantes são removidos;
- para formar a coroa da forma desejada, os rebentos de arbustos pequenos podem ser encurtados em cerca de um terço e, em espécimes grandes - em 1⁄5 do comprimento;
- depois que a planta atinge a idade de 5 anos, os brotos são removidos gradualmente, substituindo-os pelos mais jovens;
- os processos do ano passado devem ser encurtados em 6-8 rins;
- os brotos principais cortam de 2 a 4 pares de brotos desenvolvidos - isso garantirá a exuberante floração do arbusto no próximo ano;
- brotos pequenos e brotos pequenos sem inflorescências são completamente cortados - eles retiram os nutrientes da planta, mas não trazem benefícios decorativos.
Quando é melhor cortar hortênsia - na primavera ou no outono
O corte da hortênsia pode ser feito no início da primavera ou no outono, mas a segunda opção é preferível. Para não prejudicar a planta, partes dos brotos precisam ser cortadas apenas durante o período adormecido, quando o fluxo de seiva nas hastes é lento. Se o jardineiro determinar incorretamente o tempo para a poda da primavera e executar o procedimento após o início do movimento do suco, o arbusto poderá ficar muito fraco e até morrer.
Importante! Você não pode aparar hortênsias com menos de 3 anos. A planta jovem aumentou o fluxo de seiva, portanto, qualquer dano à madeira pode enfraquecer a muda e destruí-la.
A poda de outono da planta tem as seguintes vantagens:
- não há risco de iniciar o procedimento durante o fluxo de seiva - depois que a massa verde cai, a hortênsia sempre pára;
- galhos secos e danificados são claramente visíveis, porque não há folhas na planta;
- Como a maioria das pragas já está em estado de hibernação, a probabilidade de infecção é reduzida.
Vídeo: Poda de outono da árvore de hortênsia
Quando aparar
Cada região da Rússia tem suas próprias características climáticas, de modo que a poda de hortênsias pode ser feita em momentos diferentes. Para todas as áreas, esse procedimento é realizado no outono, mas o tempo específico depende diretamente das condições climáticas. Se você se apressar demais com a poda, realizando-a antes que o arbusto entre no período adormecido, a planta começará a ficar sem suco e não sobreviverá ao inverno. O encurtamento tardio dos galhos no outono pode levar ao fato de que os locais de corte não têm tempo para se arrastar e a planta congela.
Na região de Moscou e na zona central da Rússia
Nos territórios da região de Moscou e na zona central da Federação Russa como um todo, domina um clima temperado, caracterizado por verões quentes e invernos frios e com neve. As primeiras geadas são geralmente observadas em novembro e a cobertura de neve é formada no final do outono.Em conexão com essas condições climáticas, o corte de hortênsias nessas regiões é recomendado na segunda quinzena de outubro, cerca de um mês antes de um resfriamento significativo.
Nos Urais, na Sibéria
Essas regiões apresentam invernos muito rigorosos, cujas características são temperaturas do ar extremamente baixas e presença de cobertura de neve estável. O verão é moderadamente quente e tem uma duração curta.
Importante! Ao cultivar hortênsias nos Urais e na Sibéria, os brotos podem ser podados não mais do que 1⁄3 do comprimento. Caso contrário, eles simplesmente não terão tempo para crescer o suficiente e a planta não florescerá no próximo ano.
Nos Urais, a hortênsia de poda é realizada em meados de outubro. Na Sibéria, o inverno chega algumas semanas antes, por isso é necessário encurtar os brotos o mais tardar no final de setembro.
Na região de Leningrado
Os territórios desta região são caracterizados por verões curtos e frios, que dão lugar ao outono chuvoso no início. O inverno é relativamente ameno, com degelos periódicos, mas a neve já cai no final de novembro.
Na região de Leningrado, a poda de hortênsias começa imediatamente após a queda das folhas, ou seja, na primeira quinzena de outubro. O procedimento é realizado superficialmente, ou seja, um forte encurtamento dos galhos pode levar a uma falta de floração na próxima temporada.
Como podar após a floração
Após o término do período de floração, as inflorescências de bronze seco permanecem no arbusto, o que confere à planta uma aparência decorativa na estação fria. Mas no inverno, a neve se acumula neles, o que pode levar à quebra dos galhos.
Você sabe Segundo uma versão, a hortênsia recebeu o nome da princesa do Império Romano, que tinha um nome consoante.
Portanto, no outono, recomenda-se cortar pedúnculos antigos, seguindo essas regras:
- todas as flores secas são removidas do arbusto imediatamente após murcharem;
- uma incisão é feita sob a base de uma inflorescência esférica;
- o procedimento é realizado com tesouras de jardim afiadas.
O corte da árvore de hortênsia ajuda a manter uma forma bonita da coroa do arbusto e promove a floração exuberante. Usando as informações apresentadas no artigo, você pode determinar o momento mais adequado para esse procedimento, bem como executá-lo corretamente com o máximo benefício para a planta.