O cogumelo polonês é o "habitante" das florestas de coníferas da Europa, Sibéria, Extremo Oriente e América do Norte. É frequentemente comparado com boletos. Uma descrição do fungo, sua diferença em relação a outras espécies semelhantes, bem como uma lista de suas propriedades úteis, podem ser encontradas mais adiante neste artigo.
Descrição do produto
A classificação do cogumelo polonês é uma das mais longas. Foi descrito pela primeira vez por Elias Magnus Fris em 1818 e foi nomeado Boletus castaneus ß badiusatribuído ao gênero Boletos. Após reformar o sistema de classificação, o polonês foi transferido para o gênero Xerocomus (em 1931).
Mas nem todos os micologistas concordaram com essa seleção. Por exemplo, a viscosidade do chapéu polonês não é inerente aos cogumelos isolados em Xerocomus. Como resultado, algumas fontes começaram a atribuir polonês à família Boletose outros para Xerocomus.
Em 2013, com base em uma análise genética realizada por Alfredo Vizzini, esse cogumelo comestível foi isolado em um gênero separado, recebendo outro nome - Imleria badia. Então agora você pode encontrar três classificações diferentes de polonês.
Entre as pessoas, o cogumelo também recebeu vários nomes: marrom, pansky, musgo de castanha. A primeira é a aparência de seu chapéu. O segundo - ele cresceu e foi trazido da Polônia. O terceiro é para a textura.
O polonês tem um chapéu grande e castanho, localizado em uma perna mais leve. É distribuído em florestas de pinheiros e abetos. Às vezes aparece sob carvalhos, faias e castanhas. A estação principal de sua coleção começa no final do verão e dura até meados do outono.
Na ligação do boné e da perna, a carne fica azul pálida. Isso também acontece durante as deformações, sob a influência do ar. Essa mudança é fraca e depois de um tempo a mancha azul pode desaparecer.
Identificação:
Chapéu | Diâmetro 3 a 9 cm, com formato convexo, em forma de travesseiro ou plano. Nos espécimes jovens, é quase esférico. A superfície do cogumelo jovem é pegajosa, mas eventualmente fica seca, e somente em tempo chuvoso ela fica pegajosa. A textura é aveludada ou suave. Matiz - do marrom avermelhado ao vermelho acastanhado. A borda da tampa geralmente é um pouco afiada. |
Perna | Comprimento 5-15 cm. Espessura 1-3 cm.A forma é cilíndrica, alinhada verticalmente. Pode estar ligeiramente estreitado ou inchado abaixo. Denso. Amarelado na parte inferior e mais claro na parte superior. Uma superfície com rugas largas e rasas (em tenra idade) torna-se mais lisa. O micélio basal é branco. |
Celulose | Esbranquiçado, geralmente fica amarelado, carnudo e denso. No corte, adquire uma tonalidade azulada. |
Esporo em pó | Amarelo pálido, um espécime maduro demais pode ter um tom amarelo esverdeado a verde-oliva. |
Litígios | Tamanho 12-15 × 4-5 mícrons. Um pouco oblongo, ligeiramente espessado no meio. |
Cheiro e sabor | Indistinguível. |
Onde e a que temperatura o cogumelo polonês cresce
É muito fácil de reconhecer. Boletus badius aparece nos troncos das árvores caídas e em decomposição ou no chão. Cresce sozinho ou distraidamente em pequenos grupos. Se você encontrar várias cópias juntas, não haverá mais que quatro.
Importante! O volante prefere crescer em áreas gramadas ou cobertas de musgo, na borda ou perto da floresta. Não tolera solos calcários (giz).
Polonês pode ser bem escondido por agulhas de pinheiro e samambaias. Portanto, você precisará de um bastão para afastar suavemente as agulhas. Cogumelos começam a aparecer em massa após uma chuva forte em climas quentes. A temperatura do ar deve estar em torno de + 20 ° C.
Fim do verão (agosto) e outono - época da propagação ativa do cogumelo polonês. Sua principal vantagem é que raramente é afetada por insetos, mesmo quando está envelhecendo. Mas pode ser afetado por carrapatos. Alguns microorganismos também danificam a superfície. Entre eles está um microgrilo Pseudomonas aeruginosapodridão e mofo preto.
Comestível ou não
Comestível, pertence à segunda classe de comestibilidade. Inclui espécies com alto teor de nutrientes. Os volantes são, geralmente, grandes amostras com um grande volume de celulose. Portanto, uma cópia será suficiente para o café da manhã para dois.
Confira
Os pratos são combinados com cogumelos porcini. Tem um sabor mais suave que o branco. Ao contrário da maioria dos brancos, ele pode ser consumido cru.
Você também pode fritar na manteiga ou colocar em pratos de carne e peixe. É recomendável usar cópias mais novas no primeiro e no segundo curso.
Mature pode ser adequado para cortar e secar.
A textura do polonês é porosa e absorve facilmente a umidade. Portanto, não precisa ser ensopado - basta lavar.
É muito fácil secar para armazenamento, se primeiro cortar em fatias verticais finas. Como alternativa, você pode cortar em pedaços e congelar para uso posterior.
Propriedades do cogumelo polonês
Na medicina popular, são notadas as propriedades curativas de Boletus badius. Um estudo realizado em nosso tempo revelou um aminoácido importante, a teanina, em sua composição.
- É útil nos seguintes casos:
- Ajuda a reduzir o estresse
- reduz a pressão sanguínea;
- suprime os efeitos negativos da cafeína e de outros patógenos do sistema nervoso;
- possui atividade antitumoral;
- fornece redução de excesso de peso;
- fornece um efeito neuroprotetor.
O extrato metanólico de Boletus badius seco foi analisado quanto à atividade antioxidante, incluindo a remoção de radicais livres, e apresentou bons resultados.
Importante! Em algumas pessoas, um volante do motor pode causar uma reação alérgica. O revestimento azulado que aparece quando a superfície está danificada pode ser prejudicial à saúde, embora o cogumelo fique incolor quando cozido.
A diferença entre um cogumelo polonês e um cogumelo branco
Uma coloração semelhante causa uma correlação com o boleto dourado (Boletus projectellus). Mas o último é geralmente mais forte na aparência e tem um pé de malha.
Existem também outras diferenças:
Branco | Polonês |
Chapéu - 7-30 cm, marrom; | Chapéu - 4-12 cm, com tonalidade de framboesa |
Perna grande | Perna fina |
A polpa é elástica, não muda de cor | A polpa é densa, quando pressionada, fica azul |
Como distinguir de contrapartes falsas
Você pode distinguir um cogumelo de contrapartes falsas na aparência. Mas mesmo que você não entenda a descrição, tente ler atentamente as diferenças nos cogumelos venenosos para deixá-los na floresta. E considere cuidadosamente o resto em casa antes de cozinhar.
- Cogumelo semelhante - pórfiro elegante (Austroboletus gracilis) Ele tem uma cor semelhante e perna fina. Mas, diferentemente do polonês, ele não tem uma "reação azul" quando pressionado. A superfície de seus esporos é inicialmente branca, não bege. O chapéu de pórfiro não gruda.
- Volante de búfalo-europeu (Xerocomus bubalinus) às vezes também são confundidos com polonês e branco. Suas características distintivas são uma tonalidade esverdeada em vez de amarelada, um chapéu poroso parecido com um travesseiro, uma perna com um rubor rosado. O chapéu não fica pegajoso em alta umidade.
Cogumelo fel
Cogumelo bílis (Tylopilus felleus) generalizada em florestas de coníferas. Pode crescer sozinho e em pequenos grupos dispersos. A temporada de coleta dura de julho a outubro.
É caracterizada pelo tamanho grande, uma perna enorme com uma “malha” marrom escura e um sabor extremamente amargo. Distingue-se por manchas de pigmento rosa pálido na parte inferior da tampa.
Identificação:
Chapéu | Diâmetro 5–13 cm Convexo, torna-se amplamente convexo ou quase plano com a idade. A superfície é seca, lisa e com couro macio, fosca, às vezes coberta de rachaduras. Cor - marrom, desaparece com o tempo. |
Perna | Comprimento 4 a 10 cm, espessura 1,5 a 4 cm, de cor esbranquiçada a marrom acastanhada e de marrom pálido a marrom na parte inferior. Superfície com uma ampla rede marrom. O micélio basal é branco. |
Celulose | Grosso, macio, branco. Ao fatiar, a cor não muda. |
Cheiro e sabor | Sabor muito amargo. O cheiro está quase ausente. |
Não é venenoso. Mas o gosto amargo de Tylopilus felleus, intensificado pelo tratamento térmico, faz dele um hóspede indesejável em um apanhador de cogumelos.
Cogumelo satânico
Cogumelo satânico (lat. Boletus satanas) é um dos cogumelos venenosos mais comuns. Suas características distintivas: uma tampa cinza, esporos vermelhos como carmim e uma haste em forma de barril - vermelha no centro, amarela perto da tampa e abaixo perto da base. Cresce de julho a setembro em florestas de folha caduca em solo calcário.
Na sua forma bruta, é tóxico - mesmo pequenas doses causam vômito, desidratação e agitação geral. Após o cozimento completo, é praticamente inofensivo, embora ainda não seja recomendável coletá-lo. É um cogumelo raro e bonito, mas é melhor deixá-lo como um elemento decorativo na floresta.
Malha do volante
Motley do volante (Xerocomellus chrysenteron) É uma espécie bem conhecida dos catadores de cogumelos com um grande chapéu marrom ou verde-oliva. Uma superfície rachada, semelhante a um mosaico, forma-se rapidamente, e uma carne rosada brilha através das rachaduras. Outra diferença é o tamanho pequeno do cogumelo.
Forma micorriza com madeiras de lei, especialmente com carvalhos, às vezes com coníferas. Pode crescer sozinho ou em grupos. Aparece em clima quente. Portanto, pode ser coletado do meio do verão até o final do outono.
Você sabe O maior organismo animal do planeta — cogumelo Estamos falando do micélio do absinto escuro (Armillaria ostoyae), localizado nas montanhas do Oregon. O cogumelo tem mais de 2400 anos, a área do micélio é de 8,9 km².
Identificação:
Chapéu | Diâmetro 2–7 cm A superfície é seca, aveludada em um fungo jovem e coberta de rachaduras no estado maduro. A borda da tampa pode ficar mais vermelha quando o volante começar a ultrapassar. |
Perna | Comprimento 3 a 7 cm, espessura 0,5 a 1,5 cm, forme mais ou menos uniforme ou afunilando a base. Denso, amarelo - em cima, rosado - abaixo, vermelho arroxeado - na base. O micélio basal é de cor branca a amarelada, não reticulada, mas às vezes com grandes saliências longitudinais. |
Celulose | amarelado no cogumelo velho. Quando pressionado, fica azul. |
Cheiro e sabor | Neutro |
Volante da castanha
Volante da castanha (Boletus ferrugineus) - o proprietário de uma perna com nervuras distintas e um delicado chapéu aveludado. Distribuído em quase toda a Europa e parte européia da Rússia. Cresce em solos ácidos em florestas de coníferas. A colheita ocorre de julho a novembro.
Forma micorriza com pinheiros. Mas também, às vezes, é encontrado em plantações decíduas, em florestas coníferas-decíduas mistas. Pode crescer sozinho e em grupos dispersos.
Identificação:
Chapéu | Diâmetro 4 a 9 cm, convexo ou em forma de travesseiro. A superfície é seca, aveludada. Geralmente do marrom azeitona ao castanho avermelhado ou castanho. |
Perna | Comprimento 3 a 7 cm, espessura 1 a 2 cm e a base é ligeiramente estreita. A consistência é sólida e difícil. Cor - de esbranquiçado a amarelado. O micélio basal é amarelo. |
Celulose | Amarelado pálido. Não mancha quando cortado ou fica rosado na tampa. |
Cheiro e sabor | Não expresso |
Volante verde
Volante verde (Xerocomus subtomentosus) É uma das primeiras espécies descritas por Karl Linnaeus (1753). Mais tarde, o conceito de Linnaeus foi aprimorado e agora o fungo é transferido para o novo gênero Xerocomus. Cresce em florestas decíduas.
Possui um chapéu e polpa aveludada marrom-amarelada, que pode ficar azul quando cortada. Se uma gota de amônia for pingada na superfície do fungo, ele ficará vermelho escuro. Forma micorriza com muitas madeiras duras, incluindo carvalho, faia, bétula, álamo tremedor.
Identificação:
Chapéu | De 3 a 9 cm de diâmetro, convexo, seco e aveludado, de amarelo acastanhado a marrom. |
Perna | De 4 a 7 cm de comprimento e de 1 a 2 cm de espessura, uniforme, longo, fino, duro, às vezes com crista perto do ápice, mas não com malha O micélio basal é branco. |
Celulose | Branco. Perto do boné é azul claro. Fica azul quando fatiado. |
Cheiro e sabor | Neutro |
Cogumelos são bons para o corpo. Mas se você não estiver confiante em seu conhecimento, execute apenas as instâncias que você pode definitivamente identificar. Siga as regras de cozinhar. E se os cogumelos precisarem ser cozidos ou embebidos antes do uso, não negligencie isso. Essa abordagem ajudará você a organizar um ótimo complemento para a dieta de sua família sem arriscar a saúde de ninguém.