Ehmeya é uma erva perene que é encontrada em casa em muitos jardineiros devido à sua aparência atraente. Mas, apesar de toda a sua beleza, muitas espécies são venenosas. É por isso que é importante conhecer alguns recursos em sua manutenção e cuidados.
Descrição botânica da planta
Echmea refere-se a epífitas - plantas que se instalam em outros representantes da flora. Mas ela não os parasita, mas se alimenta sozinha. Às vezes é chão. Na natureza, essa flor pode crescer até 200 cm de altura. As amostras internas não excedem a marca de 90 cm, algumas podem ter apenas 30 cm de altura e comprimento da folhagem de 20 a 50 cm.
Você sabe Nome latino ehmei — Aechmea — surgiu da palavra grega antiga aechme, que significa "ponta dos picos". Muito provavelmente, esse nome da flor está associado ao bráctea pontiaguda.
Sua forma é linear ou em forma de cinto. As bordas são pontilhadas com pequenos dentes e o final é arredondado ou pontiagudo. Cada nova folha cresce a partir de uma roseta basal em um círculo. O centro desta tomada é um funil. A cor da folhagem é verde escuro, com um padrão caótico composto por listras e manchas. Normalmente, um ornamento tem um arranjo transversal.
Ehmeya se alimenta da folhagem, porque seu sistema radicular é pouco desenvolvido e se destina mais à fixação.Ehmeya floresce por um longo tempo, mas para cada flor isso acontece apenas uma vez na vida. Os primeiros botões geralmente aparecem em maio e desaparecem apenas em outubro. Assim que a planta desbota, a roseta morre, mas até esse momento um "bebê" (processo lateral) tem tempo para aparecer, que deve ser plantado a tempo. Mas este procedimento não é realizado imediatamente após o final do período de floração, mas apenas quando a parte aérea é metade do tamanho da planta mãe.
Importante! O suco de Ehmei é venenoso, então você precisa contatá-lo apenas com luvas de borracha. Os frutos são proibidos.
A floração começa com o aparecimento de uma enorme inflorescência em um pedúnculo carnudo. Em forma, é capitado ou espigão. Os botões aparecem pequenos e geralmente de cores diferentes em uma inflorescência. Geralmente estes são tons de rosa, roxo, azul ou lilás. Após o término do período de floração, os frutos são formados. Amadurecendo, eles liberam a semente oblonga.
Sistema raiz | Fraco, superficial |
Caule | Encurtado |
Forma de folha | Linear ou em forma de cinto |
Cor da folha | Verde escuro com um padrão |
Forma da flor | Capitar ou aumentar a inflorescência |
Cor da flor | Rosa, roxo, azul, lilás |
Forma de frutas | Baga arredondada |
Cor da fruta | Laranja amarelo |
Espécies
O gênero Echmea possui 283 espécies. Daremos uma breve descrição apenas para alguns representantes:
- Ehmey Weilbach. Possui uma roseta de cálice, formada por folhas xifóides verdes brilhantes. As inflorescências das raízes têm um pedúnculo vermelho e flores azul-lilás. Floresce em abril-maio.
- Duas filas. Acontece como epífita e planta terrestre. Sua roseta basal tem cerca de um metro de diâmetro. As folhas não são muito densas. Sua cor é verde, com pontas marrons escuras ao longo do contorno. As folhas são estreitas, crescem até meio metro com uma largura de apenas 3 cm, as brácteas são vermelhas brilhantes e as pétalas são lilás.
- Curvo. O proprietário de folhas estreitas e longas formando uma roseta em forma de tubo. Ao longo do contorno, eles são pontilhados com pequenos espinhos. As inflorescências são curvas em forma de pétalas e brácteas vermelhas brilhantes.
- Shaggy. Ela também é chamada lindela. A folhagem desta flor é muito longa, geralmente de até 100 cm, ao longo das bordas em pequenos dentes. As folhas crescem densamente da saída. Os primeiros brotos aparecem no inverno. Eles são pintados de amarelo brilhante, com brácteas vermelhas. A inflorescência é um pico de várias linhas.
- Vermelho mate. É considerado o mais resistente e mais adaptado às condições domésticas de toda a família. Folhas longas, de até meio metro, formam uma roseta densa e em forma de funil. Cada folha se assemelha a uma língua estreitada na base. Sua cor é incomum. O lado externo é verde claro e as costas com um tom roxo. A floração começa com o aparecimento de uma inflorescência piramidal, decorada com flores com pétalas azuis claras e sépalas vermelhas foscas. Se a polinização ocorrer, haverá frutos rosa brilhantes.
- Listrado Possui folhas densas em forma de cinto que formam uma saída tubular. A cor da folhagem é verde. Seu contorno é cravejado de dentes pequenos. O final é decorado com um espinho. O comprimento das folhas é de 0,4 a 0,5 m, com uma largura de 5 cm.Este tipo de echmea pode produzir uma inflorescência com cerca de 30 cm de comprimento.Em forma, é capitado-piramidal. Brácteas são rosa com uma superfície brilhante. Assim que a flor se abre, um tom azulado está presente na cor de suas pétalas. Com o tempo, adquirem uma cor azul-vermelha.
- Espumante. A diferença entre esse tipo de echmea e os outros é uma roseta frouxa formada por folhagem verde pálida com um revestimento acinzentado. Comprimento da folha - 40 cm, largura - 4-6 cm No ápice, é arredondado e ao longo do contorno - em dentes raros. Durante a floração, forma várias inflorescências com flores vermelhas e corais com uma borda levemente azulada. Brácteas são rosa.
Condições para o crescimento bem-sucedido em casa
Para que uma flor tropical longe da terra natal se sinta confortável, é necessário criar certas condições para ela.
Iluminação
Uma planta adora luz, mas se você a colocar em um local ligeiramente sombreado, sua cor não mudará muito. O local ideal para isso seria janelas leste e oeste. Mas existem algumas nuances.
Diferentes espécies reagem de maneira diferente à luz. Para entender onde colocar a flor, é preciso observar a folhagem. As espécies com folhagem dura e resistente precisam de iluminação intensa, mas sem luz solar direta. Aquelas espécies que têm folhagem macia, é melhor colocar sombra parcial.
Airing
Onde o ehmeya está localizado, o ar deve estar sempre limpo e fresco, para que a sala seja ventilada regularmente.
Temperatura
Uma flor decorativa ama o calor. Quando começa a florescer, a temperatura na sala não deve cair abaixo de + 23 ° C. Quando os botões se abrem, você pode abaixar ligeiramente o termômetro para +15 ... + 21 ° C. No inverno, uma temperatura adequada deve estar na faixa de +12 ... + 18 ° C.
Importante! É impossível abaixar ou aumentar drasticamente a temperatura. Esta flor é muito sensível a picos de temperatura.
Humidade do ar
A planta pode normalmente existir em uma sala com ar seco, mas para apreciar o tumulto das cores das flores ehmei, é melhor que a umidade seja moderada. Para mantê-lo no nível adequado, você precisa realizar a pulverização diária da flor.
Home Care
A flor interna de ehmei não é particularmente exigente em cuidados, mas ainda é necessário executar um mínimo de ações úteis destinadas a manter seu crescimento e desenvolvimento.
Rega
Devido ao fato de o echmea extrair todos os nutrientes através das folhas, a principal coisa na rega é a presença de água na saída. A irrigação do solo é uma questão menor. Na saída, a água deve ser trocada a cada 2 meses. Se esvaziar mais cedo, o intervalo deverá ser reduzido.
A irrigação é realizada com água morna e macia, assim que o solo superficial seca. No inverno, apenas o solo seco é regado. O soquete permanece vazio.
Top vestir
Os fertilizantes são aplicados ativamente apenas na estação quente. O intervalo de alimentação deve ser de 2 a 3 semanas. Você pode usar complexos minerais para florescer plantas de interior, mas será mais útil comprar misturas especiais destinadas a representantes da família das bromélias. Ao usar fertilizantes comuns, a dose deve ser reduzida pela metade.
Poda
A flor não precisa de poda. Apenas uma saída murcha após a floração é cortada. Às vezes, se o pedúnculo em si não caiu, é preciso cortá-lo. As folhas são cortadas apenas mortas.
Transplante
Geralmente ehmeya replanta na primavera, assim que suas raízes enchem a panela. A nova capacidade é selecionada de acordo com o tamanho da flor. Seu fundo é forrado com drenagem e, no topo, é preenchido com um substrato para as bromélias ou com uma mistura de turfa, relva, solo frondoso e húmus, recolhidos em partes iguais. Será útil adicionar uma pequena quantidade de areia ou perlita à mistura.
Para liberar a flor da panela, o solo deve ser abundantemente regado. Então, batendo um pouco na panela, extraia delicadamente a flor. Usando um graveto, o sistema radicular é liberado da terra antiga e a planta é imersa em uma nova panela. Polvilhe com o solo fresco por cima. Em um novo local, ehmey não é regado por 2 dias. Neste momento, deve ser colocado em um local escuro.
Vídeo: Como transplantar ehmeya
Reprodução
A beleza tropical se propaga por "crianças" e sementes. Ambas as opções são práticas, mas uma flor cultivada a partir de uma semente pode florescer somente após 3-4 anos.
Você sabe Família A bromeliácea, à qual pertence Echmea, possui cerca de 40 gêneros e 1600 espécies. O membro mais famoso desta família é abacaxi.
Scions
Para o cultivo por processos, o "bebê" deve estar com raízes. O procedimento é realizado em março.
Durante isso, você deve executar as seguintes ações:
- Remova cuidadosamente a planta adulta da panela.
- Com uma faca afiada, separe os processos laterais com raízes. Polvilhe o corte com carvão ativado triturado.
- Pegue uma panela com um diâmetro de 70 a 90 mm e encha-a com um substrato (terra de folha, turfa, areia (2: 1: 1)).
- Plante os brotos em um recipiente e cubra-os com uma garrafa de plástico ou vidro cortado.
- Coloque as mudas em uma área quente e bem iluminada.
- Com o advento de novas folhas, transplante em vasos grandes.
Sementes
A semeadura também é realizada em março. Recomenda-se que sejam semeadas em substrato friável de turfa ou em raízes de samambaia esmagadas. As culturas são cobertas com um filme e colocadas no calor (+23 ... + 26 ° С). Os raios diretos do sol não devem cair na estufa. Todos os dias, por cerca de 10 minutos, o filme deve ser removido para que as mudas sejam ventiladas. Com a aparência de 1-2 folhas, elas são colhidas em vasos individuais.
Possíveis dificuldades crescentes
Entre os problemas que os cultivadores de flores costumam encontrar ao criar o ehmei, o primeiro lugar é ocupado pela falta de floração. Em seguida são doenças e pragas. Discutiremos como lidar com esses infortúnios e impedir sua ocorrência.
Por que não floresce
Geralmente, o ehmeya não floresce devido ao fato de que as regras para cuidar dele não são seguidas: a temperatura é inadequada, o ar na sala não é atualizado por um longo tempo ou o substrato está molhado. Essas deficiências podem ser rapidamente corrigidas. Mas acontece que não há floração com os devidos cuidados.
Nesse caso, faça o seguinte: coloque as maçãs perto da planta. Eles são capazes de emitir etileno, o que contribui para a ativação do processo de crescimento e maturação. Para maximizar o efeito, cubra a flor e os frutos com um saco plástico e deixe por duas semanas. Depois disso, nos próximos 3-4 meses, deve-se esperar o aparecimento de flores.
Doenças e Pragas
As doenças e pragas mais comuns são:
- Podridão da raiz. Aparece devido ao alagamento do solo. Provoca uma mudança na cor das folhas para amarelo e murcha. É possível lidar com o infortúnio apenas numa fase inicial. É necessário cortar as raízes escuras e a folhagem afetada e plantar a planta em um novo substrato, tratando-a com um fungicida (por exemplo, “Carbendazim”).
- Cogumelo fuligem. Aparece na forma de um filme contínuo nas lâminas e caule das folhas. Por causa dessa placa, a fotossíntese piora e a planta começa a murchar. A doença geralmente indica a presença de pragas, como insetos, pulgões e vermes, então primeiro você precisa remover as pragas e depois enxaguar as folhas com água limpa.
- Shield. Ataca as folhas de echmea. Sob sua influência, eles se enrolam, ficam amarelos e morrem. A própria flor retarda o crescimento. A praga é manifestada por placas marrons localizadas ao longo das veias na parte traseira da lâmina da folha. Além disso, uma substância pegajosa aparece nas folhas e brotos. Se a praga acabou de aparecer, pode ser removida usando um cotonete embebido em álcool ou uma solução de sabão. Quando existem muitos insetos, é preciso usar inseticidas, por exemplo, “Karbofos” ou “Actellik” (15 a 20 gotas por 1 litro de água).
- Ácaro. Sua aparência é evidenciada por uma teia de aranha fina e levemente perceptível na flor. As folhas são cobertas com manchas marrons, devido às quais subsequentemente ficam amarelas e morrem. O cumprimento das normas de umidade ajudará a impedir o aparecimento do carrapato, e os inseticidas poderão superá-lo: Decis, Fosbetsid (0,03-0,05%).
- Mealybug. Ele se instala no ehme, estragando muito sua decoratividade. Você pode removê-lo com uma solução de sabão ou álcool. Eles precisam limpar a folhagem. Se houver muitos insetos, a flor deve ser tratada com "Karbofos".
- Verme de raiz. Ao contrário do seu "irmão", afeta a parte subterrânea da planta, o que leva à sua deterioração. É necessário reduzir a rega e tratar com solução de Karbofos a 0,3% ou solução Fozalon a 0,3%.
Importante! Se, devido ao ataque do verme-raiz, a parte subterrânea do echmea estiver gravemente danificada, é improvável que a planta seja salva. Nesse caso, é melhor descartá-lo.
Presságios e superstição
Segundo as crenças populares, echmea limpa a casa da energia negativa. Essa flor ajuda as pessoas a se tornarem mais decididas e ativas; portanto, é melhor não mantê-la no quarto, caso contrário você enfrentará insônia. O melhor lugar para um ehmeya é um estudo, onde ela pode influenciar o sucesso das negociações comerciais.
Apesar de echmea ser venenosa, é uma flor muito bonita. Se você seguir todas as precauções ao trabalhar com ele, ele não causará danos, mas apenas se deliciará com uma profusão de cores.